Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FBI emite alerta sobre malwares em smartphones com Android

Boa notícia para quem encontra dificuldade em conscientizar usuários de smartphones contra os perigos representados pelos malwares que os rondam: no final da semana passada o IC3, iniciativa do FBI em conjunto com o NW3C contra crimes na Internet, emitiu um alerta sobre os variados malwares que atacam aparelhos com Android, com recomendações de segurança que podem ser adotadas pelos usuários expostos.

No alerta, a organização cita como exemplo detalhes de 2 malwares específicos que podem tomar o controle do aparelho a partir da visita a links inseridos em páginas na web, e apresenta 12 dicas de segurança para a proteção dos usuários.

Entre as sugestões estão manter atualizado o sistema operacional, não instalar aplicativos de origens desconhecidas, desativar recursos não utilizados, ativar proteção criptográfica dos dados armazenados no aparelho, pesquisar sobre os autores de um aplicativo antes de instalar, instalar sistemas de proteção contra malwares, ter consciência das implicações de segurança de obter acesso irrestrito (root), e mais. (via fortune.com – “FBI issues Android warning”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:50 am

    Hahahahahaahahahqhahahah

    Manter os sistemas atualizados? Como, se a maioria dos dispositivos está em versões anteriores que não recebem mais nenhuma atualização? Pesquisar os autores? Esse não seria trabalho da App Store que você usa?

    Francamente, só comprem um anti-malware e pronto. A plataforma, sem um software desses, é muito cheia de falhas, basta lembrar dos últimos bugs da família Galaxy, basicamente repetindo um conceito do Windows 98.

    Diogo (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:52 am

    Mais um dos vários motivos que estou esperando a Jolla lançar seu smartphone pra poder trocar o meu N9.

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 3:27 pm

    Valeu FBI, só que não … XD

    hehehe

    vai lá na samsung, na motoenrrola, na htc, na sony~ericsson ….

    ah se o google tivesse começado o android REALMENTE como uma distribuição … com repositórios oficiais e ÚNICOS para atualização dos aparelhos indiferente da empresa que fez o aparelho, obrigando a liberação das especificações para tudo ficar centralizado e ser administrado e atualizado unicamente pelo google …

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 4:32 pm

    Laponta Delapicula

    “ah se o google tivesse começado o android REALMENTE como uma distribuição … com repositórios oficiais e ÚNICOS para atualização dos aparelhos indiferente da empresa que fez o aparelho, obrigando a liberação das especificações para tudo ficar centralizado e ser administrado e atualizado unicamente pelo google”

    Isso tudo não tem NADA a ver com uma distro. O próprio ubuntu é um clone do Debiam.

    Parecido, derivado, mas usa repositórios próprios.

    Carlos (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 5:02 pm

    “Entre as sugestões estão manter atualizado o sistema operacional”

    LOL

    Carlos (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 5:05 pm

    FBI só afirmou o óvbio – Android é a plataforma mobile mais insegura que existe.

    Carlos (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 5:05 pm

    Nessas horas a Apple ganhar muitos pontos.

    henry (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 7:01 pm

    tinha que aplicar pesadas multas ao google e aos fabricantes em todos os paises em que o dispositivo não for atualizado sem subir o major-release nas falhas de segurança.

    A unica linguagem que empresas entendem é MULTA e PREJUIZO. Umbranding ainda tem algumas que não entendem.
    Uso meu blackberry feliz da vida. Suspiro qdo olho pra alguns samsungs, mas qdo vejo o android, me lembro da peneira suica que ele é. E a vontade passa rapidinho.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 7:59 pm

    Carlos

    “Nessas horas a Apple ganhar muitos pontos.”

    Que Ontos o que, a segurança do Ios é efeito colateral benéfico(inesperado) do controle de conteúdo para manter monopólio dos programas Apple.

    Spif (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 11:59 pm

    O problema de pessoas como vc é que tem medinho de atacar quem diminui o Android, ao invés de tomar uma posição pró-Android de verdade.

    O Android NUNCA vai ser livre de verdade, sem sombra de dúvida, enquanto ele for podado pelo Google. Ele NUNCA vai evoluir como sistema livre. Ele também nunca vai ser um produto bom como o iOS e o WP (no sentido de oferecer patches, novas versões e suporte de longo prazo) enquanto o Google não o tratar como o “software livre” que ele tenta passar sempre, naquela aura de “Não nos envolvemos” dele.

    Ou uma coisa, ou outra. O Android tem que ser, definitivamente, ou LIVRE (que é a minha preferência) ou um produto (que não é tão produtivo, mas pelo menos ajuda o consumidor).

    É o paradigma do Pato: Voa, Nada e Anda, mas é mediocre em tudo.

    Porfirio o verdadeiro (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 9:55 am

    Lamentável cavalheiros, o FBI aderiu a campanha da imprensa marrom contra o Android. Basta ler os foruns do xda-developers para saber que qualquer usuário pode se proteger desses malwares, é só instalar uma ROM da Sammy que tem lá. E outra, esses malwares são para Android só porque alguém (FBI, estou olhando para você) desenvolveu eles assim, mas poderia ter desenvolvido para qualquer sistema que dá ao usuário a liberdade de executar os softwares que quiserem nos seus aparelhos bastando clicar em uma URL no navegador.

    Spif (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 12:04 pm

    Francamente, vamos ter esses “verdadeiros” agora? Nem vale responder esse papo de FBI criou malware.

    “iOS e o WP (no sentido de oferecer patches, novas versões e suporte de longo prazo)”

    Qual celular com WP 7 que vai ser atualizado para o 8? Cite um, pelo menos um. hehehehe Nem a Nokia, que já quase quebrada teve de reduzir o preço dos seus Lumia pela metade pra desencalha-los, já que as vendas despencaram pra esperar os novos aparelhos.

    A única empresa que atualiza a versão do SO o máximo que pode são a Apple com o iPhone e o Google com o Nexus, mesmo. Nesse ponto ela tem uma vantagem, isso é fato.

    Spif (usuário não registrado) em 17/10/2012 às 11:21 pm

    Mas aí que a Microsoft ganhou pontos: Ela avisou amplamente na mídia que não deveriam comprar o WP 7.5 (ele foi atualizado do 7 pro 7.5, o que é mais que muito Android pode dizer) e esperar o 8, que estaria muito melhor.

    Ou seja, botaram os interesses do consumidor na frente do deles. Quando você viu um fornecedor de Android fazer isso? O Google prometeu mais atualização, e ninguém cumpriu. Samsung, Googlerola e Sony só botam a cara pra dizer que não vão atualizar aparelho X ou Y.

    Francamente, ainda está superior aos fabricantes de Android, essa é a verdade.

Este post é antigo (2012-10-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.