Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Tycoon: jogo permite simular a criação e gestão de uma distribuição

Tomar decisões sobre quais pacotes incluir em uma nova distribuição de Linux, como melhor alocar os desenvolvedores disponíveis, ou como reagir a uma crítica negativa em um site popular agora não precisa mais ser um passatempo apenas dos integrantes do projeto One Distribution Per Child: com o jogo Linux Tycoon, você poderá viver as mesmas emoções (desde a criação do nome do seu produto), sem expor o mundo a mais um remaster de Live CD!

Embora pareça ser mais uma mensagem sarcástica do que uma proposta de entretenimento para o público em geral, o Linux Tycoon lembra (inclusive no visual retrô) jogos de simulação empresarial do tempo dos micros de 8 bits, digitados a partir de listagens em revistas. Mas está em versão beta, é livre de DRM e roda em Linux e OS X. (via h-online.com – “Linux Tycoon lets players “manage” a Linux distribution – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 5/04/2012 às 5:03 pm

    “The cut-throat world of Linux distro building”

    LoL! Impagável!

    Lucas (usuário não registrado) em 5/04/2012 às 6:32 pm

    Que triste,o jogo é pago. Queria tanto testá-lo.

    Lucas (usuário não registrado) em 5/04/2012 às 6:40 pm

    Eu não tenho um cartão de crédito internacional…

    Willian (usuário não registrado) em 5/04/2012 às 9:36 pm

    Eu ri …

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 8:04 am

    Eu paguei os $4,00 pedido pelo desenvolvedor do jogo para baixar o beta. Estou jogando por dois dias e já fiquei cansado dele.

    O Jogo é legalzinho e voltarei a jogar descompromissadamente mas ele é cansativo. Depois de ler 40 vezes a mesma piada (“A revista Linux Action analisou sua distro e comparou ela a queijo fedido…”) ela perde a graça.

    Você começa o jogo e define o nome da Distro. Depois aparece uma lista com 33 pacotes para incluir. Entre os pacotes estão ambientes gráficos, editores de texto, navegadores web, software para vídeo, jogos, etc.

    Cada pacote lista seu tamanho, popularidade, Nerd Cred (ima indicação de sua preferência pelos Geeks), número de Bugs e indica se é OpenSource ou não. Você escolhe os pacotes e isso vai definir se sua distro é popular ou amada pelos Geeks.

    Então aparece uma lista com 25 distros e quantos usuários elas possuem. Um painel mostra quantos colaboradores voluntários você já conseguiu reunir e quantos desenvolvedores pagos pode contratar. E é isso. O resto do jogo é definir em quais pacotes os desenvolvedores vão trabalhar (eles aparecem sozinhos a medida que sua distro ganha popularidade). E lançar novos releases.

    O jogo envia mensagens como a do queijo fedido ou coisas como “Os programadores acham que sua distro é um paraíso graças à quantidade de ferramentas para ele que você disponibiliza”. Cada mensagem afeta o Hype um número que vai de -20 a 20 e que influência seu número de usuários. Pode ser que suba ou desça.

    Mas essas mensagens são aleatórias. Uma revista critica e o Hype vai a -20, outra em seguida elogia e ele vai para 20. E você fica ali, olhando os números de usuários mudando, e designando pacotes para os desenvolvedores. Só isso. Estou jogando há 4 horas e minha distro é a 2a no ranking com pouco mais de 84mil usuários. Não estou certo de que a retirada ou inclusão de algum pacote possa fazer diferença, então não tenho muito para mexer. O jogo virou uma tela com números que ficam mudando.

    Vou deixar ele aberto aqui até conseguir ser a distro mais popular, sinto que é apenas questão de tempo.

    Ah, a propósito, a distro mais popular é o Ooboontoo… hehe.

    Resumindo. Se fosse gratis eu te recomendaria baixar e brincar. Em 2 horas você estaria enjoado. Como é pago eu aconselho a desencanar. Não é tão legal a ponto de você ir atrás de um cartão internacional e gastar os $4 pedidos pelo desenvolvedor.

    Marcelo F (usuário não registrado) em 7/04/2012 às 8:01 pm

    Se os remasterizadores brasileiros fizerem esse teste no jogo, não sobra um… huaheueheueheuehu

Este post é antigo (2012-04-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.