Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mono 3.0

Enviado por MonoBrasil (contatoΘmonobrasil·com·br):

“A comunidade mundial do projeto Mono está comemorando o lançamento do Mono 3.0. Entre as novidades temos C# 5.0 , suporte ao .NET 4.5, MVC4, Razor,etc, mais detalhes em [mono-project.com/…]” [referência: facebook.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Speed (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 9:07 am

    Será que o pessoal do projeto Mono é patrocinado pela Microsoft para trollar o mundo Linux?

    Quem começa a desenvolver em cima disso, ou abandona tudo ao perceber que é só enganação, ou gosta demais e vai para o Windows, que é onde isso realmente funciona.

    Só pode ser isso.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 9:56 am

    Lançado em comemoração ao novo Windows?

    Página do Facebook…

    É muita sintonia com o mundo proprietário.

    nerso (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 10:09 am

    Quem começa a desenvolver em cima disso, ou abandona tudo ao perceber que é só enganação, ou gosta demais e vai para o Windows, que é onde isso realmente funciona.

    Sou desenvolvedor .net. Comecei a estudar ruby/rails há um bom tempo no windows. Gostei demais, e acabei ficando com dual boot, e passo a maior parte do tempo no linux, que é onde isso realmente funciona (qq SO posix, com nginx, e etc).

    Revol (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 12:32 pm

    Sou usuário Linux, no have dual boot, ponto final.

    Daniel (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 3:54 pm

    Run to the hills!

    rogerio (usuário não registrado) em 26/10/2012 às 9:28 pm

    Mono? No, thanks.

    Rombo (usuário não registrado) em 27/10/2012 às 2:01 am

    bando de babagas

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 28/10/2012 às 9:24 pm

    Será se esta parada só funciona no Windows mesmo. Queria ler algo mais técnico sobre o assunto mas não acredito que isto possa ser verdade, sei que no mundo NIX existem coisas muito melhores que .NET isto esta provado.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 28/10/2012 às 11:02 pm

    @Rodrigo Pinheiro Matias, não uso windows mas nas poucas vezes que usei o mono (no linux) achei uma baita de uma plataforma, pra ser bastante informal. Como linguagem, acho c# muito mais robusto e moderno que o java, por exemplo. Creio que o c# e o .net sejam as melhores criações da microsoft e não é todo o .net que é windows-only. A parte que é dependente do windows é horrível mesmo, mas o resto é excelente e bastante maduro, tanto que o unity, plataforma de games bastante famosa, roda em cima do mono.

    Sobre melhor, pior, etc. , creio que em termos de linguagem/plataforma isso seja relativo. Depende do que vc precisa fazer. Eu uso principalmente C++ (em Linux) no trabalho e em projetos pessoais. Mas sei que há casos em que outras linguagens se saem melhor. Embora eu não goste de ruby (acho a linguagem feia e as implementações são muito lentas) sei que se trata de uma ótima escolha em se tratando da criação rápida de sistemas para web. Neste caso eu diria que ruby é melhor que php, mas talvez não seja para quem quer criar e personalizar um blog (já que a melhor plataforma pra blogs é escrita em php). Entre java e c#/.net, eu escolheria a segunda opção, mas pode não ser viável no seu projeto, por haver mais programadores com conhecimento java do que c# ou pelo fato de a empresa que desenvolve o java suportar oficialmente o Linux, coisa que não acontece com c#. Enfim, em termos de linguagens, quase sempre é “cada um no seu quadrado”.

    Ou talvez eu tenha gostado do mono por não gostar de java, vai saber… :-)

    Além disso o monodevelop é uma ótima IDE, que possui inclusive um modo de emulação vi, no qual não vivo sem :-)

    O principal problema do mono, ao meu ver, é que está abandonando o Linux. O Icaza já explicitou várias vezes não acreditar mais no Linux e investe cada vez mais no Mac e no Windows, que possuem muito mais mercado. Ou seja, não será surpresa se amanhã o mono deixar de suportar o Linux.

    ps: ao menos até hoje não vi a microsoft processar alguém por violação de direitos autorais em implementações alternativas ao seu .net, como fez a oracle com o java.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 28/10/2012 às 11:55 pm

    “O principal problema do mono, ao meu ver, é que está abandonando o Linux.”

    Mesmo? Tomara. Mas duvido, o MVP MS Icaza, se não der mais suporte, não vai ter motivo pra ficar criticando Linux, e ele parece adorar isso.

    “ao menos até hoje não vi a microsoft processar alguém por violação de direitos autorais em implementações alternativas ao seu .net, como fez a oracle com o java.”

    Ninguém ganha dinheiro com isso, não grosso. A iniciativa do mono mais promove a MS que prejudica (Android não prejudica, mas sabe como é cabeça de CEO/jurídico).

    self_liar (usuário não registrado) em 29/10/2012 às 3:16 am

    Como falei , o mono para rodar programas feitos para windows em outros sistemas tem sua utilidade.Como no caso do wine,que agora inclui o suporte para o mono rodar.E dizem que roda melhor que instalar o .NET pelo wine.

    Neste caso é util.

    Agora que o Icaza e Cia queriam eram criar apps nativos de linux usando o mono!Tomboy,banshee e outros programas que nem mesmo nasceram no ecossistema windows.Queriam transformar o .NET em linguagem padrão do GNU/Linux.

    E isso não é boa ideia.

    Linguagens para linux tem de montão.E o icaza não custava melhorar as linguagens que já existiam no linux do que criar um novo kit dependente de uma linguagem que nem é nativa do linux.

Este post é antigo (2012-10-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.