Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


INFO pergunta: Um dia a Receita vai ter versão Linux e Mac?

Entra ano e sai ano, é a mesma coisa: na hora do Imposto de Renda, a Receita só fala em Windows e… Java.

Tudo bem, linuxistas não precisam de ajuda nenhuma para descobrir que devem usar uma versão Java do IR para fazer sua declaração. Mas e aqueles milhões de pessoas leigas que compraram PCs baratos com Linux e nem desconfiam o que seja Java? Custa, em benefício delas, escrever versão Linux, da mesma forma que se escreve versão Windows na primeira página do IR para pessoas físicas?

Não vamos ser cínicos: nem todo mundo que compra desktops ultra-econômicos apela para versão pirata de Windows. E quem não apela não deveria ser obrigado a fazer um PhD em sistema operacional para poder pagar imposto.

A turma do Mac costuma ser mais descolada. Também pode descobrir por conta própria que precisa de uma versão Java. Mas, em benefício da simplicidade, que tal escrever lá, na primeira página da Receita: versão Mac?

Não é preciso ser um Jakob Nielsen para perceber que o site da Receita precisa fazer um esforcinho de usabilidade. Este ano, em vez de avanço, tivemos um retrocesso: o fim das declarações online. Justamente agora, em pleno boom dos aplicativos online, a Receita resolveu andar para trás nessa área.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Antônio José (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 4:43 pm

    Que bobagem é essa de fazer versão para linux. Java está aí para isso, se querem criticar, critiquem o fato de ter uma versão em windows, não exigir uma para linux. Para que ficar mantendo duas, três ou mais versões do mesmo programa? tem que ser mais coerente e ter apenas uma, em java e ponto final. Totalmente sem sentido esse artigo.

    a (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 4:55 pm

    Que bobagem é essa de fazer versão para linux. Java está aí para isso, se querem criticar, critiquem o fato de ter uma versão em windows, não exigir uma para linux. Para que ficar mantendo duas, três ou mais versões do mesmo programa? tem que ser mais coerente e ter apenas uma, em java e ponto final. Totalmente sem sentido esse artigo.

    concordo plenamente :D, se tem uma coisa q sabem fazer bem neste pais ‘e cobrar impostos.

    marcelovborro (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 5:01 pm

    Antônio leia o texto completo ao invés de somente o título. Existe versão java Linux, windows e mac (sim apesar de ser java, existem versões específicas assim cada instalador pode ter um bug diferente), mas apenas a versão windows(não java) conta com link na primeira página. Este é o assunto do texto e não a falta de versão para uma ou mais plataformas.

    Mas o que realmente preocupa é a falta de organização (competência) do grupo que desenvolve estes aplicativos da Receita Federal.
    Por exemplo a versão Java Linux apresenta um bug no instalador que é incapaz de detectar a versão correta do java instalado na máquina.
    Até ai, tudo bem é um bug que pode acontecer.
    O que revolta é que este mesmo bug foi identificado na fase beta e os desenvolvedores foram avisados pelo colega Manoel Pinho e houve a incompetência típica do funcionalismo público brasileiro. O bug ainda está presente em todas versões Linux.
    Não foi falta de testes, não foi falta de avisos por parte da comunidade. Foi falta de competência mesmo.

    O único jeito de instalar o IRPF 2008 foi usando o arquivo zip e descompactando manualmente.

    Porque não abrem o código ou pelo menos parte dele, mantendo somente algum mecanismo verificador de autenticidade fechado? Com o código aberto, patches podem ser propostos, daí caberia aos desenvolvedores apenas aceitar ou não as correções.

    Ainda não acostumei com o login (ou a falta dele) no wordpress :-)

    Hehe eh a Sandra Carvalho da Info já foi muitas vezas açoitada por causa de seus leitores não entenderem suas figuras de linguagem……Mas no geral já estou acostumado com a omissão de informaçõe referente a compatibilidade com o Linux, como por exemplo

    http://andrenoel.com.br/2007/12/18/voce-compraria-um-computador-com-monitor-nao-compativel/

    ou

    http://www.submarino.com.br/games_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=12&ProdId=21248695&ST=SR

    Meio off…

    tiaggs, tem certeza que o DVD de instalação do ET é o mesmo pra Linux e Windows? Eu acho que não.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-73407022-_JM

    http://www.tuxgames.com/details.cgi?&gameref=137

    cppware (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 6:19 pm

    O Java não é a salvação da humanidade. Deveria, SIM, haver uma versão compilada para Linux.

    Ou isso, ou uma aplicação WEB para fazer imposto de renda.
    Agora, obrigar o usuário a instalar uma versão específica da máquina virtual Java (da Sun) para rodar uma aplicação, é dose. Isso é o cúmulo do absurdo, da falácia Java de portabilidade. Tudo bem, a aplicação é portável, mas é necessário instalar uma máquina virtual. Uma redudância!

    Pra piorar, quem REALMENTE tentou fazer a declaração do imposto de renda no Linux este ano, enfrentou o sério problema (um bug) constante no programa: embora a versão mais atual da JVM estivesse instalada, o programa dava erro na hora da instalação.

    Concordo plenamente com esse post. E quero que os críticos a esse post COMPROVEM QUE INSTALARAM O PROGRAMA DA RECEITA NO LINUX SEM NENHUM PROBLEMA. De fato, como as coisas estão, pobre usuário leigo…

    Yeah (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 6:46 pm

    Deveria só ter um link na página explicando como instalar no linux e mac, versão compilada é perda de tempo se a em java faz a mesma coisa.

    luiz (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 6:58 pm

    se fizessem uma versão que funcionasse eu ja ficaria feliz

    suhanko (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 7:13 pm

    Eu preferiria que exsitisse apenas a versão multi-plataforma em java, pois assim se não funcionar bem em um, também não funcionará em outro. De qualquer forma, instalei o programa sem nenhum problema no opensuse 10.2.

    foobob (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 8:59 pm

    “O único jeito de instalar o IRPF 2008 foi usando o arquivo zip e descompactando manualmente. ”

    Oh, que dificuldade para o usuário leigo! Ao invés de clicar em um link web e um programa começar a rodar — como ele já está tão acostumado depois de milhões de malware — agora ele precisa baixar um zip, clicar nele com o botão direito e escolher “Extrair aqui”. Claramente uma tarefa ingrata e absurda. Já evoluímos da linha-de-comando, não deveríamos agora já ter passado por essas tarefas manuais por completo? O que o usuário realmente espera é um botão mágico, que interpreta suas ondas cerebrais para fazer exatamente o que ele deseja…

    E quero que os críticos a esse post COMPROVEM QUE INSTALARAM O PROGRAMA DA RECEITA NO LINUX SEM NENHUM PROBLEMA.

    Eu não critico o post, muito pelo contrário, concordo com o artigo e os comentários!

    Só que instalei sem nenhum problema o programa em ao menos 3 máquinas diferentes com Ubuntu 7.10 e nada além do Sun JRE 6 padrão dos repositórios.
    O que é decepcionante mesmo é o bug que não permite imprimir coisa nenhuma, e que já acontecia na versão 2007. Isso acho mais grave ainda, pois depois de ter instalado e preenchido tudo, o infeliz vai tentar imprimir seu DARF na última hora do último dia…

    José Luís (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 9:11 pm

    Venho defendendo o uso da versão Java há algum tempo, afinal, melhor fazer uma ÚNICA versão bem feita do que ficar fazendo remendos “meia-boca” como marcelovborro comentou e depois dizer que “é porque há várias versões”

    Realmente diminuiria muito o número de pedidos de suporte se colocassem links direcionando os usuários para versões Mac e Linux no site da Receita. Mesmo que todos os links apontassem para a mesma versão em Java… ;-)

    sem@email.org (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 9:14 pm

    O que a RF poderia fazer eh liberar um “diagrama” oficial de como deveria ser um programa feito para Linux para ter as mesmas funcionalidades que a versao para Windows. Assim sendo,a comunidade Linux poderia criar uma versao compativel e OPenSource. O codigo deveria ser doado para a RF que o homologaria (ou nao) para distribuiçao a partir do site da RF – alias, EU SO BAIXARIA UM PROGRAMA PARA FAZER DECLARAÇAO DE IMPOSTO DE RENDA DO SITE OFICIAL DA RF, COM DIREITO A MD5SUM ETC.

    Esta nas maos da RF levar o acima mencionado em conta ou nao e nas maos da comunidade Linux e FS escrever o programa.

    José Luís (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 9:20 pm

    E quero que os críticos a esse post COMPROVEM QUE INSTALARAM O PROGRAMA DA RECEITA NO LINUX SEM NENHUM PROBLEMA.

    Sou a favor desse post, visto que ele, ao meu entender, não trata sobre versões nativas, mas sobre usabilidade no site da Receita.

    De qualquer forma, o problema na instalação não foi com todos… Não sei como lhe provar, simplesmente baixei os arquivos IRPF2008linuxv1.0.bin e ReceitanetJava2008_01linux.bin, dei-lhes permissão de execução (botão da direita > Propriedades) e cliquei duas vezes em cada um deles.
    Pronto! IRPF2008Java e Receitanet2008.01 instalados sem problemas num Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon). ;-)

    foobob (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 9:27 pm

    BTW, aposto que se fosse em Python ninguém reclamava. Não que eu morra de amores por java…

    José Luís (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 9:40 pm

    O que é decepcionante mesmo é o bug que não permite imprimir coisa nenhuma, e que já acontecia na versão 2007.

    Concordo! Mas pode ser contornado. Só que acho meio vergonhoso (para a Receita) que o problema precise de um workaround e, ainda por cima, descoberto pela comunidade!

    O programa de instalação do IR2008 dá problemas nas versões de JVM superiores a 1.6.3, por conta de um bug para detectar a versão. Quem estava com uma versão igual ou inferior (não sei se na 1.4.X funcionaria) instalou sem problemas, deve ser por isso que em algumas distribuições essa etapa encerrou sem dar problemas. Depois de instalado o programa roda com qq versão do Java.

    Eu dectei mais 2 bugs, um é o problema de impressão (já comentado aqui) e outro são algumas janelas de alerta que vêm em branco.

    Acho que o pedido de ter chamada na página principal da Receita seria um bom marketing para o Linux, no entanto, acho muito mais importante que os outros programas também sejam portados para Java. Eu, por exemplo, precisei do “Ganhos de Capital” que existe só na versão windows, ainda bem que ele funcionou no WINE. (tb acho que só deveria existir a versão em Java).

    hauaha, se o problema são os usuários dos computadores baratos com Linux, não se preocupem: eles provavelmente não pagam imposto de renda! hauahua

    Mas, infelizmente (já que eu não gosto de aplicativos que rodam dentro de um navegador) o verdadeiro conceito de um aplicativo multiplataforma é aquele que rode dentro de um navegador (desde que baseado em padrões definidos, nada de flash ou java applets). Softwares que rodam no cliente sempre terão este problema de compatibilidade. Java pode até ajudar, mas não resolve, já que determinados programas simplesmente se recusam a funcionar em determinadas versões da máquina virtual (como foi o caso?).

    Agora, será que é tão difícil criar um software que seja, no mínimo, portável para vários sistemas? Estou falando em usar algo do tipo “escreva uma vez, compile em qualquer lugar”, como é Qt4 ou Lazarus (pascal), ou sei lá o q… Mas no Brasil tem-se a cultura de utilizar-se ferramentas proprietárias (MS, Borland), que são extremamente não portáveis (como .net, que é supermultiplataforma, rodando em 9 versões do windows).

    É fato que não é preciso ser java para ser multiplataforma. Qt4 hoje em dia funciona em Linux, Windows e Mac (sem falar que funciona nos *bsd’s também). Aí é só distribuir uma versão para cada SO (o que não é tão difícil, né?). Não precisa nem colocar o programa na árvore do ports do FreeBSD, basta distribuir um binário para cada um… hauahua

    Problemas de compatibilidade entre bibliotecas? Distribui tudo com Qt (ou qualquer outra lib necessária, como se faz no Windows) linkado estaticamente.

    Ou então, como disse o colega acima, que trabalhem SOMENTE numa versão em java, que seja realmente testada em todos (a maioria) dos sistemas operacionais do mercado, o que daria muito menos trabalho do que eu disse acima (é que eu não gosto muito de java… hauahau).

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 10:52 pm

    Além do IRPF existem mais uns 3 programas da receita que foram portados pra Java.
    O que eu entendi da matéria não é a crítica por ter sido feito em Java, mas o fato de estar escrito: Versao “Windows” e Versão “Java”.
    Porque em um programa fala o nome do sistema operacional e no outro fala o nome da linguagem?

    José Luís (usuário não registrado) em 1/05/2008 às 11:29 pm

    Porque em um programa fala o nome do sistema operacional e no outro fala o nome da linguagem?

    Exato! Acho que esse é o ponto em questão.

    Quanto às aplicações online (como o IRPF Simplificada Online, descontinuada esse ano), concordo com tenchi que são o futuro. Há até uma versão web do programa de CNPJ!
    Claro que há considerações de ordem prática a fazer, como deixar o contribuinte começar a preencher a declaração hoje e continuar amanhã, mas creio que declarações online evitariam, inclusive aquela loucura de downloads (programa + receitanet) e incompatibilidade, as declarações de IRPF de anos anteriores só podem ser transmitidas pelas versões mais recentes dos aplicativos correspondentes…

    MaxRaven (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 12:26 am

    “E quero que os críticos a esse post COMPROVEM QUE INSTALARAM O PROGRAMA DA RECEITA NO LINUX SEM NENHUM PROBLEMA”

    Não criticando o post, até pq em principio concordo que deveria haver links com os devidos nomes para o SO correto, mas instalei o programa de primeira no GoblinX, fiz minha declaração, enviei e já até gastei o $$$ da restituição :p, simples e sem precisar de gambiarras, nem sabia que tinham tido tantos problemas com o programa.

    Sempre usei o sistema online deles, uma pena que descontinuaram, senão teria usado novamente, acho até que deveriam logo é migrar tudo para a web.

    maxwell (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 1:21 am

    instalei sem problema nenhum aqui… utilizando java-6…

    Ricardo Correia (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 8:04 am

    A única coisa que deveria existir seria uma versão Java pura, para rodar em qualquer S.O. ou mesmo uma versão para cada tipo de plataforma, isso ja resolveria. O que não da pra falar é que foi culpa do Java, porque foi feito em Java ou porque não fez em .Net ou com QT ou GTK ou M…., o que deveriam falar é que quem fez projetou, quem Testou não fez 100% por isso tivemos esses problemas, em relação ao pessoal que compra máquinas com Linux é outra realidade a maioria formata as maquinas e instalam o Windows XP pirata, então isso não é problema levando em consideração que a maioria dos usuarios Linux, são intusiastas, estudantes, profissionais da área, desenvolvedores, etc.
    Acho que o pessoal deveria refletir mais antes de ficar tentando falar mal de alguma plataforma, não sou desenvolvedor Java e nem mesmo programador, mas até hoje não conheci linguagem tão fantastica, pena que muitos não compreendem a sua imensidão. Também não é a toda que muitas linguagens e plataformas surgiram após o bum do Java, mas não conheço muitas instituições que usam um alto poder de processamento usando Windows e .Net em serviços dedicados. O que vejo é Java, Oracle, Unix, Linux, Cobol e assim vai. Então acho que o erro nesse caso não foi do Java e sim dos desenvolvedores do Programa.

    Alagoano (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 9:14 am

    RESPEITO, aos funcionário do setor publico.
    Tratá-los, de modo geral, como incompetentes é no mínimo um despautério.
    Sr. marcelovborro, por causa de erros dos desenvolvedores da Receita no desenvolvimento do sistema IRPF2008, mesmo assim, não podemos chamá-los de incompetentes. Sou funcionário público há quase 20 anos e me envergonho com pessoas como vc que trata um concursado como tal.
    Incompetente é quem não sabe a resposta para resolver questões e acha que “atirando” pra todo lado ajudará a solucionar problemas.

    Ivan (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 9:43 am

    Tentei instalação do IRPF2008 no Ubuntu, Kurumin NG, Mandriva e Puppy Linux… nenhum rodou por aqui. A solução foi instalar o Windows 2000 e preencher os dados e envia-lo normalmente, sem nenhum passo de configuração extra, ou instalação de java ou JVM.
    A dificuldade para instalar programas e compatibilidade com hardware, são problemas reais no Linux.
    A solução deste problema seria preenchimento do IR via online, como serviços web 2.0.

    irpf (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 9:50 am

    O problema de impressão é do java e não do programa da receita. Tente imprimir qualquer outra coisa de uma aplicação java. O bug apareceu a partir de uma versão específica da jvm e tem a ver com o locales que você tá usando também. Eu não tenho um apontador para indicar agora, mas procurem por erros conhecidos da jvm e sua distribuição e irão encontrar uma maneira de contornar isso.

    Quanto ao programa, eu não tenho dúvidas que o melhor seria a receita abrir de vez o código e hospedar um repositório com os fontes disponíveis pra quem quisesse estudar e contribuir de volta. Infelizmente a visão desse povo é muito limitada e focada em mitos de uma pseudo segurança de percepções ao invés de baseada em fatos. De qualquer maneira, se querem continuar da forma que está tudo bem, o que não dá é não indicarem afinal o formato (ou diagrama como alguém disse acima) em que querem os dados e documentarem o protocolo para transmissão.

    No caso do formato dos dados, acho que até já li em algum lugar que isso já tinha sido documentado e colocado a disposição, então a falha pode mesmo ser minha. Só não tenho certeza se a situação é realmente essa.

    Paranaense (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 9:59 am

    Alagoano,

    Se o software distribuído pela Receita fosse um produto vendido, tenho certeza que a Receita iria a falência e teria muitos processos por parte dos clientes. O software distribuído não atende a requisitos mínimos de qualidade. É perceptível a falta de cuidado (ou mesmo amadorismo) em alguns dos seus aspectos. É claro que sabemos que não são todos os funcionários públicos incompetentes, mas se não acharmos incompetentes quem arquitetou/programou o software cliente da receita teríamos que pensar que eles foram negligentes com a questão da qualidade, o que ao meu ver seria pior. O que pensamos do “fabricante” do software da Receita é o que pensaríamos de qualquer “fabricante” de qualquer produto. A diferença é que a iniciativa privada não pode se dar ao luxo de cometer os erros que a iniciativa pública comete (e com muito mais recursos) diga-se de passagem.
    Enquanto o setor público adotar um sistema administrativo que permita que este tipo de software chegue ao cidadão, ou ele será incompetente ou negligente.

    henry (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 12:27 pm

    Lastimável… hahahhahaaha

    Só pq um usuário advanced-gold-power-ultra-mega-arrogante não conseguiu instalar o programinha do IRPF (pq provavelmente não leu as instruções do site) ele quer que quem conseguiu comprove… Vou fazer um videozinho e postar no youtube. :D :D :D

    devnull (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 1:20 pm

    Ninguém falou mal da linguagem da Sun, então porque os fãs da linguagem mais afoitos perdem tempo defendendo?

    Coisas importantes:

    - O problema não é se existe várias versões do programa e sim a falta de instaladores decentes (um para cada plataforma, nada desse negócio de arquivo zip, quanto mais automatizado, menos problemas). Mesmo que seja a mesma aplicação em todos, os instaladores devem ser adequados para cada E funcionarem mesmo, sem “soluções de contorno”.

    - Depender de uma máquina virtual é muito ruim. Lembre-se que IR é feito por gente em todo o país, mesmo aqueles que tem uma linha discada mambembe no interior aonde não tem nada, então exigir downloads gordos é atender muito mal o usuário.

    - Pessoal de Mac não faz IR, tem dinheiro de sobra para pagar um contador que usa Windows :)

    theneus (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 1:40 pm

    Poderia criar a versão on line ajax WEB 2.0 esse programa…

    Rodrigo (usuário não registrado) em 2/05/2008 às 7:42 pm

    Não entendi esse post, será que um usuário que nao consegue instalar um programa em JAVA por desconhecer o que é, conseguirá instalar um binário linux. Ainda mais que pra isso seria preciso fazer um respectivo rpm, deb ou tgz compatível com o sistema(ou genérico). Ou até mesmo um pacote em shell script que ajudaria mais…

    Mas o mais engraçado que depois de tantos anos com a versão em Java o pessoal ainda reclame que não conseguem instalar, sem falar com os diversos tutoriais espa lhados pela net…

    Isso realmente é lastimável…

Este post é antigo (2008-05-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.