André (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 4:23 pm

Ótima iniciativa, creio que até o final do ano todo mundo já terá migrado para o Linux e até que enfim a Microsoft deixará de existir.

Augusto Campos em 1/02/2012 às 4:48 pm

Estou sempre interessado no valor de entretenimento que há em ler planos de ação comunitária cujo objetivo passe por substituir todas as máquinas Windows por Linux a ponto de fazer com que a Microsoft deixe de existir, especialmente se o prazo deles for de um ano, e se a ação central deles ocorrer em redes sociais e sites de relacionamento.

Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 4:50 pm

“Mas sempre há um percentual de tias que preferem que tudo continue do jeito que elas já se acostumaram”.

Augusto, acho que minha tia faz parte desse grupo. Ela entra em pânico só de pensar em usar outro navegador no computador dela (com Windows). O que fazer? Como fazer? Alguma abordagem especial?

Eu faço a manutenção do Windows Vista no PC dela com regularidade, deixando tudo sempre atualizado. Mesmo assim, sempre tive vontade de apresentá-la a alguma distribuição (Ubuntu ou Mint, talvez). Ela só precisa se convencer a experimentar!

Augusto Campos em 1/02/2012 às 4:57 pm

Joaquim, essa frase do meu texto que você mencionou está num contexto que é relevante pra tua questão: é uma observação que faço DEPOIS de ter mostrado a alternativa rodando no computador da tia. Algumas delas preferem voltar ao Windows mesmo tendo visto o funcionamento do Linux no computador delas, o que é até mesmo de se esperar.

Se você já mostrou a alternativa rodando no computador dela, e ela preferiu continuar como estava, na minha opinião ela está no direito dela de escolher o que deseja fazer. Não acho que você deva forçá-la a mudar, muito menos se sentir obrigado a fazer algo diferente do que você já faz ou considere correto fazer. Creio que ninguém gosta de mudanças que sejam impostas.

Mas se você perguntar ANTES de mostrar, é natural que ela diga não. Eu também diria, imagino que você também: se a situação atual funciona, quem deseja testar algo desconhecido? Se for este o caso, aí eu sugiro que você prepare uma demonstração prática indolor e permita a ela comparar.

Rodrigo Zimmermann (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 5:13 pm

Android = Linux mais inseguro que existe. O Windows, se comparado ao Android, é completamente seguro.

Rodrigo Zimmermann (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 5:18 pm

Joaquim Mariano,

Sua tia só usa Windows porque tem alguém que faz o trabalho técnico por ela.

Quando ela descobrir que não é necessário mais chamar alguém para fazer manutenção no sistema, ela vai amar o Linux. Por enquanto, tendo alguém para fazer todo o trabalho, ela vai continuar com o Windows.

É assim com todo mundo.
A maioria dos usuários de Windows dizem que usar Linux é difícil e que o Windows é fácil, mas todo o trabalho técnico é feito por terceiros. Se eles tem dificuldade em instalar o Linux, eles criticam o Linux, mas quando precisam instalar o Windows levam o PC para a assistência técnica fazer.

Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 5:22 pm

O caso foi exatamente esse medo do desconhecido: ela não quis nem ver uma alternativa rodar no computador dela.

Estive pensando bastante nisso e um teste completamente indolor seria deixar com ela um velho (mais ainda bastante funcional) notebook com Linux instalado. O PC e os arquivos dela estariam a salvo desse “perigo” que ela viesse a testar no notebook. Com o tempo, se ela pegar gosto pelo pingüim, a gente evolui para um dual boot no computador dela. Quando ela estiver segura e confortável, só Linux. Eis um projeto para o ano que se inicia.

Augusto Campos em 1/02/2012 às 5:32 pm

Desejo sucesso!

Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 5:33 pm

Rodrigo, quem faz a manutenção do Windows dela sou eu. E o pior é que ela acha que não é necessário. Na cabeça dela, tanto faz eu aparecer para fazer a manutenção ou não! É justamente aquele perfil de usuário que fica com um computador completamente desatualizado, rodando IE6 e achando tudo absolutamente normal. É aquele tipo de usuário ciberneticamente inimputável.

Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 5:50 pm

Correção: onde está escrito “mais ainda bastante funcional”, leia-se “mas ainda bastante funcional”.

Porfírio (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 5:55 pm

@Rodrigo Zimmermann, o Android é eventualmente vulnerável a exploits como qualquer outro Linux, Unix, etc. As únicas maneiras de rodar um exploit no sistema são: (a) o sistema foi invadido e o invasor rodou o exploit a partir da conta atacada. (b) o próprio usuário rodou o exploit ou foi enganado para fazer isso.

Os outros ataques são efeito de engenharia social (convencer o usuário a rodar um aplicativo sob falsa premissa).

Nenhum desses ataques é sistêmico.

Por outro lado, na versão corrente do WindowsPhone o sistema pode reiniciar ao receber uma mensagem MMS montada de uma maneira específica. Esse é a vulnerabilidade a um ataque de DDOS mais vergonhosa que eu já vi na vida (é pior até do que aquela porta 139 em tempos idos). Engenharia social no Windows é desnecessária.

Dorivan Lima (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 6:23 pm

“Ótima iniciativa, creio que até o final do ano todo mundo já terá migrado para o Linux e até que enfim a Microsoft deixará de existir.”

Esqueceu de colocar a tag “sarcasmo” no fim do comentário, amiguinho.

Lol. Em que mundo esses caras vivem?!

Kurt (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 7:09 pm

@Porfídio
Você só omitiu um detalhe: iOS e Android já sofreram ataques SMS antes do WP.

A diferença, é que meu WP já recebeu a correção através do build 8107.

Usuários de Android tiveram que instalar ROMs alternativas ou comprar outro celular para ter uma nova versão do Android.

Legal né?!

cheap (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 7:13 pm

Resumindo, há gente que acredita que a solução passa por instalar um antivírus.

Aqui você poderá baixar o SuperProteção Globo.com com tecnologia McAfee, válido por 90 dias, composto de Antivírus, Anti-Spyware e Firewall. Ao clicar você será direcionado para a página da Globo.com. Em nenhum momento será solicitada qualquer informação financeira.

Há gente que acredita que a solução passa por instalar o linux.

Mas como bem observou o Augusto, não me parece que instalar outro sistema por si só, torna alguém mais apto a dar melhor manutenção ou a tomar os cuidados necessários para evitar problemas.

Eu costumo aconselhar com coisas do tipo que podem ser lidas no próprio site da iniciativa do #brasilsemvirus, mas a verdade é que pouca gente esta interessada nesse tipo de “conversa barata”. A maioria quer uma solução mágica que apenas funcione e a salve de toda a estupidez que ela ou outros possam cometer.

Como não conheço solução magica, nem acho que é proibido criticar ações em que não acredito, prefiro seguir ciente que nem eu estou imune, tomar os cuidados possíveis e continuar na minha não ação educando as pessoas com a minha conversa barata.

André Machado (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 7:26 pm

Essa campanha da Globo/TechTudo é totalmente ridícula. Eles acham que vão acabar com os vírus do país distribuindo antivírus da McAfee, que é um dos piores que existem, além de outros grátis que nem vou comentar. Acham, ainda, que quem vai instalar o AV pago vai comprar a licença após a expiração do mesmo.

Todos sabemos que hoje só o AV não basta pra eliminar as pragas virtuais. Prevejo uma enxurrada de noobs nos fóruns de segurança depois desse “dia d”.

É claro que só substituir Windows por Linux não é a solução, mas temos de fazer nossa parte para conscientizar os usuários de que existem opções ao sistema majoritariamente usado.

Kurt (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 8:28 pm

É muita irresponsabilidade afirmar que a solução do problema de vírus é mágica: “instalem o Linux” e esqueçam que existem riscos.

Uma debandada para o Linux trará junto todos os ânimos e iniciativas do bem e do mal. As pessoas vão continuar caindo em golpes online, aparecerão antivirus para Linux, desfragmentadores de arquivos, otimizadores de sistema e tudo mais, isso tudo é um comércio.

A Android Market tem aprox. 400.000 apps, e nem esses números satisfazem os usuários, eles ainda fazem root e usam lojas alternativas, agora me digam se vão se satisfazer com a pobre central de programa do Ubuntu…

Os incidentes vão continuar existindo, só que, no Linux.

Lembram do Trojan que detonou o kernel.org (45 dias fora do ar)? Pois é, justo lá, onde ninguém é leigo…

Precisamos investir na mudança de comportamento.

http://pastebin.com/BKcmMd47

Spif (usuário não registrado) em 1/02/2012 às 11:51 pm

Tenho que dizer que esse papo de Linux como solução pra vírus me deixe um pouco desconfiado.

Oras, não duvido nada da segurança do Linux, mas dar esse ar de solução mágica pode se voltar contra o sistema. Longe de ser infalível, ele ainda pode ser atacado com sucesso por diversos modos.

Xinuo (usuário não registrado) em 2/02/2012 às 12:12 pm

@Joaquim Mariano, recomendo a tática que usei com minha namorada.

Após o micro dela se acabar de velho (e depois de muito trabalho meu para tirar vírus), convenci ela a comprar um notebook com algum GNU/Linux, daí instalei o Fedora por cima. Disse a ela que não iria dar suporte a nenhum Windows, se ela quizesse instalar teria que se virar com os “técnicos” de Windows quando tivesse problemas, como os técnicos cobram e eu faço de graça…

Resultado: usa Fedora até hoje (+2 anos).

É claro que no início houve recaídas, revoltas e reclamações, só que não arredei o pé da minha posição.

Aconselho sim vc impor o uso do Firefox (ou Chrome) e do LibreOffice à sua tia, depois de algum tempo (6 meses) vc coloca um GNU/Linux lá, cuide para que tudo funcione, impressora, internet, que haja CODECs de vídeo para tudo, etc. Deixe lá e não arrede o pé de sua posição.

Não é fácil tirar alguém da zona de conforto, entretanto nós mesmos não temos que ficar desconfortáveis tendo que sustentar certas situações desagradáveis.

Víctor (usuário não registrado) em 2/02/2012 às 12:34 pm

@Xinuo, que ótimo jetito de fazer a pessoa usar um sistema livre, impondo. Muitas ditaduras começaram para defender a liberdade.

Víctor (usuário não registrado) em 2/02/2012 às 12:38 pm

Campanhas deste tipo deveriam ser de conscientização e esclarecimento sobre a necessidade de manter o SO atualizado (Um Kernel Linux desatualizado é tão perigoso quanto um Windows desatualizado), não baixar tudo que recebe por e-mail, não instalar programas a torto e a direita sem saber a origem. Que usar um SO como administrador (ou root se prferir) é perigoso. A maioria dos problemas de segurança não são causados diretamente pelo SO que se esta usando mais sim pela maneira como o usuário lida com ele.

HeDC (usuário não registrado) em 2/02/2012 às 12:42 pm

E lembrar que no Linux não há vírus, mas Engenharia Social, explicando sobre isso, INDEPENDE do sistema e sim do usuário (induzir a instalar algo: trojam, etc; obter dados sensíveis em sites clone, etc). Também importante esclarecer que o Linux PODE ter brechas mas é preciso ALGUÉM p/ explorá-la, não como naquele sistema “operacional” janelas virulentas que pode ser invadida automaticamente à rodo (vassoura, aspirador de pó, etc). Daí o nome vírus, infelizmente deturpado, não em todo quando se pensa “vírus que na verdade infectou o usuário”…

Will (usuário não registrado) em 2/02/2012 às 3:07 pm

HeDC,

“Também importante esclarecer que o Linux PODE ter brechas mas é preciso ALGUÉM p/ explorá-la”
E o que impede um programador mal intencionado de explorar uma falha conhecido do Linux de forma automatizada, sem intervenção do usuário?

Os linuxers das antigas eram programadores, os de hoje… São pura ideologia e nenhum cérebro.

André Machado (usuário não registrado) em 2/02/2012 às 3:38 pm

“(Um Kernel Linux desatualizado é tão perigoso quanto um Windows desatualizado)”

Discordo totalmente. Ainda hoje existem universidades dos EUA que rodam servidores com kernel 2.2 ou 2.4 ligados à web. Se isso fosse motivo de insegurança, já o teriam atualizado. E Kernel é o coração do sostema, não o sistema inteiro, como o Windows. A comparação mais justa seria comparar o kernel Linux com o NTOSKRNL.