Carlos Felipe (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 12:13 pm

Pelo visto vamos saltar do 2.x pro 4.x.

Augusto Campos em 3/08/2012 às 12:19 pm

Tomara…

Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 12:55 pm

15% em um ano? Nossa, como cresce.

Mas é importante acompanhar essa tendência, por um motivo: Atualização.

Perceba a gap imensa que tem entre o 2.3.3 e o 4, mesmo depois de 1 ano do lançamento. Isso indica que a atualização entre uma e outra é insuficiente, os telefones com 2.3.3 não estão sendo atualizados para 4.

Do inicio do 4.0 para o 4.1 é que nós vamos poder perceber se é um bom negócio comprar um Android e esperar upgrade (como os clientes da Apple podem fazer).

Porfírio (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:36 pm

A série histórica das versões (não visíveis no gráfico de pizza acima, mas disponíveis no site da Google usado como fonte pelo h-online) mostra quatro dados interessantes:

a) A curva da quantidade de aparelhos acessando o GP com o ICS deu uma guinada um pouco mais acentuada do que o esperado entre Junho e Agosto. Justamente o período de anúncio do Jelly Beans. A nova versão empurrou os fabricantes para o ICS? Em caso positivo, é um bom sinal.

b) A curva (quase uma reta) da versão 2.3 está em alta linear. Ou seja: a taxa de crescimento de ativações desses aparelhos com o Gingerbread ainda está crescendo em ritmo constante. Isso significa que esses aparelhos ainda estão vendendo tão bem quanto antes.

E porque estão vendendo? Porque as pessoas estão comprando! Nós somos usuários atípicos, mas as diferenças entre as versões (e sua atualização) não parece tão importantes para a maior parte dos usuários.

Para que os fabricantes sejam empurrados em direção das atualizações, os usuários deveriam dar preferência para os modelos que possuem o sistema mais novo ou se recusarem a comprar aparelhos com o sistema mais antigo até que eles sejam atualizados. Mas a curva de crescimento do Gingerbread demonstra que não é o que acontece.

O crescimento do Froyo, por outro lado, está praticamente estagnado. O que significa que praticamente ou não há mais modelos com essa versão a venda, ou eles não estão mais vendendo bem.

c) Comparativamente, vemos nos históricos que o ICS é a versão do Android que mais está demorando para “decolar”. Por quê?

Vale lembrar que o maior volume de uso do sistema ainda se deve em maior parte a telefones ou tablets com acesso a Wifi, e a disponibilidade das versões pós-Gingerbread sofre grande influência das grandes operadoras de telefonia norte-americanas: elas já demonstraram que não gostam nem um pouco de recursos +4.x como o Wifi-Direct e Wallet. E por lá são elas que decidem o grosso do que vende ou não vende E as atualizações que são ou não liberadas. A Google, nesse ponto, tem um grande desafio pela frente.

Como enfrentar as poderosas Verizon e a AT&T?

I – Criando e vendendo dispositivos sem 3G e investindo em Wifi: as operadoras não terão poder sobre esses dispositivos. O próprio Nexus 7 e a fibra de alta-velocidade são bons deveres de casa, eu diria.

II – Investindo na queda dos preços dos smartphones. Telefones baratos dispensam subsídios das operadoras e isso faria os desbloqueados ficarem competitivos. Com menos pessoas dependendo de seus “financiamentos” as operadoras perdem uma porção significativa de seu poder de veto.

d) Comparado ao ICS, a adoção do JB está mais rápida do que o ICS, na certa devido ao fato de que o Nexus 7 e o Galaxy Nexus estão vendendo que nem pão quente: chegando ao 1% com apenas um mês após o lançamento.

Com mais três dispositivos Nexus vindo por aí esse ano (como está previsto) disponibilizados já com o sistema novo, esse crescimento tende a ser mais veloz e a pressão por atualização por parte dos fabricantes será mais pesada (para que seus aparelhos em estoque não sofram concorrência dos modelos novos e continuem vendendo).

Fico na torcida que com estratégias para enfrentar as operadoras e modelos Nexus de boa qualidade com preços baixos para tirar os fabricantes da letargia.

Até lá, eu por exemplo só uso aparelhos da linha Nexus e desbloqueados. Atualização rápida e certa. E as últimas versões estão fazendo a atualização valer a pena.

Lauro César (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 5:37 pm

Até lá, eu por exemplo só uso aparelhos da linha Nexus e desbloqueados.

Cara, gostaria de fazer isso também, não faço por dois motivos principais:

1- O Google, ou suas parceiras Nexus não disponibiliza ou demora a disponibilizar esses aparelhos aqui no Brasil.
2- A falta de entrada para cartão SD (não sei pq esta limitação nos nexus, mas para mim faz diferença).

PS.: Acabei de adquirir um GAlaxy Tab 7 plus com Android 3.2, ouvi dizer que será atualizado para O ICS em agosto e como o custo beneficio estava bom (R$736,00), acabei comprando. Mas compraria o Nexus 7 se ele chegasse logo ao Brasil por preço semelhante (mas com 32GB de memória).

anom (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 5:38 pm

Também tenho um Nexus e estou bem satisfeito (a despeito do som baixo), mas não sem uma puta chateação: converter o Galaxy X (mantido pela Samsung) em Galaxy Nexus (mantido e atualizado pelo Google). Não que o processo seja difícil, mas pombas! que o Google não consiga controlar o que cada fabricante faz com o Android, tudo bem, o sistema é open source e cada fabricante pode estragá-lo do jeito que quiser, mas não conseguir controlar sua própria linha de aparelhos? Ter Galaxy Nexus com imagem yakju, yakjuvs, etc. de modo que alguns usuários tenham o sistema mantido pelo Google e outros tenham o sistema mantido por SAMSUNG, Verizon, etc. é um saco. Pensei em esperar a garantia acabar, mas quando vi que o ICS do Galaxy X tava ficando mais e mais desatualizado e sem previsão de atualização para o Jellky Bean, chutei a garantia e fiz a conversão do yakjuvs 4.0.2 para yakju 4.0.4. Pouco tempo depois, o aparelho já mostrou um aviso de atualização, e o Nexus atualmente contém a versão 4.1.1 do android. Custa o Google garantir que todos os usuários da linhas Nexus tenham a mesma “experiência” independente de onde ou como o aparelho é comprado? O sistema em si é ótimo, o google play funciona bem (a parte que funciona no Brasil, claro), mas essas políticas soltas do Google para com sua própria linha de produtos é aldo que precisa melhorar. Mas enfim, ainda acho a linha Nexus a melhor escolha no mundo android. Espero que os próximos produtos não sofram desta fragmentação de suporte, até por que, pelo que vi, a SAMSUNG, por exemplo, acaba dando mais atenção, em termos de atualização, aos seus Galaxy não-Nexus do que ao Nexus. Aí, o que deveria ser vantagem do Nexus, vira desvantagem para os que não querem arriscar a conversão para a imagem yakju.

Porfírio (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 6:11 pm

Eu importei meus dois Nexus, o Galaxy e o 7.

Paguei menos no Galaxy Nexus, com imposto e tudo, do que estavam pedindo aqui pelo X. Nenhuma preocupação com compatibilidade de chips brasileiros, pq o aparelho é quadriband.

15 dias depois que a Google anunciou o Jelly Beans, recebi a atualização por Wifi.

No caso do Nexus 7, tb paguei todos os impostos escorchantes que nossa adorável receita federal exige. Mesmo assim, paguei menos do que pagaria em um Galaxy Tab (ou em um iPad, caso eu realmente quisesse comprar essa prisão retangular) e ele é igual ou melhor que qualquer um deles. Alguma dúvida de que valeu muito a pena? Eu não tenho nenhuma.

A ausência de cartão-SD é contornável, trocando arquivos entre os dois ou abrindo arquivos de um dispositivo no outro, e usando drives de nuvem quando possível. Em casa, eu tenho um servidor de arquivos na rede sem fio. Tem funcionado relativamente bem.

Comprar dispositivo sem o selo Nexus, só da Asus e ainda assim se não houver um Nexus que me satisfaça.

A Samsung, por exemplo, precisa recuperar a confiança do consumidor em seu pós-atendimento. As desculpas esfarrapadas (essas sim, injustificadas de verdade) que ela usou para sugerir que não atualizaria o Galaxy SII pegaram muito mal… Deixemos a concorrência saudável acontecer.

Lauro César (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 6:22 pm

@Porfirio, as desculpas esfarrapadas da Samsung não seriam em relação a atualização do Galaxy S para ICS? Pq o meu Galaxy SII está com o ICS 4.03. Será que vai ter atualização para o JB nele? Não acredito, mas esperança é a última que morre…rs

Porfírio (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 11:24 pm

Não @Lauro César, as referidas desculpas são para a atualização do SII para o JB.

Quando os mega hackers do CM portam uma nova versão do sistema para um aparelho mais antigo por conta e risco do usuário e a Sammy não se arrisca a fazer o mesmo, dá até pra entender…

Mas quando a GOOGLE atualiza um aparelho de 2011 com o JB e a Samsung diz que o SII é fraco demais para a mesma atualização, aí já é excesso de cara-de-pau. Ninguém acreditou.

A reclamação foi tanta que essa posição está sendo revista.