Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


VLC chegando ao Android

O VLC é o meu player de vídeo preferido (para saber a razão, veja a minha lista de 10 coisas que o VLC faz e você não sabia), e tenho certeza de que a confirmação de que ele está a caminho do Android vai agradar a muitos dos usuários deste sistema operacional que inclui uma série de elementos open source.

O beta já está disponível, e os pacotes no ex-Android Market devem estar no ar nos próximos dias.

Não é a primeira investida do VLC no mercado móvel: ele já foi portado para o iPhone e iPad, e chegou a estar disponível oficialmente na App Store por algum tempo, até ser removido por solicitação de parte de seus desenvolvedores, após conflitos entre eles sobre os termos de licenciamento. (via muktware.com – “VLC Finally Coming to Android”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 10:05 am

    Quem entrou no lugar do Ex-Android Market?

    Isto é um flame?

    Moisés (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 10:26 am

    @Rodrigo
    @GooglePlay, a saga continua ! (kkkkkkkkk)

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 10:54 am

    Eu ainda prefiro o SMplayer por ter uma melhor interface/recursos, mas também gosto do VLC. Infelizmente a versão 2.0 está sem funcionar o recurso de televisão digital pra os sistemas DVB-T. A versão 2.1 deve supostamente corrigir isso, mas por enquanto não está funcionando no Linux nas versões de desenvolvimento e no Windows está com problemas de desempenho.

    anom (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 1:05 pm

    Por que “sistema operacional que inclui uma série de elementos open source” e não “sistema operacional open source”? A existência do Cyanogen e outros não é prova de que o sistema em si é open source?

    Na wikipedia diz que o código-fonte é liberado sob a licença Apache. Tem alguma parte do Android que seja fechado? Em caso afirmativo, como o pessoal do Cyanogen contorna este problema?

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 1:58 pm

    @anom (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 1:05 pm

    Na wikipedia diz que o código-fonte é liberado sob a licença Apache. Tem alguma parte do Android que seja fechado? Em caso afirmativo, como o pessoal do Cyanogen contorna este problema?

    A equipe do Cyanogen utiliza componentes proprietários para montar a distribuição, como a própria Wikipedia informa.

    Existe uma distribuição totalmente livre para o Android, chamada Replicant. A página do projeto explica com mais detalhes sobre a “falta de liberdade” das outras distribuições Android, e como eles estão substituindo os componentes proprietários por outros de código aberto.

    Anonymous (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 6:33 pm

    VLC?

    Imagem sempre relacionada: http://springfieldpc.dyndns.org/shimmie/index.php?q=/image/422.jpg

    miranda (usuário não registrado) em 21/06/2012 às 8:48 am

    Gosto muito do VLC mas o fato dele não desabilitar a proteção de tela me fez migrar pro SMplayer. Por enquanto to gostando.
    Mas quero contornar esse problema e usá-lo de novo, é como eu digo: se colocar uma pedra no drive de DVD, o VLC consegue ler.

Este post é antigo (2012-06-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.