Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Conexão serial com Qt utilizando QtSerialPort

Enviado por Djames Suhanko (djames·suhankoΘgmail·com):

“Comumente necessito fazer conexões seriais, seja para configurar equipamentos de rede ou conectar com dispositos microntrolados. Até algumas boards com Linux embedded como por exemplo a Carambola necessitam da comunicação serial. Então, devido a grande variedade de dispositivos que a utilizam, não acredito que esse meio de comunicação caia em desuso tão cedo, ainda mais dado o fato de que a comunicação serial pode suceder através da porta USB (utilizando o módulo usbserial)…” [referência: suhanko.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 22/09/2012 às 10:03 pm

    Cadê o self_liar pra dizer que comunicação serial é lenda e antiquada e deveria ser abandonada pelas distribuições Linux junto com sua odiada linha de comando? :P

    Suhanko (usuário não registrado) em 23/09/2012 às 11:29 am

    1-wire, 2-wire, UART, SPI, I2C, RS485 são todos protocolos seriais. Não entendo porquê o Windows necessita da instalação de driver para usbserial; deveria ser suportado por padrão.

    HeDC (usuário não registrado) em 24/09/2012 às 8:56 pm

    DEPENDE da serial para ser obsoleta, ou deveria ser. A RS232 deveria ser não apenas calcinada, e sim lançada num horizonte de eventos… A RS485 é robusta, longas distâncias, é um BUS serial, etc, tanto que é largamente utilizada na indústria e etc. Serial não é sinônimo da maldita RS232. Há VÁRIAS, onde o Suhanko citou umas comuns.

Este post é antigo (2012-09-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.