Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


F2FS: Kernel Linux recebe novo filesystem da Samsung para drives flash

Drives SSD, cartões SD e outras formas de armazenamento encontradas nos computadores mais recentes e nos aparelhos móveis estão em vias de ganhar uma nova opção open source de suporte no kernel Linux, por meio do F2FS (Flash-Friendly File System), cujo código-fonte acaba de ser submetido pela Samsung à apreciação dos desenvolvedores do kernel Linux. (via lwn.net – “Samsung’s F2FS filesystem [LWN.net]”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 3:18 pm

    Depois das brigas em relação a patente do fat32, nada mais natural. rsrs

    Marcos (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 3:38 pm

    Tanto sistema de arquivos melhores que fat, mas o lobby da ms é difícil, ganhando com algo totalmente defasado…

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 4:33 pm

    Seria muito interessante que eles disponibilizassem um executável para utilização no Windows e no Mac. Caso contrário é muito difícil convencer as empresas a disponibilizar dispositivos pré-formatados nesse fS.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 5:12 pm

    Tambem acredito que seja um inicio de ataquedireto contra os sistemas de arquivos da empresa de Redmond, e com o apoio da empresa lider mundial em vendas de celulares e SSDs q que vem investindo pesado para vender cameras fotograficas em larga escala, esse formato tem muita chance de se tornar um futuro padrao de facto. Entregar esse file system como um formato aberto vai permitir e facilitar polinizacao do sile system entre outros fabricantes de dispositivos moveis e SSDs a aderir e optimizar seus produtos para esse novo FS open source.

    Soh uma duvida, ele estah sob GPLv2?

    Tiago (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 6:48 pm

    Para Mac isso não é problema. Tem as opções. Agora eu não consigo entender como não há opções, e opções populares, para Windows.

    Luquinhas (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 7:11 pm

    Não sei se tem muita coisa a ver com a briga do FAT32. Esse filesystem parece mais ser um concorrente ao JFFS2 e similares do que um concorrente ao FAT32.

    Spif (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 9:11 pm

    Nada mais lógico pra Samsung. Não fala NADA de Android, mas eles deviam mesmo fugir das patentes da MS, e tornar o sistema livre de patentes sempre é bom.

    A menos que a Samsung tenha uma patente para esse sistema de arquivo. Tomara que o pessoal do Kernel leve isso em consideração, antes de aceitar. Não custa a lembrar, a Samsung é um leviatã corporativo da mesma forma que Microsoft, IBM, Google e tantas outras.

    Sergio (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 9:23 pm

    Não é nenhum salvador da pátria.

    FSs já existem de sobra por aí.

    Enquanto o sistema de Redmond for maioria, não é o FS n° 454654212654″5″ que mudará alguma coisa.

    Marcos (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 9:52 pm

    Concordo com o Sergio. Com mais de 90% dos desktops, enquanto a MS só suporter fat e ntfs, nenhum file system novo tem grandes chances.

    Spif (usuário não registrado) em 8/10/2012 às 10:34 pm

    Ah, discordo. Pra usar os dumbphones da Motorola, Nokia e da própria Samsung em um pc, você precisa de um instalador.

    Por que não instalar um driver? Não acho que ofenderia alguém.

    Fellype (usuário não registrado) em 9/10/2012 às 12:05 am

    Concordo parcialmente com o @Spif. Não há problema nenhum instalar um driver. O problema é que não dá pra instalar em qq computador.

    Luquinhas (usuário não registrado) em 9/10/2012 às 8:26 am

    Drivers para Windows e OSX que todo mundo está discutindo, ao meu ver não vem muito ao caso, já que esse sistema de arquivos parece ser, assim como acontece hoje com JFFS2 e outros, projetado para uso interno em celulares e outros dispositivos, e não para ser exposto ao computador (sistema hospedeiro). O forte desse sistema de arquivos é aproveitar as características das memórias NAND, aumentando o tempo de vida e o desempenho em memórias flash, sdcards, etc.

    Para prover acesso dos arquivos de um celular ao computador, parece ser consenso que não é muito adequado expor um dispositivo usb-storage, já que isso impede acesso simultâneo do computador e do celular ao sistema de arquivos, pois o acesso usb-storage é em nível de bloco. Já temos protocolos como o MTP que estão muito bem implementados no Android e suportados em outros SOs, e com previsão de ficar muito amigáveis ao usuário nos próximos lançamentos de grandes distribuições.

    @Spif, É irrelevante se a Samsung tem patentes ou não a respeito desse sistema de arquivos. A partir do momento que publicam um código GPL, estão automaticamente cedendo todas as patentes necessárias para implementá-los. Vide doação de código GPL da AT&T para o projeto DjvuLibre, que liberou as patentes do formato DjVu para uso pelos softwares livres.

    Christian (usuário não registrado) em 9/10/2012 às 1:16 pm

    Bem, também acho que, sem o devido suporte no Windows, um sistema de arquivos não terá muito futuro.

    Quanto ao Android, não importa o sistema de arquivos usado, já que agora estão usando o MTD para transferências de arquivos.

    Mais que suporte a outro sistema de arquivos no Linux, espero é que o suporte ao MTD melhore, porque pra ligar meu Asus Transformer no Ubuntu é um parto…

    Marcos (usuário não registrado) em 9/10/2012 às 2:23 pm

    “Por que não instalar um driver? Não acho que ofenderia alguém.”

    Porque somente a MS conseguiria usar dispositivos que não precisariam instalar um driver, já que ela seria a única que poderia usar o sistema de arquivos dela, o que daria uma vantagem estratégica muito grande pra empresa que já teve problema com práticas monopolistas.

    Outro ponto é que em ambiente corporativo instalar drivers e outros componentes normalmente são bloqueados. Ou deveriam ser.

    Andre (usuário não registrado) em 9/10/2012 às 4:11 pm

    “Por que não instalar um driver? Não acho que ofenderia alguém.”

    Porque quem não precisar instalar ficará com grande vantagem junto aos usuários.

    Aqui mesmo todas estações são bloqueadas.

    O usuário só usa aquilo que não precisa ser instalado.

    marcon (usuário não registrado) em 9/10/2012 às 5:53 pm

    Acho que poderiam dar opções aos usuários.
    — Equipamentos Android ou outros baseados em Linux viriam com FS não-FAT (qualquer um que se queira usar).
    — usuários windows poderiam optar por usar MTP ou baixar um driver no site do fabricante para usar no modo usb-storage.
    — usuários Linux usariam no modo usb-storage. MTP no Linux, só se melhorar muito, já tentei vários programas, todos ruins.

Este post é antigo (2012-10-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.