Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fedora Nightlife: grid comunitário

“Anunciado no site OSDir.com, o Fedora Nightlife é um novo projeto para criar um grid comunitário baseado no Fedora GNU/Linux. As pessoas serão capazes de doar a capacidade ociosa de seus computadores a um grid aberto, de propósito geral, para o processamento de trabalhos socialmente benéficos e pesquisas científicas que requeiram acesso a grandes quantidades de poder computacional. Dada a grande quantidade de usuários do Fedora, é possivel que eventualmente seja construído um grid com alguns milhares de nós. Este será um grande exemplo do poder da comunidade Fedora, dá às pessoas novos e significativos modos de contribuir com a distribuição, e leva benefícios reais para a população mundial.”

Enviado por Josan Neves (jn_castrobrΘlinuxmail·org) – referência (caminhandolivre.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    stefan (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 5:44 pm

    Excelente ideia.. A muito tempo penso nisso.. Muita gente dorme com computador ligado sem aproveitar o poder de processamento.. Talvez até estudar uma forma de remuneração por quantidade de dados processadas.. Afinal, energia custa dinheiro..

    Com todo o respeito, mas…
    Porque Fedora? Estou dizendo no sentido de “será que usuários de outras distros não poderão participar?”, ou “Há algum fator específico que impeça que usuários de outras não consigam participar?” Há alguma coisa no kernel do Fedora que torne o software – possivelmente a coisa será feita com o uso de um software específico – incompatível com as outras distros?

    Ora, a idéia é muito interessante. Eu uma época já deixei meu computador e seu limitado poder de processamento auxiliando (BOINC) a busca de vida alienígena. Sinto que se ele tivesse um GHz a mais certamente já teríamos contactado os marcianos… ;-)

    Será parte da atual, e parece que global, guerrinha das distros?

    Porque não um “Faça o linux que você tem mexer aquele traseiro gordo e ajudar na descoberta da cura da AIDS!”? Seria mais interessante…

    Razgriz (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 1:16 am

    Tenchi, o nome do projeto é este porque ele foi criado dentro dessa comunidade(fedora), assim é natural que o “chamado” seja destinado prioritariamente para essas pessoas uma vez que a comunidade fedora se assemelha em parte com a de uma empresa auto-colaborativa e isso não é diferente em outras distribuições como por exemplo Ubuntu e Slackware *(notem que estou falando das pessoas e não da ideologia e menos ainda dos pacotes embarcados ao kernel ou gerenciador de janelas favorito), o que não significa preconceito para com usuários de outras distros ou não concordantes com a filosofia do fedora project pois no meu entender qualquer um pode ajudar projetos cedendo recursos de processamento se desejar=].

    um abraço! *(e…nã sei se me lembro mas vc tinha me pedido um pacote de pinceis uma época atrás, enviei pra vc? Por favor me avise se esqueci =] para envia-lo.

Este post é antigo (2008-06-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.