Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Firefox deve ganhar nova versão para Android

Via info.abril.com.br:

A Mozilla deve soltar uma nova versão do navegador para o sistema Android na próxima semana. 

Na noite da última sexta-feira, a conta do Twitter da empresa publicou uma mensagem, em inglês, cuja tradução livre para o português é assim: “#Firefox para #Android. Algo GRANDE chega nesta semana. mzl.la/KqFX3n”. A URL encurtada, inserida no fim post, leva para uma imagem do logo do Firefox dentro de um celular, muito parecido com o Samsung Galaxy Nexus.

(…) Caso seja mesmo o lançamento de uma nova versão, a Mozilla deve apostar em melhorias que o façam concorrer com o navegador nativo do Android e principalmente com o Dolphin HD e o Opera, browsers com boa receptividade entre os usuários de Android.

Além disso, o navegador terá a missão de combater o recém-lançado Chrome para Android, que ainda está em fase de testes.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    É difícil alguém bater o Opera no Android, principalmente devido ao Opera turbo que utilizando a opção que desativa ele apenas quando o WI-FI está ativado, aumenta bem a velocidade dele quando temos apenas o 3G e ainda ajuda a economizar no gasto com a navegação.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 10:43 am

    Acabei de comprar um smartphone com Bada 2 e testei agora a pouco o Opera. Fiquei positivamente impressionado. A renderização das páginas me pareceu melhor, texto mais legível, carregamento mais rápido. Ao contrário do Opera para PCs, acho que esse tem uma interface agradável e vou acabar usando ele no lugar do navegador Dolphin que veio instalado no aparelho.

    Qual o problema do Opera para PC? Pelo menos em Linux considero ele como o melhor navegador, eu só continuo com o Chrome devido a integração com os serviços do Google (principalmente os favoritos) e a sua loja de aplicativos com extenções muito boas (como a excelente “Edit with Emacs”).

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:02 am

    Se a Mozilla conseguir lançar a versão no prazo, vai definitivamente ultrapassar o Chrome, que não sai do beta a uns bons meses (e piorou na última atualização).

    Adnus (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:50 am

    O Opera é ótimo, mas para mim o Dolphin ainda é o melhor. Tomara que o Firefox – que é o meu navegador favorito no Linux – consiga ficar minimamente bom no Android pois hoje está apenas sofrível.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 3:07 pm

    Como meus dispositivos rodam os dois o Android 4, ambos os navegadores padrão web-kit based (o da Asus e o da Samsung) são bastante satisfatórios.

    Ocasionalmente valia à pena usar o Chrome beta para sites mais simples, pq ele compensa a “inexperiência” com velocidade. No início ele era misticamente rápido, mas as últimas atualizações parecem ter roubado dele essa característica.

    Já o Firefox hoje ainda está sensivelmente mais lento e aquela barra à esquerda que rouba a maior parte da tela é muito desconfortável (a Mozilla devia pagar algumas horas de free-lancer para o Mathias Duarte pra dar jeito nisso).

    Se resolver isso tudo (e a questão do Flash), tem tudo para virar meu segundo navegador favorito (provavelmente, sempre vou usar o navegador padrão como default, por causa da integração que ele tem com o resto do sistema).

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 3:34 pm

    @Jeremias

    Eu acho que o Opera tem bom desempenho e riqueza de recursos, mas a interface dele me desagrada muito. Os menus e a forma como as opções são organizadas são muito alienígenas, comparadas ao Chrome e ao Firefox. Sim é uma questão de costume, eu acredito que com um pouco de insistência eu poderia dominá-lo com facilidade, mas não teria uma justificativa para isso.

    Um exemplo de como o Opera é alienígena é o tratamento dos Favoritos. Para começar, eles insistem em chamá-los de marcadores… Quem é macaco velho sabe do que se trata, mas e um novato que chegou agora?

    Depois, ele por padrão organiza os seus favoritos por ordem alfabética. Nenhum outro navegador faz isso e embora outras pessoas possam apreciar, eu não gosto. E com certeza vai causar estranheza em quem está chegando agora e não sabe navegar pelos menus para que ele exiba os favoritos do modo como foram importados.

    E para colocar os favoritos na barra de favoritos? Só não é pior do que o Internet Explorer 9. Uma briga dos diabos para deixar do jeito que eu gosto.

    E quando finalmente eu consigo, quem disse que ele abre as pastas automaticamente (depois de abrir a primeira) ao passar o ponteiro do mouse? Você é obrigado a clicar em cada uma das pastas que estão lado a lado na barra. Eu só vi esse comportamento atrasado no Konqueror, o navegador do KDE.

    Eu acho que o Opera tem muito potencial, mas este é desperdiçado por decisões de ergonomia infelizes por parte dos desenvolvedores. Respeito quem gosta dele e o prefere sobre as outras opções, e respeito muito a empresa por estar na vanguarda das inovações nos navegadores, mas se eles quiserem sair dos 1 por cento de participação no mercado, é bom que comecem a procurar os motivos pelos quais os usuários não estão ficando com ele depois do primeiro teste.

    jrk (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 4:51 pm

    @Porfírio
    > Já o Firefox hoje ainda está sensivelmente mais lento e aquela barra à esquerda que rouba a maior parte da tela é muito desconfortável

    Mas isso é do Firefox 10, não? O 14 é diferente.

    Grande Augusto Campos, já que o assunto é de navegadores mobile, bem que o br-linux está merecendo uma versão mobile, imagina só m.br-linux.org, não sei se o WordPress permite isso, mas seria muito interessante…
    Pelo menos 30% dos meus acessos a esse respeitável blog é por meio do meu androidzinho…

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 6:14 pm

    @jrk, estarei sendo injusto? Pra mim eu tinha a última versão do Firefox beta…

    Vou verificar a versão correta no meu tablet assim que chegar em casa e te respondo.

    jrk (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 7:57 pm

    @Porfírio Minha referência é a versão para celulares. Para tablet nunca testei.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 9:49 pm

    @jrk, de fato no tablet eu tenho a ultima versão, que é a 10 (pessoal, ao baixar certifiquem-se de que o author érealmente a Mozilla. É um cuidado bastante óbvio, mas não custa lembrar) Não há versão oficial para tablets mais recente que a 10.

    Já a versão para celulares nunca teve, que eu me lembre, a barra lateral (comeria metade da tela, não faria muito sentido). De fato, a versão que eu tenho no Nexus é a 14, que vc citou.

    Mal entendido esclarecido.

    A versão para smartphones é bem melhor, mas eu ainda acho mais pesada que o navegador stock. Vamos esperar que a próxima seja superior.

    jrk (usuário não registrado) em 25/06/2012 às 11:10 pm

    @Porfírio a barra lateral que eu pensei era das “abas” (ou melhor, thumbnails das telas) que apareciam quando se arrastava a tela pra direita.

    Vi agora que o equivalente nos tablets do Firefox 14 será o Firefox 15:
    http://www.reddit.com/r/IAmA/comments/vkwjz/iama_significant_portion_of_the_firefox_for/c55du9z

Este post é antigo (2012-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.