Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LG adere ao pacto, e Microsoft agora licencia patentes para 70% dos smartphones Android vendidos nos EUA

A LG juntou-se a Samsung, Acer, Quanta, Viewsonic, Wistron, Onkyo, General Dynamics, Itronix, Compal e outras na lista das empresas que assinaram com a Microsoft um pacto de licenciamento de patentes dela que estariam presentes no Android.

O formato típico deste tipo de acordo envolve o pagamento de uma quantia a cada dispositivo comercializado, e no caso específico da LG o acordo engloba não apenas o Android mas também o Chrome OS, em telefones, tablets e outros dispositivos.

Segundo o comunicado oficial e o twit do responsável pela comunicação corporativa da MS, a adesão da LG significa que agora mais de 70% de todos os smartphones com Android vendidos nos EUA agora “estão sob a cobertura” dos licenciamentos de patentes da Microsoft. (via engadget.com – “Microsoft signs patent agreement with LG, now covers 70 percent of US Android smartphone market — Engadget”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 9:28 am

    O Tecnoblog tem uma tirada dizendo:

    “Resumo da ópera: o sistema é livre, o que não quer dizer que seja de graça.”

    Glauco (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 9:37 am

    Por pior que seja essa atitude da Microsoft, ainda é muito melhor que a atitude da Apple, que tem medo da concorrência e não licencia suas patentes, prefere uma batalha judicial para tentar impedir a comercialização dos produtos concorrentes.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 10:06 am

    Se esse “acordo” envolvesse apenas patentes, não seria feito a portas fechadas sob acordo de confidencialidade. Devem haver outras “vantagens” oferecidas à companhia ou às pessoas que decidem pela companhia.

    Mais importante pra MS que ganhar dinheiro com o Android é fazer propaganda, mais para os acionistas e menos para o público, de que ganha dinheiro com o Android. Se os acionistas da MS ficarem convencidos de que ela está realmente apanhando tanto assim, o dinheiro deles vai mudar de lugar.

    Se essas extorsões estivessem dando tão certo assim, não haveria motivos para a empresa empurrar com tanta força seus WindowsPhones no mercado. Afinal, porque trocar o dinheiro fácil do trabalho alheio pelo dinheiro difícil do suor do próprio rosto?

    paulo (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 10:15 am

    Se tempos atrás alguém me dissesse que a MS conseguiria LUCRAR com a venda de smartphones de OUTRO sistema operacional, eu juro que não acreditaria.
    Aliás, parabéns ao departamento jurídico da Microsoft. Com tantos produtos de qualidade duvidosa, pelo menos UM SETOR dentro da empresa precisa apresentar resultados…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 10:18 am

    O CADE americano tem responsabilidade nisso.

    Essa tal empresa não foi desmembrada mesmo com um evidente monopólio.

    Agora(e tradicionalmente) faz aquilo que se teme quando existe uma empresa tão maior que outras: Usa pressão econômica e as vantagens do mercado.

    Os Fabricantes nem tem como lutar, preferem ceder a perder dinheiro em um processo.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 10:26 am

    >>> Glauco

    A Apple lucra com o ambiente de smartphone e se mantem jogando com patentes, a Microsoft não.

    Sendo assim, é mais fácil(e rentável) pra ela vender/criar acordos com as patentes pra ter lucro, já que ainda é mirim no mercado.

    Arpoador (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 11:29 am

    Com a orientação destes advogados da Microsoft podemos dominar o mundo…
    Fica a curiosidade: o que algema todo mundo?

    http://www.osnews.com/story/25318/Barnes_Noble_Asks_DoJ_to_Investigate_Microsoft_s_Patent_Trolling

    Spif (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 4:42 pm

    Acho tão ingênuo vocês, senhores, cantando a morte da Microsoft quando ela fatura tubos sem nem trabalhar.

    Está havendo já uma boa confluência da midia especializada em torno dos telefones com Windows Phone e, pelo hardware, dá pra perceber que a relação custo/benefício deles pode acabar sendo melhor. Enquanto um top com Android é um dual core, um top com WP 7.5 tem um hw mais modesto e um desempenho excelente.

    Seria conveniente que os fabricantes de Android percebam bem o que estão fazendo e tentem agradar mais ao público. A Microsoft vocês conheceram como grande, mas ela já realizou algumas viradas surpreendentes.

    O que atrapalha ela nos ultimos tempos é o Ballmer, que pode muito bem sair da jogada, pelo que comentam.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 7:33 pm

    E os bobos ficam trabalhando de graca pro Linus, que nao diz nada a respeito.

    André Caldas (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 10:32 pm

    No meu ver, os fabricantes que pagam a extorsão da microsoft também acabam levando vantagem. Não só pelos acordos sigilosos que são feitos (quem sabe parte do dinheiro não acaba retornando), mas também pelo fato de dificultarem a existência de concorrência.

    É como um alvará de funcionamento. Quem dá o alvará é a microsoft. Quem quiser entrar no jogo e participar do mercado vai precisar do alvará também. Os grandes saem sempre felizes e contentes…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 10:47 pm

    André Caldas

    “No meu ver, os fabricantes que pagam a extorsão da microsoft também acabam levando vantagem. Não só pelos acordos sigilosos que são feitos (quem sabe parte do dinheiro não acaba retornando), mas também pelo fato de dificultarem a existência de concorrência.”

    Eu acredito que é por aí, se não me engano foi o Rael que citou primeiro uma teoria assim.

    Talvez esses anúncios sejam resultado de uma contrapartida de algum acordo de negócios nem mesmo relacionados ao Android.

    Difícil acreditar que de todas essas empresas envolvidas até agora, mais nenhuma além da Barnes & Noble, iria resistir.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 11:34 pm

    O maior ganho da MS nesse caso não é com a extorsão propriamente dita e sim ao segurar os ânimos de seus acionistas.

    Por outro lado (e é isso que a MS realmente quer) os fabricantes perdem na mesma arena. Na cabeça dos acionistas dela, se é obrigada a pagar propina, está perdendo dinheiro, logo vão procurar outro investimento que não esteja em depreciação.

    A Barnes & Noble, por outro lado ganhou projeção com o caso e vai ganhar ainda mais, se vencer.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 11:36 pm

    Ah sim, @Weber. Não tenho informes atualizados, mas que eu saiba a Motorola mandou o Balmer lamber sabão e, se eu não me engano a Samsung tb está fora do acordo.

    A Samsung paga os royalties para a Microsoft desde setembro, e anunciou o pacto (e também que passaria a trabalhar com a MS no Windows Phone) cerca de 1 mês depois do anúncio da aquisição da Motorola Mobility. Na época várias notícias e análises correlacionaram os 2 fatos, mas nada de oficial a respeito foi afirmado.

    A Motorola não aceitou a proposta de licenciar as patentes em questão nos termos do pacto proposto pela MS, e foi processada. O caso está em andamento, a notícia mais recente a respeito que eu vi é esta, de umas 3 semanas atrás, que trata de uma conclusãp que ainda não é definitiva: “Microsoft wins key patent decision against Motorola Android in US“.

    nemesis (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 12:24 am

    A partir de hoje, só uso Android chinês. E tenho dito!

    Tarcísio (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 12:52 am

    “A partir de hoje, só uso Android chinês. E tenho dito!” O Ballmer não dorme hoje com essa…

    Spif (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 7:34 am

    Androids da China estão com os dias contados: a Anatel planeja bloquear o acesso a dispositivos que não tenham sido homologados por ela.

    Spif (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 7:42 am

    Srs, nessa altura do campeonato torna-se ridículas as bravatas da morte da microsoft, desespero entre acionistas e outras teorias. Por anos eu escuto pessoas como vocês profetizando a morte da besta de redonda. Por anos eu fui um desses, profetizando a mesma coisa.

    Mesmo assim eles continuam sendo os queridinhos das empresas, continuam embarcando os seus sistemas em telefones e outros dispositivos, continuam uma companhia solida. Claro, não é a companhia que tinha o preço de ações nas alturas, como é o Google hoje, mas ainda assim ela está longe de se exterminada

    Spif (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 7:43 am

    Augusto, pra te completar, a Samsung já vende no Brasil o aparelho dela com Windows Phone 7.5

    nemesis (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 12:34 pm

    Spif o astronauta, sempre no mundo da Lua… ;)

    André (usuário não registrado) em 14/01/2012 às 3:05 pm

    Spif, de onde você tirou que o Google vale mais que a Microsoft?

    Rafael (usuário não registrado) em 15/01/2012 às 4:53 pm

    Com essa atitude de B & N, pode ser possível, mais a frente uma “tempestade” para a Microsoft a enfrentar, se for provado culpada dos argumentos encaminhados na Justiça contra ela.

    Rafael (usuário não registrado) em 15/01/2012 às 5:10 pm

    André, pelos atos que a MS está demonstrando, ela está perdendo terreno, é possível que a concorrência esteja alcançando o mesmo poderio que ela teve ou pode ainda ter.
    Pelo que o colega Spif, disse, as ações do Google estavam ou estão próximas ou no mesmo patamar de valor da MS em ações. Por qual outro motivo a corporação está usando dessa manobra contra a Google? Ela tem o domínio sobre o desktop, e sabemos que a geração atual é a partir da plataforma mobile. E nisso ela ainda está engatinhando (não domina e consequentemente perdendo) então o que resta a ela? Utilizar desses artifícios.
    Se ela é tão boa com seu produto, por qual motivo apela tanto com uso de infrações de patentes. Algo para se pensar.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 15/01/2012 às 7:14 pm

    Será verdade esta notícia?
    http://idgnow.uol.com.br/mercado/2012/01/11/preocupada-com-avanco-dos-concorrentes-microsoft-pode-demitir-centenas-1

    Spif (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 6:07 am

    @rafael e outros:

    O uso de patentes não é apelação, mas um dispositivo comum do mercado americano. Da mesma forma que você não pode copiar o gmail, o mercado protege quem trouxe alguma inovação com patentes. O que vocês se recusam a perceber é que, na verdade, a Microsoft reclama um direito dela.

    Não que eu apóie patentEs de software, mas eu não posso deixar de lembrar que, se o Google compartilhasse dessa visão de repudio teria usado o seu peso político para alterar isso, ao invés de entrar na dança.

    Spif (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 9:53 am

    @ubuntuholic

    É possível. Essa é uma tática clássica para aumentar o preço das ações. Para referência vejam o filme “The Company Men” (http://duckduckgo.com/?q=Company+Men&kp=1).

    Spif (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 10:27 am

    Completando, acho que valia mais se demitissem um cara somente.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 10:53 am

    O sistema de patentes faz tempo que já degringolou.

    Uma idéia originalmente interessante, proteger inventores, foi deturpada.

    -Empresa processando outra porque usa um retângulo parecido como forma de um aparelho. Entre outras idéias básicas;

    -Possibilidade de comercializar a exploração de patentes;

    -Empresas formadas exclusivamente para exploração do item anterior;

    O principal responsável é o governo e escritório de patentes que não mudam esse sistema descontrolado. Com conivência das empresas que direcionam como querem que algo funcione (ou não) com o lobby.

    O dinheiro que as empresas desse porte ganham é merreca, não é significativo, é tudo jogo para impedir a concorrência. Isso é o que mais importa.

    Spif (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 11:32 am

    O Sistema de patentes americano, você diz. O Brasileiro e muito bom, inclusive vai muito bem, obrigado.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 16/01/2012 às 3:39 pm

    @André:

    Spif, de onde você tirou que o Google vale mais que a Microsoft?

    Na verdade, o Spif disse que o preço das ações da Google é maior que o da Microsoft, e isso é verdade – pelo menos para hoje =D

    Na dúvida, é só verificar o Wolfram|Alpha.

Este post é antigo (2012-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.