Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Áudio: comparando Rhythmbox e Exaile

“Isso mesmo. Resolvi fazer esta experiência: utilizar o Rhythmbox no lugar do Exaile por uma semana. Neste post relato os resultados, vantagens e desvantagens do gerenciador e reprodutor de músicas do GNOME. Será que é preciso instalar outro player ou o Rhythmbox, que vem por padrão com o Gnome, dá conta do recado?”

Enviado por Willian Gustavo Veiga (wiltaveΘgmail·com) – referência (pequenotux.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O que eu mais gostaria era que algum Reprodutor de Músicas como o Rhythmbox, Exaile, Listen tivesse um suporte mínimo a tocar vídeo para que pudéssemos criar uma playlist com clipes inclusos.

    Existe o Songbird que faz isso, mas ele tem praticamente o Firefox embutido, que torna-o bastante pesado.

    a (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 3:42 pm

    vc pode usar o totem, sim o TOTEM :D

    Realmente, este recurso de vídeo poderia muito bem ser implementado em alguns dos grandes organizadores de mídia livres. Seria muito legal se, por exemplo, o amarok fizesse isto, e acho que, pelo que tenho visto nas listas de discussão do projeto, os desenvolvedores já estão pensando em algo assim. Talvez nem seria algo “de outro mundo”, já que as engines que o amarok utiliza (xine e gstreamer) suportam muito bem a maioria dos formatos de vídeos existentes. Só não sei se o amarok 2 irá utilizar diretamente o phonon do próprio kde (alguém teria esta informação?), e nem sei se o phonon suportará vídeo. No mais, se no KDE até o konqueror toca vídeo, pq o amarok não? ;-)

    Já no GNOME não sei como andam os reprodutores de vídeo (o totem é muito fraco, me desculpem), mas acho que pela boa integração que tem com o gstreamer, não deve ser difícil implementar tal recurso em seus players de mídia.

    André_23 (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 6:36 pm

    O Banshee, a partir da versao 1.0 alpha 2 (0.98.2), suporta reproduçao de video, tendo a biblioteca “normal” e a de video.

    O que eu gostaria era que tivesse a opção de achar o clipe da música no Youtube. Por exemplo, no menu de contexto, além das opções de letras e informações do artista na Wikipedia, poderia ter uma opção mostrando os vídeos no youtube com o nome daquela música.

    Existe um plugin que faz isso ao clicar com o botão direito na playlist, ele dá a opção de procurar a música no Youtube através do Firefox.

    Quanto ao Amarok2, ele SÓ usará o Phonon como “engine”. Mas o Phonon em si não toca nem áudio nem vídeo, quem faz isso são as backends pra ele, com o Xine (implementado), Gstreamer, Mplayer, VLC, Quicktime e DirectX (em desenvolvimento). Ou seja, ele é só um intermediário entre os programas multimídia e as engines em si. Assim, se você fizer um programa que use o Phonom, ele poderá rodar em qualquer plataforma suportada pelo Phonon.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Phonon_(KDE)

    http://phonon.kde.org/

    Tenchi …

    Talvez nem seria algo “de outro mundo”, já que as engines que o amarok utiliza (xine e gstreamer) suportam muito bem a maioria dos formatos de vídeos existentes.

    Na verdade não deve realmente ser algo difícil. O KDE tem o melhor front-end pra video que eu conheço, o Kaffeine, que gerencia bonitinho mplayer, xine e/ou helix. O que precisam fazer é integrar kaffeine e amarok, sonho antigo de muita gente que conhece ambos e kde.

    vou ficar por aqui por falta de tempo hoje :), abcs.

Este post é antigo (2008-05-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.