Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Raspberry Pi e o processo de boot

Enviado por Sergio Prado (sergio·pradoΘe-labworks·com):

“Uma das primeiras coisas que você precisa fazer quando começar a trabalhar com uma nova plataforma de hardware é entender o seu processo de boot.

E o processo de boot da Raspberry Pi é um pouco diferente comparado às outras plataformas comuns que rodam Linux como a Beagleboard, Beaglebone ou i.MX53, a começar pelo hardware.

Neste artigo veremos uma descrição completa do processo de boot da Raspberry Pi.” [referência: sergioprado.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    4F (usuário não registrado) em 31/10/2012 às 4:34 pm

    Na materia tem o seguinte trecho:

    “o SoC procura na primeira par­tição do cartão SD um arquivo chamado bootcode.bin. Esta par­tição do cartão SD pre­cisa estar for­matada com FAT32″

    Ai me perguntei, no caso de alguem desenvolver um produto comercial bem sucedido com Pi, qual a chance de ser processado pela MS (alta, media, baixa)?

    Carlinhos (usuário não registrado) em 31/10/2012 às 7:50 pm

    @4F, Acho que nesse caso a Broadcom seria a responsável pelo pagamento de quaisquer royalties referentes ao suporte a FAT32, pois o código que lê FAT32 é deles, e está na ROM do dispositivo. Você estaria apenas disponibilizando uma pequena partição no formato, o que não é protegido pelas patentes. Veja, uma máquina de sorvete pode ser patenteada, mas o sorvete gerado por essa máquina não é automaticamente patenteado devido à máquina ser patenteada.

Este post é antigo (2012-10-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.