Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Maratona Caça Bugs LibreOffice 4.0

Enviado por Eliane Domingos de Sousa (elianedomingosΘdocumentfoundation·org):

“A Document Foundation anuncia a Maratona de Caça Bugs do LibreOffice 4.0. Durante 6 dias, de 14 a 19 de dezembro, usuários e colaboradores ao redor do mundo farão testes na primeira versão beta do LibreOffice 4.0.” [referência: goo.gl]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 10:39 am

    Cara, foi só a fundação Apache anunciar que a próxima versão do OO seria a 4.0, o LibreOffice também dá seus salto. E pelo documento de novas features não tem nada grandioso assim pra justificar essa mudança no versionamento.

    Marketing é dureza…

    Rodrigo Zimmermann (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:55 am

    Minha opinião é que o LibreOffice é um beta do OpenOffice. A estabilidade do OpenOffice é algo que o LibreOffice nunca conseguiu ter.

    Quando o OpenOffice resolveu anunciar as versões de testes de sua nova versão após o fork, o LibreOffice nasceu com todos os recursos que já estavam sendo testados no OpenOffice e disseram que tudo era resultado de uma “limpeza no código do Oo”.

    Na verdade, lançaram a versão beta do OpenOffice como LibreOffice e disseram que o trabalho era deles!

    Pena que o LibreOffice carece de estabilidade e possivelmente viverá sempre à sombra do OpenOffice.

    vcsf (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 7:35 pm

    @Marcos, se você observar o planejamento de lançamentos do LibreOffice (LO), perceberá que a versão 4.0 estava planejada para Fevereiro já tem um bom tempo. Assim, se alguém estiver “copiando” o versionamento não é o LO.
    http://wiki.documentfoundation.org/ReleasePlan

    @Rodrigo, basta acompanhar os patchs do LO ou listas de e-mail dos desenvolvedores (devs) que você verá as limpezas de código executadas, inclusive parte delas por devs brasileiros.

    Se estiverem interessados em ajudar o projeto, participem das listas de discussões. Tem muita coisa a ser feita, desde documentação, desenvolvimento, testes e até orientação aos usuários. O Caça Bugs é uma ótima oportunidade para vocês apontarem os problemas de forma construtiva.

    Willian (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 9:57 pm

    É engraçado. Quando sai uma notícia de uma suíte aqui no Br-Linux, logo sai outra em seguida, da concorrente …

    Geraldo (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 10:02 pm

    @Rodrigo Zimmermann,

    Acho que a histório é outra, tem notícias desde 2008 de que o OpenOffice está em decadência.

    O projeto LibreOffice é uma composição do projeto Go-OO, patrocinado pela Novell, com base do código do OpenOffice.org 3.3, que estava abandonado pela Oracle (ver aqui).

    Foi por isso que o LibreOffice foi criado em 28/9/2010 e teem recebido a adesão e o apoio de desenvolvedores do mundo todo, inclusive 33 desenvolvedores que antes trabalhavam para o openoffice estão contribuindo com o código do libreoffice e todo o projeto do Go-OO anunciou adesão ao LibreOffice, além da Canonical, Novell e Red Hat, Google, Intel, a Fundação Software livre, grandes distros como Mint, Ubuntu, Fedora, Debian, OpenSuse e Mageia adotaram o LibreOffice, entre muitos outros.

    Michael Meeks fez uma comparação entre o LibreOffice e o Openoffice mostrando que muita coisa já foi implementada e adicionada ao LibreOffice que ainda não foram no OpenOffice. Ver o texto e a tabela aqui.

    Por isso, acho o contrário. Quem está na avançando é o LibreOffice.

Este post é antigo (2012-12-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.