Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Escolas do cibercrime – em breve na sua cidade!

“O crescente número de internautas e transações financeiras na internet criou um novo nicho no mercado: as escolas do cibercrime. Esse é o tema de uma reportagem que me chamou muito a atenção, publicada na Harvard Business Review de fevereiro. Eu acho uma consequência natural de uma nova necessidade que surgiu no mercado: treinar uma multidão de apirantes a “hackers” inaptos. Se já existem as escolas de hackers do “bem”, nada mais inevitável do que criarem escolas para treinar os trouxas que aplicam golpes na internet.

No último ano, empreendedores, a maioria radicados na Rússia, fundaram organizações com o intuito de capacitar terceiros no crime virtual. Especialistas calculam que esse mercado movimentou $1,5 bilhão de dólares em 2007. Exemplos de serviços oferecidos: um empreendimento criado por dois russos aluga computadores “invadidos” por 1000 doletas mensais, com acesso irrestrito. Outra destas prestadoras aluga botnets (redes zumbis) para fins diversos, como distribuir spam, tirar site de concorrentes dos contratantes do ar, roubar a propriedade intelectual de uma empresa, etc.

Algumas destas empresas têm SLA e até devolvem o dinheiro se o cliente não ficar satisfeito. Muitas delas tornam as atividades dos hackers mais capacitados lucrativas e teoricamente limpas, já que a maioria deles não cometem crimes, apenas ensinam outros a fazê-lo.

O que surpreende(não a mim) os especialistas são as soluções criativas e eficientes, a agilidade, o foco no cliente, e o alto nível de profissionalismo das escolas do cibercrime… Se chamam o crime organizado desta forma, é porque ele deve ser organizado, não é? Estas escolas não seriam uma nova modalidade de crime organizado, ainda mais avançado?”

Enviado por Thiago Luiz Torquato (titorckΘhotmail·com) – referência (infoneural.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clara Pinheiro (usuário não registrado) em 14/03/2008 às 9:35 am

    Eu odei esse site nao tem mais informacoes.

Este post é antigo (2008-03-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.