Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  notebook  

Linux levado a sério desde 1996. O BR-Linux.org atua na cena Linux brasileira há mais de 10 anos, com notícias, opiniões, comentários e intensa participação dos mais de 50.000 leitores diários em todos os temas que interessam às comunidades brasileiras de código aberto e software livre. Saiba mais.

O OpenOffice está morrendo?

“Segundo Michael Meeks, que é desenvolvedor da Novell no projeto OpenOffice.org, da Sun,o projeto está “profundamente doente”: “em um projeto saudável, podemos esperar um grande número de desenvolvedores voluntários [...] além de grande numero de empresas oferecendo suporte [...] o que não vemos no projeto OO, bem ao contrário [...] mesmo a partir da visão mais positiva possível, OO.o está, quando muito, ESTAGNADO, a partir de uma perspectiva de desenvolvimento””

Enviado por irado furioso com tudo (iradoΘsafe-mail·net) – referência (developers.slashdot.org).

- Indique este artigo para um amigo!
Notícias em destaque:
Notícias em discussão:

41 Comentários para “O OpenOffice está morrendo?”

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

  1. Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 2:09 pm

    Deveriam os desenvolvedores de software livre dar mais atenção ao OpenOffice, pois um dos pontos de menor competitividade é a questão de suíte de escritório. Minha visão míope do projeto é de que é difícil se integrar ao time de desenvolvimento, pela complexidade do código.

  2. O OpenOffice.Org realmente está estagnado.
    Debian e Ubuntu utilizam Go-Oo (www.go-oo.org) e essa suíte de escritório, que é baseada no OOo, possui muitos mais recursos interessantes, como suporte a VBA, multimídia, etc.

    Se você tem algum problema de incompatibilidade do OOo com o MS Office, por exemplo, então experimente o Go-oo (www.go-oo.org).

    Att,
    Renato

  3. self_liar (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 2:41 pm

    Muito estranho partir de um desenvolvedor da Novell vocês não acham?

    Novell mantém um fork que usa OOXML como “feature” .Fica-se utilizando de benchmarks “melhor-pior” para diminuir a imagem do OpenOffice.

    Muito estranho essa atitude canibal da Novell.

    Novell quer roubar o OpenOfice da Sun ,sendo a Sun a que mais desenvolve e produz o projeto.

    Novell quer ser a líder no lugar da Sun e ainda quer fazer o oo virar um m$-office de segunda classe.

    Ela usa de vários argumentos .Que a Sun não colabora bem ,que a Sun não deixa entrar patches e etc.Que tem problemas de licenciamento.

    A Sun tem razões pro OpenOffice ser assim.É a forma dela ganhar dinheiro.

    Alguém se tem dúvidas ,deveria esclarecer lá no site do openoffice.E não levar á credito o que o site do GO-OO-XML.NET fala.

    O problema é que a novell não explica que poderia incluir tudo o que ela quer através da interface de plugins . Mas ai ela prefere fazer um fork cheio de coi$as da m$.E também ficar atacando o OpenOffice lá no site do GO-OO-XML.NET.

    Ah ,esqueci, novell promoveu o OOXML com a m$.

  4. self_liar (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 2:41 pm

    O openoffice 3 agora inclui o suporte OOXML.

  5. self_liar (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 2:44 pm

    Sun é a maior contribuidora do OpenSource.Ela tem muitas razões pra OpenOffice ser assim.Ela normalmente não é contra contribuições .Vejo os projetos dela.Só que o modelo de negócios dela deve compensar o que ela gasta.

    Mas a m$-novell não perde tempo.

  6. Guilherme (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 3:11 pm

    discordo quanto a novel ser culpada do fim do openoffice, na verdade ele é um projeto grande e dificl de se manter, onde a maior ganhadora é a sun por que usa o dele para manter o staroffice e não a comunidade, logo deixa-se de contribuir com ele e faz-se um fork, o go-OO, neel s implementa tudo o q se deseja e tem-se como maior ganhador a comunidade. A sim e claro q a novel não vai criar uma interface de plugin pra dar dinheiro a sun.

  7. Avelino Bego (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 3:13 pm

    Novell == MS? :D

  8. self_liar (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 3:18 pm

    Não é questão de criar plugins pra dar diheiro ou não ,mas sim que os plugins resolveriam os problemas que o OpenOFfice tem .

    E por cima ela insere tecnologias estúpidas que a m$ gosta.

    E se usarem o GO-OOXML.net no governo então as pessoas iriam o OOXML no governo .E isso é uma péssima coisa!.

    A Novell finge que não parece saber como é o modelo de desenvolvimento da Sun .E ai usa isso contra ela.

    MAS ELA SABE.

    E se quer tanto a comunidade ,então porque ataca tanto a Sun?

    Ela sabe que a Sun tem esse modelo .Então é só fazer um fork para os usuários SEM OOXML e .NET.

    E não ficar atacando o Openoffice na página principal.Isso tá mais pra canibal

  9. Guilherme (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 3:28 pm

    O go-oo usa .net, é escrito em mono? desculpa esa relamente não sabia, devo ter deixado passar despercebido x)

    Enquanto aos governos, vejo q se for adotado como padrão ISO o ooxml, ou odf o padrão ISO sera adotado pelo governo.

    E nos desktops do mundo todo continuara sendo o “padrão” o formato da microsoft, triste mas é fato, e se a suite alternativa não for compativel com ele, quem ganha é a microsoft, pois pagando ou não, estarão todos usando seus produtos. E assim permanecera o monopolio.

    Mas concordo que é uma atitude estupida atacar o OO.org em sua propria pagina, uma atitude deploravel

  10. marco (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 3:41 pm

    …há também a migração pra nuvem, que passou a ser uma ótima opção para os netbooks e usuários que não querem enviar seus arquivos por e-mail ou carrega-los em pen-drive. As suites on-lines estão cada vez melhor, incluindo suporte até de macros (soho) ou os gadgets do google docs. Com tanto apelo vindo da rede, fica difícil apostar em algo focado a edição local. No geral, os documentos de uma suite de escritorio são criados para serem compartilhados.

  11. self_liar (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 3:45 pm

    Não pra rodar macros VBA ,é necessário o mono.

    E OOXML é um falso padrão .E todos sabemos que se os governos adotares,a microsoft vai poder nos escravizar ainda mais!

  12. Moderação: Manter oculto um comentário moderado negativamente pelos leitores.
  13. jotaB (usuário não registrado) em 29/12/2008 às 4:25 pm

    Há muito larguei o Oo.org em favor do Lotus Symphony que, para o que eu preciso, tá ótimo.

  14. Moderação: Manter oculto um comentário marcado como troll/flame pelos leitores.
  15. Guilherme (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 11:51 am

    Concordo que a tendencia é migarar para nuvens, eu memso utilizo muito o google docs, por facilidade de uso e edição em qualquer lugar que esteja. Mas concidero necessario algum editor “fora das nuves”, o Koffice esta se tornando um bom editor para isto, podendo substituir o OO.org caso ele morra.

  16. Ciniro Nametala (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 11:52 am

    Eu gosto do MS Office…

  17. Debian e Ubuntu utilizam Go-Oo (www.go-oo.org) e essa suíte de escritório, que é baseada no OOo, possui muitos mais recursos interessantes, como suporte a VBA, multimídia, etc.

    O OpenOffice hoje também suporta. Já usei os dois e não vi tanta diferença igual pregam.

    Acho que o maior problema é que o projeto fragmentou demais. OO, go-oo, NeoOffice, Synphony,…

    E os desenvolvedores falam nas listas de discussão que o código dele é muito complicado e que não é muito modular, apesar de estar sendo um trabalho em cima disso.

  18. self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 2:56 pm

    Ah e lembrem , a crApple controla o webkit sim.A licença que ela usa permite fechar o código.

    Iniciativas da crApple e M$ no openSource são todas para ganhar mão-de-obra grátis .Não usam licenças que aumentam a colaboração.

    E muito estranho é que essas mesmas empresas tenham feitos inúmeros ataques ao software livre e continuam a fazer tais coisas COM MAIS INTENSIDADE.

    Sun foi a ´´Unica a lançar uma suite enorme de escritório livre.Nenhuma empresa de maior ou igual naipe fizeram isso.Por isso ela tem razões pra ser um pouco mais restrito no OpenOffice.

  19. Wallacy (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 5:15 pm

    Bem, vamos nos ater aos fatos:

    A SUN complica sim o desenvolvimento do OpenOffice.

    O projeto está sim ESTAGNADO, está mesmo muito “lento” se comparado a outros projetos OpenSource.

    Falta sim o tal “tesão” que o Cardoso mencionou. O MS-Office é mais rápido no Linux via wine que o próprio OpenOffice no Linux, o que demostra que a superioridade da suite da Microsoft não está (só) “nos diversos recursos que ninguém usa”.

    Tanto o Webkit quanto o OpenOffice estão sobre a LGPL, não tem dessa de que a sun foi “boazinha” com o OpenOffice, e a Apple do mal! Até porque o webkit também usa o “BSD-style” o que o faz muito mais “livre” que o OpenOffice. Ou seja, essa teoria da conspiração não cola.

    E não tem nada de estranho um funcionário da Novell falar o “Obvio”, estranho é alguem não ter dito antes.

    Além do mais, o suporte ao OOXML foi derivado do plugin da Novell, então não adianta “se gabar” dizendo que ele agora suporta um formato livre (querendo ou não o OOXML é livre) pois na verdade como uma suite de escritório o OpenOffice não faz mais que sua obrigação. E curiosamente o MS Office também está a suportar o ODF(seguindo a mesma premissa da obrigação do OpenOffice), e mais curiosamente ainda é que poderá ser a primeira suite a suportar COMPLETAMENTE o ODF, coisa que o OpenOffice não faz, mesmo o suporte ao ODF no OpenOffice está estagnado, e essa é uma das maiores “birras” de algumas empresas que desenvolvem para o OpenOffice, lá na faculdade uma vez tentamos abrir um projeto pata tentar contribuir com o OpenOffice, projeto esse liderado pelo embaixador da SUN e… Acabou desandando justamente por tais “empecilhos”.

    E outro adentro, Self_Liar, no outro post você disse que a Microsoft e a Apple eram hipócritas (O que é uma coisa boa no capitalismo, já que o que importa não é ideologia e sim mercado, se o mercado pede software livre ele terá, é assim que as coisas funcionam), só espero que você não use NENHUM, repito, NENHUM componente proprietário em seu PC, perdoando até seu hardware que é proprietário, pois caso contrario você estaria sendo um hipócrita muito maior que os que você acusa.

  20. self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 8:04 pm

    Olhe quantas contribuições a Sun faz.Crapple atrapalha todo o desenvolvimento do software livre.OpenOffice é LGPL,mas é bem mais protegido e mais restrigido ao fechar o código.Não se fecha código lgpl tão fácil assim.E a Sun deixa muito mais código em GPL do que outras empresas .Não se pode aproveitar pra fechar o código tão fácil.

    Essa teoria é do cardoso .Olha BSD é mais fácil de uma empresa controlar do que LGPL.GPL é mais democrático.

    S

    Quanto tenpo a m$ fala que vai suportar o ODF? E olha pelo que eu sei m$ só vai suportar o ODF 1.1.

    Obrigação de suportar o OOXML só foi uma questão de negócio.M$ fez o OOXML pra destruir padrões.M$ está perdendo MUITO dinheiro com o OpenOffice. Sem levar toda a corrupção da m$ na ISO.

    Hardware é diferente amigo.Crapple controla o hardware,o software livre nao .

  21. Lucas Timm (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 8:07 pm

    @Wallacy

    Queria ter falado várias coisas que você disse aí, mas estranhamente, os comentários do BR-Linux para este post foram temporariamente bloqueados. E sou dos que usam o MS Office original winado no Linux, por que o OpenOffice ninguém merece.

    @Self_liar
    Em antigamente diziam que no Br-Linux também ocorriam apenas discussões inteligentes a respeito do Linux e do software livre. Que ninguém falava “Micro$oft” e coisas do gênero. Você vai diretamente contra isso. Além de maneirar nas suas teorias da conspiração, afinal vivemos em um mundo capitalista, melhora o palavreado.

    E também, é bem provavel que tanto a “M$” quanto a “crApple” contribuiram mais para a open source (no Darwin, Webkit, OOXML, Mono/Moonlight e etc) do que você…

  22. Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 8:27 pm

    Concordo que o desenvolvimento do OpenOffice.org está estagnado.
    Mas o OpenOffice.org teve grandes avanços desde seu inicio até a ultima versão.
    Também mudei para o Lotus Symphony, me relembra o StarOffice 5.2 que usei pela primeira vez em 2001.
    Mas acho que muitos querem certos recursos do Office da Microsoft nele, mas querem pra ontem e não é assim que funciona.

    Mas essa estagnada do OpenOffice.org de certa forma foi boa pois outras suites foram evoluindo.
    Sobre a parte de compatibilidade com o Office da MS, não acho que tenha que ser diferente.
    O MS Office é a suite mais usada , então as suites de escritorios devem ter uma compatibilidade com ele.
    Claro que muitas pessoas por usar uma suite odf-like costumam salvar os seus arquivos no formato ODF.
    O Office da MS é bacana e cheio de recursos , mas nem todos utilizam esses recursos como já foi dito.
    Nem nós que utilizamos OpenOffice.org , Lotus Symphony ou outra suite odf-like , utilizamos todos os recursos dessas suites.

    Mas o OpenOffice ainda está ai , com seus recursos que muitos adoram.
    Mesmo estando com seu desenvolvimento estagnado e tudo mais.

    Mas muitos criticam a SUN por seu jeito de tratar o OpenOffice.org e StarOffice. Um é pago e outro não. Mas não tem um diferença gritante entre os dois.
    Da mesma forma seria se a Microsoft colocasse o MS Office como open source na pele do MS works.
    Iriamos ter a mesma critica , se a Microsoft tivesse o mesmo estilo da Sun nesse projeto de um Office open source.

    Sobre a Novell , o fork dela é gratuito até aonde eu sei.
    Então mesmo ele tendo features da MS , se ele continuar sendo gratuito e rodando nos mesmo SO´s que o OpenOffice roda , não vejo problema nisso.

  23. bozolinux (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 8:34 pm

    O Bozo Linux vai continuar usando o OpenOffice.org, independente do que aconteça.

  24. Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 8:57 pm

    Viajando um pouco he he
    Assim como a IBM relançou a suite Symphony, antes o Lotus Symphony era uma suite proprietaria.
    A IBM relançou aproveitando o ODF, ainda abre os antigos arquivos da suite proprietaria.

    A Microsoft poderia ir mais longe ainda , pegar o Works e coloca-lo como opensource funcionando em outros SO além do Windows.
    Colocaria o ODF como formato principal e podendo abrir arquivos do MS Office tranquilamente.
    Poderia ser um tiro no pé do Office ou um jogada muito boa.

    Foi uma viajada legal, eu sei.

  25. self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 9:19 pm

    Não disse que nao vivemos em um mundo capitalista.
    Nao faço ataques pessoais ,Voces e o cardoso fazem.

    Obs:É bom lembrar da chacota do uso no nome gnu linux que o povo faz e a extensa fálacia de comunismo que muitos usam.

    Vocês tornam tudo muito pessoal.Eu nao contribuo , eu sou hipócrita.
    Parem um pouco .

  26. Guilherme (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 9:28 pm

    Gosto do openoffice, mas ele é muuuuito pesado, como no momento estou com um pc com somente 256mb de RAM e incrivilmente mais leve usar o MS Office 2003, o 2007 não tentei ainda x)

    minha esperança é q o go-oo se torne como fork mais leve q o OO.org, ou q o Koffice evolua, ja o Symphony me decepcionou consegue ser mais pesado q o OO.org…

    e tomara que a novell faça um trbalho melhor q a sun, e não sie quando ao resto dos linuxers, mas gosto dos produtos dela, como o opensuse, muito bom, ou o banshee q é otimo player de musica…

  27. Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 30/12/2008 às 10:32 pm

    Symphony é pesado se vc tem só 128 mb de ram.
    Porque com 1 gb fica leve e rapido.
    No meu Notes e desktop ele roda tranquilo.

  28. Clésio Luiz (usuário não registrado) em 1/01/2009 às 10:06 am

    Falaram que a Apple não é muito amiga do SL é brincadeira. Vocês não fazem idéia da quantidade de projetos com que ela colabora.
    Vou dar só um exemplo: Você só está imprimindo agora porque a Apple trabalhou “de graça” para que você pudesse imprimir. Isso mesmo, o CUPS pertence a ela :-P

  29. Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 1/01/2009 às 10:43 pm

    E que o povo é meio sem memoria rs
    Lembram mais de coisas recentes.

    Igual a Novell e a SUSE, depois que fizeram parceria com a Microsoft. O pessoal , não são todos , esqueceu o que essas duas fizeram pela comunidade.

  30. Antony (usuário não registrado) em 1/01/2009 às 11:33 pm

    @Clésio Luiz
    “(…) Você só está imprimindo agora porque a Apple trabalhou “de graça” para que você pudesse imprimir. Isso mesmo, o CUPS pertence a ela :-P”

    Pertence, mas até onde eu lembro (e eu tenho a memória meio fraca, se naõ for isso alguem me corrija) o CUPS foi comprado ano passado (ops, retrasado ^^), e ano passado eu já imprimia em linux, logo não acho que devo isso à Apple :D

    PS: Lamentável ver gente escrevendo M$, crApple e mais ainda outros defendendo fervorosamente Microsoft e Apple. Extremismo não é bom ^^

  31. Wallacy (usuário não registrado) em 2/01/2009 às 2:19 pm

    Sobre o grande escândalo da MS na ISO eu concordo. Na verdade não curto muito o OOXML, porém em minha opinião o fato é que o OpenOffice está muito pior do que ele realmente poderia está. O projeto já está com 7 anos de idade, e por suas características “livres” já deveria ter chegado aos pés da suite 2003 da MS, mais nem isso.

    Nem falo muito de recursos complexos, e sim de recursos óbvios, colocar numeração nas paginas (exceto pela primeira) é muito mais “complicado” que na suite da concorrente.

    Não nem a falta do “recurso” que me deixa meio “injuriado” no OpenOffice, é como falta intuitividade desses.

    E acreditem, sou usuario do OpenOffice.org 3.0! Poderia usar MS Office 2007 (infinitamente superior), porém o comodismo de já ter uma suite de escritório pré instalada em minha distro (openSUSE) venceu.

  32. self_liar (usuário não registrado) em 2/01/2009 às 2:52 pm

    @Antony

    Não se preocupe com isso.Isso é mais uma questão de gosto pessoal .Pois eu odeio essas empresas.Tente se preocupar com a mensagem que a pessoa passa .

    E o cardoso e seus colegas fazem bem pior .Utilizam de trolling simplesmente pra provocar sem mesmo mostrar alguma mensagem com razão.

  33. Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 2/01/2009 às 11:19 pm

    Eu li que tem 7 anos de desenvolvimento do OpenOffice.org como foi dito no comentario do Wallacy.
    Mas outras suites como o Office do KDE e da Gnome, tem muito tempo de desenvolvimento e também não tem todos os recursos que alguns gostam do MS Office.

    Não sei se a afirmativa que irei fazer está 100% correta mas vamos lá rs
    A maioria dos usuários do Openoffice.org\brOffice.org são do mundo nix(linux e Unix).
    Poucos usuários do Windows e uns miseros de Apple.

    O OpenOffice.org evoluiu e outras suites também, ninguem ficou parado vendo as outras melhorarem.
    Se realmente o pessoal do Koffice coloca-lo no Windows , como já li um vez.
    Quem sabe vendo isso o pessoal da SUN não abre os olhos.

    Fora que temos o GoogleDocs que serve muito bem.
    Claro que se não tem acesso a net , o Google Docs perde um pouco.
    Mas a questão e que temos algumas suites ai no mercado , livres ou pagas

    Por falar em pagas, qual é a real diferença do OpenOffice.org do StarOffice?

  34. @Bruno: http://www.openoffice.org/FAQs/mostfaqs.html#6

    O StarOffice é basicamente um OpenOffice com tudo mais – muito mais coisas – que a Sun não quer incluir no OpenOffice.

    Ao meu ver o problema maior do OO é mesmo a Sun, que embora esteja fazendo um ótimo trabalho e em geral sou grato à ela pela suíte, dá muita mancada no OO.

    Esperava um “algo mais” na versão 3.0. Mas quando instalei vi que era basicamente o 2.x com poucos recursos a mais.

    Ao meu ver deveriam faze como o pessoal do KDE ou Koffice: passar algum tempo reescrevendo todo o programa do ZERO. Nem que demore um, dois, três, quatro anos. Mas que no final tenham algo interessante. Ficar remendando não dá. Dá para perceber que o OO 3.0 é muito parecido com aquele OO 1.0 de tantos anos atrás. Juntem todos os que trabalham no desenvolvimento do OO para uma conversa franca e façam a proposta: uma parte dos desenvolvedores trabalham na versão corrente e outro na versão reescrita. Comecem de baixo para cima, revendo toda a arquitetura do programa. Acho que só de fazer a proposta já aparecerá muita gente querendo colaborar, desde que o desenvolvimento não fique centralizado na Sun e ela seja mais flexível quando às contribuições da comunidade. (E mais uma vez o dia foi salvo graças às menin…)

    Repito: é uma ótima suíte (ou o que meu bolso pode bancar hauahua), mas acredito que as mancadas sejam mais de ordem “administrativa” do que de ordem técnica.

  35. [...] O OpenOffice está morrendo?: “Segundo Michael Meeks, que é desenvolvedor da Novell no projeto OpenOffice.org, da Sun,o projeto está “profundamente doente” e estagnado. [...]

  36. Val BL (usuário não registrado) em 4/01/2009 às 6:58 pm

    Olá, amigos.
    Eu também acho a dupla ms-office/windows funcional. O maior problema é o preço. Quem quiser pode desembolsar aprox. r$ 1.000,00 (alguém pode me dizer quanto custa?) e usá-los sem problema. Parece que aqui temos vários usuários da dupla, claro que todos são legais, registrados e com nota fiscal. Ninguém aqui é pirata.
    O SO do nosso querido tio Bill, como vem pelado, tb exige outros softwares proprietários que elevam seu custo. Eu, por meu lado, como prefiro investir meu din-din em hardware, sou um feliz usuário do Big Linux 4.2 e tenho uma máquina bem equipada em todos os sentidos.
    Não briguem e…
    Feliz 2009 a todos.

    em tempo: vejam que em nenhuma vez escrevi “m$”, “Rwindow$”, etc, etc. longe de mim isso.

  37. Wallacy (usuário não registrado) em 4/01/2009 às 8:08 pm

    Na verdade o Openoffice.org tem mais usuários no Windows que no Linux, dado a esmagadora quantidade de usuários Windows. Pode parecer estranho porém o Linux só tem 0.7% de marketshare….

    Varias instituições usam o Openoffice.org para reduzir custos, só ai já supera e muito o total de usuários Linux.

  38. Clésio Luiz (usuário não registrado) em 4/01/2009 às 8:29 pm

    Não é a primeira vez que eu ouço reclamações sobre a atitude da Sun com o OOo. Eu lembro que a alguns anos um carinha disse algo semelhante e comentaram também que existia um repositório com o OOo cheio de patchs que a Sun não aprova. Na época o pessoal comentava sobre fork e parece que esse foi levado a cabo mesmo.

    Sobre as outras suites livres, é que elas não recebem a mesma atenção que o Openoffice. Vejam por exemplo, o Amarok: fez sucesso e um exército de programadores contribuiram para o projeto, fazendo dele o um dos melhores players que existem, OS ou não. Já se ele estivesse nas mãos da Sun…

    O jeito vai ser “forkar” o OOo mesmo, tirando o grosso de colaboradores da Sun para outra entidade. Poderia ser a Mozilla, talvêz? Se a comunidade do BR-Office recebesse mais apoio de nós mesmos, poderiamos atrair contribuição do pessoal de fora fazendo o projeto crescer. Se uma grande distro adotasse-o, seria uma grande propaganda para o projeto.

  39. Bruno Fabricio (usuário não registrado) em 4/01/2009 às 8:32 pm

    Está certo.
    Talvez seja por isso que o site do BROffice é bem procurado por essas pessoas , pois lá tem muitos modelos interessantes pra se suar no Broffice ou no Openffice.org.
    Fora que os arquivos são validos pra qualquer suite que trabalhe com o ODF. Minha monografia por exemplo faço no Symphony e usando um arquivo exemplo do site do BrOffice.

    Mas é trsite ver que o desenvolvimento do OpenOffice.org tem um como freio de mão puxado a propria SUN.
    Mas quem sabe isso uma hora mude ou a SUN desista de vender o StarOffice e coloque o OpenOffice da forma que deveria ser.

  40. Jack Ripoff (usuário não registrado) em 5/01/2009 às 12:29 pm

    A verdade é que o OpenOffice.org já morreu há muito tempo mesmo. A base de código é horrível e mal-documentada. Não me surpreende que ninguém queira mantê-la. Eu também não quis, juro que já tentei consertar alguns bugs.

    Esse software é um “frankenstein” super-pesado. Na faculdade nós aprendemos que não há substituto para boa programação. Você pode aumentar o poder de processamento do seu computador, mas se o tempo de execução de um algoritmo é assintoticamente proporcional ao quadrado do volume da entrada em um computador, continuará sendo assim em outro computador. Aumentando o poder de processamento, você só diminui a constante de proporcionalidade. Mas seu algoritmo continua sendo ruim.

    O OpenOffice.org representa um exemplo quintessencial disto, demorando quantidades de tempo desproporcionadamente grandes para executar tarefas das mais fundamentais como abrir ou salvar um arquivo. Não me surpreende que esteja morrendo…

  41. [...] no final de 2008 por um integrante do projeto e funcionário da Novell (saiba mais em “O OpenOffice está morrendo?“), Matt Asay dedicou seu espaço na CNet a aprsentar seu interessante ponto de vista, que [...]