Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado o Slackware 12.1

“Isso mesmo, ele já foi anunciado pelo Patrick no changelog da distribuição e na página do projeto. Segue tradução livre do anúncio oficial, que inclui a última modificação realizada: “Qui 1 maio 13:36:34 CDT 2008: Slackware 12.1 é liberado como -estável. :) Novamente, abraços agradecidos a todos que ajudaram com reporte de bugs, correções, testes, sugestões, outros comentários, e tudo mais. Sem esta valiosa participação, o Slackware não estaria nem perto do que é hoje. Agradecimentos especiais à turma, às pessoas desenvolvendo e testando para o slackbuilds.org (onde muitas das adições futuras do Slackware são primeiramente contruídas e testadas), e a todos no Linuxquestions.org, vários(as) nos canais IRC #slackware e ##slackware, outros web sites relacionados, e outros sites onde a comunidade compartilha suas necessidades e preocupações com o time. Em favor de todos(as) aqui, obrigado. Pensamos que irão gostar desse novo release, e esperamos que o achem muito mais que 0.1 melhor que o Slackware 12.0. :) Divirtam-se! :p extra/slackpkg/slackpkg-2.70.3-noarch-2.tgz: Versão do script no slackpkg atualizada de 2.70.2 para 2.70.3.” A nova versão nos traz, como dito no próprio site, várias modificações e melhorias, como melhor suporte a RAID, LVM e cryptsetup; XFCE 4.4.2, KDE 3.5.9, entre outras. Upgrades necessários a qualquer usuário Slackware.”

Enviado por Josan Neves (jn_castrobrΘlinuxmail·org) – referência (caminhandolivre.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 3/05/2008 às 4:58 pm

    Olhei ontem e dei de cara com um RC recém lançado, o cara tá a toda por lá, agora só preciso de uma boa alma para me mandar o DVD, que falta faz uma banda larga.

    lovecraft (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 1:11 am

    Essa notícia é um exemplo do caminho medíocre que o linux está tomando…uma das distros mais importantes é simplesmente ignorada, o “palavra africana que significa: não sei configurar o Debian” atrai todas as atenções, criando legiões de pseudo conhecedores de Linux. Felizmente o alto nível em Linux não depende do Brasil.

    Junior (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 2:47 am

    Uma coisa que achei estranha e insuportável foi o alarde em volta do ubuntu, eu não aguentava mais ouvir falar do tal hardy heron e em tudo quanto é canto notícia disso, enquanto sobre slack 12.1 não falaram nada, fiquei horasl olhando aqui e no gdh pra ver se falariam algol…
    não tô querendo discutir se tal distro é mais importante ou aparecemais ou coisa do tipo…. mas a distro mais antiga ativa merecia mais atenção do que foi dada… =/

    LKRaider (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 3:33 am

    Slack é cool, Ubuntu é pop, e a vida segue :P

    low power (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 3:58 am

    O negócio é que o slackware é uma distro ( em sua maioria ) mantida pela comunidade, logo, os próprios usuários ficam sabendo do seu lançamento, não precisando de tanto “alarme” como ubuntu é outras distribuições “pop”. O Slackware dificilmente é escolhido por novos usuários Linux, os que restam são os verdadeiros “Slackers”. Também sabemos que o “forte” do Slackware não é o Brasil ( não estou falando que a comunidade do Slackware não seja grande e “desativada”, mas vocês me entenderam, eu tenho certeza! ;)

    low power (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 4:00 am

    OBS: Para me entenderem melhor, comparem os forums e os canais de IRC “gringos”, a agitação é bem diferente.

    Marcelo (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 5:05 am

    Com sinceridade nâo entendo o motivo de tanta raiva dos Slackers com o Ubuntu! No que o Ubuntu prejudica do Slackware? O Patrick deixou de tornar o Slackware menos estável ou apressou algum lançamento por causa do Ubuntu? O Patrick passou a colocar facilidades para usuários iniciantes no mundo Linux por causa do Ubuntu? A Canonical vem atrapalhando o desenvolvimento do Slackware?

    Tão reclamando aí da falta de cobertura de notícias sobre o Slackware. Mas afinal, o Patrick possui divisão de Marketing para anunciar os lançamentos do Slackware? Distribui CDs de graça do Slackware no Mundo todo? Procura se associar com grandes fabricantes de Hardware? Permite fácil instalação para usuários do Windows, dentro do Windows? Como? Não faz essas coisas? Haaaaa

    Talvez seja por isso que não esteja sempre nas manchetes!

    Marcelo, acredito que seja exatamente disso que os slackers acima estão se queixando, o fato de muitos sites e blogs respeitáveis sobrevalorizarem o Ubuntu… alguns sites e blogs devem sim receber alguma ajuda da Canonical, mas outros acabam entrando na onda e enchendo de notícias sobre o Ubuntu… o Mark vai ao banheiro remover uma espinha e logo tem alguém publicando algo… hehe
    Eu pessoalmente tento separar sites e blogs… muitos são apenas propaganda enrústida na tentativa de ganharem alguns cliques nos anúncios do Google só por postarem notícias do Ubuntu…

    Agora por outro lado, gostaria de ver os slackers escrevendo e fazendo mais propaganda…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Revoltado (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 9:46 am

    A coisa mais negativa sobre o Ubuntu na minha opinião (não quero fazer trollagens) são as massas de usuários retardados do Windows que ele taz para o mundo Linux sem tirar os péssimos hábitos deles.

    Quer um exemplo? A tal “facilidade” de clicar no ícone de um programa e executá-lo sem precisar dar um chmod+x por exemplo. Tanto que acabou introduzindo uma falha de escalação de privilégios (acho que na versão 7.10) justamente devido à presença deste recurso em si.

    Tem mais uma: o Ubuntu trouxe a maldição das “telas azuis” para o mundo Linux: tem até um blog brasileiro onde o cara postou uma foto com a dita tela azul no notebook dele e pior, o blog era de um usuário Windows! Já imaginaram a gozação que o cara fez em cima disso falando que finalmente o Linux estava em pé de igualdade com o Windows inclusive nos bugs e tal…

    Mas infelizmente o brasileiro médio gosta mesmo é de uma modinha – o que se espera de um paíz querendo IMPOR o aparelhamento legal da área de TI através de regulamentação? De um paíz onde a maioria da população acha que Internet se resume à Orkut e MSN? E de um paíz onde 70 por cento da população aprova toda essa bandalheira que se encontra aí?

    Apenas tenho uma coisa a dizer: Esse é o BRAZIU pessoal.

    “Braziu, um país de toLos”

    “Revoltado, o Reinaldo Azevedo do BR-Linux”

    Tô usando o current já há um tempo (slackpkg upgrade-all?) e aqui vão algumas dicas de como resolver alguns problemas com o slackware 12.1: para você conseguir utilizar seu multi-funcional (scanner+impressora), deve adicionar seu usuário no grupo lp. Estranho, né? ;-)

    No mais (já que isso não é o fórum do slackware), eu também me irritei um pouco com a festa que fizeram em torno do Ubuntu. Eu até participei do FLISOL que teve aqui na minha cidade, mas que poderia ser chamado de FLIU (festival latino americano de instalação do ubuntu), tamanha era a festa com relação ao lançamento do ubuntu ;-)

    Mas “tamo” aí. Não fizemos festa mas continuamos com uma exceente distro ;-).

    PS: a imagem de fundo do lilo no 12.1 ficou demais.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 11:44 am

    Minha *ÚNICA* reclamação com o Slackware: repositório de pacotes pobre e sem ferramenta de resolução de pendência adequada. Mas como eu disse, esta é a *ÚNICA* reclamação. Se não fosse isto, seria a distro perfeita!!! &;-D

    lovecraft (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 1:00 pm

    Eu sou “obrigado” a usar o Ubuntu no trabalho…preciso usar o flashplayer standalone da Adobe, quem usa Ubuntu faça o teste, baixem o player e tentem usar…buuum!…o programa é expulso da memória
    Ahhh, deve ser biblioteca velha, ok…vamulá

    sudo apt-get update
    sudo apt-get dist-upgrade

    Horas depois…buuum! novamente, o player é expulso da memória.
    A máquina que uso possui 2 GB de ram, processador amd de 64 bits de núcleo duplo, geforce série 7*…eu ficava pasmo da coisa dar umas congeladas sinistras; como não posso remover a coisa, vamos tentar

    sudo apt-get install kubuntu-desktop

    Melhorou substancialmente, mas mesmo assim, fica muito aquém para uma distro de tanta fama…

    Eu publico aqui no BR-Linux praticamente todas as notícias que a comunidade Slackware nacional me envia. Se você me enviasse mais notícias sobre assuntos do seu interesse, veríamos eles mais vezes aqui no BR-Linux.

    O mesmo vale para a comunidade Mandriva, para a comunidade Ubuntu, etc. – o número de notícias publicadas é reflexo do número de sugestões enviadas.

    E eu também lamento que a comunidade Slackware nacional, tão rica em iniciativas, não mande sugestões de notícias com mais freqüência.

    Ricardo (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 1:46 pm

    No fundo, usuário Slackware só tem olhos para o próprio umbigo e inveja de quem está dando certo, mesmo tendo menos tempo de vida. É só ler os comentários acima e verá isso. Comunidade? Que piada.

    lovecraft (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 2:46 pm

    Não sei qual o motivo do dono do blog responder, só chutei a bola para o fato de que o Linux está se tornando medíocre, pois como disseram posts acima, está havendo uma invasão de salsinhas windows que não querem aprender nada, querem apenas se tornar salsinhas linux…
    Tudo por causa de uma distro que faz um esforço imenso para se tornar cada vez mais “user friendly” (seja lá o que quer dizer isso…)

    PS: o termo “salsinha” aprendi num certo blog…

    Ricardo (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 3:31 pm

    Qual é o problema em ser fácil? Abandone o teclado e use o cartão perfurado. Assim você poderá dizer: “Mamãe, virei ‘ráquer’!”

    lovecraft (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 4:20 pm

    Facilidade não é o ponto, simplesmente não funciona direito, sei do que estou falando, eu uso essa coisa no trabalho. Era essa coisa ou o Windows, então, m* por m*, escolhi a coisa.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 4:55 pm

    “PS: a imagem de fundo do lilo no 12.1 ficou demais”

    Nossa, agora modernizou de vez, tem até imagem de fundo no Lilo :-)

    Eu tbm gostaria de um repositório com mais recursos, ficar pegando no Linnuxpackages ou no slacky as vezes não é legal, mas com relação a dependências nunca tive problemas, mas tbm nunca precisei de algum muito exótico, todas as dependências já estavam nos cd’s

    lovecraft, certamente minha resposta não foi ao seu comentário expondo sua opinião sobre a popularidade de outra distribuição fácil de usar ter alguma relação com alguma tendência de mediocridade, ou sobre esta notícia ser um exemplo desta mediocridade que você vê. Não há dúvida de que você tem direito a ter sua opinião, e não me importo que você use o meu blog para expô-la, mesmo que isso signifique concentrar-se em falar sobre outra distribuição na notícia de lançamento do Slackware novo.

    Respondi ao usuário que falou sobre o excesso de notícias a respeito de outra distribuição, contrastando com o que ele viu como pouca atenção dada à distribuição que ele preferiria ver noticiada.

    De minha parte os novos usuários são muito bem-vindos, mesmo aqueles que não querem nada além de fazer uso do software.

    Cadu (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 7:15 pm

    Augusto, eu tenho basicamente duas teorias para o pouco envio de notícias sobre o Slackware:

    a) Os slackers graudalmente têm parado de frequentar o br-linux; e/ou

    b) Eles têm mais o que fazer ao invés de enviar notícias sobre “como tocar DVD no Slackare” ou sobre “como ensinar o cachorro do vizinho a usar o Slackware” ou um “Relato de instalação do Slackware no meu antigo computador com Uíndous XP pirate edition” (e essa lista poderia ir por quase a eternidade).

    Podem ser muitas as razões, e até suspeito de outras não mencionadas, mas não sou eu quem está reclamando da ausência da notícias sobre o Slackware por aqui.

    Eu gostaria de publicar mais, e expliquei a razão de não fazê-lo. Mas outros usuários parecem se ressentir desta ausência, a julgar pelo que li acima e que me motivou a expor a razão da ausência, no que diz respeito a mim.

    Registro que a popularidade do Slackware é alta entre os leitores do BR-Linux. É a terceira mais popular nos desktops dos usuários, e a segunda nos servidores.

    Ednei_Pacheco (usuário não registrado) em 4/05/2008 às 8:55 pm

    “Eu tbm gostaria de um repositório com mais recursos, ficar pegando no Linnuxpackages ou no slacky as vezes não é legal, mas com relação a dependências nunca tive problemas, mas tbm nunca precisei de algum muito exótico, todas as dependências já estavam nos cd’s”

    Uma coisa é instalar um ou dois pacotes adicionais; outra coisa é, além da dificuldade de instalar uma série de pacotes extras, ainda há a dificuldade de manter tais pacotes atualizados, sem contar ainda as futuras circunstâncias onde determinados pacotes são adicionados e/ou removidos. Sei que o Slackpkg dá conta destas necessidades, mas dependendo das opções em que venhamos a utilizar, poderemos remover os tais pacotes adicionais por não fazerem parte do repositório. Eis a questão… &;-D

    stumm (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 12:03 am

    Essa velha história de usuário de slackware achando que as coisas mais difíceis é que são boas já encheu a paciência… querem sofrer pra manter o sistema atualizado? parabéns! eu não quero.

    O fato de trazer usuários windows para o linux deveria ser comemorado e não lamentado como alguns slackers fazem… afinal, os caras estão deixando de usar um sistema proprietário… deixem-nos serem felizes e aprenderem a usar um sistema novo!

    será que tudo isso é medo de perder a pose de “ráquer” que muitos mantém só porque utilizam Linux?

    lovecraft (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 12:53 am

    Essa eu não podia deixar passar…criem uma distro “faz tudo pelo usuário”, mas façam direito! Um exemplo de distro bem projetada e implementada com essa mentalidade é a Mandriva.
    O Ubuntu não serve de exemplo. Eu só consegui estabilizar um pouco o sistema forçando a instalação do kde; não sei (e nem quero saber) o que se passa nas entranhas do Gnome dessa distro, mas boa coisa não deve ser.
    E não fiquem citando a palavra “hacker”; não tem nada a ver com a questão, só um tolo acredita que por usar uma distribuição linux se torna um hacker…

    Revoltado (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 8:47 am

    stumm (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 12:03 am

    (…)

    O fato de trazer usuários windows para o linux deveria ser comemorado e não lamentado como alguns slackers fazem… afinal, os caras estão deixando de usar um sistema proprietário… deixem-nos serem felizes e aprenderem a usar um sistema novo!

    Mas o problema não é trazer usuários windows para o linux.

    O problema é trazer usuários windows para o linux à que custo? Ao custo de destruir nossa cultura por causa deles?

    stumm, não sei de onde inventaram essa história de que quem usa slackware quer coisa difícil. Digo isto por experiência própria.
    Por exemplo, como vc faz para saber em que pacote está determinado arquivo: no debian: dpkg -(trocentas opções¹) arquivo; no slackware: grep ‘/arquivo$’ /var/log/packages/*.
    Embora o parâmetro do dpkg não seja realmente estas trocentas opções, eu não consigo lembrar cada uma das opções dos trocentos comandinhos obscuros que o debian tem para salvar o mundo. Prefiro utilizar ferramentas básicas para fazer o que preciso).

    Eu comecei no Linux utilizando Red Hat. Depois de tentar algumas outras baseadas no knoppix (teoria do Grobsch: faça um livecd que seja realmente um bom livecd, pois eles instalados no HD são um lix…). Aí, baseado numa pesquisa de compatibilidade de hardware, por coincidência neste site que estamos discutindo (valeu Augusto) escolhi uma distro que era compatível com o (win)modem que eu tinha.

    E estou utilizando esta distro já há mais de três anos. Já enfrentei muitos problemas com ela, é lógico. Até já cheguei a abandoná-la e utilizar o (k)ubuntu. No começo é a maior maravilha, é sim. Mas chega uma hora que, como qualquer sistema operacional, os problemas aparecem. A questão é que eu simplesmente não tinha a mínima idéia de onde vinha o problema. É tanta ferramenta que não de deixa enxergar o problema em si (apt-get purge, dpkg-reconfigure, apagar arquivo de lock para o sistema de pacotes funcionar…).

    Tem também o fato de que o slackware é, hoje em dia, talvez a única das grandes distros que utilizam o lilo como gerenciador de boot padrão. Porque o grub é um bicho que enche muito o saco. Se dá um reboot sem desmotar a partição, ele não funciona. De tempos e tempos ele dá pau e vc tem que regravá-lo na MBR. Enfim, sei que isso não é problema com a distro em si, nem com a ferramenta (é de quem então?), já que o grub tem muito mais recursos que o lilo, mas para o que eu preciso o lilo já está bom e muito melhor…

    E em se falando de problemas, eles existem realmente. Talvez o maior problema do slackware seja a comunidade realmente não tão unida (digo isso por experiência própria), a relativa falta de pacotes (embora os repositórios que eu conheça tenham excelentes pacotes e em também excelente quantidade), principamente se comparada ao Debian (se vc reparar, o debian tem bem menos pacotes do que diz, já que cada programa nele é fragmentado em trocentos pacotes), não tem uma ferramenta de atualização de versões (embora eu sempre reinstale do zero, como faço também com qualquer sistema operacional ou distro).
    Outro problema, princilamente nas máquinas mais lentas como a minha, é que, pelo fato de guardar as informações dos pacotes em arquivos texto (e não em bancos de dados como nas outras distros) e utilizar basicamente ferramentas em shell-script para manuseá-los, estes processos são muito demoraros, principalmente a remoção de pacotes. Seria interessante aqui se o sistema de instalação/remoção de pacotes fosse reescrito numa linguagem que se dê melhor com grandes arquivo de texto, como perl, python ou php.

    Talvez o maior problema seja o fato de os usuários das novas grandes distros (aka ubuntu) acharam que a sua é perfeita, não tem problema algum. Uma vez estava comentando, num evento destes, de uma cagada que fiz, que me fez perder vários arquivos (dei um su -c “rm -rf” onde não devia) e o cara simplesmente disse: “Viu, no Ubuntu isso não acontece”. Ah tá…

    Talvez a falta de notícias com relação ao slackware é que… Bem, como disse o colega acima, não precisamos de tutoriais do tipo: “como instalar o programa abc em tal distro”, que freqüentemente se resume à um “aptitude install abc”. Eu mesmo, quando crio um tutorial, procuro dizer: “Como fazer tal coisa no (GNU?!/)Linux”. Fica o mais genérico possível. Se houver alguma peculiaridade em uma ou outra distro, eu digo qque peculiaridade é.

    Ah, e um outro problema, qu enotei neste momento é: Estou agora mesmo numa máquininha com pc-bsd (um pIII com 128 de RAm rodando muito bem o KDE, obrigado) e ao meu lado está uma máquina com ubuntu, onde dei um aptitude install mysql-server apache2). Como a rede está lenta, est eprocesso está demorando bastante. Aí eu também quero instalar o virtualbox, que já está baixado, num único arquivo .deb.
    # dpkg -i virtualbox*.deb
    dpkg: banco de dados da área de status esta bloqueada por outro processo

    Resumindo, mesmo sabendo que o outro processo irá demorar pra caramba, não posso instalar um programa enquanto baixo os outros, mesmo sabendo que o programa em questão não interfere em NADA os que estão sendo baixados. Podem dizer que isto poderia criar um problema de segurança e criar quebras de pacotes, mas no caso eu sei que isto não aconteceria. Logo, eu simplesmente não tenho controle sobre o meu próprio computador, o que é uma contradição para mim.

    Mesmo assim, sei que, num lugar com muitas máquinas que precisam ser atualizadas SEMPRE, o debian, com seu sistema de atualização, funciona muito melhor que o slackware. Não sou besta à ponto de negar isto. Mas em casa, eu simplesmente não consegui conviver com as “facilidades” de um debian-like.

    Me chamem de radical, xiita, masoquista, comunista, do que quiser. Mas saibam aceitar minha opinião.

    E, para os que não fizeram festa com a chegada do slack 12.1, lá vai:

    VIVA!!!!! Chegou, chegou, tá na hora de alegria, o slackware chegou, é só alegria!!! hauahuahauhaqu

    Finalizo aqui o meu enfadonho texto de 928 palavras.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 5/05/2008 às 10:06 am

    Caracas, tenchi caprichou neste, acho que sou +1 que teve problemas com as “facilidades” e acabou optando por algo mais simples e direto, que, no final das contas acabou mais fácil.

    Mas vim olha só, quem gosta do e17, já tem pacote pro 12.1:
    http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=148645

    Achei meio sem querer e publiquei a dica no meu blog, quando usei, no Ubuntu, gostei muito do e17, pena que não tive paciência para baixar ele para por no Slack.

    @Edinei – No meu caso é que não preciso de muita coisa, sempre acho nesses sites, acho que só precisei compilar uma meia duzia, mas há casos e casos, claro, que no exemplo exposto por ti seria deveras interessante a ferramenta.

    Max, eu venho utilizando o e17 (ihi, depois que atualizei o slack apaguei ele ;-)) já há um tempo no meu PC. E está excelente. Eu compilo todos os pacotes com o programinha easy_e17, e funciona muito bem. E acho muito útil a iniciativa do pessoal do slacke17, que, ao invés de criar mais uma distro elslackware (nada contra, mas não gosto de uma distro para cada ambiente).
    Mas ele anda tem alguns problemas no slackware, sendo o principal deles a falta do PAM, fazendo com que alguns recusros do enlightenment não funcionem, como o bloquear a tela, suspend, etc.
    No mais, o desempenho está excelente, e alguns recursos funcionam muito bem. Acompanho a lista dos desenvolvedores, e os caras estão tendo umas idéias muito legais. Mesmo assim parece que estão longe de lançar uma versão estável (0.17).

    Eu na verdade tive dificuldades em instalar o e17 no ubuntu, já que os pacotes que achei (da distro elbuntu) vinham sem os arquivos de include (.h), q dificultavam muito minhas brincadeiras ;-)

    Bacana (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 3:02 am

    Está noticia realmente me deixou feliz!
    único problema realmente! são as dependências principalmente aquelas infinitas que uma depende de milhares e assim por diante; mas não é um problema tão grande assim afinal existem diversos sites que dispõem os pacotes já compilados.

    Outro probleminha que sempre costumo enfrentar é com o xine! Sempre tenho que compilar ele d novo pois.. o de fabrica não é satisfatório^ ^.

    E como um usuário do slackware estou muito feliz por tal distribuição estar presente até hj ^^

    ^^ Que bom que o kde foi atualizado! pena eu não usar ele pois minha maquina não é tão boa assim! mas é um Desktop completo!

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 6/05/2008 às 7:46 am

    Slackware. Use Ubuntu (que é uma distro muito boa e tá fazendo um belo papel na popularização do Linux), e aprenda Ubuntu. Use Slackware e aprenda Unix :D

    Senhores, minha primeira distro: Conectiva Marumbi.
    Slackware tinha a “aura” de ser uma distro “para macho” (deixa a Sulamita Garcia ouvir isso :D ).
    Quando o usei, percebi o que é um Unix.
    Depois só alegria.
    Já usei por um bom tempo o Ubuntu. Bom, mas a última atualização me fez desistir dele.
    Usei por um período o fantástico Archlinux.
    Não conseguia abaixar a ISO nem a pau! E percebi que as “novidades”, eram o Gnome 2.22.
    Hoje, estou de volta ao Archlinux.
    Rápido, utiliza a mesma filosofia do Slackware, KISS.
    E uma vantagem, tem muitos mais pacotes prontos, e atualizados que o Slackware, e é compilado para i686.

    Se tiver que usar outra distro, com certeza será o Slackware.

    Abraços.

    “(teoria do Grobsch: faça um livecd que seja realmente um bom livecd, pois eles instalados no HD são um lix…)”

    tenchi… Mas isso é verdade… existem livecds e existem distros que rodam em cds… estas segundas não se preocupam muito com rodar em cdrom… livecd TEM que ter sistema modular… vide a experiência do MaxRaven, ele já fez duzentas versões do GoblinX nas últimas semanas, porque é simples… hehehe
    Sábado peguei o KDE4 e pus para rodar junto com o KDE3, levei meia hora para isso… quero ver fazer algo assim sem sistema modular… hehe

    Se precisar de um livecd, sistema modular, se quiser apenas testar para instalar, pode ser qualquer um…

Este post é antigo (2008-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.