Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IDC prevê que Android ultrapassará Windows e será sistema mais usado do mundo

Previsões para um futuro nem tão distante assim, colocando números na ideia de que estamos a caminho de uma fase pós-PC.

Via idgnow.uol.com.br:

Em 2016, o número de aparelhos com o sistema Windows será menor que a quantidade de aparelhos com o Android, da Google, segundo uma previsão da consultoria IDC. Em quatro anos, a liderança de mercado da Microsoft cairá de 36% para 25%, enquanto a concorrente terá um crescimento de apenas 2%, passando de 29% do domínio do segmento, para 31%, segundo informações do Daily Mail.

Apesar da queda, ao menos 90% dos PCs ainda rodarão o Windows. O aquecido segmento de smartphones deve crescer mais em relação ao de computadores, fazendo com que o sistema da Microsoft caia para a segunda posição mundial. 


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    BG (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 1:47 pm

    Interessante isso.
    Mas gostaria mesmo de uma versão do Android no desktop.

    Fellype (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 2:16 pm

    @BG, Depois que houver bastante gente habituada a usar o Android, talvez seja interessante para a Google investir nos desktops. Aí os fabricantes de hardware e de aplicativos exclusivos para windows serão “motivados” a desenvolver para Android também.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 2:53 pm

    Pra mim tá comparando bananas com laranjas, mas interessante pelo ponto de vista do @Fellype.

    Xinuo (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:08 pm

    @Rael Gugelmin Cunha, são bananas e laranjas pertencentes a mesma fazenda, a dos aparelhos inteligentes móveis ou não, que precisam de software (SO) para funcionar.

    Pense que em vários locais o número de celulares já passou o número de pessoas, eis o mercado potencial que os smartphones podem conseguir, coisa que os desktops nem sonhariam.

    HeDC (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:22 pm

    Esperanças para o fim, ou redução drástica, daquele sistema “operacional”.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:26 pm

    Colegas, a Google já está mirando nos Desktops desde o início de 2012.

    O papo reinante é que a próxima versão do sistema (5.0, Jelly Beans) vai manter a compatibilidade com os outros dispositivos, mas terá estações de trabalho como foco. A previsão de lançamento é na segunda metade desse ano.

    A data ainda é oficiosa, mas o foco aparentemente não.

    KDE rulez (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 7:25 pm

    Até que seria uma boa idéia ter um desktop com o Android para o usuários leigos mas que também permitisse aos usuários mais avançados usar a parte “linux” dele, adicionando um servidor X, gcc, utilitários GNU e demais existentes no mundo so software livre, mais ou menos como o Mac OS X é agora, um sistema projetado para leigos mas que permite (mesmo que com um certo esforço e conhecimento) adicionar aplicativos livres usuais.

    Ou seja, acho que quem conseguisse criar um sistema para desktops híbrido Android / GNU/Linux conseguiria agradar vários públicos, não só os nerds.

    elias (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 9:36 pm

    KDE rulez, http://www.ubuntu.com/devices/android

    Spif (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 2:01 am

    Então o que vocês querem é um sistema operacional para desktops com acesso à ferramentas tradicionais do Linux e que seja compatível com este?

    Qual é o problema de vocês, caras? Isso já existe, se chama Linux. É (realmente) livre e já pode ser instalado em computadores x86.

    A única desvantagem do Linux no x86 é que ele não é controlado pelo Google. Espera, isso é uma desvantagem por que?

    Spif (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 2:30 am

    “Ou seja, acho que quem conseguisse criar um sistema para desktops híbrido Android / GNU/Linux conseguiria agradar vários públicos, não só os nerds.”

    Eu queria dar de presente para alguns comentaristas do Br-Linux um software de leitura de textos. Dai o software leria o trecho digitado e você não enviaria um absurdo desses, por pura vergonha.

    Mas a culpa não é sua. Android é a buzzword oficial da “comunidade”. Acho até que as pessoas estão esquecendo o que é e de onde ele vem, dai aparecem absurdos como esse.

    Vou traduzir do técnico para o português para terem uma idéia:

    “Ou seja, acho que quem conseguisse criar um sistema para desktops que fosse uma mistura de um sistema para celulares, baseado em Linux e que roda uma coisa muito parecida com Java para executar aplicativos, com uma distribuição Linux comum, como a Ubuntu, conseguiria agradar vários públicos, não só os nerds.”

    É. Bem desse jeito. Agora digam qual é a vantagem, que eu obviamente não vejo, em juntar um sistema de celular com uma distro Linux, sendo que só um desse Sistemas Operaionais tem realmente um Kernel que suporta x86.

    Spif (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 2:49 am

    Mais uma coisa:
    http://memegenerator.net/instance/17521074

    Tarcísio (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 8:37 am

    Com a chegada do Windows 8 acho pouco provável…

    KDE rulez (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 8:44 am

    @Spif

    Eu não acho que o Android seja melhor do que qualquer distribuição GNU/Linux tradicional.

    Eu uso e sempre continuarei usando o GNU/linux em meu desktop, mas sei que a maioria das pessoas está c*** e andando para sistemas operacionais plenos. Afinal, elas praticamente usam apenas o navegador e poucos aplicativos a mais, a maioria idiotas, e os app markets dos Androids e iPhones da vida estão cheios deles. As pessoas leigs simplesmente não têm conhecimento suficiente para usar computadores pessoais poderosos de forma plena. E nunca terão. E elas não se importam com isso.

    A vantagem de um possível aumento da venda de desktops e notebooks com Android seria a possibilidade da quebra do monopólio tanto da Intel quanto da Microsoft no segmento e uma maior oferta de drivers para linux (o kernel usado tanto no Android quanto nas distribuições).

    O que eu quis dizer é que assim como a Microsoft parece estar fazendo com o Windows 8, criando um sistema que rodará tanto aplicativos “feitos para celular” usando o Metro quanto os aplicativos Win32 tradicionais. Isso abre possibilidade para que a MS venha a chutar a Intel e passar a vender desktops e notebooks com CPU ARM p.ex.

    Um sistema que desse o boot em um kernel linux e user space Android, mas que permitisse instalar e rodar um X e aplicativos tradicionais Qt/GTK+/X permitiria o melhor dos 2 mundos, assim como o Windows 8 quer fazer.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 4:08 pm

    Windows é completamente e indiscutivelmente proprietário.

    Isso isoladamente já faria preferir algo como o Android, que embora fechado no desenvolvimento, tem fontes liberados e usa muito de padrões abertos.

    Mas o agravante é comparar as empresas. MS tem um monopólio que já dura quase 20 anos e tem figuras como Bill Gates e o Monkey boy que são ativistas anti-software livre, embora disfarcem ultimamente.

    O Google precisa fazer muito sacanagem pra chegar perto de uma turma dessas.

    E fazer efetivamente, não as teorias de conspiração que são tratadas como fatos.

    Spif (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 9:55 am

    “Afinal, elas praticamente usam apenas o navegador e poucos aplicativos a mais, a maioria idiotas, e os app markets dos Androids e iPhones da vida estão cheios deles. As pessoas leigs simplesmente não têm conhecimento suficiente para usar computadores pessoais poderosos de forma plena. E nunca terão. E elas não se importam com isso.”

    Agora você está se expressando de uma forma inteligente: você acha que a vantagem do android é que ele é um Linux “lobotomizado”, ou seja, mais simples de usar. Mas até aí, Uma distribuição Linux atual pode passar pelo mesmo processo.

    “O que eu quis dizer é que assim como a Microsoft parece estar fazendo com o Windows 8, criando um sistema que rodará tanto aplicativos “feitos para celular” usando o Metro quanto os aplicativos Win32 tradicionais.”

    Outro requisito seu: Rodar aplicativos de celular. Oras, uma distro Linux suficientemente adaptada também pode. Basta alguém portar a Java VM do Android para o Linux. Deve ser possível, se o que dizem do Android ser software livre for verdade.

    Logo, você não quer um android, mas um sistema com uma interface simples e capaz de rodar aplicativos do Android. Você não precisa do Android pra isso, se ele é realmente software livre.

Este post é antigo (2012-03-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.