Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hans Reiser leva policiais ao cadáver de sua ex-esposa

“Segundo o OSNews, Hans Reiser – criador do sistema de arquivos ReiserFS e recentemente considerado culpado pelo assassinato de sua ex-esposa Nina Reiser – levou ontem a polícia ao local em que estava o cadáver desaparecido de sua ex-esposa Nina, 2 dias antes da data marcada para sair sua sentença por assassinato.

O desenvolvedor, que proclamava sua inocência desde o princípio do caso, em 2006, aceitou mostrar a localização do corpo em troca de uma redução de sentença. Ele também teria admitido que a estrangulou após uma briga, segundo a cobertura da imprensa internacional.

O corpo estava a menos de 1km da casa em que Hans Reiser residia e onde Nina Reiser foi vista pela última vez com vida. Consta que o desenvolvimento de ReiserFS vai continuar, mesmo sem Hans Reiser.

Leia também a notícia do mês passado, que provocou diversos comentários incrédulos de leitores: “Hans Reiser se oferece para indicar onde está o corpo de sua ex-mulher em troca de redução de sentença“,”

Enviado por Helge Panzer Kampfwagen – referência (osnews.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tag (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 10:26 am

    “O corpo estava a menos de 1km da casa em que Hans Reiser ”

    A busca então foi rápida o objeto estava perto e o braço do HD não precisou fazer muito esforço, otimo sistema de arquivo.

    jotaB (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 10:29 am

    Deve diminuir sua sentença, mas nem tanto: de 25 anos a perpétua para 15 anos a perpétua. Se fosse no Brasil, acabaria em pizza, porque ele cumpriria provavelmente apenas um sexto da pena e sairia numa boa. Mas nos EUA a coisa é diferente. Anyway, acho que a vida do cara está acabada.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 10:46 am

    Eu ainda tinha uma esperança que podia não ser ele.
    O tanto que vai reduzir de pena eu não sei , mas pensando bem.
    Pelo menos ela vai ter um enterro digno.

    APT (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 10:47 am

    para desespero dos freetards não foi a MS que mandou matar,foi a teoria mais ridicula que eu vi.

    ele é uma pessoa doente e burra.

    AAPT (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:05 am

    E logigo que isso tem dedo da microsoft

    AAPT (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:05 am

    E logico que isso tem dedo da microsoft

    Acabo de ler a notícia na Wired (Wired: Hans Reiser Leads Police to Nina’s Body), sem nenhuma estupefação, pois já o considerava, dadas as muitas evidências, o assassino (tinha dúvida sobre se material e / ou intelectual, no contexto criminal. Nós temos um vezo terrível de nos autoproclamarmos “diferentes”; a igreja reforça todos os dias esta “diferença”. No contexto de tecnólogos e assemelhados, como nós de TIC, isto assume um ar de arrogância extrema. O Hans é um ser humano como outro qualquer. Tem desejos e necessidades atavicamente primatas (humanos?). Sentimentos desagregadores como ciúme, ódio, inveja, etc., são sentimentos humanos e não são exclusivos dos “mortais”. Há pouco tempo atrás, uma funcionária da NASA viajou milhares de quilômetros utilizando tecnologia para vôos espaciais, como um macacão que retém fluidos corporais, para não precisar fazer paradas, por exemplo, só para assassinar uma rival. Simples assim! Isto parece corroborar a tese dos humanos como animais – nós da TIC somos humanos que sabem – ou o deveriam – operar um computador – nada que nos dê o santo graal. Tem, na reportagem da Wired, uma foto da senhora Nina, com um ar bastante simpático e afável. Lamento por ela.

    Truco (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:20 am

    Isso tem sim dedo da Microsoft!

    Não foi a toa que o Bill Gates se “aposentou” agora.
    Ele esperou o momento oportuno para sumir do mapa!

    fernando (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:21 am

    Eu já sabia!!!!!! ele matou a mulher por que ela estava tendo um caso com o NTFS no seu laptop!!!!!!!!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:22 am

    Bom, vê-se que a condenação tinha méritos e não foi dada ao acaso. Pelo menos agora vai cumprir pena pelo crime que cometeu.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:43 am

    O que realmente me assusta é a quantidade de pessoas que não usará mais o ReiserFS devido a esse fato, conforme já mostrado em outros tópicos aqui do BR-Linux.

    “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupuidez dos homens. E quanto a primeira não tenho bem a certeza.” (Albert Einstein)

    Eu tenho a impressão de que a quantidade de pessoas que hoje usam o ReiserFS e passarão a não mais usá-lo devido a um julgamento moral pelo comportamento do seu autor é pequena. Vi poucas manifestações neste sentido, e não sei dizer se estas pessoas usavam o ReiserFS antes disso.

    Creio que a maior razão de o uso do ReiserFS estar claramente declinando é a redução das instalações de Linux em que este sistema de arquivos é oferecido como a opção default.

    Animal-X® (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:52 am

    Eu já nem usava mais o ReiserFS, depois que descobri o JFS que além de ser muito mais rápido e confiável, pra mim o resto é resto!
    Hoje uso somente Ext3 e JFS.
    Quanto ao Sr. Reiser, esse aí já era! Uma desgraça para a sociedade e uma mancha negra para o mundo do SL. Que seja executado na cadeira elétrica!

    ONavegante (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 11:53 am

    Ao invés de prisão perpetua, a justiça americana poderia obrigar e ele dar suporte no FAT32 e no NTFS da Microsoft durante o resto da sua vida. E sem chance de condicional. Isto seria melhor do que perpetua, para ele poder pagar por um ato tão barbaro.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 12:01 pm

    Como faz falta um bom advogado, mas acho que o problema é que o Danny Crane advoga em Boston, o Alan Shore tbm, senão eles teriam dado um jeito.

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 1:11 pm

    Considero muito sem lógica pessoas deixarem de usar o file system por conta disto. Seria quase a mesma coisa de deixar de ouvir as músicas do Michael Jackson por ele ter tido relações sexuais com crianças. Ninguém pode negar o fato de ele ser considerado um dos maiores ícones (se não o maior) do pop mundial.
    No caso do Reiser, ter criado um file system com qualidade.

    João Marcus (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 1:27 pm

    Alguém deveria fazer uma lista de pessoas que contribuíram de alguma maneira para a sociedade, e que cometeram um ou mais crimes. Isso seria altamente interessante.

    Rudá (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 1:44 pm

    O que me assusta é ver algumas pessoas que comentam aqui , defenderem o cara só porque ele é “da comunidade de software livre” (logo não pode cometer crimes). No sentido de que algumas pessoas estão pré-dispostas a “perdoar” esse tipo de atitude porque “ele é um hacker e amigo da comunidade, sua mente é diferente das pessoas comuns”.

    chmod000 (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 1:59 pm

    O cara é inteligente de tal forma que ficou doido. Acabou fazendo uma enorme m…

    Mas concordo que deixar de usar o FS dele porque ele cometeu um crime, é mais maluquice ainda.

    Henrique (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 2:12 pm

    Allan Turing, por exemplo, considerado pai da computação moderna, considerado herói de guerra pelos esforços ao decifrar as mensagens da ENIGMA nazista, logo após foi considerado um criminoso – era homossexual. Foi preso e se matou com uma maça envenenada na cadeia.

    Só para citar um exemplo de um grande nome da computação que também foi parar na cadeia – mais por preconceito da época do que por um motivo mais forte como o do Sr. Reiser, obviamente.

    Uma grande pena, mas, já que o cara é doido que pague e pague caro!

    João Marcus (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 2:14 pm

    Ah, sim e só pra ficar bem claro, bem claro mesmo: O que eu disse não deve ser compreendindo como: “Ah, mas ele deu uma contribuição para a sociedade, então tudo bem”.

    Eu quis dizer justamente o contrário, pois, a contribuição dele para a comunidade open-source nada tem a ver com o crime que ele cometeu. O crime foi absurdo, e ele deve pagar caro por isso. Um crime desses é suficiente para mostrar que um criminoso não possui uma estampa no rosto para fácil identificação: pode ser aquele cara genial do seu lado. E é isso que seria interessante em um documentário intitulado “Os gênios criminosos”.

    Deixxar de usar o ReiserFS? Vejam a diferença:
    Se fosse proprietário, certamente faria sentido o sistema ser abandonado por muitos, por n considerações éticas ou comerciais.
    Mas, por ser aberto, tudo de BOM que o trabalho do Reiser legou à comunidade, a todos nós, toda a humanidade, pode ser tocado adiante, modificado, aperfeiçoado, livrar-se de heranças negativas e gerar novos frutos, porque pertence a todos. Isso é o que significa Software Livre!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 3:48 pm

    Pois é, HNeto.

    Agora cadê a comunidade pra manter o bagulho?

    InfoWorld: ReiserFS vai continuar, mesmo sem Hans Reiser

    foobob (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 5:44 pm

    Boa, ONavegante!

    JLAR (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 9:35 pm

    Pois é… e defendiam o “semvergonho” aqui no Br-linux!!!

    Isto está me cheirando a dor-de-corno das bem clássicas.

    JLAR (usuário não registrado) em 8/07/2008 às 9:37 pm

    Morvan:

    decididamente, VC NÃO EXISTE!!!!!!!

    Yoda (usuário não registrado) em 9/07/2008 às 5:33 pm

    Pessoal… foi apenas um desequilíbrio psicológico do cara. A mulher dele o traiu com um “amigo” e enveredou pelas drogas. Quantas notícias já sairam de pais que matam os filhos, que os prendem e fazem outras atrocidades porque não os aguentam por causa da droga? Seria no mínimo estranho o Heiser não fazer nada.
    Infelizmente a vida é assim. Colhe-se o que se planta. A mulher dele colheu a morte porque plantou a discórdia. Ele colheu a cadeia porque plantou um casamento ruim e um relacionamento com pessoas que não valiam nada, vide a vida pregressa do “amigo”.
    A vida é feita de causa e consequencia. Vai de cada um repensar bem seus atos. A “dureza” da lei pode até reprimir e fazer o assassino pensar duas vezes, mas não o impede quando ele atinge o nível de “não ter nada a perder”. Foi o que aconteceu com o Heiser.

    Em relação ao FS dele, eu o utilizo há muito tempo e vou continuar usando. Se não sair a versão estável do reiser4, eu fico com a anterior. O sistema é MUITO bom e não sabe o que tá perdendo quem deixa de usar.

    Alex (usuário não registrado) em 10/07/2008 às 4:48 pm

    Segundo o Augusto Campos, o motivo pelo qual o uso do ReiserFS está diminuindo é que ele não está mais vindo como padrão nas últimas distribuições. Mas porquê não está mais vindo como padrão? O “Open”Suse Foi uma das primeiras distros a mudar o padrão para Ext3. Um assassinato muda a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia, isso é humano. Alguém mencionou Michael Jackson: Ele ainda faz o mesmo sucesso de antes? Isso não é muito racional mesmo, mas, quem disse que ser humano é apenas ser racional? Ser humano é muito mais (e muito menos) que isso. Emocionalmente, não me sinto inclinado a usar mais o ReiserFS. Nas últimas instalações de distros que fiz (sou um beta-tester quase compulsivo) não escolhi ReiserFS bastante consciente de que esta não era uma escolha racional, mas um tributo à mulher assassinada: Se depender de mim, vai não há necessidade de continuar a desenvolver: ext3 atende muito bem às minhas demandas. Não é tão forte a ponto de eu fazer campanha pela não adoção do ReiserFS. Mas me ocorre que até a menção do nome do cara me faz ter repúdio pelo seu ato. É um gênio? É não. É só um geek que fez um FS. E um geek assassino, o que muda tudo. Se RMS matasse alguém, toda a idéia do SL sofreria um abalo, e não por motivos técnicos: Por detrás das estruturas de dados e algoritmos, existem pessoas, que têm razão e sentimentos. Os meus rejeitam Reiser e tudo o que veio dele. Não advogo isso, mas é visceral em mim, tenho que fazê-lo. E se tenho alguma capacidade de prever o comportamento humano (sou psicólogo), acho que o ReiserFS está fadado ao abandono.

    Adam Astor (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 5:06 am

    Alguém poderia indicar tecnicamente as vantagens de se usar o raiser ao invés do ext3.

    Interesso-me exclusivamente por aspectos técnicos.

    Por que (comparação com base técnica), ele deveria ser usado?

    Grato.

    Adam Astor (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 5:22 am

    Augusto, gostaria de sugerir que fosse adotado de alguma forma, algum atributo para todos os posts e comentários, que permitisse uma classificação sobre os mesmos, por ex: quanto a natureza e aderência ao teor técnico, ou não técnico dos mesmos.

    Embora seja bastante salutar que todos tenham direito de expressão, considero inapropriado que se leia um texto quando se procura informações técnicas, o leitor se separe com manifestações até mesmo expúrias, descabidas, fora do contexto técnico.

    No meu caso, leio os posts procurando ampliar conhecimentos, e quando me deparo com assunto absurdos, perco meu tempo, pois não houve oportunidade de se optar ou não pela escolha da leitura, a partir de alguma indicação de ser ou não ser pertinente tecnicamente.

    E tenho observado muitos comentários até mesmo ofensivos, o que acaba tirando o prazer da leitura.

    Se aceita minha sugestão, imagino que os comentários estariam agrupados no começo, todos considerados pertinentes, e no final, a seção fora do contexto, agrupando aqueles que assim fossem considerados.

    Quem faria esta calassificação? O editor, os leitores.

    Grato.

    Adam Astor, você está convidado a participar ativamente da moderação de comentários. Os comentários moderados pelos leitores têm sua visualização colocada à parte, exibida a partir de um link ao final da listagem – veja o exemplo após o último comentário desta notícia.

    caetano (usuário não registrado) em 11/07/2008 às 10:23 am

    O ReiserFS vai continuar mesmo sem Hans Reiser…

    É a mesma coisa de dizer que Brasília continuará sendo projetada sem Oscar Niemeier.

    Tá, o reiser4 está mto foda, está apenas meio bugado ainda, acredito que a equipe consiga terminar essa parte.

    Mas uma coisa é certa, ReiserFS não será a mesma coisa sem Hans Reiser.

    O mundo perde um de seus maiores arquitetos de FS.

    Adam Astor em 11/07/2008 às 7:00 pm

    Augusto,

    Obrigado pelo convite, já me cadastrei e já estou moderando, pretendo participar ativamente.

    Grato.

Este post é antigo (2008-07-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.