Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kantar estima que Android liderou e iPhone teve só 0,4% das vendas de smartphones no Brasil no trimestre passado

A estimativa comparando as vendas do conjunto dos aparelhos com Android ao iPhone no trimestre que encerrou na semana posterior ao lançamento internacional do iPhone 5 é da Kantar Worldpanel.

Via idgnow.uol.com.br:

O iPhone responde por apenas 0,4% do mercado de smartphones no Brasil e está bem atrás do seu rival Android, com 56,7% de participação no país, de acordo uma pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel. Os dados da empresa sobre consumidores locais foram coletados nos últimos três meses até o final de outubro.

Com essa participação extremamente baixa, o smartphone da Apple fica atrás também do Symbian, da Nokia, do Windows Mobile/Phone, com 4%, BlackBerry, da RIM, com 2,7%, e até do Bada, da Samsung, com 0,7%.

Vale notar que a participação do iPhone no país caiu 0,6% em relação ao mesmo periodo do ano passado. A queda pode ser explicada pelo fato de muitos consumidores estarem esperando o iPhone 5, lançado em setembro nos EUA, mas ainda sem data para desembarcar por aqui. 

Também é bom lembrar que a Apple só possui o iPhone enquanto que o Android está presente em dezenas de aparelhos de diversas fabricantes, com preços que variam tanto quanto a qualidade dos gadgets.

Além de encolher no periodo, o iPhone também viu seu maior rival Android mais do que dobrar sua participação em relação ao mesmo periodo de 2011, indo de 25,6% para os já citados 56,7%.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 2:49 pm

    A pergunta que não quer calar.. quanto desses 56,7% são Androids atualizados e com um bom equipamento por baixo (Samsung Galaxy, Motorola Droid, etc)? Se o valor for próximo do que temos do que o iPhone tem… 0,4/0,6%, então todo o resto são subprodutos com Android… e dai fica é feio pra gente essa estatística.

    O Brasil passe de “país do Android” para o pais dos Android Xing-Ling… não sei se gosto dessa segunda alternativa.

    Luiz (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 3:09 pm

    @Brivaldo
    O que tem de errado com Androids chineses como da ZTE por exemplo?
    A maior parte dos Android devem ser na faixa de 300-600 reais como o Galaxy Ace. Tenho um Nexus One não esta não ultima versão mas continua sendo um excelente aparelho e atende todas minhas necessidades.

    Becker (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 3:10 pm

    Não sabia que Android era um smartphone…

    Luiz (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 3:15 pm

    @Brivaldo
    Continuando sobre os Androids chineses. A Lenovo entrou recentemente no mercado de smartphones e já assumiu o nono lugar ultrapassando a Nokia. Huawei e ZTE estão em terceiro e quinto respectivamente.

    Luiz (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 3:19 pm

    @Becker
    A pesquisa esta separada por sistema operacional de smartphone. Tanto que o Samsung Bada foi separado do Samsung Android.

    Becker (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 3:35 pm

    @Luiz – então deixa eu reformular: não sabia que o iPhone era um sistema operacional. Estou sendo sarcástico, claro! Imagina-se que uma matéria de um dos principais portais de notícias do país tivesse sido melhor redigida. Eles falam “o iPhone”…. o que querem dizer? Só o último iPhone? o iPhone de maior volume de vendas? Ou todos os iPhones (neste caso deveriam ter escrito “os iPhones”). E se quiserem comparar com o Android não deveriam ter falado do iOS (como a noticia original faz??)?

    Ricardo (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 4:03 pm

    “A pergunta que não quer calar”.(Brivaldo Jr)

    Cale-se, pergunta! Cale-se JA!

    Agora falando serio: Finalmente o Linux chegou as massas atraves do Android.

    Diogo (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 5:51 pm

    Não condiz com o que mostra o Statcounter, onde o iOS tem grande participação e o Windows Phone + Windows Mobile não conseguem nem somar cotas, ainda mais, que iPhone é modinha e aqui no meu trabalho é maioria esmagadora.
    Não estou defendendo a Apple, uso Nokia com MeeGo, só acho que essa estatística está completamente errada.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 5:58 pm

    É estatistica de venda, dos ultimos 3 meses, e não de aparelhos ativos e muito menos uso da internet… como já tem outras pesquisas usuario de ios acessa mais internet q de outros SO.

    meujoystick (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 6:19 pm

    Por mim tamagotchis e calculadoras solares deveriam vir com Android… Qualquer celular que custe a metade do que custaria com outro SO tem minha preferência.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 6:37 pm

    Essa estatística pode não ser perfeita, mas mostra que o deslumbramento em torno do iPhone e dos desenvolvedores e designers fanáticos pela Apple é totalmente especulativa. São milhares de Apps desenvolvidos, especialmente por veículos de mídia, para iOS e um público de Android majoritário, mas tratado secundariamente.

    Renyer (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 9:29 pm

    @Brivaldo Jr

    Acho que essa pesquisa só leva em conta os Androids que são ativados no Google Play! Os “xing-lings” acessam o google play?

    Marcos (usuário não registrado) em 29/11/2012 às 10:45 pm

    ” Eles falam “o iPhone”…. o que querem dizer? Só o último iPhone? o iPhone de maior volume de vendas? Ou todos os iPhones (neste caso deveriam ter escrito “os iPhones”). E se quiserem comparar com o Android não deveriam ter falado do iOS (como a noticia original faz??)?”

    Como já disse de outras vezes, fico triste da dificuldade do brasileiro interpretar textos. O título está falando de duas informações distintas do mercado brasileiro:
    1 – Android lidera
    2 – iPhone teve somente 0,4% das vendas de smartphones

    ” Eles falam “o iPhone”…. o que querem dizer? Só o último iPhone? ”
    Leia a notícia original:
    http://www.kantarworldpanel.com/global/News/news-articles/Soaring-iPhone-5-sales-in-US-knock-Android-into-second-place
    São todos os iPhones contra todos os modelos Android.

    bill (usuário não registrado) em 30/11/2012 às 1:19 pm

    independente da interpretação, o que realmente importa são os dados.
    ou seja, Android wins.

Este post é antigo (2012-11-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.