Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os 10 mais importantes projetos de código aberto de 2011

Enviado por Guilherme Macedo (guilhermeΘsinapseslivres·com·br):

“O código aberto há muito tempo é sucesso e ano após ano mais desenvolvedores vem adotando esse revolucionário modelo de criação – uns por ideologia mais humana possível, outros em busca de melhor custo-benefício. Até mesmo a Microsoft, que já chegou a contratar terceirizados especializados em atacar o software livre e o código aberto, está começando a entrar na onda.

Você pode lembrar agora mesmo de grandes projetos de código aberto, como o Linux, Apache, JBoss, Firefox, Chromium, Webkit. Mas nesse ano? Quais destacaram-se? Joe ‘Zonker’ Brockmeier, escrevendo no Linux.com, responde isso. De acordo com Joe, os 10 mais importantes projetos de código aberto de 2011 são: Hadoop; Git; Cassandra; LibreOffice; OpenStack; Nginx; jQuery; Node.js; Puppet; Linux.

Essa é a lista de Joe Brockmeier, mas e você? Qual sua lista? Qual projeto você colocaria como destaque também? E para 2012, qual projeto poderia deslanchar ao longo do ano e entrar na lista de destaque?” [referência: sinapseslivres.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre Arruda Paes (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:19 pm

    Para mim, o impacto que o Asterisk causou no seguimento de telefonia foi tão forte, que mereceria certamente encabeçar a lista dos TOP 10.
    O Apache é super importante, mas existem inúmeros projetos alternativos, assim como outros da dessa lista ou de outras listas (Eclipse, PostgreSQL, etc).

    Mas o Asterisk praticamente não tem concorrentes e seu aparecimento e uso fez com que dinossauros que impunham as regras de telefonia (leia-se preços absurdos), tivessem que rebolar desconcertadamente para tentar manter seus clientes…

    Samuel Junior (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 4:43 pm

    Considero que seria interessante destacar aqueles que tiveram maior evolução no segmento que atuam. O kernel Linux, com certeza, sempre estará nesta lista no segmento dos sistemas operacionais.

    Por exemplo, em programas 3D, o Blender 3D está se desenvolvendo de maneira monstruosa ultimamente. Tanto é que foi citado no site http://forums.cgsociety.org/ como destaque no mundo da computação gráfica em 2011, ficando em 4º lugar.

    erico (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:06 pm

    se fosse colocar uma distro aí com certeza poria o mint e o gnome3

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 6:33 am

    Linux, KDE, Amarok, Libreoffice, gimp, kdevelop, kadenlive, wine, assultcube, git

Este post é antigo (2012-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.