Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fuém: O que a EA Games tinha a dizer aos usuários do Ubuntu não era muito

Na semana passada soubemos que a EA Games tinha espaço reservado para falar algo no Developer Summit, e muito se comentou sobre o que seria: concorrência para a possível chegada da Steam ao Linux, port de alguns jogos modernos, e outras expectativas comuns da turma dos jogos.

Mas o que ela anunciou de concreto foi bem menos: a disponibilidade, na Central de Programas do Ubuntu, de 2 jogos grátis que já eram multiplataforma, um em Flash e o outro em Javascript.

Se eles têm algo mais a dizer, parece que perderam uma oportunidade em que tinham bastante atenção ao recado. Mas se era só isso para o momento? Fuém fuém fuém fuééém.

Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com):

“Qual foi o resultado? Uma piada – O port de dois jogos: Lords of Ultima e Command & Conquer Tiberium Alliances. Ambos free-to-play sendo o primeiro deles feito em Javascript e o segundo um MMO/Estratégia em Flash, ambos rodando em qualquer navegador moderno sem a necessidade de um ícone no Ubuntu Software Central. Então, para aqueles que estão esperando grandes jogos serem portados para Linux, ainda é tempo de esperar.” [referência: phoronix.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    hay (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:14 am

    Talvez eles estivessem somente testando como está o mercado de jogos no Linux. Viram que continua a mesma droga de sempre e perderam o interesse.

    Adriano (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:15 am

    Também fiquei desanimado quando vi que eram só atalhos para jogos na internet.

    Fabio Lima (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:16 am

    Na verdade, a grande e principal mensagem nao foi dito, ficou nas entrelinhas: estamos oficialmente na lupa das grandes produtoras, estamos sendo estudados.
    Os frutos que tanto desejamos vao depender do esforco de intervenientes do mundo linux (canonical por exemplo) e *principalmente* da comunidade em geral se engajar e mostrar que sao um publico sedento e interessado.

    lordtux (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:33 am

    Eu acho uma piada também o pessoal dizer que isso é testar o mercado de jogos. Pelo amor né galera, testar o mercado com jogos que ja estão ai faz tempo? Multiplataforma e ainda assim, pifios.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:35 am

    Achei Bem patético mesmo quando li no Phoronix.

    Claro que casos diferentes, mas nessa hora se vÊ a diferença da Apple. Nem é tão grande porcaria, mas é ela ousa bastante, o que praticamente nenhuma outra empresa faz.

    Isso da EA tem cara de ser esforço de algum funcionário que acreditava muito e ficou enchendo o saco para acontecer, e daí largaram só dois títulosinhos pra parar de encher.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:41 am

    @hay

    Como é que eles vão ver se tá a mesma droga de SEMPRE, sem terem mesmo tentado porta 1 jogo desenvolvido em C, C++ ou Java?

    Como eles querem que o pessoal jogue no Linux, disponibilizando apenas jogos que utilizam navegador. Esta estratégia serviu apenas pra jogar um balde de água fria em quem é Gamer e usa Linux. Até meu irmão de 5 anos sabe que esta não foi uma atitude válida de teste.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:43 am

    @hay

    E numa boa? Pra que eu vou jogar 2 jogos Free-To-Play, sabendo que neste tipo de jogo os integrantes são apenas

    - Brasileiros, mas daquela classe que conecta apenas pra ficar falando: É BR? Me dá uma ajuda Pliz? Dá dinheiro? Riariariariariar… ¬¬
    - Bots
    - Scammers, Spammers….

    William (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:47 am

    Hahahahahah!!! Toda aquela empolgação pra apenas dois joguinhos da internet… só posso rir e sentir um pouco de pena dos linuxistas que esperaram “Uma Evolução” nos jogos pra linux. lol

    Renato (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 10:55 am

    Com uma recepção dessa, eu no Lugar da EA sairia fora! Ao invés de vocês receberem de braços abertos, tão recebendo a pauladas!

    É aquele velho ditado:

    Você oferece uma mão o nego já quer o braço!

    Lucas (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:20 am

    Aff, mas também não deu tempo deles desenvolverem um jogo para Linux, se a conversa com a Canonical foi esses dias. Imagina eles lançarem o super ultra jogo em menos de uma semana? Cada coisa que eu leio.

    Edeilson (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:28 am

    “2 jogos grátis que já eram multiplataforma, um em Flash e o outro em Javascript.”

    EA trollando os linuxers, “kuakuakuakuakua”, desculpem, não consegui me conter…

    Fellype (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:35 am

    Na verdade eles deram foi a unha do dedo mindinho.
    Dar a mão seria, na minha opinião, portar um bom jogo para o Linux e vendê-lo no Ubuntu Marketplace.
    Querer o braço seria reclamar por não ser “di grátis”.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:42 am

    Lamento dizer, mas a EA fez gamers Linux e ubunteiros de palhaços com essa…
    Sou forçado a concordar com o @Edeilson, foi uma trollada federal. =P

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:46 am

    Teste de mercado? Fazendinha em flash roda em Linux faz tempo! :)

    Edeilson (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 11:56 am

    É esperar agora para ver qual será a piada da Steam…

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:20 pm

    Soh nao quero que se os maravilhosos jogos da EA vierem para o GNU/Linux, eles soh funcionem no Ubuntu. E pior, soh dentro do Unit!

    Se vierem com parceria com a Canonical mas puderem ser instalados na debian GNU/Linux, pra mim tah “de boa”.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:31 pm

    @Leonardo Reis
    Eu acho extremamente válida a opção de só rodar no ubuntu, veja bem desenvolvimento de jogos no linux já é muito problemático, drivers com desempenhos ridiculos pra jogos AAA, ainda ficar se preocupando com as peculiaridades de cada distro é perder tempo, é claro que o ubuntu é a distro mais utilizada e a que mais marketing tem (e é disso que o linux precisa).
    Os drivers opensource são bons pro desktop, mas pra jogos mal conseguem rodar os demos dos tutoriais do nehe e ainda são limitados a opengl 2.1;

    Renato (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:41 pm

    E por que eles portariam um bom jogo pra linux, se a primeira tentativa de pelo menos disponibilizar ou começar a disponibilizar algo já vem um monte de gente falando coisas negativas?

    Você voltaria na casa de alguém que logo no primeiro contato começa a falar mal da roupa que você foi? Do que você levou pra ele? Ou mesmo um presente que logo que você abre você começa a falar que odiou, que é horrível!

    É sem nexo o que vocês estão exigindo, o linux não vai dar um pulo tão grande assim do dia pra noite! O Mercado de jogos está bem confortável no windows, não tem o por que eles investirem tanto pra sair da plataforma windows ou mesmo em outra plataforma. Como foi dito ai eles portaram para o apple e pra linux não, mas tem que ver por trás dos panos o que houve mesmo, senão foi um incentivo da apple!

    Mas tem que abraçar o pouco de esforço que estão fazendo! Que seja a lasquinha da unha do mindinho! Se você ficar com essa parte o resto vem depois! E assim que verem que algum jogo está ganhando dinheiro no linux vai atrair a atenção das outras! E assim vai indo! Agora na primeira lasquinha já tão sentando o porrete! Quem vai querer correr o risco de investir no linux pra depois ele ler em todo lugar que a empresa dele fracassou ou isso aquilo! Eu me colocando na posição da EA e o atual cenário não iria perder mais tempo tentando fazer jogo pra linux, iria esperar o mercado me obrigar a isso! Do contrário ficaria com o windows e os consoles, está tudo funcionando, não teria por que correr esse risco!

    Víctor (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:51 pm

    @Renato o problema é gerar expectativa para algo deste tamanho. Se apenas tivessem feito e depois divulgado uma nota aposto que não teria tantas pessoas reclamando, o problema é ficar comunicando que vai comunicar algo tão besta…

    Marcos (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 12:57 pm

    Aliás o mercado de jogos pra pc em si já está meio falido ou estagnado, só algumas franquias conseguem vender inclusive no windows… pois a maioria só joga fps e mmorpg.
    Ja a área dos consoles vai de vento em poupa, fazendo com que a plataforma pc só esteja ai como um berçário pra se criar e testar novas engines 3d.

    Edeilson (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 1:12 pm

    @Renato
    “Mas tem que abraçar o pouco de esforço que estão fazendo!”
    Criar atalhos para jogos online é esforço?

    @Vitor
    Falou tudo!!!

    Renato (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 1:31 pm

    @Edeilson
    Sim, e também “saber” da existência do linux! Já é um grande passo! E outra, como eles vão conseguir trazer um jogo do porte de Fifa/Mw3 sendo que nem as empresas de placas gráficas ainda dão o devido valor para o linux?

    @Víctor
    Isso é marketing, e eu não li lugar nenhum que não fosse de usuário uma nota dando essa grandiosidade para o anúncio, se puder me mandar o link pra nota oficial da EA eu mudo minha opinião

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 2:02 pm

    Eu não não esperava port de nenhum jogo AAA da EA, mas esperava algo mais do que link de jogos web. Esperaria um port de jogo simples, que já são “portáveis” e já tem versões para quase todos os equipamentos e SOs do mercado.

    Grandes expectativas eu tenho do Steam para Linux e esse só existirá pq pelo visto o Linux será base para o Steam Box.

    Fuém????

    http://www.fuem.es/

    ou

    http://www.youtube.com/watch?v=XmexIKOs204

    Eu fico uns dias de férias, sem praticamente acessar a internet, e, na volta, encontro expressões novas que até entram no título das matérias?!?! Alguém crie uma entrada na WikiPedia.

    Brincadeira, dá para sacar que o cara não gostou nada da coisa, o que não deixa de ser engraçado. :)


    Fuém fuém fuém fuééém.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 3:07 pm

    Para quem está com essa de “testar mercado” gostaria que conferissem os últimos resultados do humble bundle, aquilo já serve como um teste de mercado no meu ponto de vista.

    Ninguém esperava o lançamento de um jogo AAA, mas se pelo menos anunciassem o início de desenvolvimento ou de port de um título pequeno toda a comunidade agradeceria.
    Os dois títulos anunciados já estão na loja do Chrome e podem rodar em qualquer navegador. O que a EA foi sim uma palhaçada.

    Thom (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 6:23 pm

    Eu tinha razão (http://br-linux.org/2012/ea-games-tem-algo-a-dizer-a-turma-do-ubuntu-na-proxima-segunda-feira/comment-page-6/#comment-150073), foi uma pegadinha do malandro!

    Jedy (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:02 pm

    Engraçado é o povo do Windows aqui do Brasil, entra no blog de Linux pra ficar tirando sarro, só que eles mesmos só compram jogos “pirata” no camelô pra rodar no PC! Cade a moral? Quem sustenta os jogos e o Windows são empresas e usuários gringos, pq usuário de Windows brasileiro só compra “piratão”kkkk. Cade a moral de vc´s?

    Jedy (usuário não registrado) em 9/05/2012 às 9:06 pm

    Imagine se o Brasil fosse um país desenvolvido e com regras e leis e justiça, e por exemplo, punições para uso da pirataria. Resultado = 99% dos usuários do Windão presos!!! ahahah, e ainda querem tirar um sarro do cara q baixa Linux e usa software “legal”. Perdedores

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 12:04 am

    Estão se apressando de mais…
    Vamos esperar pra ver!!!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 12:41 am

    Na boa. Esses dois jogos e nada são a mesma coisa. O custo financeiro e humano de aparecer para um grupo de usuários de certa relevância no meio da informática é mínimo quando se apresenta um produto que roda até em FreeBSD, Solaris e mesmo no BeOS, ou em qualquer coisa onde o Firefox e o Flash/java possam ser compilados.

    Qualquer coisa mesmo, até Amiga OS, é capaz de rodar esses jogos. Então, me pergunto se a opção era mostrar a portabilidade dos games ou tirar uma com nossa cara? Realmente, um acinte contra a comunidade. O Fato de que alguns usuários se conformarem com o conhecimento da EA do mundo Linux é menos que nada, é um complexo de inferioridade tremendo, bem naquela de “qualquer coisa serve pra gente!”

    hay (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 9:48 am

    Como é que eles vão ver se tá a mesma droga de SEMPRE, sem terem mesmo tentado porta 1 jogo desenvolvido em C, C++ ou Java?

    Analisando a recepção às tais novidades que seriam anunciadas. Como houve muito menos interesse do que eles imaginavam, decidiram que não valia a pena investir nisso.

    Como eles querem que o pessoal jogue no Linux, disponibilizando apenas jogos que utilizam navegador. Esta estratégia serviu apenas pra jogar um balde de água fria em quem é Gamer e usa Linux. Até meu irmão de 5 anos sabe que esta não foi uma atitude válida de teste.

    Realmente, os gamers que jogam no Linux ficaram muito decepcionados. Todos os 5 deles.

    Filipe (usuário não registrado) em 10/05/2012 às 12:06 pm

    Nunca fui adepto de jogos no computador. Para mim lugar de jogo é no console do PS3 e Linux no uso pessoal e corporativo. É muito mais custoso para os fornecedores portarem jogos do que efetuarem um grande lançamento para PS3, por exemplo.

Este post é antigo (2012-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.