Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Criando Textos Profissionais com LaTeX

Enviado por Rafael Schouery (schoueryΘgmail·com):

“O LaTeX é um excelente software livre de editoração de textos. Apesar de ser mais complicado do que utilizar processadores de texto como o OpenOffice Writer (ou os concorrentes), ele é capaz de criar conteúdos com um acabamento impressionante.

Nesse post, apresento um pouco sobre o LaTeX, explicando a vantagem dele sobre editores de textos e porque pode ser interessante aprender a usar essa ferramenta.” [referência: mafagrafos.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Juliano Atanazio (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 1:43 pm

    Ótima iniciativa de divulgar mais o LaTex!!!

    Para criação de apostilas é muito mais prático com LateX.

    Parabéns!

    André Caldas (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 2:38 pm

    Hoje em dia, tudo o que faço é em latex. É uma pena que seja uma linguagem tão porca, com tanta promiscuidade e efeitos colaterais entre pacotes e tal. Tanta variável global… tanto remendo…

    Espero que consigam logo uma solução que separe melhor forma de conteúdo.

    Laércio (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 3:12 pm

    Bons tempos… Usava o LaTeX direto na faculdade. Hoje em dia, uso mais o Google Docs por causa da edição colaborativa, mas não esqueci o LaTeX: ainda o uso para algumas tarefas.

    Quanto à sintaxe, seria bem mais legal que o LaTeX tivesse uma sintaxe mais próxima do Markdown. A propósito, como andam as iniciativas para desenvolver ferramentas que aproximem as duas sintaxes? Alguém conhece?

    buli (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 3:56 pm

    O TeX (base do LaTeX) é um software robusto e estável. Foi desenvolvido por Donald Knuth:

    http://www-cs-faculty.stanford.edu/~uno/

    Os “efeitos colaterais” entre pacotes (package clashes) são introduzidos pelos autores dos pacotes em questão, lembrando que a grande maiora desses pacotes não fazem parte oficial do LaTeX nem do TeX.

    Tem um vídeo muito engraçado onde o próprio Knuth, parodiando o estilo de Steve Jobs, anuncia o iTeX, o “sucessor” do TeX:

    http://www.youtube.com/watch?v=eKaI78K_rgA

    Recomendo. É muito engraçado mesmo.

    Rombo (usuário não registrado) em 4/09/2012 às 4:10 pm

    latex é muito comum em universidades, às vezes distribuído de graça

    André Caldas (usuário não registrado) em 6/09/2012 às 11:29 am

    @buli,

    Pois é… tem o TeX. E tem o LaTeX, que é o que se usa em cima disso… infelizmente, LaTeX não é uma solução final ou completa… o usuário tem que ficar se preocupando com uma porção de coisas que não deveria. Tem que ficar milimetrando espaçamentos. Tem que se preocupar se o “ponto final” vem depois de uma letra maiúscula ou minúscula (tex ou latex?). Tem que colocar {} depois de comandos como “LaTeX{}”. Colocar uma fórmula dentro de uma “caixinha” que seja um mínimo “bonitinha” já é um parto!!!

    Olhe as macros que se escrevem por aí… pra que tanto % no final da linha? Pra evitar que apareçam uma tonelada de “espaços em branco” indesejados… Acho difícil encontrar alguém que saiba fazer as coisas da “maneira correta”, tanto em latex quanto no tex.

    Sem querer misturar tudo e fazer uma salada… mas e o BibTeX!!! Um monte de eurística pra ficar adivinhando o que é o que! Quantos autores, o que é nome e o que é sobrenome… e por aí vai…

    Seria bom se tudo tivesse muito menos eurística e muito mais previsibilidade.

Este post é antigo (2012-09-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.