Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Shuttleworth diz que Ubuntu alcançou meta de fazer desktop mais bonito que o da Apple, e promete chegar aos 5% em 2013

A notícia já tem 10 dias devido a um cochilo de férias deste blogueiro, mas não podemos deixar de divulgar o relato da InternetNews sobre a participação do fundador do Ubuntu na OSCON deste ano, dizendo ter cumprido sua promessa feita na OSCON de 2008, de fazer o desktop do Ubuntu ser mais bonito que o da Apple.

Como ele considera ter cumprido sua promessa, se sentiu à vontade para acrescentar uma nova: a de colocar, já no ano que vem, o Ubuntu pré-instalado em 5% dos PCs que forem comercializados. (via internetnews.com – “Shuttleworth: Next year 5 percent of the world’s PC’s will ship with Ubuntu pre-installed #Linux – InternetNews.”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Júnior (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 3:06 pm

    Augusto, se a meta é para o ano que vem, então no título deve ser 2013 e não 2012…

    No mais, nunca usei sistemas da Apple, mas o Ubuntu 12.04 está beeeem bonito… Eu instalei gnome3 que também não está de se jogar fora :)

    Tem razão, já vou corrigir o ano, grato!

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 3:24 pm

    Se a Canonical acordar com um fabricante “de fé” um modelo ou linha específica de hardware premium para embarcar seu Ubuntu OEM, vai efetivamente se tornar um “terceiro cavalo”.

    O modelo de hardware deveria ser leve e portátil, multicore, graficamente poderoso e com uma identidade visual única. Vejamos…

    Alguém aí falou um Zenbook com a roda de mãos dadas do Ubuntu gravada na tampa?

    :)

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 3:28 pm

    Para ficar mais bonito, instale os ícones Faenza Wolfe, (Gnome-Look)e , aqui, coloquei o wallpaper do IOS 4 para pc(DeviantArt).O 12.04 está estável como deve ser uma LTS.Parabéns a todos que tornam e tornaram isso possével.
    Vamos aos games famosos.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 3:30 pm

    Errata: possível.

    renato (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 3:54 pm

    Difícil julgar objetivamente a beleza. A meta do 5% é maís fácil de medir. Não acredito, mas torço por isso.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 3:55 pm

    Porfírio

    “Se a Canonical acordar com um fabricante “de fé” um modelo ou linha específica de hardware premium para embarcar seu Ubuntu OEM, vai efetivamente se tornar um “terceiro cavalo”.”

    Pois é, nunca entendi porque a Canonical não seguiu esse caminho de ela mesmo encomendar uma máquina de referência. Notebooks por exemplo acabam sendo a maioria das marcas concorrentes fabricadas pela mesma empresa de montagem.

    Claro que não é tão simples, mas já tem bastante tempo, poderiam ter providenciado.

    E “mais bonito” é fácil dizer, opinião cada uma tem a sua. Eu não acho nem o mac grande porcaria em beleza. E independente de belo ou não, o unity é trocinho estranho de usar.

    Alexandre (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:01 pm

    Deixar bonito é uma meta subjetiva.. quero ver essa outra meta aí…

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:08 pm

    Por incrível que pareça, tenho um depoimento aqui: o “MacFã” que trabalha comigo concorda com o Mark.

    Mas ele diz que meta disso é “cópia” a outra metade vai ser logo superada na próxima versão do MacOS, etc, etc… :)

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:09 pm

    Ops! Errei aí em cima.

    “meta” = “metade”.

    Diogo (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:22 pm

    O problema é essa busca pela beleza e as vezes abrir mão de outras coisas como funcionalidade e estabilidade…

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:22 pm

    Bem, quando vi o Unity pela primeira vez, eu torci o nariz. Mas terminei me acostumando. Não é perfeito, o Gnome 2 ainda é melhor. Mas se comparar com o Unity, o Aqua e o Metro, vejo o Unity no mesmo patamar do Aqua e os dois anos a frente do Metro.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:35 pm

    Eu fico imaginando o frontspício de um manual de um note Ubuntu OEM, explicando para o usuário a origem do nome do sistema, escrito em fonte estilizada, com fotos das comunidades africanas que deram origem ao termo.

    Depois contando a história da empresa e sua importância na inclusão digital ao redor do mundo.

    No final do manual, desenhos de cada um dos animais homenageados nas versões do sistema até hoje e a importância de preservá-los (doar uma percentagem das vendas a ONGs ambientais também não iria nada mal, hein).

    Isso é marketing.

    Illidan (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 4:43 pm

    Pro meu gosto, mais bonito que o desktop ta Apple só o E17, alguns outros podem ser possiveis candidatos mas o unity não mesmo.

    Marcos (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:10 pm

    Sonha Alice.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:15 pm

    @Marcos Sonha Alice(2)

    Rombo (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:21 pm

    bonito mesmo é um shell com fundo preto e letras verde-fósforo…

    Marcos (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:39 pm

    O ubuntu é bonito mesmo, é só instalar o faenza que dá um show, a unica coisa que o unity é ruim é pra achar os programas instalados.

    @Porfirio, a Canonical hoje tem acordos com Dell, Asus, HP, Lenovo, Acer e outras. No geral, é verdade, os OEMs não disponibilizam máquinas de ponta com Ubuntu com algumas exceções como o projeto Sputnik (eu estava com um ultrabook da Dell no FISL). Existem vários fatores envolvidos, desde o modelo de negócios da Microsoft (ter prejuízo no SO para ganhar nos aplicativos, programas diversos que vêm instalados de fábrica e que pagam para estar lá, etc) até a noção de que quem quer software livre quer máquina barata o que, no geral, é verdade, especialmente no Brasil, o que faz com que os OEMs grandes não tragam máquinas com Ubuntu e que os locais prefiram distribuições Linux mais baratas. Em tempo: nada impede que qualquer destes nomes que citei acima tragam máquinas com Ubuntu para o Brasil pois a Canonical tem acordos mundiais. Falta haver a percepção de que há um mercado para isso.

    well (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 5:42 pm

    @Rombo, bonito mesmo é uma Sholes & Glidden com sua caixa em medeira nobre trabalhada com dourados decalques de flores e pétalas.

    Johnny (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:01 pm

    “Quem ama o feio, bonito lhe parece”

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:20 pm

    O que seria esses 5%? Do mercado Global? Do mercado Sul-africano? ou 5% dos usuários Linux? Pq sinto muito, não tem a menor condição de competir com a Apple e muito menos com a Microsoft.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:27 pm

    A Dell disponibiliza o Ubuntu a contragosto, @adilson. Não é uma escolha tão boa. Mas acordos com fabricantes várias distros já fizeram, máquinas são vendidas com Linux e nem por isso a coisa mudou.

    Nem precisariam, na minha opinião, existir uma linha inteira de modelos. Basta um aparelho.

    Não uma máquina qualquer que pode ser distribuída igualzinha com outro sistema qualquer. Uma máquina exclusiva. Uma máquina que venda a marca Ubuntu só da gente olhar pra ela, mesmo desligada.

    Não uma máquina portando pacotes genéricos e sim pacotes otimizados e compilados especificamente para ela, pra fazer o sistema literalmente “voar baixo”.

    Literalmente, uma máquina pra ser o “xodó” da Canonical. Não se trata de vender software ou hardware e sim de vender uma experiência de uso.

    Quem achar que eu estou sugerindo o mesmo esquema do selo Nexus, da Google, a resposta é sim. Funciona, afinal. Depois que o fabricante vende ao público uma identidade em um bom produto, tudo o que leva aquela marca sugere ao cliente coisas boas.

    Por outro lado, associar a marca a um projeto ruim ou um marketing definciente custa caro. A Dell tem cuspido na marca a cada máquina que vende a contragosto.

    Frank (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:27 pm

    Marcelo Ulianov, ele está falando do mercado mundial de PCs. E sim, existe chance real de se competir com as grandes desde que seja feito o trabalho de marketing correto. A propaganda é a alma do negócio!

    Tiago (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:29 pm

    Tem muito o que melhorar. Muito. Mas a Canonical está na frente, ela não fica se preocupando com o Kernel. Já tem a Red Hat para isso.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:31 pm

    @Johnny “Quem ama o feio, bonito lhe parece”

    kkk melhor comentário, beleza é algo subjetivo, mas ainda acho o Mac OS X mais bonito e mais bem acabado, além de poder escolher a posição do dock.

    Suhanko (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:47 pm

    Nossa, não troco Linux por nenhum outro sistema, muito menos iLavagemCerebral, mas dizer que o Ubuntu superou em beleza é no mínimo forçar a barra. Passei a usar o Mint para no ter que ficar trocando a interface gráfica.

    Luciano (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 6:51 pm

    O Ubuntu é um excelente sistema, mas bonito não é.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 7:00 pm

    Em meio às recorrentes controvérsias sobre a configuração das máquinas oferecidas com Linux pelos grandes fabricantes e em meio às dúvidas sobre o real comprometimento desses mesmos fabricantes com Linux, sempre me lembro do System 76: um pequeno fabricante de PC que só trabalha com Ubuntu. O System 76 permite que o comprador configure o hardware da máquina, não trabalha com nenhum outro sistema operacional, embarca sempre o Ubuntu mais atual, e despacha via UPS para o Brasil (e outros 23 países). É só fazer o pedido. E pagar os impostos quando o computador chegar aqui. :-)

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 7:08 pm

    @frank Com essa migração dos pc’s para os dispositivos móveis, a impressão que eu fico é a de que o Linux chegou atrasado. E mesmo com o android, que o público não tem a percepção de ser Linux, não sei mesmo. Será que vai dominar um mercado em decadência???

    Fernando (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 7:48 pm

    Concordo com o Mark, o Unity é muito bonito mesmo, só precisa de alguns “retoques” no painel inicial…

    Jeremias Alves Queiroz (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 8:09 pm

    Sinceramente acho o Unity o desktop mais bonito hoje, com certeza superaram o Mac OS, bem que eu gostaria que minhas máquinas conseguissem roda-lo, por enquanto me viro bem com o Xubuntu, que aliás está muito bonito também, aliás aguardo anciosamente pelo XFCE 4.10…

    Maximiliano (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 8:21 pm

    Se é mais bonito ou mais feio cada um tem sua opinião, feio ou bonito eu prefiro Ubuntu, feio ou bonito um applemaníaco vai preferir um Mac.

    Se a Canonical vai cumprir sua meta eu não sei, mas que a Canonical está trabalhando ativamente no projeto isso ninguém pode negar, só alguns exemplos: Está trabalhando em parceria junto a uma famosa softhouse para trazer games parrudos para linux, criou um método para que webapps pareçam mais apps nativos do Ubuntu,está trabalhando firme no projeto Ubuntu for Android e as novidades não páram de chegar a cada nova versão, desagradam uns, agradam outros, mas elas não páram.

    Não gostar do Unity não é desculpa já que alternativas não faltam: kubuntu, Xubuntu e Lubuntu são também Ubuntu, só que com roupagem diferente.

    “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” frase de Jean Cocteau

    Spif (usuário não registrado) em 30/07/2012 às 8:30 pm

    Mais bonito? Sei não hein. Eu achei a interface do Ubuntu 12.04 feia, pouco prática e muito ruim de mexer. Claro, MINHA opinião, mas eu não sei se vale dizer que “alcançou meta”.

    Quanto aos 5% no ano que vem, acho dificil, mas quero acreditar que consegue!

Este post é antigo (2012-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.