Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mark Shuttleworth explica a integração do Ubuntu com a Amazon

Para quem não quiser ver os resultados das pesquisas enriquecidos com sugestões da Amazon, no momento há uma solução por meio do comando sudo apt-get remove unity-lens-shopping

Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com):

“Nos últimos dias tem havido uma discussão na comunidade sobre um recurso adicionado ao Unity na versão 6.6 do mesmo, disponível para o primeiro beta do Ubuntu 12.10. O recurso, que adiciona sugestões de produtos da Amazon quando você faz uma pesquisa usando o painel, divide a opinião dos usuários.

Para acalmar os ânimos, Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, esclareceu várias dúvidas sobre o recurso em seu blog pessoal, além de comentar um pouco sobre o futuro do Unity e do Ubuntu na visão da Canonical.

Confira mais detalhes no post do blog Ubuntu-BR-SC!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Kadu (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 10:46 am

    Demorou…

    Lucas (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:03 am

    Ubuntu tem que continuar fazendo boas parcerias, baseadas no perfil do usuário. De acordo com pesquisas feitas a maioria dos usuários do sistema compra na Amazon (aqui no Brasil nem tanto). Aqui já criaram uma lente do Mercado Livre (feita pelos usuários) que é muito útil, não é oficial do Ubuntu. A ideia de procurar qualquer coisa no Unity é muito interessante, imagina você saber até como está o trânsito em sua cidade através de uma simples pesquisa sem precisar abrir o navegador e aguardar o carregamento de páginas no primeiro momento? Isso é uma das futuras ideias. Parabéns a Canonical pelas novas ideias.

    Kadu (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:13 am

    Só não se esqueçam que a exibição de produtos é patrocinada e nossa privacidade está em risco agora.

    Se o Google já bisbilhota nossos hábitos de navegação para exibição de anúncios, imaginem o que a Canonical fará tendo acesso à todo o conteúdo do nosso computador.

    #MEDO

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:16 am

    @Kadu Os dados são enviados para os servidores da Canonical (não da Amazon) criptografados. Os dados enviados são: IP e pesquisa que você fez.

    Nada demais se comparado com as informações que Facebook, Google e o próprio governo brasileiro tem sobre nós. Privacidade é um sonho do ser humano que não será alcançado tão facilmente, infelizmente.

    Diogo (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:39 am

    Ubuntu agora vem com ads, é tudo o que faltava mesmo!

    Fellype (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:43 am

    Demorou… (x2)

    Pink (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 11:58 am

    Maaaas, privacidade à parte, serà que isso nao vai se refletir no desenvolvimento do ubuntu para plataformas moveis?

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 12:06 pm

    A questão é complicada, ao mesmo tempo diria que é um movimento bem audaz da Canonical, não vejo como o fim do mundo ou “traição do movimento, mano.”

    Vejo a questão da seguinte maneira:
    1 – O mundo Linux é feito de escolhas. Não gostou do direcionamento do Ubuntu? Bem, existe uma tonelada de distros para vc optar. Não quer sair do Ubuntu? Basta remover o pacote.

    2 – O que a Canonical bem menos intrusivo e muito mais transparente que a Google ou a Facebook fez (é com “a” msm, já que estou falando da “a” empresa)

    3 – Não vejo problemas em a Canonical tentar monetarizar e procurar parcerias. Creio que seja a unica empresa envolvida com o Linux para desktops que pratique tal politica.

    4 – E quanto a questão de privacidade. Quem tem conta google ou facebook não pode reclamar muito não.

    Marcos (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 12:16 pm

    Não vejo nenhum problema, é só desabilitar.

    Mateus (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 12:43 pm

    Ubuntu virou um grande Adware.

    Que pena…

    Bora pro Mint, se calhar, até o Debian.

    Carlos (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 1:13 pm

    “Ubuntu virou um grande Adware”

    Isso me fez lembrar dos programas do Baixaki, gratuitos e cheios de Adware.

    Canonical, quanto eu pago para não ver essas porcarias no meu Ubuntu?

    Shut up and take my money!!!

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 1:23 pm

    Nao uso ubuntu, pq nao gosto do ubuntu! Mas essa facilitacao de compra de conteudo por dentro do sistema eh uma ideia muito boa e gosto.

    Feliz ou infeizmente quem nao quer ser monitorado vai ter que se desconectar da internet. A resposta da Apache para a configuracao de pricidade default do browser dos caras de Redmond diz muito sobre isso. O que podemos eh por limites legais e fiscalizar se eles estao sendo respeitados.

    Eu quero comprar Dragon Age, FIFA Soccer e FIA F1 da EA nativos para linux. Poder escolher entre todos os jogos disponiveis na Desura e Steam. Eu jah comprei coisas ou pelo menos me interessei por promocao de sites brazileiros enquanto estava lendo sites como slashdot, phoronix e sites de notivias e sobre mineracao em ingles e frances. Esse tipo de coisa soh acontce por causa de servicos de propaganda como o que o google fornece.

    Se a Amazon que comprou a IMDb e tah fazendo magica no kindle fire fechar com o linux de vez, pode dar o mesmo tipo de contribuicao que a Valve com sua rede/loja Steam, soh que maior e mais ampla.

    Se soh beneficiar o ubuntu eu penso que eh positivo, se eu puder usar no meu computador com debian … yahoooooooo, ops estah eh outra empresa :)

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 1:31 pm

    @Carlos: “Canonical, quanto eu pago para não ver essas porcarias no meu Ubuntu?”

    Pelo que entendi, nada, niente, nothing, rien.

    Falar mal eh facil, ganhar dinheiro competindo com um produto que tem 2% do mercado mundial e seu concorrente tem 80% eh sentar na pimenta mexicana hermano.

    André Moraes (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 1:33 pm

    Não se chama Unity à toa.

    E para os preocupados com privacidade (eu sou um deles), desabilite a parada. Sem contar que conforme o Julian disse ai, a busca vai pra cannonical e depois para amazon, isso têm muito mais privacidade do que quem usa gMail (ou qualquer outro e-mail que não esteja em um server dentro da sua casa).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 1:49 pm

    Gosto muito do Ubuntu…Basicamente é a única distro que está agradando os desenvolvedores com toolkits montados e prontos para programação. Coisa que a Microsoft faz e a Apple também. É triste ver estas críticas infundadas contra o Ubuntu, a maioria destrutiva. De fato, os usuários de Mac, adeptos da massificação e de uma certa idiotização (vide Mac Mini, onde pagaram mais caro por algo que não tinha USB nem Drive de mídia) atestam que cresceram na base Linux, o que é mentira, cresceram na base Windows, enquanto o Linux não fez o mesmo, por falta de Killer apps e de uma interface consistente com o usuário. Mas chegou o Ubuntu, muito sucesso no ínicio e obscurantismo com o Unity…O usuário típico de Linux simplesmente não entendeu o recado. Uma pena.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 2:14 pm

    Galera, quem não vê utilidade no recurso, basta desabilitar ou desinstalar…

    Qual é o drama?

    Anderson Prado (AndeOn) (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 2:19 pm

    Eu já fui um usuário chato da comunidade algum tempo atras e vejo com bons olhos o que a canonical esta fazendo aos poucos o Linux esta se afirmando no mercado e empresas ganhando confiança para desenvolver seus projetos para ele.

    Devido suas visões o Mark Shuttleworth me lembra um Steve Jobs só que mais legal. Você pode desabilitar as coisas e fazer do jeito que achar melhor. Ubuntu no modo default deve atender o maior numero de pessoas possível se és um usuário avançado modifique ou vai para uma distro menos focada em facilidade. Eu por exemplo gosto, mas não tenho mais tempo para isso, quantas discussões na faculdade, foruns etc. Estas birinhas de usuários com seus discursos rasos não levam a nada, o Linux já perdeu muito tempo.

    Lembrar de coisas como United Linux ta certo que isso foi que para fazer frente contra a Red Hat predominante na época, essa padronização poderia ter ajudado um bocado ao longo destes anos. O sucesso comercial do Linux beneficiaria toda a cadeia, mais investimento, mais suporte, mais empresas desenvolvendo etc isso é um ciclo.

    Marcos (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 2:32 pm

    É triste ver que a maior parte do tempo os usuários de Linux gastam atacando as outras distribuições do que trabalhando pra popularizar o Linux.

    Por isso é que ficamos estagnados no 1% e os evangelizadores da plataforma já migraram pra SOs proprietários há tempos.

    Diogo (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 2:42 pm

    Estagnar em 1% talvez seja culpa da Canonical, a experiência com Ubuntu não é boa pra quem vem do Windows, o Ubuntu tem a sua interface padrão confusa, é pobre de ferramentas de configurações e cheio de bugs quanto à instalação de hardware.
    Pro bem do Linux, a distro porta de entrada deveria ser Mandriva ou Opensuse, são mais redondas que o Ubuntu e usam o KDE, que só isso já justificaria a troca.

    Eu uso Linux desde 2004 e não consigo ver nenhuma vantagem no Ubuntu até hoje.

    Mark (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 2:54 pm

    O problema é que esse comportamento da lente de propaganda não é consistente com o terminal. Aqui tem o relato de bug: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-terminal/+bug/1055766 :D

    Jorge Reis (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 3:18 pm

    Pessoalmente gostei da ideia e gosto da evolução do Ubuntu
    para quem não gostou da novidade só posso dizer:
    sudo apt-get remove unity-lens-shopping

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 3:18 pm

    Para quem não gostar dessa integração com a Amazon no Dash, é só abrir a Central de Programas, pesquisar pelo pacote

    unity-lens-shopping

    e removê-lo. Só isso.

    Se fosse no Windows, teria que alterar umas vinte chaves no registro e editar um arquivo DLL importante num editor hexadecimal. E, no Mac OS X, envolveria a digitação de alguns comandos recheados de pontos no terminal. Ou, no melhor dos mundos, haveria algum “freeware” que removeria os anúncios colocando um spyware no lugar ;)

    Glauco (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 3:24 pm

    mimimi Ubuntu isso … mimimi Ubuntu aquilo …

    Pessoal, se não gostam do Ubuntu, utilizem outra distro e pronto. Se gostam do Ubuntu mas não gostaram dessa integração, apt-get remove … pronto.

    Mas vcs gostam mesmo é de reclamar, reclamam de tudo, parece aquelas velhas estressadas, que nada esta bom pra elas.

    Fausto (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 4:03 pm

    Nunca vi um povo chato e ranzinza como os usuários de Linux.

    Eles reclamam de tudo, nada está bom para eles.

    O duro é que eles se autodestroem, não ajudam em nada o Linux.

    Depois de anos acompanhando os comentários desse site, cheguei à conclusão de que o Linux não tem evangelistas.

    A Microsoft tem evangelistas por todos os cantos e muita gente que realmente ajuda a disseminar os produtos da empresa.

    No Linux, só tem mimimi.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 4:11 pm

    Mateus

    “Que pena…

    Bora pro Mint, se calhar, até o Debian.”

    Não era o mint que estava sendo acusado de juntar os recursos com as binguices da MS ?

    Senão era outro derivado do Ubuntu.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 4:15 pm

    Fausto

    “Depois de anos acompanhando os comentários desse site, cheguei à conclusão de que o Linux não tem evangelistas.”

    Ao contrário, Linux e software livre em geral que tem. Na MS que não.

    Até levam esse posto, mas são pagos, e daí isso deveria ter o nome de publicitários ou relações públicas.

    Ou dependendo de como ele faz isso, do que pensa a respeito, tem outro nome. Acho que o Stallone sabe bem esse nome, tem filmes recentes dele sobre esses “profissionais” :).

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 4:17 pm

    Marcos

    “Por isso é que ficamos estagnados no 1% e os evangelizadores da plataforma já migraram pra SOs proprietários há tempos.”

    Mudou, antes a tal “estagnação” era sempre por alguma crítica a interface gráfica, que mistura, haha.

    Esse tipo que se diz evangelizador e muda porque ai, interface gráfica deu probleminha aqui e ali, por favor né…

    Quem gosta de hype e modinha faz bem pra todo mundo indo pra outro canto, um pomar talvez.

    Fausto (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 4:24 pm

    @Weber Jr.

    Só que funciona…

    Suas incursões em escolas técnicas e universidades continuam incentivando o uso e ensino de suas ferramentas.
    Será que eles tem algum preparo para adquirir poder de persuasão?

    As incursões do pessoal de Linux é sempre confusa e recheada de ódio, que pouco acrescentam ao Linux.

    Nas universidades não estão ensinando Python, e sim C#.

    Existe algo de errado com a comunidade Linux.

    Arpoador (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:00 pm

    Tantos comentários depreciativos com o Ubuntu. Será que Mageia e Mandriva optarem por criar uma identidade própria, criar uma inovação no universo Linux, vai ter tanta reclamação? Só acerta quem erra. Errou muito, perde-se o jogo, mais isso só o tempo vai dizer.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:04 pm

    Fausto

    “Só que funciona…”

    “Funciona” em termos. Tem uma frase que diz muito: “problema do Software Livre é que não paga propina”.

    “Suas incursões em escolas técnicas e universidades continuam incentivando o uso e ensino de suas ferramentas.”
    Será que eles tem algum preparo para adquirir poder de persuasão?

    “As incursões do pessoal de Linux é sempre confusa e recheada de ódio, que pouco acrescentam ao Linux.”

    Quais incursões, existem de forma organizada pra começo de conversa? Geralmente são iniciativas pequenas, de indivíduos até, nem de organizações.

    E discurso de ódio está parecendo esse teu, cheio de generalizações e FUD. Tipo aqui: “Existe algo de errado com a comunidade Linux.”

    “Nas universidades não estão ensinando Python, e sim C#.”

    Já começa que essa universidade está com sérios problemas por ensinar linguagem e não as técnicas de programação, as bases.

    Se se baseia ainda em troços como tecnologia proprietária da MS… O problema é muito maior do que usar o ambiente que for.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:05 pm

    Para quem não leu as explicações originais do Mark Shuttleworth (e as respostas aos 198 comentários dos leitores), segue um resumo dos pontos polêmicos:

    - Não é publicidade ou propaganda, porque a Amazon não paga para apresentar qualquer coisa ao usuário. O usuário faz uma pesquisa na Amazon e a Amazon retorna os resultados do que o usuário pesquisou, sem custo para ninguém. Se o usuário então optar por adquirir algum produto pesquisado, a Amazon repassa à Canonical parte do valor. Salvo engano, esse modelo de repasse de valor é similar ao modelo também adotado pelo Firefox e pelo Google no motor de busca que já vem instalado no navegador.

    - Não viola privacidade, porque a pesquisa não é feita diretamente entre o computador do usuário e a Amazon: a pesquisa é criptografada e enviada aos servidores da Canonical, que repassa anonimamente a pesquisa à Amazon. E o resultado faz o caminho inverso, passando pelos servidores da Canonical. A Amazon só sabe que determinado termo foi pesquisado pela Canonical.

    - Se quiser eliminar a pesquisa na Amazon, basta remover o pacote unity-lens-shopping pela própria Central de Programas ou por linha de comando, ao gosto do usuário.

    Diogo (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:11 pm

    Ninguém que comprovadamente invadiu sua privacidade, disse que faria isso.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:22 pm

    Para quem não confia na preservação de privacidade que o próprio Mark assegura, seguem as palavras dele: “Don’t trust us? Erm, we have root. You do trust us with your data already. You trust us not to screw up on your machine with every update.” Se não confina na Canonical, é melhor não usar Ubuntu. Distribuição é o que não falta por aí.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:23 pm

    Para quem não confia na preservação de privacidade que o próprio Mark assegura, seguem as palavras dele: “Don’t trust us? Erm, we have root. You do trust us with your data already. You trust us not to screw up on your machine with every update.” Se não confia na Canonical, é melhor não usar Ubuntu. Distribuição é o que não falta por aí.

    lklazu (usuário não registrado) em 25/09/2012 às 5:45 pm

    Que a Canonical aprenda, boa parte do problema foi devido a falta de comunicação… vendo pelo lado positivo, o controle de danos foi rápido.

Este post é antigo (2012-09-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.