Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


iG Tecnologia: Polícia francesa troca Windows por Linux

“Gendarmerie Nationale” irá adotar o Ubuntu como sistema operacional em seus 70.000 desktops

A “Gendarmerie”, força policial militar francesa, anunciou um programa de migração de sua infra-estrutura de TI do Windows para o Linux. A decisão é o próximo passo em um programa que iniciou em 2005 com a adoção de um conjunto de aplicativos de escritório Open Source (o OpenOffice.org) rodando sobre plataforma Windows, e prosseguiu em 2006 com a adoção do Mozilla Firefox como navegador padrão.

Os 70.000 desktops da organização atualmente rodam o Windows XP. A migração será gradual: o Linux entra em cena sempre que for necessário substituir uma máquina que roda o Windows. A expectativa é de substituir entre 5 a 8 mil máquinas Windows por equivalentes com Linux em 2008, e de 12 a 15 mil nos próximos quatro anos, com a meta de que todos os desktops estejam rodando o sistema operacional até 2014. Novos computadores adquiridos durante este período já entrarão em operação com Linux.

O sistema operacional escolhido é o Ubuntu. Segundo Nicolas Geraud, diretor de TI da Gendarmerie, os motivos para a migração são a diversificação de fornecedores, para que a estrutura não fique nas mãos de uma única empresa, o domínio tecnológico sobre os softwares utilizados e a redução de custos. Em 2004, a organização adquiriu 13 mil licenças para conjuntos de aplicativos de escritório. Mas desde a migração para soluções livres, há três anos, o número diminuiu para 27 licenças, uma economia significativa.

Mais detalhes na notícia do iG Tecnologia.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-01-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vai ser uma autêntica “Tropa de Elite” quando eles usarem somente linux :-)

    O que mais me agrada nessa onda de organizações movendo para Linux é que está sendo criada uma base significativa para que num futuro (não muito distante espero), aqueles pequenos desenvolvedores que ficam fazendo aqueles pequenos programinhas (geralmente em VB) que são vendidos nas prateleiras dos supermercados, tenham mercado para desenvolver essas mesmas pequenas ferramentas para Linux (com kdevelop?) e assim aos poucos mudamos a cultura mundial que o monitor dos computadores é uma “janela” para o virtual. As pessoas ja poderão ver o monitor com “as portas para o conhecimento” (The Doors). ;)

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 31/01/2008 às 11:13 pm

    Aqui no Paraná a polícia militar utiliza, um amigo meu policial relatou que o computador do destacamento onde ele trabalha tem Linux, dai ele me disse que é diferente, e que fica ligado direto e nunca apresenta problema, dai eu até expliquei para ele como usar o uptime, para ele ver quanto tempo fica ligado sem parar.

    :D

    Anonimo (usuário não registrado) em 1/02/2008 às 10:12 am

    Não! vai ser 7R0P4 D3 31EETE! :-)

Este post é antigo (2008-01-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.