Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Curso Java para TV Digital com Ginga em BH e Salvador

“Após uma temporada de 3 treinamentos na cidade de São Paulo, curso Java para o Ginga da TV Digital será oferecido em outras capitais brasileiras.

A primeira turma fora do estado de São Paulo será formada em Belo Horizonte, neste dia 20/12. Restam apenas poucas vagas. Seguindo o roteiro, as próximas cidades serão: João Pessoa, Natal, Recife e Salvador.

O treinamento é focado em uma versão do middleware Ginga com suporte à Java, o OpenGinga. Esta é a implementação de referência do Ginga, que será em breve disponibilizada de forma completamente livre. Os alunos aprendem a disciplina de programação e o ciclo de vida JavaTV, o modelo gráfico e tratamento de eventos das aplicações Ginga Java.

Além de executar seus Xlets no emulador MHP xletView, os alunos aprendem a enviar e executar aplicações no OpenGinga, em conjunto com o fluxo de áudio e vídeo. O OpenGinga é uma implementação de referência do middleware Ginga, ainda disponível somente nestes treinamentos.”

Enviado por Daniel Uchôa (danielΘovermedianetworks·com·br) – referência (overmedianetworks.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-12-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    David Campelo (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 1:43 pm

    Exceto pelo JavaTV e conceitos de TVDigital, um curso baseado em GEM (API contida na antiga revisão do Ginga-J) é completamente inútil! Já foi ventilado na mídia várias vezes que o Ginga-J deverá adotar a nova especificação para TVDigital definida pela Sun em conjunto com o Fórum SBTVD, o JavaDTV,,,

    Não recomendo,

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 5:02 pm

    Ahhh, Java!

    O problema num é que Java é ruim, o problema é pagar por ele!

    Conversei com Roberto Franco (ex-presidente do fórum da TV Digital, depois explico porque ‘ex’), ele me disse que a Sun conseguiu ser eleita do mesmo jeito que a Microsoft foi na ISO. Ele estava lutando para usar LUA, que é uma linguagem boa, brasileira e grátis!

    Então saiu da presidência, para lutar contra isso.

    Mas acho que vai ser em vão.

    Alexandre Moreira (usuário não registrado) em 15/12/2008 às 7:44 pm

    Só complementando os comentários acima:

    1- O Java não vem tirar o lugar do Lua. Embora o Lua seja uma linguagem excelente, não vem respaldado por uma API tão abrangente quanto o do Java. Aplicações bancárias por exemplo, que necessitam de uma API de segurança, só serão possíveis se escritas em Java. Por outro lado, para aplicações mais simples, o conjunto Lua+NCL proporcionará menos tempo e complexidade de desenvolvimento. Então eu diria que um ambiente complementa o outro. E ambos serão obrigatórios nos set-top-boxes brasileiros.
    2- Realmente, MHP não tem mais nada a ver com a definição do Java para o padrão brasileiro de TV digital. Foi justamente a questão dos seus royalties o que motivou a demanda por uma nova especificação pela Sun (o novo Java DTV), livre destes royalties. Este Java DTV é o que será usado no nosso padrão.

Este post é antigo (2008-12-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.