Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Desenvolvimento do Ubuntu Tweak não vai mais prosseguir

O Ubuntu Tweak é um utilitário de configuração que oferece uma série de opções e recursos que não vêm por default no Ubuntu, e já apareceu por aqui diversas vezes (a primeira foi em 2008) e, no que depender de seu autor, não deverá mais voltar a figurar por aqui.

Seu autor publicou uma lacônica nota informando que o desenvolvimento foi interrompido, que os componentes do sistema que são web apps vão parar imediatamente de funcionar, não haverá mais atendimento aos bug reports, nem commits de código.

O motivo mencionado é o seguinte: “se fazer free software não é mais free, para que continuar?” (via blog.ubuntu-tweak.com – “The development of Ubuntu Tweak is stopped | Ubuntu Tweak Blog”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 2:30 pm

    “se fazer free software não é mais free, para que continuar?”

    ainda não entendi, ele se refere a questão de trabalho “não remunerado”,”mal agradecido” ou “uso de tempo livre escasso” ???

    Patola (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 2:34 pm

    Pelo que entendi, este comentário implica que pode ter sido alguma questão política chinesa, visto que o autor é chinês.

    ideafi (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 2:38 pm

    Reflexo da Canonical?

    Bozo (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 2:43 pm

    @ideafi

    Pensei a mesma coisa…

    Glauco (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 3:00 pm

    Pq seria replexo da Canonical?

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 3:26 pm

    Alguém poderia fazer um fork!

    Bozo (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 3:28 pm

    @Glauco

    Derepente o cara se queimou com essa coisa da Canonical ficar pedindo grana.

    Não parece lógico, mas como aqui mesmo ouve comentarios do mesmo cunho, creio que seja possivel.

    Dr. Avelino (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 3:52 pm

    Hum, magool, mimimi

    Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 5:29 pm

    O cara não explicou muito bem o que aconteceu. Ou ele se desentendeu com alguém, ou foi algum problema pessoal que fez ele ficar estressado.
    De qualquer forma, se existir gente interessada, um fork pode ser feito.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 5:31 pm

    Esse foi o argumento mais esdruxulo, sem dúvida. Porque fazer software free, depende dele e não da Canonical…Ou alguém esperava que a Fundação do Ubuntu fosse ficar a vida inteira torrando a grana do Mark? O cara cresceu e viu que não dá mais pra ficar queimando dinheiro à toa.

    Patola (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 5:54 pm

    De novo confundindo Gratuito com Livre? E vindo de um usuário antigo como o Bebeto Maya? Não creio.

    Bebeto, o cara não explicou bem o que aconteceu pra ele parar com o Ubuntu Tweak, podem ser desde problemas pessoais até algo político lá da China ou o motivo aventado de “decepção” com alguém do mundo livre. Mas isso certamente não ficou claro. E o “free” da frase dele, que pode ser livre ou grátis, deixa menos claro ainda (não sei se no original em Chinês dá pra resolver essa ambiguidade).

    E segundo, esse “o cara cresceu e viu que não dá mais pra ficar queimando dinheiro à toa”. Ele estava queimando dinheiro? Onde? E se o problema é preço, o que era “grátis” antes que hoje já não é grátis no Ubuntu?

    E o que tem isso a ver com a seu presumido motivo do abandono do Ubuntu Tweak?

    Grátis não é livre e livre não é grátis, gente. Por favor, parem de insistir nesse ponto.

    Ezek (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 6:05 pm

    Não entendi também.
    Em relação os comentários sobre a Canonical, penso que se ela desejar em um futuro breve lançar uma versão paga do Ubuntu, é direito dela, desde que seja dentro dos limites das licenças de cada componente do sistema. E eu acredito que isto não deve demorar muito, mesmo que eles prometam que o sistema sempre será livre. As jogadas que eles tem feito são sensacionais, muito parecido com a Google, não cobrando pelos seus produtos, mas criando recursos para tirar alguma grana, como o Ubuntu One, a página da Google na pesquisa e agora com a Amazon. A canonical é um EMPRESA e necessita de lucro para sobreviver.

    Bruno Gonçalves Araujo (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 6:11 pm

    Isso deve estar relacionado a uma notícia que ainda não apareceu no br-linux, mas que o Ubuntu vai escolher algumas pessoas para projetos secretos e que serão revelados somente ao ficar pronto, a comunidade não terá participação ou acesso ao desenvolvimento dessas novas ferramentas.

    http://www.markshuttleworth.com/archives/1200

    sergio j dias (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 6:58 pm

    O Ubuntu, sem dúvida, é o melhor projeto em desktop no GNU/Linux há muito tempo, mas as mudanças que vem sendo adotadas por seu CEO começam a torná-lo perigoso para a conceito que fez surgir o software livre e o próprio sistema operacional.
    Eu mesmo, que, no momento, uso o Ubuntu, estou pensando em mudar de distrô. Ele já está nos computadores de 50% dos usuários, e talvez seja mais, se lembrarmos dos “forks”, ele vem trazendo os WebApps de grandes empresas, etc. Enfim, nos aproximamos de uma encruzilhada, várias multinacionais estão hoje na Linux Foundation e não é difícil imaginar que já estejam dando as cartas. As TV’s são um grande exemplo, as smartv estão saindo com o Linux instalado e funcionando a todo o vapor. O ideal hacker vem se corroendo e daqui a pouco caminharemos para os padrões proprietários. Para mim, que vi no GNU/Linux uma alternativa contestadora é o fim da picada. Sei que para muitos, jovens usuários, isto pouco importa, contudo, há uma galera da antiga muito incomodada com os últimos acontecimentos.

    sergio j dias (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 7:06 pm

    Valeu, tualatrix, por nos chamar a atenção para os riscos que corremos!

    Geraldo (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 7:11 pm

    “se fazer free software não é mais free, para que continuar?”

    Será que ele teria dito isso pela notícia de que a Canonical vai desenvolver as principais partes próxima versão do Ubuntu 13.04 em segredo:

    –> Canonical CEO Mark Shuttleworth Tires Of Critics, Moves Key Ubuntu Developments Out Of Public Eye – Mark Shuttleworth da Canonical se cansa (tires) dos Críticos
    Move Principais Desenvolvimentos do Ubuntu para longe dos Olhos do Público

    –> Key parts of Ubuntu 13.04 will be developed in secret, to escape the critics’ ire (Partes-chaves do Ubuntu 13,04 será desenvolvido em segredo, para escapar a ira dos críticos)

    Patola (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 8:07 pm

    Menos, gente, menos…

    Beto (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 8:20 pm

    O cara se revoltou com o fato do Ubuntu ser formado por um conjunto de pacotes gratuitos e de código aberto, onde ninguém ganha nada com isso, mas agora a Canonical resolver ganhar em cima do trabalho deles.
    A sacanagem começou – Web Apps comerciais, a tal “lente” da Amazon, que me chateou por demais, e agora está até exibindo propagando do Windows 8 Pro, e tal.
    Estou me sentindo muito enganado pela Canonical.
    Iludi-me com o Landscape, só que o aplicativo é pago.
    Estou sem saber o que fazer.
    As outras distros são muito fracas para eu migrar, estou pensando seriamente na oferta exibida pela lente da Amazon e comprar o Windows 8 Pro.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 9:30 pm

    Mark Shuttleworth não é mais CEO da Canonical.
    Jane Silber é a atual CEO.

    marcelo (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 9:39 pm

    o software livre nunca será forte como queremos, muitas vaidades, muitos forks da vida e muita falta de objetivo. Assim fica dificil.

    maximiliano (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 10:02 pm

    Vai fundo Beto/Spif, quem sabe você passando de vez para Windows 8 não pára de postar tanta baboseira por aqui.

    Como já foi dito milhões de vezes por aqui: usa o Ubuntu quem quer, usa lentes do Ubuntu quem quer e com os aplicativos que quiser.

    O autor do utilitário citado tem todo o direito de não prosseguir independentemente dos seus motivos, o mundo não acabará por causa disso e ninguém sairá cortando os pulsos, essa síndrome de “ultima bolacha do pacote” é problema particular de quem a possui.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 19/10/2012 às 11:28 pm

    “Não gostei do caminho tomado pelo Ubuntu, não está mais tão livre. Irei para o Windows 8″
    Qual é a logica disso?

    rewq (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 4:21 am

    Linux Mint é onda agora! Bora…

    Spif (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 5:07 am

    Maximiliano, vá lamber um parafuso até ele virar prego.

    O próximo sistema operacional que eu vou estar operando nem de longe tem relação com o Windows 8. Só porque eu desafio a noção pre estabelecida por alguns dos mais tapados e preconceituosos deste fórum, não quer dizer que eu tenha algum apreço especial pela Microsoft.

    Só não sou um cego que é guiado pela bengala quebrada que é o Google, ou compartilho da existente hipocrisia que julga totalmente diferente a Microsoft, a Apple e o Google.

    Btw, não publico por outro pseudônimo.

    hazorback (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 5:58 am

    A verdade é que se o Ubuntu tiver sucesso, atingindo um público grande, vai virar um Android, quem espera algo diferente vai se decepcionar.

    Já estão funcionando alguns jogos pagos, e cada vem mais vão aparecer apps do tipo.

    Será um sistema bom, grátis (ao menos o SO), mas não seguirá a filosofia da comunidade open Source, não será um Debian.

    Em vez de tirar dinheiro da venda do SO, ganhará com propaganda e venda de serviços, nada de novo, o Google já faz isso e é uma das maiores empresas comerciais do ramo.

    Será tão apaixonante quanto um Mac, pois tudo bem que aberto é diferente de grátis, mas a comunidade em geral quer liberdade, não quer algo como mandar suas buscas para a Amazon (mesmo que isso possa ser retirado).

    Quando até a Microsoft esta sendo criticada por fazer o explorer com serviços de buscas não armazenados como padrão, oferecer justamente o contrário pode ferir sensibilidades, embora seja mais algo que dificilmente escape do google e que os sites respeitarão se quiserem, e meio que andar na contramão do movimento.

    Creio que ele se desiludiu com os rumos que o Ubuntu está tomando. Talvez ele tenha lido notícias como essas:

    Ubuntu 13.10 será desenvolvido em segredo e já tem até nome: Sexy Shuttleworth

    Em um post de hoje em seu blog (http://www.markshuttleworth.com/archives/1200),Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, mandou uma mensagem para os membros da comunidade Ubuntu para participar de uma missão secreta. Parece que a partir de agora o Ubuntu será desenvolvido em segredo com o acesso a apenas alguns membros confiáveis.
    Shuttleworth disse que cada membro terá que cumprir algumas tarefas semelhantes aos mostrados no filme “Som da minha voz” (Sound of my Voice). No entanto isso não significa que você terá que vender sua alma ao diabo.

    Depois de tentar cobrar pelo download do Ubuntu, agora ele se encaminha para ser um projeto fechado.

    rewq (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 7:13 am

    Bora para o Mint então galera!

    Fernando Basso (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 7:57 am

    Eu também não estou gostando do rumo das coisas, mas infelizmente, não vejo como o ubuntu pode crescer somente fazendo exatamente aquilo que as outras distros sempre fizeram. Se desse certo “do jeito antigo”, outra distro já estaria em pelo menos 5 ou 10 por cento dos desktops. Assim, pode ser que um dia mais empresas de games, adobe, e outras comecem a achar que fazer software pra linux seja lucrativo. Deixo claro, que na minha opinião, linux já é um sucesso, até em desktop, independente do número de users…

    Lembro de ter lido uma noticia que dizia que o Mark Shuttleworth havia entrado em contato com a adobe querendo uma posição deles quanto a uma versão de software deles para linux. Ou seja, eles estão batendo o pé e tentando fazer o linux ter mais usuários, mas estão fazendo isso de maneira diferente do que outras distros tentaram fazer até hoje. Não sei até que ponto estão certos ou errados.

    Roberto (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 10:10 am

    Quem assistiu ontem o papo de buteco pode ver o constrangimento dos participantes com as perguntas em relação as novas politicas do Ubuntu, sendo que entre os participantes haviam funcionários da Canonical.

    É claro que o Ubuntu esta partindo para a venda de apps, jogos e até para o ramo de propagandas, coletando dados dos usuários. Sei que a coleta pode ser desabilitada, mas também sabemos que 95% dos usuários nem sabe disso. Esta artimanha é tipica de empresas como Microsoft, Apple, Google, Facebook e agora a Canonical com o Ubuntu.

    Os ideais do software livre estão sendo feridos pelo Ubuntu, cabe aos usuários agora fazer a sua parte. Os que se sentem incomodados com esta nova politica, principalmente em relação a privacidade dos dados, tem várias opções.

    Gosto do Ubuntu, mas como protesto estou mudando de distribuição. Espero que os descontes com esta nova politica faça o mesmo, quem sabe a força da comunidade não faça a Canonical rever as suas politicas.

    Luiz (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 11:00 am

    Fiquei chocado ao ver que quase tudo o que tentei instalar no Ubuntu agora é pago.

    Tudo no software livre tem de ser gratuito, sou contra qualquer tipo de cobrança.

    Luiz (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 11:02 am

    Ubuntu ficou horroroso.
    Tudo o que pesquiso me joga na pagina da Amazon, e a primeira pagina está cheia de anuncio do Windows 8.
    Vi tanto anúncio do Windows 8 que acabei até comprando.
    Será que a Canonical vai receber alguma comissão por isso?

    ibilarmindo (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 1:17 pm

    Que saudade da época onde uma pessoa dizer que usava linux significava que ela tinha QI acima da média. Hoje até semianalfabeto usa linux e vem aqui falar bobagem.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 4:21 pm

    Tem uma penca de gente colocando coisas na boca do chinês que na verdade não disse claramente o por quê de sua decisão. Só lamento que por alguma razão ele tenha largado o projeto. Mas as coisas são assim mesmo no mundo do software livre, as coisas andam enquanto tiver pessoas interessadas, senão param.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 20/10/2012 às 4:30 pm

    @ibilarmindo: concordo plenamente!

    Novamente, para os que ainda não entenderam:
    “livre” != “grátis”
    “livre” “grátis”
    Livre não é grátis.
    Free software is not free lunch.
    自由は無料で無い。

    Ficou claro?

Este post é antigo (2012-10-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.