Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Crianças e OLPC no FISL

“Meu filho de 12 anos queria muito conversar com outras crianças no FISL, sobre o que elas achavam de linux. No primeiro dia, frustração total pois ele não conseguiu encontrar ninguém. Acabou se juntando ao pessoal do UBUNTU, que ajudou a instalar a distro no notebook Positivo dele. O tal tem uma placa de video do demo… e o guri tentou de tudo pra configurar direitinho e nada ( o micro veio com Vista, que ele no mesmo dia mandou pro inferno, rsrsrs). Depois de um tempão, ele saiu feliz da vida com seu Ubuntu Studio instalado. Obrigada ao pessoal pela ajuda!

Após, o Carlos Ribeiro também deu sua ajuda, e instalou o Open Suse em outra partição. Rodrigo decidiu usar várias distros para escolher a que mais gostar. Acho válido e só incentivo! No sábado, apareceram as crianças de uma escola de Porto Alegre que estão testando o OLPC em sala de aula. Lindo ver as criaças e seus micrinhos verdes passeando.

Aproveitei e fiz uma pequena ‘entrevista” com eles, para saber o que achavam do OLPC, qual o uso que estavam fazendo dele na escola e etc. Todas falando ao mesmo tempo, o mesmo discurso, de que era legal, que usavam na escola, demonstrando o mesmo software. A impressão que ficou é que eles aprenderam o que falar direitinho.

Acho 1000% válida a iniciativa, mas iria gostar mais se as crianças falassem por elas mesmas, sem aprenderem o que dizer sobre o OLPC. Acredito que iria valorizar bem mais seu uso. Na palestra do Rodrigo Padula, mil perguntas sobre o OLPC como instrumento de sala de aula. O que penso sobre isso é que o OLPC deve ser utilizado como material paradidático, e não como instrumento salvador da escola pública.

O mais legal nele é que a criança pode se apropriar da tecnologia, e não vejo motivos para o pessoal ficar batendo na mesma tecla do “e os professores? existe um treinamento para que ensinem as crianças com o OLPC”? Veja, se cada criança que conseguir um OLPC aprender a desmembrar os pedacinhos dele, aprender a hackear a maquina, aprender que micros não mordem e que o uso incentive-os a ver a tecnologia de outra forma, já é válida a experiência.

Ensinar que clicando aqui aparece a lista das coisas que já fiz não me parece tão didático quanto deixar que elas mesmas se apropriem do OLPC, e descubram que é linux, e que linux pode ser modificado, por exemplo.

Quando ele perguntou que distro o OLPC utilizava para um dos meninos, ele disse: OLPC ;)
Quando ele perguntou se eles sabiam mexer em linux, eles responderam: Claro, sabemos mexer no OLPC…”

Enviado por Patrícia Fisch (pfischΘparana·sl·org·br) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eduardo Habkost (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 5:37 pm

    Nem mesmo acertaram o nome da maquininha? Ninguém ensinou pra eles que o nome dela é XO? ;)

    Pedro Costa Neves (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 6:48 pm

    Estão criando robozinhos x} e não futuros usuarios de linux ou sei lá oque eles possam vir a ser no futuro

    Lúcio Corrêa (usuário não registrado) em 23/04/2008 às 10:41 pm

    Só uma correção: isso não será feito em 2008, e sim, em 2009.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 12:26 am

    …e não como instrumento salvador da escola pública.

    Nao obstante, alguma coisa vai ter que salvar a escola publica.

    Fernando P Silveira (usuário não registrado) em 24/04/2008 às 4:10 am

    Discordo completamente.

    Visitei a escola das crianças mencionadas, a Luciana de Abreu, em Porto Alegre. Pude visualizar o dia-a-dia das crianças com os laptops. O uso educacional é positivo durante seu uso na escola, onde elas também têm acesso à internet. Mas ele pára na escola; quando vão pra casa e levam seus laptops junto, descobrem outros usos, como compartilhamento de blogs, aplicativos de arte e animação e o uso da câmera integrada.

    O objetivo do programa não é ensinar à criança o que é um sistema operacional, e sim explorar a integração entre educação, tecnologia e inclusão digital (embora todas as crianças tenham noção de instalação e desinstalação de aplicativos, permitindo a personalização de cada laptop).

Este post é antigo (2008-04-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.