Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE ganhando melhorias no gerenciamento de monitores

Dois desenvolvedores (um da Red Hat, outro da Blue Systems) estão desenvolvendo novos sistemas de gerenciamento de displays para o KDE.

Enquanto um deles trabalha numa biblioteca (a libkscreen) para coletar informações sobre as resoluções e outros detalhes sobre os displays conectados, o outro se encarrega de desenvolver uma interface para o usuário configurar no KDE seus monitores a partir das informações coletadas pela libkscreen. (via h-online.com – “KDE display management to get a boost with kscreen – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gilson Filho (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 10:04 am

    Nice!

    Lucas (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 10:19 am

    Muito legal, tava precisando…

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 10:30 am

    Já tive problemas com a configuração de monitores. Hoje, não mais. De qualquer forma, toda melhoria é bem vinda.

    willian (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 10:45 am

    Tive Problemas com o Kubuntu com o Fedora KDE foi de boa.

    Gustavo (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 10:53 am

    Realmente o KDE esta devendo isto em relação a outros ambientes desktop.

    Marcelo Beckmann (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:00 am

    Como tenho usado WindowMaker, meti a cara e aprendi a me virar com o xrandr para manusear aqui quando espeto monitor externo no laptop.
    Mas é uma melhoria bem vinda, já houve épocas que isso dava um bom trabalho para acertar.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:17 am

    Nossa que legallll , que revolucinário, depois de tantos anos, quem diria.

    O novato Unity já faz muito bem isso ;)

    Lúcio (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:30 am

    Maravilha! Agora posso largar o Windows 98 (que já tem suporte a isso) e migrar pro KDE!

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:33 am

    Mas o KDE já tem suporte a isso, desde a versão 4.4 e
    suporte melhorado desde o 4.6. Só reescreveram a bagaça…

    Gustavo (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:43 am

    Bruno, ele é bem deficiente quando se trata de conectar e desconectar múltiplos monitores como se faz com laptops e monitores externos/projetores.

    Lucas (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:44 am

    O KDE já tem um gerenciamento de monitores muito bom, bem melhor que o do Gnome/Unity na minha opinião, pois eu já tive problemas com estes que no KDE não tive. Com essa melhoria ficará ainda melhor.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 11:59 am

    por isso falo o KDE é revolucionário, ualll :P

    willian (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 12:32 pm

    @K (ORIGINAL)
    Só se for o seu unity que faz isso bem. porque eu e o pessoal que trabalha comigo testamos com o unity e ficou horrivel, uso 2 monitores para desenvolvimento e inclusive esse foi uns dos varios motivos pelo qual larguei o Ubuntu, no Kubuntu também não ficou legal, já no KDE do Fedora ficou legal.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 12:39 pm

    @willian

    Só se for o seu KDE que faz isso bem. porque eu e o pessoal que trabalha comigo testamos no Kubuntu e no Fedora e ficou horrível, uso 2 monitores para desenvolvimento e inclusive esse foi uns dos varios motivos pelo qual uso o Ubuntu 12.10 com Unity , em outras distros com KDE também não ficou legal, já no Unity do Ubuntu ficou perfeito ;)

    willian (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 12:43 pm

    KKKKKKKKKK

    @K (ORIGINAL)

    ridiculo trolador, vai brincar com seu windows 7 e office pirateado.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 12:59 pm

    é verdade eu confesso , trollei dessa vez. mas por incrível que pareça não uso nada pirata.

    tava só te zoando willian ;)

    Mas é uma ótima notícia que estão melhorando o suporte a dois monitores.

    Gustavo (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 1:58 pm

    hahaha Pior que o K tem razão!

    @K (olho) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 1:58 pm

    @K (ORIGINAL), você é um lixo de troll, nem tollar sabe.

    tails (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 2:08 pm

    Usuários de Gnome trollando o KDE, que legal. Se o K original é assim, nem quero ver o K pirata…

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 2:24 pm

    Aqui uso KDE com multi monitor há algum tempo sem problemas. Esse foi um detalhe que fez demorar a minha decisão de migração do gnome 2 porque precisava testar.
    Funciona muito bem sem problemas mas posso sugerir algumas melhorias. Exemplo: se entrar em stand by com imagem no monitor externo, ao retomar voltar ao monitor do notebook.
    Isso porque se fecho o lid às pressas só com a imagem no monitor externo, depois não tenho como retomar de modo fácil a imagem na tela do notebook.

    Isaac (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 3:35 pm

    O KDE mesmo na última versão, peca na conexão de tvs via interface hdmi.
    Eu escolho que a imagem apareça só na tv e que a tela do note seja apagada, mas ele teima em colocar a imagem nos dois dispositivos.
    No Cinammon (Linux Mint), ele obedece na hora.

    K (Original) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 4:00 pm

    O K (olho) é a versão pirata mas sabe trollar melhor do que eu. Eu confesso ele me superou. Parabéns ;)

    Lucas (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 4:16 pm

    K olho, entendi depois de uma hora. kkkkkk

    William (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 5:29 pm

    Sério, esse tipo de coisa deveria ter sido feita a muita tempo, vejo tantos movimentos de novas interfaces e tals, mas tudo no linux ainda é muito pobre
    há muita inconsistências no visual, o KDE ainda meio que padroniza tudo… Por mim poderíamos ter apenas 2 DE mas que estas fosse extremamente funcionais e muito ligadas… olhem a aparência do firefox no KDE é simplesmente ridículo perco muito tempo tentando deixar ele com uma cara mais usável. Sério, poderiam parar de buscar funcionalidades em apenas uma versão e buscarem tornar o desktop mais belo de se olhar como um todo. Eu nunca vi o tal do unity mas se for melhor integrado que o KDE e ter uns botões bonitos. Bem melhor.

    linuxer (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 6:38 pm

    Pelo que eu sei o utilitário krandr já existe há muito tempo no KDE 4.

    Acredito que estejam melhorando o utilitário, mas sempre foi possível usar o recurso RandR (que é do X11 e não do KDE, Gnome ou qualquer outro ambiente desktop) através do xrandr ou outros utilitários.

    Eu p.ex. já usei muito o painel de controle do driver proprietários da Nvidia para linux para ajustar a saída de vídeo de um notebook com linux e KDE 4 e ligado a um projetor multimídia. E já tem vários anos que faço isso.

    O recurso RandR é do X.org e não do KDE ou do Gnome ! Em

    http://en.wikipedia.org/wiki/RandR

    há mais informações sobre o recurso RandR.

    K (Original) (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 7:12 pm

    @william eu sinceramente nunca testei no KDE dois monitores então não posso falar nada.

    Mas no Ubuntu 12.10 com Unity eu já testei e funciona muito bem.

    Lucas (usuário não registrado) em 28/12/2012 às 9:51 pm

    @Willian

    Eu também acho o Firefox ridículo no KDE, ele e o LibreOffice, mas é problemas dos próprios aplicativos e não do KDE. No firefox ainda é possível dar uma melhorada instalando o tema Oxygen for Firefox, http://oxygenkde.altervista.org/ , o LibreOffice também tem cura basta desinstalar o libreoffice-kde4 e instalar o libreoffice-gnome, lembre-se de escolher o tema Oxygen em “aparência de aplicativos GTK” para ficar tudo padronizado. Pronto, tudo bonito e arrumado. Mas acho que o KDE já devia ter arrumado essas coisas por padrão.

    William (usuário não registrado) em 29/12/2012 às 1:42 pm

    @K Original
    Então… em notebook, o monitor e a saida de video não são unificadas por padrão, e eu só descobri isso no dia em que eu fui apresentar um trabalho onde eu conectei o projetor e nada aconteceu, eu tinha que ir até o painel de controle e ligar as saidas unificadas. Mas só descobri isso depois da apresentação ( tive que ir pro windows que fez isso muito mais fácil e na hora.) Eu usando linux a algum tempo tive dificuldade. Imagina novatos… não é aceitável esse tipo de coisa. Fora que o a tecla dedicada de mudar o monitor nem responde no linux. Igual o carinha fez ali no vídeo só apertando o botão.

    @Lucas
    Então lucas essa do libreoffice eu não conhecia depois vou testar. Mas imagino que o resultado não deva ser tão satisfatório. Pois o do firefox eu já testei antes e não gosto do resultado. Concordo com vc que a culpa é um pouco dos aplicativos. Olha o libreoffice no windows a suite é muito mais bonita que no KDE ( as vezes tem textos que ultrapassam a caixa de seleção.)

    Assim são detalhes que todas as distros linux ainda apanham feio do windows.
    Se vc pensar bem até hoje vc não tem um bom gerenciamento de energia nas distros em geral. Estes dias que eu vi um bom esforço do Bigbruno pra implementar vária técnicas como desabilitar saidas usb e esse tipo de coisa que economiza energia, e isso de maneira fácil clicando 2 vezes no mouse que nem no windows.

    Hoje o computador pessoal é para facilitar a vida, ser rápido e ser bonito. ninguém mais usa um monitor meio verde, e toda dedicação em DE é muito necessária, eu diria que isso é até mais importante do que implementar o brtfs, ou adicionar funções que eu ganho 0,25 ms em uma tarefa. Eu diria que hoje em facilidade de uso estamos no nível do windows XP.

    K (Original) (usuário não registrado) em 29/12/2012 às 2:59 pm

    @Willian eu testei em ultrabook da asus,mas eu concordo com você as distros em geral depois de tantos anos ainda deixa a desejar nesses detalhes que o windows e o MacOsx faz muito melhor.

    Eu uso Ubuntu pra ver as novidades e que ponto ele está pra um dia quem sabe substituir meu MacOsx por ele na minha estação de trabalho que inclusive uso com um monitor adicional. E o MacOsx faz muito bem isso.

    Mas fora do trabalho eu dou preferência ao Android , que eu considero o melhor linux que existe.

    Ícaro (usuário não registrado) em 29/12/2012 às 6:13 pm

    Não pode confundir suporte de múltiplos monitores com problemas de drivers ou firmwares em placa de vídeo. O GNOME suporta HDMI perfeitamente, vejo filmes direto do laptop em 1080p na TV. Uso Trisquel.

Este post é antigo (2012-12-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.