Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Guia rápido para publicar seu texto no BR-Linux

O BR-Linux tem publicado de 15 a 25 notícias por dia, em média, e eu tenho bastante orgulho da quantidade de material enviado pela comunidade que eu recebo e publico. Sempre me esforço para publicar a maior parte do material recebido, mas naturalmente a decisão ocorre caso a caso, e um determinado percentual (geralmente inferior a 20%) acaba ficando de fora.

Se você quer contribuir e deseja aumentar a chance de o seu material ser publicado no site, leia com atenção, pelo menos uma vez, as dicas e exemplos que constam logo abaixo do formulário de envio de notícias, pois elas contém todos os aspectos essenciais. Usualmente eu faço o primeiro fechamento das notícias que sairão no dia seguinte por volta das 21h, e faço um segundo fechamento (da “edição vespertina”) às 11 da manhã.

Para aumentar as chances de a sua notícia sair no dia seguinte, o ideal é que ela seja submetida até as 19h; mas não posso oferecer garantia de prazos, às vezes as notícias saem até 72h depois de sua recepção, e eventualmente são guardadas para o final de semana.

E eis as dicas mais freqüentemente não atendidas, que acabam fazendo com que até mesmo uma notícia interessante possa ficar de fora:

  • Organize seu texto em parágrafos, e não em listas de itens. Notícia não é slide! O ideal é um texto em 2 parágrafos, com frases curtas e diretas, acompanhadas de um link de referência, preenchido no campo adequado.
  • Escreva em português correto, pontuado e acentuado.
  • Sempre preencha o principal link de referência no campo correto.
  • Se for um anúncio ou comunicado sobre tema de seu interesse (lançamento, evento, promoção), capriche especialmente na revisão. O BR-Linux publica notícias de interesse da comunidade, mas não fará a revisão por você.
  • Não use tags HTML, exceto links. Especialmente: não use tags de estilo (negrito, itálico, etc.). Não use tags BBCODE.
  • Se for reblog seu: Não há problema em enviar para o BR-Linux material que você já tenha publicado em seu próprio blog ou site, desde que seja atual e relevante. Mas não faça linkjacking: se você estiver comentando uma notícia que já saiu em outro lugar, inclua no texto enviado ao BR-Linux tanto o link do post (e não o da capa!) do seu blog, como o da referência original da notícia.
  • Não use lugares-comuns. Muitas notícias submetidas começam dizendo “estava navegando na web quando encontrei…”, “é com muita satisfação que…”, ou “em minha visita diária ao site tal, encontrei…”. Vá direto ao ponto! Não use também a expressão “Para quem ainda não sabe” quando for acrescentar uma definição ou explicação: simplesmente explique! Os lugares-comuns diminuem a qualidade do seu texto sem acrescentar nada em troca!
  • Tutoriais, crônicas, “editoriais”, expressão de opinião e outros textos extensos de sua autoria: O BR-Linux quer ajudar você a divulgar o seu material, mas prefere não hospedar a versão original. Publique em algum local sobre o qual você tenha controle editorial (por exemplo, pode ser uma página do Googlepages, ou no WordPress.com, ambos gratuitos), e mande para cá uma sugestão de notícia contendo uma descrição e o link!
  • Sempre preencha seu nome e e-mail nos campos apropriados. Seu e-mail será ofuscado automaticamente (para prevenir os robôs mais comuns de coleta de endereços para spam) antes da publicação, e se você pedir para que ele não seja publicado, ele não será. Eu posso precisar entrar em contato para pedir algum detalhe.
  • Se quiser fazer alguma crítica, denúncia ou comentário negativo sobre pessoa, empresa, projeto, ou entidade, fundamente cada ponto, e identifique-se claramente.
  • Seu texto poderá ser editado. Se discordar da edição, entre em contato!
  • Sua notícia será considerada como tendo a licença GNU FDL, e como aceitando os Termos de Uso do BR-Linux, cujo link você encontra no alto da página.
  • Não haverá aviso sobre aceitação ou rejeição da notícia. Não há problema em você enviá-la novamente, editada, se perceber que após 48h ela não saiu.
  • Se perceber que errou no envio, envie novamente o texto completo, agora corrigido.

O BR-Linux aprecia todas as contribuições enviadas, mesmo aquelas que não são publicadas. Obrigado!

Veja mais dicas, e o detalhamento das mencionadas acima, logo abaixo do formulário de indicação de notícia.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2008-02-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.