Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dia de protesto contra legislação que restringe a Internet em nome dos interesses da indústria de conteúdo

Milhares de sites participam hoje de uma onda de manifestações on-line contra uma proposta de legislação nos EUA (onde estão hospedados os conteúdos e registrados os domínios de muitos sites de outros países também) que, sob a justificativa de combater a chamada pirataria de conteúdo digital e com apoio das organizações que representam o interesse da indústria de conteúdo, pode impor uma série de restrições e limites à Internet.

A discussão a respeito ocorre no legislativo de lá, mas é também uma batalha na opinião pública, com grandes organizações se posicionando e colocando seus recursos a favor e contra a norma proposta.

Não é o único país em que este tipo de iniciativa ocorre: bloqueios e restrições à comunicação e expressão na web, propostos sob as mais variadas bandeiras, estão em estudo ou até mesmo já implementados em várias partes do mundo.

Como autor do BR-Linux e de outros sites de conteúdo, gostaria de expressar meu apoio aos sites de todo o planeta que participam de forma positiva no debate sobre este tipo de iniciativa e conseguem informar seus leitores para que estes possam também tomar sua posição.

Como uma singela participação, vou suspender a publicação dos posts da tarde de hoje, e desde a madrugada desativei o maior dos banners de publicidade do site, ali na barra lateral, para exibir no lugar dele uma mensagem convidando à reflexão neste dia de protesto. Complementarmente, toda a receita publicitária de ontem do site será doada à Wikipedia, cuja participação da sua edição em inglês ajudou a dar muita visibilidade ao movimento.

Renovo o alerta e o convite que fiz no banner: informe-se e fique atento. A legislação hoje em debate nos EUA não é a única batalha em andamento neste mesmo campo.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 1:39 pm

    Ok, os sites serão hospedados na Rússia!

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 2:29 pm

    @Augusto, posso sugerir um post especial sobre a SOPA e PIPA?

    Posso indicar vários que considerei bons, se você desejar.

    HeDC (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 2:49 pm

    Há também no EUA o tal “combate”(sic) ao terrorismo que impõe ou tentam impor “n” restrições aos cidadãos mesmo estadosunidenses…
    E enquanto isso a homofobia e outros preconceitos continuam firmes, a corrupção vive bem, fraudes no sistema financeiro, lavagem de dinheiro, o meio ambiente não levado de fato a sério e etc tudo ok e algo efetivo contra tudo isso… ah, não é tão importante…

    André Moraes (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 2:50 pm

    @Tiago,

    Os sites já são hospedados fora das fronteiras dos EUA. Se informe um pouco mais.

    O ponto todo é que pode-se criar nos EUA algo como é feito na China, porém empresas privadas terão muito mais poder para decidir o que pode ou não.

    Se um ISP americano deixar de resolver o DNS do site, não importa onde ele está não será possível acessar sem saber o IP.

    E mesmo sabendo o IP, em alguns casos pode-se solictar o bloqueio do IP então ninguém usando o ISP vai conseguir acessar sem usar um proxy.

    Porém usando um proxy poderá ser ilegal já que qualquer forma de desvio é passará a ser considerado crime.

    Entendeu o tamanho do problema agora?

    E como o Augusto disse, pode procurar na internet (en.wikipedia.org, reddit, google) esses e outros sites têm links para mais informações.

    Ícaro (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 3:36 pm

    Sugestão: troque o fundo branco e letras pretas por fundo preto e letras brancas :D

    Ícaro (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 3:36 pm

    Digo o fundo do site, não só do post.

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 4:13 pm

    Sim, @Augusto, por favor. Eu já li vários textos sobre o assunto entre vários pontos de vista mas esse é um assunto que eu quero entender bem.

    Antes de prosseguir, quero deixar claro que cada texto que você encontrar pode refletir um ponto de vista diferente, e muitas vezes tratam de opiniões além de tratar de fatos.

    A página sobre o SOPA na wikipedia está no ar e é bem ampla, eu começaria por ela.

    O texto no site da Anistia Internacional também me pareceu interessante.

    Este infográfico faz o que infográficos costumam fazer: por remover detalhes, oferece uma visão geral mais fácil de entender, embora sem ser completa.

    A Wired tem uma explicação caprichada. O National post explica em termos mais simples.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 5:02 pm

    Aspecto interessante de iniciativas como da Wikipedia é trazer o público para discutir algo que os afeta e muito.

    É algo que falta no software livre, explicar que não é uma questão só de achar um SO ou Browser melhor que outro.

    Talvez a informática seja único ramo em que tem muito usuário torcendo contra si próprio.

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 5:19 pm

    Sem querer aumentar a quantidade de teorias de conspiração:

    Interessante ressaltar que, coincidentemente ou não, essa pressão atual sobre leis de censura na rede nos EUA acontece no momento em que há várias proposições de TV e cinema alternativos através da internet. Iniciativas que, embora perfeitamente legais, não são necessariamente controladas por afiliados à MPAA.

    Anderson Stühler (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 7:39 pm

    Essa politicagem dirigida por bastardos me deixa enojado.

    Fabio (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 6:16 am

    E no Brasil ? Existe algo semelhante ainda em tramitação no senado ou na câmara ?

    Henrique Sant'Anna (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 6:26 am

    O Brasil está para votar no senado projetos de mesmo teor.. vide lei azeredo. Que os brasileiros acordem para o iminente terror.

    elias (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 12:03 pm

    seria lindo uma reação desse tipo contra a lei azeredo ._.

    André Machado (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 12:50 pm

    Foi lamentável que os principais sites da blogosfera nacional não tenham aderido ao protesto. Apenas pequenas páginas com público fiel tomaram coragem e saíram do ar. Se tivéssemos tido um apoio do BR-Linux, Viva o Linux, MeioBit, Tecnoblog e outros, poderíamos ter obtido um resultado melhor.

    André, estou bem satisfeito com o resultado que a minha participação nos debates me trouxe até o momento, tanto em termos da minha própria compreensão da questão, quanto em termos da oportunidade de levar outros a pensar a respeito e procurar seu próprio posicionamento. De fato não sei avaliar o impacto que isto teve sobre o sucesso de alguma manifestação alheia, nem é este meu alvo: o que me move ao tratar deste assunto é o resultado alcançado em termos de prover oportunidades de reflexão e conscientização a quem lê o que eu escrevo.

    Mesmo assim, foi de muito bom grado que eu tomei as demais atitudes que julguei adequadas: no dia em que Google, Lifehacker, Wikipedia, Wired e tantos outros sites que uso estavam tomando suas atitudes de divulgação da questão, também renunciei à renda do maior anúncio do site para exibir em seu lugar mensagem de conscientização, suspendi a publicação de novas notícias, publiquei uma nota a respeito, contribuí com a Wikipedia por apreciar o resultado do esforço dela.

    Vou continuar participando e apoiando a causa da conscientização, independentemente de você lamentar ou não. Se no futuro você quiser algum outro apoio específico meu, esteja à vontade para pedi-lo a mim com a antecedência adequada, e avaliarei se posso atender.

    Fora isso, não vejo problema em você lamentar que eu não tenha feito algo diferente do que fiz, mas também não me vejo compelido a aderir a manifestações só se for no molde em que alguém mais achou que deveria, ou desejaria que eu fizesse.

    Cromm (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 1:45 pm

    Parabéns pela iniciativa, as pessoas precisam mesmo se conscientizar das ações que nossos dirigentes (e os dos outros) podem tomar e do impacto que essas decisões geram nas nossas vidas.

    Frase do mês:
    “Talvez a informática seja único ramo em que tem muito usuário torcendo contra si próprio.” (Weber Jr.)

    Pura verdade…

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 2:38 pm

    André, a realidade infeliz é que o protesto dos estrangeiros na prática só parece ajudar a fortalecer a causa da MPAA. É justamente contra “nós” que eles estão lutando: “Os perversos piratas estrangeiros”. Isso porque a MPAA confunde facilmente clientes legítimos com piratas.

    O que os produtores de mídia tem mais medo não é da pirataria e sim da concorrência. É por isso que tanto a SOPA quanto a PIPA parecem ser muito mais abrangentes do que o necessário: é porque são. Seu objetivo verdadeiro não é combater a pirataria e sim garantir a permanência de um oligopólio.

    Então, não importa se nós não desligamos nossos sites por aqui (a não ser aqueles que fornecem algo de muito valor para o público norte-americano), nós não acrescentamos muito ao protesto.

    Isso é questão que o povo de lá pressione os senadores de lá para que não votem a favor dessa sem-vergonhice.

    Se eu morasse por lá seria a favor de um ARLA (American Rights of Liberty Act) que regularia o que pode e o que não pode ser proposto contra a liberdade, sem que o estado tenha que gastar recursos preciosos avaliando a viabilidade esses absurdos (DMCAA, SOPA, PIPA, etc).

    Rombo (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 6:00 pm

    “que regularia o que pode e o que não pode ser proposto contra a liberdade”

    Isso me parece contraditório. Bem, não muito diferente da GPL preservando a liberdade ao limitá-la…

    Maurício (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 7:55 pm

    Depois do protesto, fecharam o megaupload e prenderam o fundador.

    Parece que os EUA não estão brincando.

    Yo (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 7:59 pm

    ATENÇÃO! A censura começou. O FBI já derrubou o site MegaUpload e prendeu seu responsável acusando o de “pirataria”. Quem duvida é só tentar acessar o site megaupload . com . Corram para as colinas! O.o

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 8:23 pm

    Well, até parece que o Megaupload tb era um repositório de conhecimento livre. Só tinha cópias não autorizadas de séries de TV.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 9:58 pm

    Bem, é engraçado como não foi necessário censurar a internet para localizar e desativar o Megaupload.

    Mas acho ainda mais engraçado (pra não dizer as palavras que realmente se aplicam) como o caso Megaupload não passou pelo processo normal quando o assunto é violação de direitos autorais: intimação, processo contra o réu, etc. Partiu-se para a prisão sumária e truculenta como se a infração já estivesse provada e a sentença dada à revelia.

    Daqui a pouco a pirataria de mídia vai ser crime provado sem julgamento e punida com a morte.

    Ah, antes que eu me esqueça: o conceito obvio de que o direito de um termina onde começa o do outro leva a conclusão de que é perfeitamente lícito tirar a liberdade de se tirar a liberdade dos outros. Todas as outras liberdades valem.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:07 pm

    Prenderam inclusive os funcionários do Megaupload como cooperando com pirataria.

    Americano é muito orgulhoso, devem estar fazendo isso por inveja da dianteira que a China tem em censura. :)

    Spif (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 8:26 am

    Yeah right, derrubar o Megaupload é censura, porque o site era totalmente sobre direitos humanos, política (interna e externa) e revelações bombásticas.

    Não é como se o Megaupload fosse um site em que você ia baixar séries, vídeos pornôs e warez. Não senhor, era um bastião da liberdade de expressão.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 9:21 am

    A lógica deturpada de quem acusa o Megaupload de pirataria não percebe que o tipo de acusação poderia servir para toda empresa que transporta dados, inclusive telefonicas e couriers.

    Spif (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 10:11 am

    Megaupload não transportava dados, mas guardava. Uma coisa é bem diferente da outra. Ele caiu por causa disso.

    Já o Pirate Bay está sempre numa boa porque ele não guarda dados de pirataria, ele só oferece o índice de torrents.

    Falando em deturpações, eu não concordo em tratarmos o Megaupload como um bastião da liberdade de expressão, como ele vem sendo tratado, mas também não concordo com a intenção americana de virar a polícia da internet.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 10:18 am

    O Megaupload era um site para o qual as pessoas podem subir arquivos públicos. Ponto. A política do site deixava claro de que o conteúdo não era validado. Outro Ponto. Nenhum arquivo pirata foi disponibilizado por parte da empresa. Ponto final.

    Se o administrador ou os funcionários do Megaupload fosse tratados como cidadãos com direitos humanos garantidos, o que deveria ocorrer é eles receberem um aviso de que estavam hospedando conteúdo coberto por direitos autorais, contendo uma lista dos conteúdos em questão e uma ordem formal de remoção do conteúdo especificado.

    Eu decidi não ir ver filmes norte-americanos, nem comprar músicas deles enquanto essas propostas idiotas estiverem sendo cogitadas, minha pequena contribuição. Alguém está comigo?

    Spif (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 10:20 am

    Cara, depois você não sabe porque te moderam…

    Spif (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 10:30 am

    Se vc precisa saber todas as acusações, leia: http://www.wired.com/threatlevel/2012/01/megaupload-indicted-shuttered/

    Entre elas está até lavagem de dinheiro.

    Agora, eu não vou ser o cara que vai botar o manto de herói da liberdade de expressão num grupinho criminoso.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 10:38 am

    “O Pirate Bay está sempre numa boa porque ele não guarda dados de pirataria, ele só oferece o índice de torrents.”

    O TPB está “numa boa” porque rapidamente migra o conteúdo para outro host quando necessário. E Tem vários domínios alternativos para evitar os bloqueios que sofre.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 10:42 am

    Lógico que sites como Megaupload devem ter algo de ilegal. Mas é a velha idéia de não atirar no mensageiro.

    O Torrent Freak lembrou de algo interessante, o megaupload estava organizando uma debandada de artistas.

    Que abandonassem as gravadoras e vendessem diretamente, com muito mais lucro, suas músicas em um novo site que estavam organizando.

    Teoria da conspiração talvez, mas estranho o timing disso tudo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 20/01/2012 às 11:14 am

    “Megaupload não transportava dados, mas guardava. Uma coisa é bem diferente da outra. Ele caiu por causa disso.”

    Guardava, para que ? Era tipo um cofre boca-de-lobo, entra e nunca mais sai? Ou era para alguém depois pegar? Funcionava como distribuição?

    Além disso, pra que entender analogia quando pode complicar né.

Este post é antigo (2012-01-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.