Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


aMSN 2: A nova geração

“Já há algum tempo, os desenvolvedores do aMSN anunciaram o aMSN2. Esta versão está programada para ser um super-cliente-MSN. Terá o seu núcleo escrito em Python e baseado no toolkit EFL (Enlightenment Foundation Libraries). Segundo os próprios desenvolvedores, a adoção da EFL foi muito discutida, pois ainda não foi lançado nenhuma versão final, estando o tookit em constante desenvolvimento.

Uma outra importante característica do aMSN2 é o seu desenvolvimento em 3 níveis independentes. Isto fará com que o usuário possa escolher o seu front end: GTK, QT, Cocoa (Mac OS) etc. No caso do GTK, o front end será baseado no eMeSeNe, com muitas melhorias. Isto mesmo! Os desenvolvedores do eMeSeNe estão trabalhando em conjunto com a turma do aMSN. Contudo, o projeto eMeSeNe ainda será mantido para fornecer uma opção simples, em oposição ao aMSN2.

Visite o meu blog para mais informações, incluindo um vídeo com a versão preliminar da nova interface.”

Enviado por Alex França (josealexandreΘmsn·com) – referência (alexblog.eeol.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Caio (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 9:32 am

    Eu sempre gostei do visual simples do Emesene, porém, depois de alguns bugs que impediam a utilização normal do mesmo eu voltei pro Pidgin.

    Sinceramente eu acho o aMSN horrível, principalmente o visual dele, não conseguiria usar ele no meu dia-a-dia, infelizmente.

    Vamos ver agora se o aMSN 2 vinga mesmo, e se sai algo tão bonito quanto o Emesene, e ao mesmo tempo, tão usável como o aMSN.

    Isso é uma notícia muito boa. A interface atual baseada em TK é muito tosca.

    E não só pela interface, mas pela forma como está sendo concebido – em camadas – traz um grande avanço para a aMSN

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 9:43 am

    O aMSN demorou muito pra ficar estável. E uma coisa que foi fundamental para ele passar a funcionar bem, no meu caso, foi o redirecionamento da porta TCP 6891 no meu servidor (não uso DLinks) para a minha estação.

    Não volta mensagem, transfere arquivos voando, não dá erro nas webcans e só fica devendo os recursos de áudio (aquela libsnack é instável pra caramba).

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 9:49 am

    Boa notícia, eu gosto do Pidgin e não abro mão dele, mas o aMSN é o que tem uma melhor aceitação para usuŕios iniciantes e para o MAC, minha irmã tem um MAC, e desde que eu mostrei o aMSN para ela ela amou (pois ela adora o recurso da web cam).

    Eu usava o Pidgin. mas ele tem deixado muito a desejar no quesito recursos. Acabei abandonando ele no início do ano e estou me adaptando a usar dois programas em separado: Gadjim (Gtalk/Jabber/XMPP) e o aMSN. Embora por ironia do destino desde cedo não consiga mais logar na rede MSN apartir deste e curiosamente no Pidgin eu consiga.

    Henrique (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 1:20 pm

    Os caras trocam uma interface em TK por uma interface em EFL… não tinha algo mais exótico não? Consistência de interface, ainda mais pra um aplicativo voltado a usuários finais, é bom e todo mundo gosta. Sem contar ficar dependendo de mais uma biblioteca.

    Pelo menos vai ter opção de usar interfaces de gente normal, como GTK+, Qt, Cocoa… até uma interface texto/ncurses seria mais normal.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 2:08 pm

    Notícia muito boa, pois eu gosto muito das funcionalidades do amsn, porém o tk é muito bugado. tenho esperancas que eles consigam desenvolver um software mais estável.

    a (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 2:11 pm

    o q falta é recursos, a interface já ta uma maravilha em vários msns da vida, é só escolher aquele q vai com o seu gosto. o q eu queria v era vídeo chat funcionando 100% :(

    Billy Shears (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 3:55 pm

    Só eu uso kopete no mundo?
    Uso, gosto e recomendo!

    Tentei o amsn mas desisti por causa do visual, tentei o pidgin mas desisti por causa da falta de recursos.

    Cesar Lemos (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 5:14 pm

    Aqui no cyber, deixo duas opções para os clientes: eMeSeNe e aMSN, mas sempre recomendo o primeiro, por causa do maldito bug das mensagens off-line que trava o X de uma forma que nem ctrl+alt+backspace resolve.
    E “pior” é que todos adoram esses MSNs diferentes, principalmente o aMSN…

    Isaac (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 6:43 pm

    Já usei “n” vezes o aMSN e nunca deu problemas aqui.
    Também já usei várias vezes webcam, sem problemas.
    A única falha dele é o visual datado.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/08/2008 às 10:50 pm

    Eu também prefiro o Kopete!

    Vivi (usuário não registrado) em 6/08/2008 às 12:02 pm

    Meu aMSN. não esta conseguindo se conectar ao servidor, desde ontem, algum problema com esta versão antiga, a Nova versão traz este tipo de problema? Como posso resolver isto?

    Vivi, a Microsoft fez alterações em seu protocolo que acabaram por impossibilitar que clientes não-msn-messenger se conectem em sua rede. Mas acredito que o pessoal do aMSN já tenha resolvido o problema com alguma atualização.

    Realmente foi feita essa alteração no protocolo, estava sem conectar-me a rede msn enquanto estava com o mercury e emesene mas agora estou usando o amsn 0.98b SVN e esta perfeito.
    Procura ver Vivi se sua versão é anterior a essa.
    PS: O kopete também esta funcionando sem problemas.

    Agora o que falta mesmo no aMSN é um melhor suporte para webcam. Não é instalação errada pois no kopete funciona perfeitamente, alias no kopete webcam funciona já faz muito tempo.
    Eu ate então não gostava dele (kopete) mas estou acostumando e achando ate mesmo melhor que o aMSN.

    lygia vasconcellos (usuário não registrado) em 6/08/2008 às 5:11 pm

    Olá, tenho amsn no Linux e desde ontem, 05/08/08 está fora do ar, isso é geral ou estou com algum problema. Consultei um colega que tambem tem amsn e está com o mesmo problema.

    Mayra (usuário não registrado) em 10/08/2008 às 12:26 pm

    Meu aMsn não está conectando ao servidor desde o dia 05/05/2008!
    Como posso resolver esse problema?

    Filipe S. Silveira (usuário não registrado) em 10/08/2008 às 3:34 pm

    Meninas, é necessário a atualização do aMSN 0.97 para o 0.98b SVN, pois a Microsoft fez alterações no login do serviço Messenger, por isso que vocês não conseguem conectar.
    Também pode instalar o Kopete, que ele está funcionando perfeitamente.

    1º Abra o console em modo administrador;
    2º apt-get install kopete

Este post é antigo (2008-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.