Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SPDY: protocolo do Google pode ser incorporado ao HTTP 2.0

Mark Nottinghem, gstor do grupo de trabalho responsável pelo protocolo HTTP, essencial para o tráfego web, propôs a inclusão no futuro HTTP 2.0 do SPDY, protocolo desenvolvido pelo Google com a intenção de acelerar o carregamento de páginas web.

O SPDY acelera as transmissões por meio de compressão de cabeçalhos, priorização de pacotes e multiplexação de várias solicitações em uma única conexão, reduzindo assim o overhead.

Até onde pude apurar, o uso do SPDY não está sujeito ao novo posicionamento do Google com relação a privacidade, recentemente anunciado e que entra em vigor em algumas semanas para os usuários de diversos de seus serviços e produtos. (via osnews.com – “Google’s SPDY To Be Incorporated Into HTTP 2.0”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 2:02 pm

    Hoje também estavam falando de tunar o TCP, diminuir o timeout inicial, aumentar janelas, e outras coisas que estudei, mas não lembro quase nada :).

    Sobre o Gizmodo ficou bem divertida a imagem de Evil que fizeram, com Brin e Page Orelhudos :D .

    Claro a postura de cada já começa explícita nas manchetes, um “oficializa o mal” do Google, no Slashdot falam de consolidação de contas.

    Eu pensava que já era assim com as contas, afinal é tudo mesma empresa.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 2:03 pm

    Porfirio

    “Quanto a nova política de privacidade, ela é obviamente uma resposta aos eventos recentes envolvendo SOPA/PIPA e a guerra termonuclear que as gigantes de mídia já declararam contra a internet como um todo. ”

    Não vi essa obviedade, qual seria ?

    Não vejo relação alguma.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 2:20 pm

    Já ficam os links para baixar os dados do Google para quem quiser migrar para soluções próprias, concorrentes ou simplesmente ter um backup offline:

    http://www.dataliberation.org/
    http://google.com/takeout

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 2:31 pm

    @Weber, se a censura ataca até aqui, que dirá no resto do mundo.

    A relação é que a Google tomou providências para identificar com mais facilidade o que os usuários de seus serviços postam e quem são eles. Isso porque se amanhã alguma aberração do tipo SOPA/PIPA/ACTA passar eles não querem ficar sujeitos a processos públicos só por causa de algum usuário que postou conteúdo com copyright. Tomar um processo de um concorrente, ok. Tomar um processo de um governo como os EUA é diferente.

    A única coisa que não me faz aconselhar a Wikipedia a fazer o mesmo é porque no caso deles não há lucro envolvido: isso acaba escudando nossa querida enciclopédia contra esse tipo de loucura.

    Eu vi seus links, mas eles não são úteis pra mim, não uso essas coisas.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 2:32 pm

    Eu queria citar algum texto que eu citei no meu primeiro comentário, mas infelizmente não consigo mais ler. Não consigo imaginar quem eu posso ter ofendido com ele.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 3:01 pm

    Porfirio

    Essa tua teoria é elaborada demais, e nesse caso sou obrigado a concordar com aquela idéia de que a explicação mais simples geralmente é a verdade:

    Então acho que é simplesmente para facilitar o uso e dar um up na publicidade, que é o principal forma de dinheiro da empresa.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 3:03 pm

    Porfirio

    “Eu queria citar algum texto que eu citei no meu primeiro comentário, mas infelizmente não consigo mais ler.”

    Pois é, alguns somem tão rápido ultimamente…

    Mas fica dica para ver na versão mobile. Estranhamente lá moderação não existe.

    José Fernando (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 3:24 pm

    Hoje a moderação tá tensa. Já tive dois comentários moderados administrativamente. E eu não ofendi ninguém nem fiz nada demais.

    Obrigado pelo bug report sobre a versão mobile, algum upgrade deve ter reativado a exibição de comentários nela, vou retificar para remover o comportamento estranho apontado.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 6:04 pm

    Acho que este bug report foi involuntário.

    Evandro Guglielmeli (usuário não registrado) em 27/01/2012 às 8:37 am

    Já eu acho que o patch não funcionou… agora não aparece nenhum comentário no mobile (Android 2.3, Galaxy Tab).

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/01/2012 às 11:08 am

    “Mas fica dica para ver na versão mobile”

    Acho que li a sua dica tarde demais, @Weber.

    Eu costumo analisar um fato não de forma isolada, mas relativo ao contexto do momento em que ele aparece. Quando uma grande mudança acontece logo depois de uma ocorrência de expressão, é algo a ser avaliado.

    Pra mim é mais útil do que a imprensa e a propaganda, porque ela é direcionada quase 100% das vezes a “direcionar” a mente do leitor ou a “formar opinião”. Também sou muito cuidadoso com o “consenso”, porque ele é vulnerável à propaganda e a imprensa. Enxergar através através do véu da propaganda e do consenso é o grande desafio do século XX.

    Minha teoria elaborada é baseada na rápida sucessão entre os fatos, vistos de forma resumida: MPAA declara guerra -> É ingênuo acreditar que ela mira nos piratas -> Megaupload cai pouco tempo depois de anunciar a intenção de suportar a distribuição independente de mídia -> Google, que distribui conteúdo e mídia para tocar o seu negócio, declara uma reforma geral nas suas políticas de privacidade. -> Essa revisão inclui a providência de tratar todos os produtos como um único nesse aspecto (para ter que defender um único produto em vez de vários).

    É tão elaborada assim?

    Finalmente, para ter uma ideia do funciona a propaganda e a imprensa, um exercício de inteligência emocional: leia aquele artigo do Gizmodo citado na notícia. Como vc. se sente? Agora leia de novo, mas copie o texto para um lugar onde vc. não possa ver nem a foto nem o título. Alguma diferença?

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/01/2012 às 11:09 am

    Errata: “Enxergar através através do véu da propaganda e do consenso é o grande desafio do século XXI

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/01/2012 às 11:37 am

    Porfírio

    “É tão elaborada assim?”

    Sim, muito. Ela tem muitas dependências, muitos “se”. E mesmo que tudo se confirmasse correto, ainda assim poderíamos ter paralelamente a explicação mais simples: é em benefício próprio.

    Quanto a cobertura, eu tenho minhas desconfianças, já inclusive cansei de citar essa preocupação e destaque que dão sem nunca levantar a questão do sistema que está em 90% dos PCs.

    A cobertura do Gizmodo para mim é muito exagerada. Mas o Google se colocou nessa posição. O Motto “Don’t Be Evil”, como qualquer postura moralista, é praticamente um convite ao desafio.

    Se sujeitaram a um maior policiamento. E os concorrentes adoram esse tipo de coisa, aproveitam para nivelar por baixo: “viram, somos todos iguais”.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/01/2012 às 12:06 pm

    @Weber:

    Eu só citei o Gizmodo como exemplo, ele não tem o monopólio da técnica. Ela é largamente empregada, com vários exemplos, em vários meios de comunicação.

    Bem, a teoria tem um monte de “se” sim. Na falta de informação concreta (e não de declarações oficiais, porque elas são uma resposta pensada e polida demais para corresponder a uma verdade completa), só posso especular, usando a teoria de burroughs para ajudar.

    A Google continua afirmando que a sua visão de privacidade não mudou. E eu continuo decidindo até que ponto posso me dar ao luxo de acreditar nisso. Pra mim, ao menos, esse aspecto não mudou.

    Mas outras coisas mudaram. E essa ferramenta é bem interessante, assim como o fato de que ela ter sido feita aparentemente apóia minha teoria.

Este post é antigo (2012-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.