Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Professores das escolas municipais de São Paulo trabalharão com tablets ainda em 2012

A aquisição dos tablets Galaxy Tab 10.1″ saiu a R$ 1.100,00 por unidade, incluindo 2 anos de manutenção.

Via gizmodo.com.br:

O governo municipal de São Paulo parece ter entrado de vez na onda dos tablets: na cidade, todo vereador terá um tablet em 2012, assim como vários órgãos governamentais. Agora é a vez das escolas municipais: segundo a secretaria de Educação, 8.000 professores ganharão um Galaxy Tab 10.1, e todas as escolas e CEUs terão Wi-Fi até o meio do ano.

Como informa o Estadão, na primeira fase serão distribuídos 8.000 tablets para as escolas. Os Galaxy Tabs 10.1 serão usados apenas pelos professores, “para atividades como chamadas de presença, acompanhamento de aulas e coordenação dos exercícios online”. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 3:22 pm

    Galaxy Tab 10.1, um dos tabs Android mais caros, especificamente voltado pra entretenimento e multimídia, escolhido para professores em exercício da profissão?

    Acer Iconia, Asus TF ou similares, nem pensar? Baratos demais?

    unabober (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 3:26 pm

    Alguem me explica como um tablet pode melhorar a educacao do pais?

    Spif (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 3:28 pm

    Ah o dinheiro público sendo desperdiçado em um tablet desatualizado com Android.

    Quer vergonha dessa “mudernidade”.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 3:38 pm

    Na prática, @unabober, um tablet (ou um e-Reader, tanto faz) permitiria economizar muito dinheiro em livros didáticos (que são, francamente, descartáveis) ao longo do tempo. Grandes quantidades de papel deixariam de ser produzidas. Cadernos deixariam de ser usados. Trabalhos podem ser disponibilizados como acervo com um mínimo de esforço.

    Isso não só seria ecologicamente melhor quanto economicamente interessante.

    Mas usar um tablet de entretenimento pra isso pode não ser a melhor ideia do mundo. Conexão 3G para um tablet didático? Pra quê?

    Arpoador (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 3:46 pm

    Com a compra de 8.000 unidades este preço não cairia mais? Pela quantidade adquirida o preço por unidade deveria ser menor. A não ser que…

    bsduser (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 3:46 pm

    Voces estao esquecendo do detalhe que é a cultura: Nao a “cultura”, mas sim o contato com uma nova tecnologia, é melhor dar um tablet que funciona, para o professor, do que deixar ele usando um desktop de laboratorio, que nao funciona, ou pior, que tem um windows + office, ou pior ainda: um politico lancar uma nova distribuicao linux, que nao funciona, e vender para a rede escolar inteira usando o NOSSO dinheiro…
    Tanto faz para o usuario (professor…) qual o android que esta la dentro, qualquer que seja é muito melhor do que ele tem hoje. Se formos discutir qual o melhor android, o projeto so vai sair em 2020… O galaxytab 10″ é bom??? acho que sim, tem tela grande, é bonito e funciona… Ou voces prefeririam que o governo comprasse o da positivo???

    FALEI!

    Lucas R. Martins (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 4:10 pm

    “Ainda em 2012″? Estamos em janeiro…

    Sim, estamos em janeiro, e o anúncio é de que os tablets chegarão ainda no ano corrente.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 6:46 pm

    Neste caso o tablet para o professor deve ser a ponta final do processo, que se inicia em:

    * infra estrutura
    * treinamento para usar a tecnologia
    * aplicativos adequados

    Minha esposa é professora e desde que o diário virou eletrônico (cloud) ele diz que ficou mais fácil de trabalhar, mas a falta de infra as vezes prejudica o trabalho dela, “servidor ocupado”

    Andre Luiz (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 7:30 pm

    RIDÍCULO !!!!!!!!
    TOTALMENTE RIDÍCULO ESSE GOV DO ESTADO DE S.P !!!!!!!!
    DISCORDO COM ESSA MATÉRIA RIDÍCULA !!!!!!
    COMO UM TABLET VAI MELHORAR A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS ?
    OS ALUNOS NEM TEM CARTEIRA DESCENTE PRA SE ACOMODAR NAS ESCOLAR DO ESTADO , MUITO MENOS UM MERENDA DIGNA DE ESCOLA . SEGURANÇA ENTÃO NEM SE FALA NAS ESCOLAS É UMA VERGONHA , SE BANDIDOS ROUBAM TV DAS ESCOLAS E COMPUT. QUANDO SOUBEREM DE TABLET HUMMM VÃO FAZER UM ARRASTÃO OU UM LIMPA GERAL NELES . OUTRO PONTO IMP. QUE O ALUNO PRECISA TER SÃO BONS MATERIAIS ( LIVROS ). UM PROF MAU SABE MEXER NUM COMPUTADOR SÓ O BÁSICO IMAGINA COM UM TABLET COM ANDROIDVAI APANHAR FEITO CACHORRO COM ESSES BRINQUEDOS CAROS . O ALUNO QUE APRENDER NA LOUSA MODERNA E GRANTE AONDE O PROF. POSSA ENSINAR E NÃO POR UM PROF. PRA FICAR SENTADO COM A BUNDA NA MESA E BRINCANDO DE TABLET ENQUANTO ISSO OS ALUNOS FICAM FAZENDO LIÇÃO DO DIA NA SALA DE AULA .

    a tecnologia só veio pra atrapalhar o aluno veja : tablet no futuro um aluno mau vai saber escrever e se souber escrever vai sair com letras feias pq tablet e computador não deixa o aluno com letra linda e sim só deseduca .
    ALUNA PRECISA TER CONTATO COM OS LIVROS E NÃO COM TABLET E PROF NÃO PODE FICAR COM A BUNDA SENTADO NA CADEIRA BRINCANDO DE TABLET E SIM LEVANTAR DA CADEIRA E ESCRVER NO QUADRO NEGRO A LIÇÃO DO DIA .

    Spif (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 8:17 pm

    Livros didáticos são descartáveis? Só se for em escola particular.

    Quando eu estudei em escola pública, os livros eram reaproveitados, e cada aluno tratava com carinho o seu, sem riscar ou rasgar, para que um outro usasse no próximo ano.

    Essa história, esse papinho, de mudernidade é bobagem. Coisa pra inglês ver.

    Vão comprar um monte de Galaxy Tab, desatualizados e sucateados, à preço de iPad. Se me perguntarem, acho que deveriam olhar bem quem está recebendo o dinheiro, e quanto vão gastar nisso.

    Lokoder (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 8:42 pm

    Sim, é sempre coisa pra inglês ver.

    O problema nunca é atacado onde deve, e o pessoal sempre aparece com esses paliativos, fruto de idéias de quem não sabe o que tá fazendo, mas que 99% aplaude pra dizer “que as coisas estão melhorando”, e “é melhor fazer isso do que não fazer nada”, blábláblá…

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 9:23 pm

    Se realmente for uma iniciativa séria, deveria começar com o humano para depois passar ao material. Neste caso, dar condições para os professores e depois distribuir os tablets. Como não é assim, afirmo com certeza que não irá funcionar. Uma pena.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 9:25 pm

    Em tempo. Quando digo “dar condições aos professores”, inclui não só treinamento de informática, mas também remuneração e condições dignas de trabalho.

    Ezek (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 9:34 pm

    Porque tablet?
    Será que já esqueceram que ainda existem notebooks e/ou netbooks?
    Isto me parece com mais uma oportunidade de queimar o dinheiro público favorecendo algum fornecedor…

    Gabriel (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 10:32 pm

    Só espero que observem que é necessário MUITO MAIS do que tablets para melhorar a educação. Ainda mais pelo destino que será dado a eles: “para atividades como chamadas de presença, acompanhamento de aulas e coordenação dos exercícios online”.
    Não sei as escolas municipais de São Paulo, mas em várias escolas públicas em todo o país não há sequer um mísero computador instalado e/ou funcionando para os serviços básicos da escola. E convenhamos: com R$ 1.100 hoje em dia, é possível comprar um desktop razoavelmente bom que serviria perfeitamente às necessidades escolares. Além disso, é necessário também capacitar os professores para aproveitar ao máximo essas novas tecnologias. Recentemente uma tia relatou que instalaram uma lousa digital na escola em que ela trabalha (nunca vi uma lousa digital, então não sei bem como funciona), mas nenhum professor utilizava porque não sabiam como utilizá-la, apesar de imaginarem o potencial facilitador que a lousa digital possuía.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 11:10 pm

    Me parece algo da “moda” e não da necessidade real. Precisamos de livros e professores melhores, não só de um meio de ter livros digitais.

    A economia que se faz com o papel de um livro é um argumento para enganar, já que para criar um aparelho desse se gasta muito mais recursos e recursos sujos para a fabricação de muitas partes, e assim como tudo que fazemos, tem um limite de vida util, um dia sera lixo também e sua reciclagem é muito mais dificil e cara do que um livro comum.

    No final um livro comum sai muito mais barato e outra, quém ta afim de deixar criança andando por ai com um produto que chama atenção de ladrão? alguém já viu ladrão roubar uma casa e levar livros?

    Se for ficar na escola, a escola tem onde guardar esse item con segurança?

    Gasta-se todo esse valor, pra depois aparecer na TV que um escola no meio da nada, sem uma estrutura adequada, mas com professor dedicado teve a melhor nota nos exames nacionais… não é só o meio que proporciona o aprendizado, é o professor qualificado e interessado que AJUDA um aluno a ser melhor.

    Só pra deixar uma perspectiva diferente…

    http://youtu.be/_an5z2lxXH4

    stan_br (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 11:29 pm

    Uhuull! Agora a progressão continuada é digital o/

    Sério, ridiculo. Mais dinheiro público indo pro limbo. Eu q trabalho com tecnologia, bacharel e mestre em computação ainda me pergunto se valeria a pena comprar um tablet para mim, se ele teria realmente utilidade (considerando o preço que custa)…

    Pega esses mil reais, divide em 13 e da em aumento de salário para os professores. Dinheiro muito mais bem gasto.

    nemesis (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 12:16 am

    Parece-me que muitos não atentaram ao texto, dando conta de que os tablets são para os professores, não para os alunos. Em todo caso, realmente uma queima de dinheiro do contribuinte para o vereador poder jogar Angry Birds durante viagens pagas e para professores marcarem um checkbox na presença dos alunos. Parabéns ao estado mais rico e fútil do país.

    Em tempo, tablets, mesmo os voltados para “consumo de entretenimento”, são muito mais capazes que isso. Este texto saído de um smartphone android “desatualizado”, por sinal.

    Marcos (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 8:47 am

    “Não sei as escolas municipais de São Paulo, mas em várias escolas públicas em todo o país não há sequer um mísero computador instalado e/ou funcionando para os serviços básicos da escola.”

    Isso foi um investimento do estado de São Paulo. Que culpa o governo tem se em outros estados são diferentes? Enquanto tiver um Estado com problemas, ele não vai poder mudar?

    “E convenhamos: com R$ 1.100 hoje em dia, é possível comprar um desktop razoavelmente bom que serviria perfeitamente às necessidades escolares. ”
    E o professor traria o desktop na mochila? Tablets são muito mais portáveis que notebooks. E a maioria dos fabricantes chineses provavelmente nem entraram na licitação porque não dão garantia de 2 anos, que é uma das exigências. Fora o treinamento pros professores. E o preço não sairia muito mais barato que isso, visto que há pouca concorrência ainda nessa área. Se houve pagamento indevido, não foi diluído no preço do produto.

    “Além disso, é necessário também capacitar os professores para aproveitar ao máximo essas novas tecnologias.”
    Já estão tendo essa capacitação.

    Spif (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 9:45 am

    Sim. todos vão aprender a usar o facebook e o twitter nas horas vagas. Mas acho que vão ficar tristes por que não é a versão com TV.

    Fernando Rocha (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 10:44 am

    Também acredito que comprar computadores seria um dinheiro melhor aplicado, visto que é mais funcional.

    Agora, investir em treinamento dos professores e melhorar salários seria ainda melhor.

    Ork (usuário não registrado) em 6/01/2012 às 12:14 pm

    Xii.. o ano eleitoral tá aí, o sindicato é oposição.. hehehe.. Que modernidade! será que vamos ter fogueira de tablets na próxima greve? Ah não, né. Isso aí a professorada vai usar em casa pra entrar nas redes sociais e fazer um monte de protestos contra o governo da direita aliada ao produtivismo do capital.

Este post é antigo (2012-01-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.