Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE 4.1 não terá ícones no desktop – mais ou menos

O desenvolvedor Aaron Seigo postou em seu blog um relato sobre o patch que ele recentemente incorporou ao código do futuro KDE 4.1 (cujo beta1 sai esta semana), removendo o suporte aos ícones no desktop.

Mas ele se apressa a explicar que quem gosta de ícones no Desktop não ficará sem opções, já que o sistema continua tendo uma (nova) maneira de exibi-los. Veja os detalhes no link a seguir.

Saiba mais (aseigo.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    rafa (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 11:37 am

    tenho achado esse pessoal do kde4 muito concentrado em conceitos do que em tornar o sistema robusto e usável.

    é super legal inovar e eu apóio isso, tanto que uso a nova versão o tanto quanto posso, pois sei que é um bom começo para algo maior, apesar dos pesares.

    esse lance de ícones, por exemplo, é super válido desde que não imponha nada, como os irredutíveis do pidgin. quem preferir as coisas como eram ou como gostam que sejam, vai se sentir melhor se puder fazê-lo.

    algumas configurações que sempre prezei no kde ainda não estão nas versões atuais da 4, e espero que até a 4.1 ou 4.2 tudo esteja disponível, para quem quer inovar, para quem quer manter o ambiente como tem usado nos últimos anos.

    quero muito o phonon…

    Ary (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 11:57 am

    Porque não utilizar no KDE uma dock estilo Mac OS X? Ficaria bem funcional e interessante. Na ‘mesa‘ ou ‘desktop‘ ou ‘área de trabalho‘ só colocaria os ícones essenciais.

    rafa,

    Parece que quem vai cuidar do Phonon agora é a Trolltech (Nokia), e não o projeto KDE. Não sei se o KDE ainda está vindo com o Phonon, mas sei que ele já está vindo direto na Qt a partir da Qt4.4.

    Assim não vai sobrar mais nada pra kdelibs fazer! haha

    há alguma vantagem para sair – atualmente – do kde3.5 para o kde4?

    haverá quais vantagens para sair do kde3.5 para o kde4.1?

    abs.

    Douglas (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 12:44 pm

    Usar um Desktop sem icones ao meu modo de ver é um tanto quanto estranho, mas vamos ver no que que dá.

    só espero que o projeto KDE não empaque e tenhamos todos que usar o Gnome, digo gnome!

    MaxRaven (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 12:55 pm

    Eu já não uso icones no desktop, removo os que vem por padrão, deixo tudo limpo, para abrir espaço para alguns temas do superkaramba.
    Para os programas que mais uso tenho uma barra que funciona semelhante como um dock, o resto chamo via menu K mesmo.

    “há alguma vantagem para sair – atualmente – do kde3.5 para o kde4?”

    No meu ver ainda não, tanto que uso o 3.5.9, mas estou ansioso para o KDE4 realmente sair, afinal, como dizem os membros da equipe KDE, esses KDE 4.x.x ainda não são o KDE4.

    Felipe (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 1:04 pm

    Concordo com o Douglas é estranho sempre usei icones na Desk mas em sempre uma primeira vez

    O KDE 4.0 já traz várias vantagens em relação à série 3.x, como visual mais moderno, sistema de widgets nativo, inúmeras melhorias de usabilidade, como navegação breadcumb no gerenciador de arquivos, agrupamento de arquivos por data, tipo (isso é bem útil, não consigo mais ficar sem isso..), e várias outras pequenas melhorias..

    O problema é que muitos aplicativos estão faltando, e várias partes ainda não estão prontas, então a experiência de usuários antigos do kde tem sido bastante ruim..

    A maioria dessas coisas que estao faltando vêm agora na versão 4.1, que vai ser lançada em julho se não me engano, mas quem quiser ver como está agora, o OpenSuse tem pacotes para a versão trunk. O Debian também tem pacotes experimentais para o kde4.1 (que inclusive estou usando no meu EeePC)

    Agora com relação à opções de configuração que ainda não existem no kde4, acredito que a maioria delas é extremamente dispensável. nunca usei o kde3 por muito tempo pois o mesmo tinha sérios problemas de usabilidade e um visual totalmente ‘cluttered’, embora sempre achei o Qt superior ao Gtk

    O legal dessa nova versão, é que o foco não é mais o mesmo “de desenvovedores para desenvolvedores”, mas sim na usabilidade, portabilidade e visual. E estão fazendo um trabalho muito bom na minha opinião

    “Usar um Desktop sem icones ao meu modo de ver é um tanto quanto estranho, mas vamos ver no que que dá.”

    ué, mas tem ícones sim, olha eles no screenshot :P

    Achei legal este conceito, só acho que a implementação pode melhorar bastante, pois uma caixa preta na frente do wallpaper é meio chato,,

    Mas imagine só, ao invés de tacar tudo no desktop como todo mundo faz, você colocar vários “widgets” desses de exibição de pasta mostrando as pastas que você está trabalhando agora. Aí quando você termina é só remover o widget, seu desktop não vai ficar aquela bagunça de arquivos de projetos espalhados..

    Para quem está curioso sobre o kde4.1, o Polishlinux sempre faz uns artigos bem legais:

    http://209.85.215.104/search?q=cache:cRY7V9uJHu0J:polishlinux.org/kde/kde-4-rev-790000-better-stability-and-performance/+site:polishlinux.org+kde+4.1&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br&client=firefox-a

    O site está fora do ar agora, mas tem no cache do google (as imagens estão ok)

    Fabio Ortolan (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 1:42 pm

    Eu usei o KDE 4 que vem no kubuntu e achei muito bonito e bastante fácil de usar ( os meus pais gostarma muito da facilidade de iniciar open office, firefox em dois cliques ), mas o problema é mais de das configurações, alguns erros como a falta de um botão que liga o modo admistrador, que deixa o sistema inconfiguravel.

    Eu já faz um tempo que não uso icones no desktop e acho que o ideal é este mesmo ( mesmo no windows eu evito o máximo de colocar icones no desktop ) acho que o menu K está muito bom e será possivel a eliminação dos icones no desktop.

    rafa (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 2:13 pm

    principais defeitos do kde 4.0.3:

    1. instabilidade
    2. falta de widgets: pouquíssimas opções
    3. ainda menos customizável que a versão 3.x.x

    principais qualidades:

    1. novo desenho, mais moderno
    2. dolphin fica perfeito, apesar de ainda instável
    3. k3b e ktorrent para kde4: detonam

    kde (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 2:38 pm

    As primeiras versões do kde 4 continuam imprestáveis, e este design ‘suspeito’ é difícil de engolir. E tem os bugs, não sendo possível imprimir em PDF com opções aceitáveis, não dá pra mudar o visual da barra de tarefas, o konqueror trava na maioria dos sites com flash…etc..etc..

    Melhor seria se eles lançassem uma versão 3.5.10 e continuassem o desenovlvimento da série 3.5, que não é 100%, mas pelo menos é mais usável que o atual kde 4x.

    Emanuell (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 3:38 pm

    putz, achei interessante, agora tirar a liberdade determos nossos icones na aréa de trabalho como queremos, fica complicado essa janelinha ai com icone so polui mais a aréa de trabalho…

    Wallacy (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 3:53 pm

    Não gostei muito da noticia. Os icones em plasmoides estavam indo muito bem, mesmo assim tudo depende de como for implementao pode ser interessante.

    Bem, estou usando o KDE 4.0.4 como desktop principal está indo muito bem!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 3:58 pm

    Uma coisa que senti falta no KDE 4.0 é que ainda não consegui importar minha playlist do amarok e os meus emails do kmail. E essa historia do pessoal do projeto falar KDE4 pra KDE 4.0 pra mim foi desculpa. Por que não falam “série 4″ como as outras aplicações? Tinham que mudar a nomenclatura só pra justificarem a 4.0 sair tão incompleta?

    Sobre eliminar os ícones, achei legal. O Windows XP tem essa opção, mas não foi bem aceita entre os usuários, embora eu prefira.

    pesantos (usuário não registrado) em 26/05/2008 às 10:17 pm

    Lembra o Windows 3.1

    os ícones continuarão lá para quem assim desejar, porém agora há a possibilidade de usar um plasmoid, ou vários, para guardar os seus ícones e diretórios. Essa aparência não é a definitiva, muito provavelmente será transparente, mas por enquanto segue o estilo do tema do plasma que está sendo usado, mas para quem tem o composite ativado o fundo pode ficar transparente desde já.

    Hoshi (usuário não registrado) em 27/05/2008 às 10:06 am

    Usei o KDE 4.0 por um tempo e não consegui ainda assumí-lo como meu Desktop padrão. Sempre fui um usuário de KDE, mas após o lançamento da primeira versão, voltei para o KDE 3.5. Eu estou apostando muito no projeto de desenvolvimento da série 4 do KDE, pra na minha opnião ainda o KDE 3.5 está melhor.

    Gostei muito mais do novo design, o tema é bonito, os ícones são interessantes, e os novos frameworks são promissores mas também concordo que ainda existem coisas que impedem o KDE 4.0 de se tornar um desktop padrão, claro que isso é o que eu penso.

    Só tenho medo de todo aquele carnaval sobre o “KDE 4″ ser um desktop a nível do Mac OS X ser uma grande mentira, mas de qualquer forma eu espero e aposto que não… :P

    Silvio (usuário não registrado) em 28/05/2008 às 1:17 am

    Tudo mundo estava achando que o 4.1 seria a versão estável para fazerem a mudança e assumirem a nova versão, agora o cara fala que algumas coisas só vão acontecer a partir do 4.2 (e ao que parece, se ele não gostar de algumas coisas simplesmente tira fora), diz que existe inúmeras modificações para serem feitas no futuro.

    Desse jeito não vai ficar instável nunca. Poderiam acabar o 4 e começar a criar projetos para um KDE 5.

    Não senti firmeza, as vezes da impressão que estamos vendo arte conceitual para um filme que vai ser criado num futuro distante, mas quero algo para usar já.

    O KDE 3 esta pronto, o Gnome esta pronto, o KDE 4 esta sendo desenhado? Não era versão final? Assim não tem usuário que aguente.

    Alexandre (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 11:11 pm

    Sim, o KDE sem ícones no desktop ficará tão utilizável quanto um IceWM modificado. Instalei e atrevi-me a usar o tal KDE 4, e concluí que a versão 3.5 é um ótimo ambiente. Espero que melhore! É bom lembrar que um visual bonito não garante produtividade, mas se conseguir unir as duas coisas, melhor, muito melhor!

    Acho que o time do KDE devia tentar entender como o pessoal do GNOME trabalha, atualizações semestrais mesmo que não sejam grandes, levou um ambiente que antigamente comparado ao KDE poderia ser considerado tosco e hoje pode ser considerado no mínimo agradável de se trabalhar.

    Fred (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 11:37 pm

    “pode ser considerado no mínimo agradável de se trabalhar.”

    Você está sendo modesto amigo!

    Alexandre (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 7:41 am

    “pode ser considerado no mínimo agradável de se trabalhar.”

    Foi o que eu disse, NO MÍNIMO…

    Fred (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 10:17 am

    Quando ele estiver na versão 4.5.9 eu dou uma testada, por enquanto não é páreo para o Gnome.

Este post é antigo (2008-05-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.