Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Laboratório do governo dos EUA monta rede Android gigante para estudar métodos de segurança

Via idgnow.uol.com.br:

Cientistas do governo dos EUA construíram uma rede de centenas de milhares de simulações de dispositivos móveis Android que poderia ser usada ​​para desenvolver melhoras na segurança desses populares equipamentos. Foram utilizados até 300 mil dispositivos virtuais de computação portátil para desenvolver o chamado MegaDroid, mas pesquisadores afirmam que a tecnologia pode ser escalada para rodar em supercomputadores, ou reduzida a uma estação de trabalho.

(…) Os pesquisadores também poderiam executar o malware em qualquer um dos dispositivos simulados para ver como ele iria se comportar dentro da rede. “Se você tem algo que é capaz de rodar em um dispositivo Android – seja um malware, uma solicitação ou o que quer que seja -, essa plataforma poderia testá-lo para você”, afirmou o gerente do departamento de Pesquisa de Sistemas Escaláveis e Segurança da Sandia, Keith Vanderveen.

O Android é a plataforma móvel favorita de cibercriminosos. As razões incluem a sua grande base de usuários e o fato de que qualquer organização pode criar um aplicativo para a loja virtual do OS da Google. Em agosto, o Android foi responsável por quase 53% do mercado de smartphones, segundo a comScore.

Por ele poder ser escalado para o tamanho real de redes de celulares, espera-se que seu uso possa encontrar formas de limitar os danos em interrupções de rede, devido a falhas no software ou protocolos, desastres naturais ou atos terroristas.

(…) O MegaDroid será lançado como um projeto open-source. Desse modo, outros pesquisadores poderão modificar a tecnologia para atender suas necessidades. Mesmo sendo o Android a plataforma escolhida inicialmente, a tecnologia pode ser usada em dispositivos de teste iOS.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marco Couto (usuário não registrado) em 4/10/2012 às 11:47 pm

    O Governo dos Estados Unidos usando isso para desenvolver “melhoras na segurança desses populares equipamentos”.
    Esta parecendo o Celso Russomano com o “Eu vou cuidar de você”

    Luquinhas (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 9:03 am

    @Marco Couto, Cuidado. Em período eleitoral é proibido fazer comentário político em blogs.

    Rafael (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 11:04 am

    Acredito, que esse quadro poderia ser diferente, pelo fato do Android ser aberto, a sua segurança poderia ser melhor. De que adianta o sistema ser dito aberto, e estar a mercê como um sistema proprietário? Se uma empresa deseja manter sua patente fechada, então, seria bom se a própria procurasse deixar seu componentes “independentes” do sistema no seu todo, para que uma manutenção fosse mais fácil de ser efetuada quando ocorresse esses empecilhos.

    Spif (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 11:11 am

    Rafael, o Android não é aberto de verdade. O Kernel é aberto o resto é quase aberto, mas não é.

    Sem falar que se o Google não for com a tua cara, destrói o projeto, como fez com a Acer.

    anom (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 1:24 pm

    Segundo a wikipedia:

    The source code for Android is available under free and open source software licenses. Google publishes most of the code (including network and telephony stacks)[95] under the Apache License version 2.0,[8][96][97] and the rest, Linux kernel changes, under the GNU General Public License version 2.

    Android ou é GPL (kernel) ou Apache (o resto). Por que o sistema é quase aberto?

    Marcos (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 2:05 pm

    @anom, não adianta discutir com o spif, é perda de tempo, vai por mim.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 8:01 pm

    Isso vai ajudar órgãos de inteligência como o FBI e a CIA a monitorarem usuários? Sem dúvida. Mas um projeto aberto semelhante é o Tor.Um proxy coletivo bem seguro.

    Pra os paranóicos de plantão que não largam o Windows, gostaria de ver suas vidinhas escancaradas pelo novo Windows 8 que fará login no desktop via Live…O mundo de hoje é um terreno fértil para os crackers, governos e mega-corporações…

    Com relação ao Android, ele não precisa ser fechado. A força de uma empresa hoje não é mais produto, é Branding. E a marca pertence ao Google. Não é livre. O mesmo acontece com o Linux. O diferencial foi que o Android saiu out-of-the-box (mais ou menos), enquanto o Linux demorou 10 anos para ter um Desktop razoável (KDE 2 ou GNOME 1.x) e quando teve, se fragmentou.

    Spif (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 11:36 pm

    Anom, no dia que for fácil para todo mundo poder alterar, recompilar e utilizar nos seus aparelhos (e conseguir o mesmo tipo de experiência que consegue uma rom original) nós conversamos.

    Spif (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 11:38 pm

    BTW, isso não quer dizer que dá pra estudar malwares como se fossem os aparelhos. Muitos malwares mais avançados conseguem notar que estão sendo executados em uma VM e dormem.

    Spif (usuário não registrado) em 5/10/2012 às 11:46 pm

    Oras, mais sobre CLOPEN:

    http://marketingland.com/for-consumers-android-is-more-clopen-than-open-2388

    http://www.bgr.com/2012/01/02/androids-clopen-ecosystem-is-hurting-consumers-and-increasing-fragmentation/

    http://www.itproportal.com/2012/01/03/androids-clopen-ecosystem-taking-toll-customers/

    http://technologizer.com/2012/01/10/which-is-it-google-is-android-open-or-not/

    Só pra introduzir sobre o assunto. Para mais detalhes tente essa busca, no DuckDuckgo.com (que é uma engine de busca com ótimos resultados, que usar SEMPRE https e protege sua privacidade, diferente do Google)

    https://duckduckgo.com/?q=Clopen+%2Bandroid

    Patola (usuário não registrado) em 6/10/2012 às 5:28 am

    Ah, motores de busca, os “defensores de qualquer causa”. Basta digitar qualquer termo, qualquer ponto de vista e você achará uma lista enorme de gente defendendo aquilo. Aí é só colar no fórum, e você parecerá um gênio com tantas referências…

    Pena que a verdade não funciona desse modo.

Este post é antigo (2012-10-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.