Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Formatação de trabalhos acadêmicos no LibreOffice

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“É possível formatar um trabalho acadêmico no LibreOffice respeitando as Normas Brasileiras (NBRs) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após muitos questionamentos vindouros principalmente de colegas de graduação, entendi a necessidade da elaboração de um material atualizado apresentando o caminho das pedras para quem deseja usar a ferramenta para criar seus trabalhos para Academia.” [referência: ubuntubrsc.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 3:56 pm

    O Datamation fez um artigo há pouco tempo mostrando porque o LibreOffice Writer supera o MS Word na criação de artigos acadêmicos e outros textos estruturados. Apesar de estar em inglês, serve como complemento ao artigo do Ubuntu-BR-SC.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 4:03 pm

    Meu TCC foi feito à mais de 5 anos, usei o OpenOffice e consegui fazer obedecendo a ABNT perfeitamente. Com geração automática de sumário sem problemas!

    Jean (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 4:34 pm

    O meu também foi no OO, quando todos tinham problemas pois o Word bagunçava a formatação, eu salvava em PDF e pronto!

    Jeremias (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 4:36 pm

    O LibreOffice tem praticidade.

    Mas acredito que utilizar o GNU/Emacs com suas ferramentas de verificação ortografica, ferramenta de setorização do texto e tantas outras, aliado ao LaTeX com o pacote ABNTeX, produzem um texto com formatação impecável. Acredito que essa formula é mais adequada a quem faz o trabalho de forma mais tranquila, talves para quem deixa para fazer o trabalho na última hora esse tutorial seja muito interessante…

    Lucas (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 6:17 pm

    Fiz meu Projeto de Conclusão de Curso no LibreOffice e foi muito tranquilo, tem coisas até mais fáceis de fazer, que é o caso da numeração de página, no Office nunca consegui da maneira correta, no Libre foi tão mais simples. Adorei, foi uma experiência muito boa, agora pra fazer meu TCC vou fazer o mesmo. Tem gente que fica reclamando do problema de importação com o Office, minha solução foi instalar o LibreOffice onde eu for, ou levar uma versão portátil ou instalador.

    Alexandre_Martins (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 6:30 pm

    Fiz meu TCC com o BrOffice há dois anos. Jeremias, imagino que o LaTeX tenha absoluta precisão e controle de resultados, mas creio que passaria mais tempo aprendendo a utiliza-lo que produzindo o trabalho em si.

    Acho que a dica é boa para quem trabalha com TCCs, Monografias, Teses e outros trabalhos regulamentados.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 7:08 pm

    Se você usar um interface para o LaTex como o Texmaker e o material do abnTex fica ainda mais fácil pois você não precisa se preocupar com formatação, é só preencher os campos.

    Jorge (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 8:07 pm

    Bem, serve como manual para os novos aventureiros.

    Em 2008 a minha dissertação foi feita no OO.
    Tive vários artigos científicos feitos no OO.
    Minha tese está sendo escrita nele.

    E não aceito trabalho dos meus alunos que não seja entregue em odt.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 8:26 pm

    Estou terminando a pós e este post foi uma mão na roda, valeu!

    Marcos (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 11:52 pm

    Lógico que é possível fazer um trabalho acadêmico nas normas ABNT com OO, da mesma forma que com Latex ou dezenas de outros editores. A vantagem ou não é do tempo e produtividade.

    A única coisa que achei mais enjoado no OO é o editor de fórmulas, mas não é nada do outro mundo. O resto, quem faz MS Office, faz no OO senão idêntico, quase.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 12:11 am

    @Jorge, Você deveria aceitar trabalhos elaborados em LaTeX. Ele é livre e é o padrão da academia. Praticamente todo periódico da área de exatas utiliza o LaTeX no processo de editoração.

    @Marcos, Para algumas poucas fórmulas o OO é suportável, agora para trabalhos que envolvam muitas fórmulas começa a se tornar insuportável. A sintaxe é esquisita, as fórmulas ficam feias, e não é facilmente extensível como o LaTeX para lidar com símbolos matemáticos menos comuns.

    @Alexandre_Martins, Não é tão difícil assim usar LaTeX, ainda mais se pegar o código fonte de algum aluno que tenha feito a monografia/tese/dissertação anteriormente para usar como modelo, e só mudar o texto. Na minha faculdade mais da metade dos alunos elaboravam os trabalhos com LaTeX, então era fácil encontrar alguém para pedir um exemplo. Usar o ABNTeX do zero realmente pode ser trabalhoso, ainda mais porque algumas instituições tem frescuras e interpretações próprias (e divergentes) da norma.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 12:19 am

    Fiz meu TCC no OpenOffice a três anos, realmente várias coisas foram bem mais simples nele do que no MSOffice.
    Porém nem tudo são flores, sempre que minha orientadora ia revisar (no MSOffice2007 dela) era um tormento. Fora tabelas fora de formação as mais de 50 imagens (dos anexos) cismavam em se empilharem na capa e suas legendas sumiam.
    Foi muito sufoco naquela época.

    Tenho investido no Latex com o LyX e tenho gostado muito.

    Luiz (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 7:21 am

    @JosephDiniz

    Porque você não salvava em PDF e mandava para ela, ou mandava ela instalar o LibreOffice. As vezes acho uma besteira pessoas que insistem em importação de documentos entre aplicativos diferentes de forma que eles podia evitar todo o sufoco de forma simples.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 8:43 am

    @luiz

    Como era uma revisão não podia ser em PDF pois era necessário editar/adicionar notas etc.

    Quanto a instalação do OpenOffice (não existia LibreOffice na época) não foi aceito por diversos motivos (a maioria pessoais mesmo, como não familiaridade com a ferramenta ou desempenho)

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 9:02 am

    @JosephDiniz, O Acrobat Reader, FoxIt, e outros leitores populares (no mundo Windows) de PDF suportam adicionar notas ao PDF, e possuem versão para Linux.

    Jorge (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 10:37 am

    @Eduardo Martins: realmente tinha me esquecido do latex minha restrição maior é aos formatos doc, docx, xls, xlsx, ppt, pptx. Quanto ao latex não tenho nada contra entretanto até hoje não tive nenhum discente que soubesse utilizar o latex. Quanto a períodicos científicos ainda não encontrei nenhum (na área de engenharia de produção) que solicitasse o texto em latex.

    alves (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 12:41 pm

    Como já foi dito é óbvio que se pode criar texto com qualquer norma com o LibreOffice ou qualquer outro editor de texto (Calligra, Word, …).

    Usar uma ferramenta poderosa, como estes editores modernos, para utilizar o computador como uma máquina de escrever automática da década de 90, a meu ver é um uso medíocre.

    O mais básico que estes editores gráficos são capazes de fazer, o que os aproximaria em muito da edição de um texto em Latex, é o uso de estilos (títulos, parágrafos, páginas, quadros, …). Ao invés de apresentar um modelo bem estruturado, com os estilos definidos nas normas ABNT e mostrar como é simples usá-lo, o autor se limita a trocar fonte, editar um parágrafo, alterar a formatação da página, …

    Imagino o que um usuário moderno pensa quando se ouve falar em escrever um texto em Latex: “Isto é programação…”, já ouvi dezerem isto. É razoável que não compreenda pois jamais utilizou um processador de texto, onde a formatação de um título, a posição da uma figura, a numeração das páginas, seções e bibliografia são todos controlados pelo software, obedecendo um padrão bem definido, um modelo.

    Isto é possívem de se fazer em muito boa qualidade com os editores modernos, é óbvio! Para isto se deve criar um modelo, definindo a forma dos parágrafos, páginas, seções, títulos, … E ainda se tem a vantagem de ver o resultado final do texto criado, o que o Latex, sozinho, não faz.

    Esta é uma perspectiva que, em geral, o usuário gráfico não compreende quando se fala em criar um texto com o Latex. Como um colega disse acima “basta preencher os campos”.

    Um modelo é justamente isto, você não tem que se preocupar com a formatação do texto, pois isto é de responsabilidade da ferramenta seja ela LibreOffice, Word ou qualquer outra.

    Portanto fazer um texto mostrando como o LibreOffice pode substituir uma maquina de escrever, está no mínimo uns 20 anos atrasado.

    Lucas (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 3:29 pm

    Não estou entendendo o motivo do pessoal falar tanto em Latex aqui, aqui o assunto é como criar documentos na normal ABNT através da dica do autor no Libe Office, ok é possível fazer também em Latex e em diversos editores de texto. Tem coisas que não são obvias no LO por isso o motivo da postagem. Aqui ninguém tá falando que usar o LO para criar documentos em ABNT é super vantajoso em relação aos outras formas, aqui apenas está ensinando fazer algo no editor de texto livre mais utilizado. Se quiser pode fazer um artigo ensinando como criar documentos utilizando Latex e ABNTex e pronto. Não tenho nada contra o Latex, admiro muito, mas é só falar em LO todo mundo comenta as outras alternativas, questão de gosto é complicado. O LO existe, tem vantagens e desvantagens, eu particularmente uso e gosto muito, não é melhor mas também não é inutilizável como alguns chegam a afirmar. Acho que o Gedit pode se comparar a uma máquina de escrever.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 3/07/2012 às 3:56 pm

    @Jorge, Geralmente eles não te forçam a usar o LaTeX, mas transformam o seu texto em LaTeX durante o processo de editoração. E claro, se você enviar o texto já em LaTeX, dá menos trabalho para eles.

Este post é antigo (2012-07-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.