Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE 3.5.10 lançado

“A equipe do projeto KDE liberou uma versão de correção para a série 3.x de seu gerenciador de janelas. A versão 3.5.10 do KDE traz pequenas modificações no kicker, melhora na visibilidade de papéis de parede transparentes, acréscimo de botões com tema de flechas nos aplicativos que não os tragam, atualizações em algumas traduções, além de algumas correções no KPDF.”

Enviado por Josan Neves (jn_castrobrΘlinuxmail·org) – referência (caminhandolivre.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    pflynn (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 1:28 pm

    Gerenciador de janelas não ;-). Ambiente desktop. O KDE é muito mais do que um gerenciador de janelas, é uma suíte completa de aplicativos e componentes necessários para formar um ambiente desktop. O gerenciador de janelas é a parte de um todo que é o KDE.

    dk (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 4:56 pm

    não poderia haver noticia melhor, a não ser uma certeza de continuidade do projeto kde3 ou até um fork msm!

    Kool
    =)

    Curioso (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 6:41 pm

    Po querem mais divisão, os usuários estão sempre em processo de fork. Até concordo que as vezes é necessário e esta é umas das maiores virtudes do software livre, mas no caso do KDE não tem fundamento, ja não basta dividir esforços com o GNOME/GTK.

    A comunidade esta perdendo uma grande momento em que o Windows Vista esta fragilizado, esta com um conceito ruim com os usuários e a Microsoft esta apertando o cerco contra a pirataria.

    Temos um ótimo ambiente Desktop com o KDE 4.1, bonito, estável, poderoso, com efeitos 3D nativos, promissor e ainda sim leve. Quem fala mal é porque nunca usou, ou sua distribuição esta com problemas com o mesmo.

    Estou usando desde o seu lançamento e não tenho do que reclamar, claro que nem tudo são flores, existem bugs, mas nada que comprometa seu uso.

    Não sou purista, uso vários aplicativos GTK sem problemas, acho besteira não usar porque usa outra biblioteca gráfica, se o aplicativo é bom uso.

    Como o QT tem restrições comerciais, desenvolvo usando GTK2 sem nenhuma dor de consciência.

    Fanatismo por alguma coisa não leva a nada, apenas a discussões sem objetivo, nem tudo que é livre é melhor e nem tudo que é proprietário é ruim.

    Se o GNOME não se mexer…

    s (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 7:08 pm

    Se o GNOME não se mexer…
    Vai continuar ganhando pq em time q esta ganhando não se mexe.

    belverde (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 7:25 pm

    O gnome não é uma “suíte”, “ambiente de trabalho” ou como queiram chamar, ele é apenas um amontoado de coisas que não se integram entre si. Até tem alguma coisa que se salva lá… mas dá pra contar nos dedos… não tem nem como querer comparar com o KDE, mesmo com as versões mais antigas.

    Bel

    s (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 7:37 pm

    O gnome não é uma “suíte”, “ambiente de trabalho” ou como queiram chamar, ele é apenas um amontoado de coisas que não se integram entre si. Até tem alguma coisa que se salva lá… mas dá pra contar nos dedos… não tem nem como querer comparar com o KDE, mesmo com as versões mais antigas.

    Se o KDE que é uma “suíte”, “ambiente de trabalho” ou como queiram chamar fosse bom talvez nos eventos de software livre daria pra encontrar alguem usando.

    Revoltado (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 8:39 pm

    Fanatismo por alguma coisa não leva a nada, apenas a discussões sem objetivo, nem tudo que é livre é melhor e nem tudo que é proprietário é ruim.

    Eu não entendo a cabeça dessa gente, por qual motivo provocam tanto a comunidade SL usando palavras como “fanatismo”, “xiita”, “freetard”? Não existe fanatismo; existe uma filosofia seguida à risca, e problema daqueles que não gostam disso.

    Deixe-me dar um exemplo: quando você se candidata para uma vaga de emprego, é você que deve satisfazer os requisitos ou o empregador vai tratá-lo diferencialmente? Ou quando uma pessoa muda da religião A para B e começa a criticar a mesma dizendo que não concorda com os dogmas dela, quem está errado – a pessoa ou a religião? – ninguém colocou uma arma na cabeça dela para forçar a aceitá-la, assim como espera-se que o candidato ao emprego preencha os requisitos necessários para tal, o empregador não vai alterar a estratégia de contratação por causa de alguns.

    Resumindo: se quiser fazer parte da comunidade de SL pelo menos respeite os preceitos dela. Você tem o direito de discordar, mas os verdadeiros defensores do SL não mudarão de opinião por causa disso. Isso se chama coerência, que é algo muito diferente do termo “fanatismo”, o qual você e muitos outros usam com intenção de ofender os membros dessa comunidade.

    Wallacy (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 9:05 pm

    “Se o KDE que é uma “suíte”, “ambiente de trabalho” ou como queiram chamar fosse bom talvez nos eventos de software livre daria pra encontrar alguem usando.”

    O Windows possui 90% do mercado e por isso ele é o melhor?

    Sua logica é péssima!

    miranda (usuário não registrado) em 30/08/2008 às 9:46 pm

    “Se o KDE que é uma “suíte”, “ambiente de trabalho” ou como queiram chamar fosse bom talvez nos eventos de software livre daria pra encontrar alguem usando.”

    Se o camarada é ruim de contar imagina de lógica…
    Ele deve ter visto em alguma tribo uns 100 papa-capim usando Gnome agora ele ta achando que é o mais usado do mundo.

    cristo (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 4:11 am

    Essas correções são ótimas para o 3.5, contudo eu uso o 4.1 e para mim está mais que ótimo, pois meu desktop está bonito, integrado e com funcionalidades que realmente fazem diferença, com toda certeza este está sendo o melhor kde já feito.

    Por enquanto eu ainda vejo que falta muitas funcionalidades que o 3.5 oferece, mas de um forma ou de outra é uma questão de tempo, pois nem dar para comparar o 3.5 com o 4.1 em níveis de desempenho e integração.

    Mas dizer que KDE é ruim é porque nunca o usou na vida de verdade, para um usuário windows que vê um desktop kde, ele já percebe o impacto em termos de beleza e funcionalidade, e de um usuário GNOME para um desktop KDE, percebe que o KDE é muito mais bonito por natureza e que suas aplicações são mais rápidas e integradas, em matéria de execução.

    Mas cada um tem sua opnião.

    Ricardo (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 9:19 am

    KDE 3.5 -> Windows XP
    KDE 4.x -> Windows Vista

    Usuários resistentes a mudança, preferindo o antigo e mais estável (e mais feio), bla, bla, bla…

    Daniel (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 10:46 am

    Pra mim a luta entre os 2 é igual!
    http://www.google.com.br/trends?q=kde%2C+gnome

    Outra coisa… pq a comunidade Linux é tao xiita ao ponto de dizer que 90% usa Windows e nem por isso ele é o melhor?

    Ao meu ver, o melhor é aquele que satisfaz e procura resolver seus problemas de maneira eficiente! Se formos falar de estabilidade e tals… bugs, updates… todos nos usuarios openbsd, 10 anos e 2 falhas criticas na instalacao remota!

    Ora, se eu tenho uma aplicacao que so roda em Windows, entao Windows é melhor pra mim, se o cara é um administrador de redes, e acha a vida mais pratica no Linux, entao o Linux é melhor ue… ambos os sistemas e suites estao cheios de ferramentas e softwares pra isso!

    Cada um com a sua escolha! Seja livre! :D

    Wallacy (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 2:44 pm

    “Outra coisa… pq a comunidade Linux é tao xiita ao ponto de dizer que 90% usa Windows e nem por isso ele é o melhor?”

    “Ao meu ver, o melhor é aquele que satisfaz e procura resolver seus problemas de maneira eficiente!”

    Viu? Você mesmo respondeu sua pergunta. Se esse tipo de comparação é algo tão pessoal, não se pode dizer nunca que o mais utilizado é o melhor e ponto.

    cronnosli(Douglas) (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 5:42 pm

    Daniel:

    Pra mim a luta entre os 2 é igual!
    http://www.google.com.br/trends?q=kde%2C+gnome

    Outra coisa… pq a comunidade Linux é tao xiita ao ponto de dizer que 90% usa Windows e nem por isso ele é o melhor?

    Legal, será que algumas pessoas já ouviram falar de monopolio, propaganda massificada, estrategias escussas?

    santa paciencia, Windows melhor? será que você já parou pra pensar que tudo que eles fazem pra vender envolve acordos de bilhôes de dolares, enquanto o linux é escolhido por capacidade técnica?

    E alem da estratégia de entregar um produto ruim(propositalmente), apenas para forçar o usuario a migrar para uma futura versão?

    Por favor me poupe!

    cronnosli(Douglas) (usuário não registrado) em 31/08/2008 às 5:45 pm

    Ricardo
    KDE 3.5 -> Windows XP
    KDE 4.x -> Windows Vista

    É não é bem assim, se o KDE4 pegou a idéia de visual de alguem, do Windows é que não foi, tente ver uma máquina com o OS/X tiger e leopard e depois veja se vc vai continuar comparando o KDE com o Windows.

    Alem de que tanto as ultimas versões de qualquer SO, tem tentando se parecer mais com a WEB copiando em sintese o design da web como o uso do preto com brilho, uso de espelhamento de imagens, efeitos mais dinamicos etc…

    Ainda não testei o 3.5.10, mas vi pelo changelog que muitas das mudanças ocorreram no kicker, a “barrinha” do KDE. Se há uma coisa que eu queria que fosse resolvido é a questão da transparência no ambiente. Por exemplo, o suporte à composite (transparências, sombras, etc) no kwin3 é muito ruim. Para começar, quando ela é ativada o gerenciador de janelas deve ser reinicializado. Toda vez que é feita alguma modificação nas configurações do composite o gerenciador de janelas é recarregado.
    O mesmo ocorre no kicker, que não suporta – pelo que vi não corrigiram isto no último lançamento – composite. A transparência é feita na “força bruta”, a conhecida transparência fake – que é muito ruim. Para mim este era o único defeito do KDE3.

    No enlightenment a transparência em modo real funciona incrivelmente bem e é muito leve.

    cristo (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 1:18 am

    o DR17 e DR16 realmente impressionam em matéria de composição, eu vou instalar novamente o DR17, mas para estudar seu desenvolvimento e começar a colaborar.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/09/2008 às 8:55 am

    Uma difereça que vejo entre o KDE e o gnome é enquanto o KDE foca nas novidades, o gnome foca em estabilidade. Tem menos mudanças, mas é muito, muito mais estável.

    RJP (usuário não registrado) em 4/09/2008 às 10:39 am

    Não importa se é KDE ou Gnome o melhor; não importa se Ubuntu é o mais usado, Slackware é o mais hardcore, Gentoo o mais otimizado ou Debian o mais estável; não importa se usemos Firefox, Konqueror, Epiphany ou lynx.

    O importante é não usar Uíndous. E ponto final.

Este post é antigo (2008-08-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.