Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Antecipando o contato com o Wordpress 2.5

“A nova versão do WordPress originalmente agendada para o dia 24 de Janeiro foi em primeira instância adiada para o dia 10 de Março e desta vez os ávidos blogueiros terão de esperar até o dia 17 (com sorte). A espera vem sendo longa e acho de um modo geral lastimável que a equipe responsável pelo desenvolvimento de uma das mais populares ferramentas de CMS tenha se dado ao trabalho de informar o atraso apenas ao final do dia na data pretendida.

Enquanto continuamos a esperar pela versão 2.5 e caso você esteja sem saber como reagir a nova e alaranjada interface de administração do WordPress faça um preview do que encontrará através deste site com o usuário admin e senha demo. Como podemos observar além da alteração das cores foram separados os usuais menus Write, Manage, Design e Comments dos menus de contexto mais administrativo Plugins, Users e Settings.”

Enviado por Joel Teixeira (joelteixeiraΘgmail·com) – referência (joelteixeira.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sem querer ser crítico ,mas já sendo (eu não li o artigo do Joel e nem vou ler, tábem não participo do desenvolvimento do WP e nem pretendo participar) … é muito fácil criticar que atrasou mas poucos são os que se interessam em chegar lá e se inscrever para colaborar com linhas de código e depuração.

    O pessoal adora dizer: “Sou entusiasta do software tal e gosto disso e daquilo porque é melhor nisso e naquilo”, mas quando o software demora a ser lançado sempre surge uma estória dessa lastimando o atraso.

    Por que ao invés de se lastimar não se inscrevem no projeto e colaboram. Pode ser que o atraso ocorreu porque você não estava lá para dizer onde faltou aquele bendito “if/then/else”.

    Joel Teixeira (usuário não registrado) em 16/03/2008 às 2:39 am

    Welrbraga, é possível que você não tenha lido o texto completo, tenha algum problema com compreensão textual, ou apenas seja desinformado – realmente não sei em que ponto se enquadra, mas vamos aos fatos:

    Se você acompanhasse as notícias aqui mesmo no Br-Linux, saberia que já este ano a Automattic (empresa que gerencia projetos como o WordPress)recebeu aproximadamente 30 milhões de dólares como apoio ao seu desenvolvimento e tem investidores de peso internacional como o The New York Times e a CNET então não precisa referir-se ao projeto como se fosse mantido por três adolecentes no fundo de uma garagem qualquer.

    Se você acha que projetos como WordPress devem ser isentos de responsabilidade é possível que você tenha de rever alguns conceitos. Se eu marco uma data para implementar alguma nova funcionalidade no meu site, eu cumpro ou justifico com antecedência – isso é responsabilidade – imagine quando trata-se de um projeto com tantos investidores de renome internacional.

    Quando você diz que é fácil criticar, mais uma vez mostra estar desinformado quanto aos fatos, quem sabe isso tivesse sido remediado se você tivesse lido a matéria pois em 4 de janeiro a equipe de desenvolvimento avisou com vinte dias de antecedência sobre a alteração da data de lançamento de 24/01 para 10/03 mostrando responsabilidade e ética profissional.

    Para que você entenda melhor, o problema não é o atraso e sim a falta de informação. Ou você acha que apenas na última hora do, até então, dia de lançamento que eles descobriram que seria necessário atrasar o lançamento por mais uma semana?

    Referências, para leitura (caso deseje):
    http://br-linux.org/2008/empresa-do-fundador-do-wordpress-recebe-investimento-de-us-295-milhoes/
    http://joelteixeira.net/archives/wordpress-24-adiado-pra-marco-e-como-25/

    Sugiro que antes de criticar ao menos se informe melhor. Muitas pessoas preferem o “silêncio” do que receber informações erradas ou imprecisas.

    Aleph Ozuas (usuário não registrado) em 17/03/2008 às 12:24 pm

    Muito bem, gostei muito da sua resposta Joel Teixeira, tenho lido muito comentários hostis aos críticos do atraso do lançamento do WordPress 2.5 e geralmente o argumento é o mesmo: “reclamam por algo de graça e nem ajudam a programar”. Mas não é bem assim e toda crítica construtiva deveria ser sempre bem vinda, ou querem só receber elogios. Muito bom o seu esclarecimento a respeito dos investidores, assim o pessoal fica sabendo que existe sim financiamento e que eles deveriam deixar a comunidade de usuários, que faz do sistema o que ele é hoje, mais bem informada sobre o lançamento. A propósito, hoje é o dia “D”, mas até agora nenhum sinal no blog do WordPress. Ainda sobre o assunto: já testei um verção baixada no Trak e não gostei nem um pouco do novo visual do admin e pelo que ando lendo tem muitos outros usuários descontentes, vamos ver… No mais, as novas funcionalidades parecem muito oportunas.

    Aleph, muito obrigado pelo seu comentário. Concordo com você sobre o comentário de nosso amigo welrbraga, mas enfim… algumas pessoas tem uma visão muito estreita e nem vale a pena insistirmos nesse assunto.

    Sobre o lançamento do WP2.5, a Automattic dessa vez ao menos chutou na trave :-) não foi lançado oficialmente mas pelo menos liberaram um “Release Candidate” que pelo que eu vi está perfeitamente estável. É possível que não haja qualquer alteração entre o RC e o Final e o Matt cogitou inclusive sobre a possibilidade da versão definitiva sair ainda hoje.

    Pelo menos com o RC instalado não estou mais naquela ânsia pelo lançamento (ufff…). A nova interface de administração realmente gerou muita polêmica, tanto que do dia 10 pra cá implementaram um recurso onde pode-se escolher a cor tema para esta seção.

    Uma notícia muito boa para todos nós é que já existe um plugin que modifica completamente a interface de administração e pelo menos pra mim, ficou perfeito.

    Pode-se checar através dessa página:
    http://www.deanjrobinson.com/projects/fluency-admin/

    Forte abraço,
    Joel Teixeira

Este post é antigo (2008-03-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.