Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google tem um novo plano para a questão da atualização do Android nos aparelhos

A conferência anual do Google com os desenvolvedores é um bom momento para falar de soluções para a questão do longo ciclo de atualizações do sistema operacional nos aparelhos comercializados com o Android: no ano passado tivemos o anúncio da Android Update Alliance – sob cuja égide o Google anunciou que encorajaria parceiros como HTC, LG, Samsung e Sony a se comprometer a fazer os aparelhos serem atualizáveis por 18 meses e lançarem atualizações de forma célere – e sobre a qual não mais ouvimos a empresa falar depois do anúncio, e os fabricantes, consultados em Abril, de modo geral se recusaram a comentar; e neste ano uma nova tentativa foi anunciada.

Já que optaram pela opção retry, agora o plano é fácil de resumir: embora o sistema seja descrito como aberto, vai requerer alguma ação adicional do Google para dar mais cedo aos fabricantes de smartphones, tablets e chips as informações necessárias (leia-se um extrato do código que no modelo atual só o Google e 1 parceiro escolhido vêem antecipadamente) para adaptar seus equipamentos atuais e futuros às versões do Android que estiverem em desenvolvimento.

A ação adicional em questão ocorrerá por meio de um kit com o “código-fonte necessário”, que será disponibilizado a fabricantes (não mencionados no anúncio) de 2 a 3 meses antes do lançamento de uma nova versão do sistema. (via h-online.com – “Google plans to ease the Android update problem – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 3:44 pm

    Acho que por “código-fonte necessário” devem estar querendo dizer a API que a camada de compatibilidade feita pelo fabricante vai precisar atender.

    Acho que mais do que isso vai abrir a possibilidade de que um fabricante menos competente fazer bobagem e piorar a situação.

    Acho que pode dar certo sim, mas depende da antecedência. Como os hardwares variam bastante no mundo Android, alguns fabricantes – que tenham um device muito diferente do protótipo – devem sentir mais dificuldades do que outros.

    Acho que essa estratégia podia ser complementada continuando a ideia desse ano: mais de um dispositivo Nexus de cada categoria no mercado. Se a ideia é “apontar o caminho a ser seguido”, bons exemplos nunca foram demais.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 7:36 pm

    @Porfírio concordo com você sobre os dispositivos nexus (alto, médio, baixo) consumo seria perfeito.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 7:38 pm

    Essa estratégia do Google já tinha sido sugerida por aqui: liberar um beta com antecedencia pra que os fabricantes tenham tempo de ir já trabalhando na atualização antes do lançamento da versão final.

    Não é suficiente pra resolver o problema, mas é um começo.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 10:26 pm

    Os fabricantes não têm interesse em ficar atualizando equipamentos “antigos”. Eles querem mais é que os usuários comprem os novos, senão a obsolescência forçada não tem muita finalidade. O negócio é mandar os fabricantes platarem batatas e procurar os caminhos alternativos. Instalei o CM9 em um Galaxy S e estou feliz da vida com ele.

    http://www.youtube.com/watch?v=xkfcZNVxaVw

    Marco Carvalho (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 11:46 pm

    +1 para o CyanogenMod. Instalei o CM7 no Galaxy 5 e foi a melhor coisa que poderia ter feito. O Android original da Samsung vivia travando e comia bateria com farinha.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 11:46 am

    É um problema de difícil solução porque no geral o Guaracy Monteiro está certo: fabricante não tem interesse, ou pelo menos não por longo prazo.

    É uma vantagem adicional que o Android oferece ao fabricante: A responsabilidade da não atualização cair sobre o Google, não o fabricante. Com o apoio de boa parte dos blogs especializados, maioria fã-combatente do pomar.

    Porfírio (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 12:01 pm

    Combater a falta de interesse dos fabricantes é simples e a Google já está fazendo do jeito certo: a cada 10 comentários que vejo nos sites especializados por aí 4 ou 5 dos consumidores concordam que, se a atualização é importante, então é preciso “ir de Nexus”. O que significa que por mais atraentes que modelos como o SIII sejam, a diferença a longo prazo é gritante porque logo o Android puro ultrapassa e incorpora os diferenciais lançando uma versão maior por ano.

    Vai chegar o momento em que a queda de braço vai pender para o lado dos Nexus (9 entre 10 consumidores ficando espertos?) e os fabricantes vão entender que para disputar com o líder, precisam atualizar os aparelhos.

    Para não ser injusto com quem já terminu a lição de casa, a ASUS já entendeu isso faz algum tempo, por isso virou Nexus.

    Seria até bom usar esse critério: vc não tem um bom pós-atendimento? Sem Nexus pra vc. A Samsung, que gosta e depende de estar em evidencia, logo logo toma jeito.

    Spif (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 12:02 pm

    Meh. Ainda é o mesmo modelo CLOPEN.

    Quer resolver? Transforma em opensource de verdade.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 12:51 pm

    Atualizar de um android novo para outro é querer demais.Temos que separar isso quando certos usuários criticam .Agora concordo em partes para exigir atualizações de segurança.Felizmente ou infelizmente o mercado de androids oferecem um tempo de atualização menor que o mercados dos outros dois sistemas proprietários.Os outros dois mercados ganham dinheiro de formas diferentes ,que para mim algumas delas injustas usando da restrição do usuário.Agora o android não tem isso e para manter competitivo tem um tempo de atualização menor e pode ser que cresça algumas restrições não ofensivas a maioria dos usuários.

    Cristiano (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 8:48 pm

    Gosto das dicas deste site; na minha loja, só usamos Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 9:28 pm

    Não adiantaria se o sistema fosse open source completamente quando um fabricante é quem decide quando atualiza ou não.

    Talvez a única solução (via licença) seria distribuir tudo sob GPLv3.

    Assim, não se poderia “tivoilizar”, ou seja, fazer o equipamento funcionar somente com um kernel assinado, se não me engano.

    Mas se fosse GPLv3, provavelmente o Android não teria tantos adeptos. Tenho palpite que muito fabricante iria saltar do barco por não ter legalmente o direito de trancar tudo. Mesmo que nunca fizesse isso, como acontece em outros projetos.

    Spif (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 2:42 pm

    Cool. GPL v3 pro Android? Se fizerem eu vendo o meu N9 e compro um. Palavra!

    Júnior (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 9:13 am

    Android GPLv3, que piada, kkk

Este post é antigo (2012-06-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.