Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Fedora vota e aprova plano de comprar certificado da MS para permitir instalação com Secure Boot

A data de lançamento do Windows 8 se avizinha, e a partir daí deverá ser mais comum encontrar PCs certificados para o sistema, o que significa que virão configurados por default para só dar boot em sistemas assinados com uma chave autorizada pela Microsoft.

E o Fedora já decidiu oficialmente o que fazer. Conforme planos anteriormente divulgados, irá mesmo comprar a chave autorizada pela Microsoft para assinar seus elementos essenciais à instalação e inicialização de forma que rodem nesses equipamentos. (via pcworld.com – “Fedora Linux Moves Forward with UEFI Secure Boot Plans | PCWorld Business Center”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 9:51 am

    O PC é meu, instalo o que eu quero. Meu Hackintosh iATKOS S3 V2 ainda tá de boa.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 9:51 am

    Mas tenho dúvidas se isso também inclui o windows RT.Senão não adianta muito.Só ajuda a microsoft a padronizar o sistema restrito na x86.

    linuxer (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 10:02 am

    Esse certificado comprado pela Red Hat poderia ser utilizado também em distribuições derivadas do Fedora ? E outras distribuições Linux ?

    Pelo que entendi, o esquema do Fedora seria apenas para dar o boot no Grub 2, que depois poderia carregar o Fedora ou outro sistema qualquer, certo ?

    Apesar de não concordar com a idéia do “secure” boot como um todo (para mim continua parecendo muito mais com restricted boot) , não acho que a idéia seja ruim, apenas foi mal desenhada e existe o ENORME risco de ser mal implementada.
    Eu sou um usuário consciente e esclarecido e que tenho condições de analisar detalhes técnicos na hora de fazer uma compra e tentar me livrar das armadilhas. Mesmo que isso não seja fácil, pois as armadilhas são sempre bem camufladas.

    Mas para a maioria das pessoas é simplesmente impossível perceber a diferença e isso pode ser MUITO perigoso.

    Não temos um histórico muito bom com esse tipo de tecnologias, mas agora nos resta pouco além de esperar e ver o que vai acontecer.
    Torço para que as coisas sejam feitas do jeito certo e que o perigo do restricted boot fique longe dos nossos computadores.

    Pois relembrando um pouco a história esse tipo de coisas nunca acaba bem. Todo tipo de restrição artificial e injusta provoca uma reação rápida e forte. E como algumas empresas já descobriram no passado recente, existem brigas que não se deve comprar pois a perda é certa e dolorosa.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:02 pm

    The darkness

    Do computadores x86 existe boas possibilidades de funcionar corretamente,mas no ARM é restricted boot mesmo pois a microsoft obriga a só ter a chave dela no sistema e não dar opção de configurar outras chaves.

    Frank (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:07 pm

    self_liar,

    Pois é, como Gabe Newell falou ontem (sobre a catástrofe do Win8), essas decisões da Microsoft estão indo contra a natureza aberta dos PCs.

    Beto (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:39 pm

    “essas decisões da Microsoft estão indo contra a natureza aberta dos PCs.”

    O problema é que o PC em si, não tem futuro, e o que vem depois do PC é fechado.

    Todo mundo fala na era pós PC, mas quando vem a MS colocando a última pá de terra sobre ele, aí ninguém mais aceita a “era pós-pc”.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:49 pm

    “O problema é que o PC em si, não tem futuro, e o que vem depois do PC é fechado.”

    Quem está ditando isso? O usuário que não é .

    Rodrigo (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:13 pm

    Quem é o usuario? Usuario é aquele que cada vez passa menos tempo no pc, substituindo por smartphones, tablets e videogames… a idéia de antigamente q pc um dia iria englobar todas estas funcoes ta se revertendo…
    Estes outros sistemas, (tablets, videogames, etc) já são fechados, e mesmo alguns onde se permitem trocar sistema isto é feito em uma porcentagem restrita, muito menos q nos pcs.

    Quem ainda acredita que pcs não estão morrendo ou esta vivendo debaixo da terra, ou ta com sindrome de negação.

    A propria microsoft, q depende dos pcs para o windows dela já percebeu isto com o win8, wp8, etc… ela fez um novo sistema q para uso em desktops é no minimo mais incomodo q no atual, tentando aproveitar a transição e o mercado q ela tem para prender estes usuarios na mudança q ela ta fazendo para plataformas de tablets e smartphones.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:18 pm

    Quem está promovendo está mudança do secureboot? O usuário é que não é .O desktop está vendendo ainda muito bem.Obviamente por causa dos mobiles a venda direta cai. Mas isso não é decadencia .Longe disso.

Este post é antigo (2012-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.