Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OpenMandriva começa a se tornar realidade jurídica

Charles-H. Schultz, gestor de comunidades da Mandriva SA, postou em seu blog a confirmação de que os estatutos da “OpenMandriva Association” foram enviados para registro junto às autoridades francesas, com as bênçãos da empresa.

Segundo ele, desde 1998 esta é a primeira vez que a OpenMandriva chegou a um ponto em que pode decidir livremente o que é bom para si mesma ,liberando seu potencial e cumprindo suas promessas. Boa sorte! (via standardsandfreedom.net – “OpenMandriva takes off”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tomara que o Mandriva consiga funcionar neste modelo similar ao SUSE/OpenSUSE, dando mais valor a comunidade.

    A idéia de usar um sistema de construção de pacotes que já existe também é boa, o que implica em menos reinvenção de roda.

    Sorte a eles. Pena que a ficha caiu meio tarde quanto a esta decisão de “rebootar” a empresa

    Diogo (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 10:46 am

    O Mandriva Linux está continuamente em desenvolvimento, o “sócio” cheio da grana da fundação é a Rosa Labs, que ajuda a desenvolver o Mandriva, e usa a distro nos seus projetos internos, como o governo Russo, por isso o Rosa e Mandriva são idênticos, pois são a mesma distro.
    Hoje, o Mandriva 2012 (ou Rosa 2012.1) são as distribuições mais redondas e modernas que existem, somaram os talentos que já existiam com o entusiasmo dos Russos e a obra prima que é o KDE 4.9 e o resultado é isso, pra mim, a melhor distro do mercado, muito a frente das outras.

    André Luiz Duarte de Queiroz (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 12:05 pm

    @Diogo,
    Ela está mais ‘redonda’ que o Mageia?..

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 12:37 pm

    Mandriva morreu, aceitem os fatos, e não morreu, parte dele se tornou Mageia, a outra parte é o mesmo ROSA, que mudou de nome por questões legais para inserir softwares proprietários, como codecs que as leis europeias ao qual o Mandriva estava vinculado não podia inserir… e ainda há um antigo fork bem sucedido: PCLinuxOS, mas openMandriva por favor, não….

    Marcos (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 1:32 pm

    Eles já tinham dificuldade de se capitalizar quando era um só, agora que são n variações, temo ficar mais difícil sua vida financeira, já que não consegui ver uma mudança no modelo de negócios.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 2:47 pm

    @Carlos Felipe,
    ainda é cedo para dizer que o Mandriva morreu. Veja o exemplo do OpenOffice.org, que muitos diziam ter morrido nas mãos da Oracle, e hoje canso de ver comentaristas aqui dizerem que ele é melhor que o LibreOffice. A maioria agora joga confete no Mageia, mas a história do (Open)Mandriva ainda não acabou. Vejamos as cenas dos próximos capítulos.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 3:19 pm

    @Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को

    Eu baixei uns alpha(?) do openMandriva e pareceu um projeto caseiro fundinho mesmo de quintal, comparado ao ROSA que tem um belíssimo trabalho inovador e de artwork.

    Diogo (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 4:31 pm

    @Carlos Felipe, são a mesma distro, o que foi feito no Mandriva foi uma brincadeira dos desenvolvedores (os mesmos que desenvolvem o Rosa), inclusive o nome do beta foi “Unamed looser”, confirmando a brincadeira no artwork.

    E @André Luiz Duarte de Queiroz: O Mageia é o Mandriva 2010 + atualizações, o Mandriva 2012 é muito mais moderno, bem mais rápido. O Mageia é estável, mas é parado no tempo. Aliás, os caras do Mageia eram uns caras que sempre seguravam o desenvolvimento rápido quando estavam na Mandriva.

    Acredito que a Mandriva S.A. deva fazer o meio de campo corporativo, se baseando na distro criada pela Rosa + Comunidade (OpenMandriva). É uma receita de sucesso já feita por Suse/OpenSuse, RedHat/Fedora.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 7:00 pm

    @Diogo, mas onde está o Mandriva 2012? Na página de downloads de versões estáveis, só temos o 2011 -> http://www.mandriva.com/br/downloads/

    Se vc estiver falando para usarmos distros instáveis, podemos usar o Mageia Cauldron também. =)

    E por que o “Mageia é parado no tempo”? Gostaria de, se possível, que explicasse melhor esse ponto. =)

    Eu detesto essa briguinha Mandriva vs Mageia, apesar de ser usuário e contribuidor do Mageia, não fico “jogando pedra” no Mandriva – e aliás, dos demais contribuidores que vejo do projeto, nunca percebi esse tipo de postura. Seria bom que os amigos que estão nessa vibe deixássem isso de lado, pois em nada acrescenta ao mundo das distros GNU/Linux. Melhor que fossem (ou continuem a) contribuir com as distros que mais lhe agradam, sejam elas quais forem.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 7:14 pm

    @Filipe Saraiva,
    concordo em número e grau com vc.
    Esse onda de ciuminho de uma distro ou outra com raiz no Mandrake/Conectiva/Mandriva já tá fora de contexto. Agora é hora de fazer valer o espírito do Software Livre e a força das comunidades.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 8:43 pm

    “Veja o exemplo do OpenOffice.org, que muitos diziam ter morrido nas mãos da Oracle, e hoje canso de ver comentaristas aqui dizerem que ele é melhor que o LibreOffice. ”

    E o OpenOffice lançado é praticamente a versão 3.4RC2 que a Oracle repassou à fundação Apache, não mudou nenhum recurso. Ou seja, o pessoal mudou de opinião apenas porque mudou a empresa.

    aleph (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 8:58 pm

    Eu também só vi download do mandriva 2011.

    O 2012 ainda está nas versões instáveis?

    Diogo (usuário não registrado) em 12/12/2012 às 9:50 pm

    2012 é alpha 2, mesma build do Rosa 2012.1 Beta, já saiu o Rosa 2012.1 RC, o mesmo deve acontecer nessa semana com o Mandriva.

    Não gosto do Mageia, ele não tem uma razão de viver, o surgimento do Mageia fez uma grande comunidade se dividir em várias pequenas e tudo isso pra quê? Pra uma distro que não passa do velho Mandriva com um wallpaper diferente? O Mageia não é mais comunitário que o velho Mandriva, quem manda são os velhos franceses da velha EdgeIT que ajudaram no péssimo modelo de negócios da Mandriva, eles são arrogantes e até hoje não mostraram uma real razão da divisão. Hoje deveriam fazer parte da fundação, mas não são subordináveis e não aceitam pitacos.

    Desculpe o desabafo, mas participei das primeiras conversas sobre o Mageia e inicialmente ele só seria criado se houvesse a concordata, e o pessoal da Edge torcia por isso. Testei todas as versões do Mageia, é excelente como um Mandriva 2010.2 deve ser, mas não passa disso.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 13/12/2012 às 8:35 am

    @Diogo,

    Mas aí não é Mandriva, é Rosa. Quando o Mandriva 2012 for lançado, ainda haverá Rosa. Um não é o outro. O jeito é esperar o Mandriva 2012 se estabilizar e sair.

    Amigo, acho que você tem uma raiva sem motivos do Mageia. Eram empregados que, quando perderam seu posto de trabalho, resolveram criar uma distro e continuar o serviço que prestavam, de forma comunitária. Que mal há nisso? Mageia é sim guiada pela comunidade. Eu participei também das primeiras conversas, traduzi no dia do lançamento o manifesto para o português, e hoje sou empacotador lá. Vejo que a comunidade tem voz. Há reuniões semanais no IRC e todo um processo estabelecido para submissão de ideias de suporte a novas funcionalidades e um processo de votação transparente. Acho que isso é tão comunitário quanto no Debian, por exemplo.

    E dizer que o Mageia é um Mandriva com outro papel de parede, que é isso cara. Claro, no fork foi assim, afinal esse é o conceito de fork. Mas em seguida os pacotes foram todos criados e mantidos pelo Mageia. Inclusive, a migração para o systemd, que o Mandriva já tinha feito no 2011, foi feita no Mageia 2 de forma independente pelo próprio pessoal. Recomendo que você dê uma olhada nos SPECs files dos pacotes para tirar essa dúvida do Mageia ser Mandriva, como se os empacotadores de lá não fizessem nada.

    Finalizando: cara, tira essa mágoa do coração. =)

    Lucas (usuário não registrado) em 13/12/2012 às 8:59 pm

    Rosa é Mandriva, Mandriva é Rosa, só muda o nome e a logomarca, a versão final das duas será da mesma forma, a diferença são só os softwares proprietários que são aceitos na Russa, pois lá tem as leis mais brandas. Mandriva/Rosa são as distribuições que vão chegar com tudo ano que vem. Ponto Final.

Este post é antigo (2012-12-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.