Willian (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 3:47 pm

Estou aguardando o Gimp 2.8 a muito tempo. Espero que se torne realidade seu lançamento final. Os bus pode deixar para versão 2.8.1 ;D

Att
Willian

Erick (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:07 pm

Concordo com você @Willian, os bugs poderiam ficar para a versão 2.8.1!

bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:24 pm

todo mundo quer versão nova, mas ajudar que é bom. necas de pitibiriba…

como n contribuo com o projeto, fico na minha.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 4:44 pm

Mudando de assunto, o Gizmodo fez uma análise do Photoshop CS6 Beta, dizendo que a interface do aplicativo mudou – e para melhor. A reportagem faz várias críticas à interface do programa até a versão CS5. E, por mais estranho que pareça, essas deficiências na interface do PS nunca aparecem nos debates acalorados com o Gimp que vejo por aí.

Espero que o Gimp busque o seu caminho nas próximas versões, evitando o erro de imitar a interface de outras ferramentas a essa altura do campeonato.

Thiago (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:08 pm

A novela do Gimp rsrs
Eu gosto e uso o Gimp, e apesar de ser um desenvolvimento extremamente lento, os caras fazem um ótimo trabalho.
Acredito escancaradamente que alguma grande empresa detentora de um grande nome de distribuição linux [indireta para canonical], deveria investir nem que fosse um pouco no desenvolvimento dessas ferramentas de edição multimídia, já que boa parte dos usuários Windows não trocam de sistema, por não conter um editor de imagem no nível do PS por exemplo, e nem um editor de vídeo no nível do Premiere ou AfterEfects G_G

Mas reconheço o ótimo trabalho que essas empresas vem fazendo, e elas são ricas, mas nem tanto né?
Elas não podem fazer tudo rsrs

Uma possível solução que eu posso dar, é que o grupo de desenvolvedores fizesse um apelo formal na comunidade linux, pedindo doações ou contribuições para a conclusão do projeto.
Acredito que eles conseguiriam algum tipo de ajuda assim!

Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:08 pm

Tércio Martins

“E, por mais estranho que pareça, essas deficiências na interface do PS nunca aparecem nos debates acalorados com o Gimp que vejo por aí.”

Claro, funciona assim: Para o fã é perfeito até sair uma versão nova.

A interface do Office era tudo bem até sair a nova versão, então de um dia pro outro virou podre e todos que tem semelhante(entenda-se OpenOffice) são podres e do século passado.

Com Apple então existe quase uma lei do silêncio, difícil ouvir uma crítica antes de sair uma versão nova, daí então….

“Câmera com mais de meio megapixel, filmar, tudo bobagem, ninguém quer”. Saiu versão nova “A Apple corrigindo antigas deficiências ficou melhor que nunca”.

Ícaro (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:09 pm

Deu certo para o Kdenlive e em menos de uma semana ultrapassaram os US$ 4.000[1] para o pagamento de dois desenvolvedores full time[2].
Acho que o GIMP poderia fazer o mesmo. Quando mostra o valor necessário para o projeto, chama muito mais atenção do que apenas um botão de doação.

[1] http://kdenlive.org/users/ttill/kdenlive-fundraising-campaign
[2] http://kdenlive.org/users/ttill/kdenlive-fundraising-campaign

Ícaro (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:10 pm

Deu certo para o Kdenlive e em menos de uma semana ultrapassaram os US$ 4.000[1] para o pagamento de dois desenvolvedores full time[2].
Acho que o GIMP poderia fazer o mesmo. Quando mostra o valor necessário para o projeto, chama muito mais atenção do que apenas um botão de doação.

[1] http://www.indiegogo.com/kdenlive-re (link correto)
[2] http://kdenlive.org/users/ttill/kdenlive-fundraising-campaign

Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 5:17 pm

Thiago

“deveria investir nem que fosse um pouco no desenvolvimento dessas ferramentas de edição multimídia”

Ajuda em código sempre é bom, mas o que faz diferença mesmo é ter um “padrinho”.

O Próprio Ubuntu é exemplo. O Debian está aí faz anos. O que fez diferença pro Ubuntu? Deu uma garibada da Interface e teve jogada de divulgação mestre pra época de internes muito mais lentas: Enviar CDs gratuitos pro mundo inteiro.

Se o Google por exemplo resolve incluir o Gimp no Android pra tablets, cria uma interface apropriada, trocando o nome provavelmente, faz um site divulgando tutoriais em vídeo e documentação centralizada.

Pronto, iria inverter tudo, quem iria usar Photoshop seria uma minoria.

E basicamente isso é uma fórmula testada para qualquer software livre: Organiza e oferece como um produto com um padrinho q dá respaldo.

Não é a única forma, mas é talvez a mais rápida.

Ratito (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 6:25 pm

@balajuquinha
Você é divertido mas diz muitas coisas com sentido e clareza. Bom isso.

Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 7:13 pm

Ícaro

“Deu certo para o Kdenlive …”

Pelo que vejo, só impressão mesmo, o Gimp, em relação a outros programas equivalentes está muito bem. Não seria deficiência no código. É questão de cultura, divulgação.

Gimp tem muitos anos já. É só olhar rapidinho no youtube e vai ver o tanto de gente que sabe desenhar ou editar imagens e faz muito bom uso.

Já o Kdenlive está muito defasado em relação aos programas similares. E deve ter muito menos gente desenvolvendo. Aí sim o código precisa mais atenção.

É o de sempre, o Gimp está mais ou menos como as distros GNU, já atingiram excelente estágio, falta cultura, divulgação, força ($$) pra combater e até fazer lobby.

Ícaro (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 8:48 pm

é verdade Weber.
Mas o Gimp e o Inkscape sofre com uma grande falha. Não há suporte de CMYK.
E isso é essencial para gráfica.
Mas eu uso há dois anos e substitui completamente o Photoshop e Illustrator.

-
Ah! A Canonical nunca apoiará o Gimp, a Red Hat até pode apoiar. A Canonical tinha que dá o exemplo e criar toda a identidade visual com software livre, mas ela não quer saber de software livre, ela quer saber de Ubuntu, só isso.

Eu prefiro Debian por ser uma comunidade e independente de empresas, mas comparando a Canonical e Red Hat, não há comparação do que a Red Hat faz pelo software livre. (Muitos designers da Red Hat usam exclusimente software livre e estão no projeto GNOME também).

Não duvido que o Unity seja feito com Photoshop e Illustrator. Sei que o material impresso é feito no InDesign.

Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/03/2012 às 10:17 pm

@Ícaro:

Não duvido que o Unity seja feito com Photoshop e Illustrator. Sei que o material impresso é feito no InDesign.

Os elementos gráficos do Unity são feitos com softwares proprietários e livres – com preferência pelas opções mais convenientes aos artistas.

Um dos funcionários da Canonical explica com detalhes sobre o uso de softwares proprietários na equipe de design.

Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/03/2012 às 10:01 am

Ícaro

“Mas o Gimp e o Inkscape sofre com uma grande falha. Não há suporte de CMYK.
E isso é essencial para gráfica.”

Cada um vê seus problemas sempre como os mais importantes do mundo, natural. Mas para cada usuário que precisa disso, tem uns 10 que não precisam.

Eu não falei que Gimp era perfeito. Eu falei que está num estágio muito bom, e o principal: Que o que faria maior diferença é apoio em divulgação.

Sempre se liga, erroneamente, popularidade do software a qualidade. O Gimp tem muito menos usuários que poderia ter.

Para gráficas sim que acabaria não sendo opção.

“A Canonical nunca apoiará o Gimp, a Red Hat até pode apoiar.”

Não entendi. Porquê? Porque uma Sim e porque a outra não?

Até acho mais difícil a Red Hat apoiar, ela é focada no enterprise, não faz sentido.

“A Canonical tinha que dá o exemplo e criar toda a identidade visual com software livre, mas ela não quer saber de software livre, ela quer saber de Ubuntu, só isso.”

Quanta raiva no coração. Ela trabalha fazendo exatamente criando identidade visual no software livre, “produtizando”. Só não foca em gráficos.

bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 2:20 am

O Gimp tem esse problema de suporte a CMYK…Problema chato, que poderia ter sido resolvido há muito tempo, como foi no Scribus. O Gimp poderia ter suporte a paletas Pantone, como se fosse uma importação via extensão, como no Firefox. Ainda que paleta Pantone em software de edição de imagens, seja algo absolutamente idiota. A interface em janela única, versão 2.7.5, já está muito boa, com suporte a abas e extremamente pratica. Os pincéis escaláveis são uma beleza e faço praticamente tudo que necessito em meu trabalho com ele.

Digo mais, meu nível de produção é profissional, e ele tem dado conta do recado. Quando preciso fechar um arquivo em CMYK, recorro ao velho Corel Draw. Que é um software relativamente barato, quando comparado a Adobe Creative Suite. Você pode manter uma licença do Corel para esse tipo de emergência, ou instalar o Scribus.

Roger de Almeida em 1/04/2012 às 10:48 am

O projeto de janela única deveria ser um projeto isolado da adição de outras funcionalidades. Dessa forma, o GIMP já poderia apresentar essa interface há anos deixando o processo evolutivo para depois, já que, com a nova forma de interagir outras necessidades e ideias vão surgir.

Mas como isso não foi feito, agora é esperar mas não vejo com bons olhos, apresentar uma versão “bugada” apenas para saciar a sede de alguns. É de fundamental importância realizar os processo de forma profissional.

Guilherme Razgriz (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 2:08 pm

Sinceramente não imaginei que fosse ver tanta gente novamente apontando supostos defeitos em um projeto que possibilitou o crescimento do ecossistema livre como um todo além de outros tantos fatos incríveis como Matrix *(todos assistimos no cinema faz um lonnngo tempo.). Vejamos alguns fatos interessantes sobre as “queixas” aqui presentes :

1: Quantos aqui podem dizer que efetivamente fazem algo de bom pelo eco sistema livre como um todo? E quando falo em contribuir não é só USAR OU TRADUZIR. É também mais do que apenas programar, mas sim difundir e mostrar sua qualidade e potencial a todos sem ter vergonha do que utilizam? Não se aplica? Pois é, acho por bem não dizer nada.

2: O tal do CMYK, Escala Pantone : Esse “problema” nunca foi do Gimp, menos ainda do seu conhecido “proprietário” ou mesmo SEU. Detesto coisas repetidas, principalmente quando elas tem mais de 8 anos de discussão. É consenso geral que softwares de edição bitmap não tem a menor obrigação de converter perfis de cor, mas mais do que isso quem desejar pode equipar o gimp com plugins que fazem isso sem o menor problema, mas a grande questão do Pantone e do Cmyk se dá FORA do computador. Note que as impressoras de grande porte modernas *(menos de 5 anos de projeto ) fazem a conversão sozinhas. O que mesmo assim não é adequado pois isso é função do profissional que trabalha dentro da gráfica por 2 razões muito simples:

Primeira: Nós criativos não trabalhamos lá, então não sabemos como é o parque de impressão desse “cara” , se o ambiente é controlado, se é limpo, se a temperatura é constante, procedência da tinta, manutenção dos castelos de tinta, armazenagem do papel e ETC. Pois TUDO ISSO influi na hora de imprimir!

Segunda: A responsabilidade FINAL É DA GRÁFICA e não nossa! Afinal fomos pagos para criar e não para imprimir! Nossa responsabilidade termina quando entregamos o arquivo na resolução e tamanho corretos! Muita gente ainda duvida dos reais poderes de uma gráfica de qualidade, mas não se enganem, pois eventualmente eles precisam fazer verdadeiros milagres imprimindo gigantografias com imagens acreditem ou não a apenas 72 DPI !Mas é aquilo, poucas são as gráficas possuem profissionais capacitados para lidar com situações assim.Mas a conversão é o MÍNIMO, mesmo em um país como o nosso.

3: Como vocês querem que o Software livre cresça como um todo sem ter um mínimo de maturidade pessoal ? Isso mesmo! Lá fora o que pensam de nós?!
Tive que presenciar várias vezes o mercado rejeitar soluções livres por conta do nosso “xiitismo”, “Anarquismos” e outras “sandices” inimagináveis como por exemplo dizerem que não se pode fazer dinheiro com softwares livres. Vejam bem, enquanto não convencermos que somos pessoas ABSOLUTAMENTE NORMAIS e perfeitamente capazes de saber lidar com o mundo “lá fora” vamos continuar na mesma situação! Vou citar um exemplo que vi dentro do Governo a esse respeito:

O Setor quer migrar mas tem medo de procurar uma solução livre por conta do que a comunidade vai dizer a respeito se contratarmos uma empresa para gerir o processo ao invés do “líder da comunidade do software”.

Para encerrar esse “desabafo” mando a minha queixa:

PAREM de falar e vão contribuir com algo útil! Se metade dos que estão aqui ao menos procurassem colaborar com o projeto seja na comunidade brasileira ou de fora, muitas das suas queixas poderiam ser resolvidas em um curto espaço de tempo. E EU TENHO ORGULHO DE USAR O GIMP PROFISSIONALMENTE.

Bom FDS pessoal!

poi (usuário não registrado) em 1/04/2012 às 5:34 pm

Pô! cadê as notícias de 1 de Abril no BR-Linux?

As coisas mudaram. MUDARAM!

anderson (usuário não registrado) em 2/04/2012 às 10:04 am

poxa é engraçado o gimp é talvez o maior formentador do software livre , é um dos softwares mais antigos da gnu, e pensar que o gnome é baseado é gtk , que foi escrito na verdade para ser a biblioteca do Gimp, hoje vejo os desenvolvedores do gnome nem das principais distribuições Gnome , sendo que em muitas ferramentas o Gimp supera e muito o Photoshop.