Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade em português do Scientific Linux

Enviado por Henrique “LonelySpooky” Junior (henriquecsjΘgmail·com):

“Apesar do que o nome pode indicar, o Scientific Linux (SL) não é um desses linux feitos só para cientistas e nerds de laboratório. Trata-se de um Linux de nível enterprise, compilado a partir do RHEL e, como tal, procura ser 100% compatível com o sistema da Red Hat.

Embora muita gente possa não saber, o SL tem estrada: está sendo desenvolvido e distribuído desde 2004 pelo CERN e pelo Fermi Lab (dois dos laboratórios científicos mais importantes do mundo e, por isso, o nome “Scientific Linux”). Se quiser fazer uma analogia, o SL e o CentOS são ambos “clones” do Red Hat Enterprise Linux e o que funciona em um, também deve funcionar no outro.

Ao contrário do CentOS, o Scientific Linux não é feito por voluntários; o CERN e o Fermi Lab têm uma equipe paga para cuidar do desenvolvimento da distro e do empacotamento dos softwares. Foi apenas depois de aborrecimentos recentes com o Projeto CentOS que decidi procurar uma alternativa e eis que me surpreendi com a qualidade excelente do Scientific Linux, a gentileza da comunidade que o cerca e a responsividade dos desenvolvedores, que estão sempre atentos e reagem prontamente a pedidos e relatos de bugs feitos pelos usuários.

Achei uma pena que, depois de alguma pesquisa, tenha constatado que o Scientific Linux não tem uma comunidade em português que o represente. Foi por isso que coloquei no ar o Scientific Linux BR, para que os interessados em distribuições EL possam conhecer essa distro, divulgar experiências e publicar um material organizado e coeso.

Enquanto as coisas se ajeitam, convido a todos para que se cadastrem, ajudem na construção da comunidade ao utilizar o portal e, se você usa distribuições enterprise, o Scientific Linux pode surpreendê-lo.” [referência: scientificlinuxbr.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 2:13 pm

    Parabéns, só uso ubuntus da vida, mas meus parabéns pela iniciativa.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 3:13 pm

    @Henrique,

    Parabéns pela iniciativa. Parece ser uma distro com um bom suporte. Mas ela é destinada mais a servidor ou pode ser usada para simples usuários desktop também?

    Qual o ciclo de suporte da Scientific Linux, é o mesmo da RedHat, Centos, Fedora?

    Tem repositório próprio ou usa o da RedHat ou da Fedora?

    Tem ambiente gráfico em pt_Br (locales para pt_Br)?

    Fellype (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 3:17 pm

    Embora nunca tenha usado o SL, já o conhecia e sempre ouvi falar bem. Parabéns pela iniciativa de criar uma comunidade em português para esta distro.

    @Macxi O SL tem o mesmo ciclo de vida do RHEL (são dez anos de suporte) e conta com uma infraestrutura própria, com os próprios repositórios e espelhos, mas mantém a compatibilidade com RHEL, CentOS e Oracle Linux.
    O Scientific Linux mais atual é o 6.3 e tem uma interface totalmente traduzida (a base usada para o RHEL foi o Fedora 13/14, por isso a tradução é muito boa).
    Tenho algumas estações com SL funcionando como desktop e não posso reclamar, já que tudo que quero posso conseguir de repositórios externos como o RPMFusion, RepoForge e EPEL.

    Marcelo Beckmann (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 4:19 pm

    No trabalho tenho casos de laptops operando para usuários desktop com o CentOS 6, e funcionando muito bem. Como o Scientific Linux tem o mesmo “DNA” deve funcionar da mesma forma muito bem também para essa função.
    Parabéns pela iniciativa e sucesso na divulgação dessa excelente distribuição.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:23 pm

    Henrique,

    Obrigado pelos esclarecimento.

    Eu uso a Mageia KDE, mas acompanho a Fedora, derivada da RedHat e quando vi que a Scientific Linux era usada pelo CERN fiquei curioso de saber mais, principalmente o quanto esse apoio ajuda na qualidade e estabilidade do linux para o usuário final.

    Novamente parabéns pela iniciativa de criar a comunidade brasileira da Scientific Linux. Boa sorte e sucesso!

    Patola (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 6:55 pm

    Primeiro, parabéns sinceros pelo projeto. Muito relevante.

    Segundo, já que falamos de Scientific Linux, Redhat EL e derivados, alguém sabe uma maneira fácil de instalar gnome3 – ou pelo menos as bibliotecas – nessas distribuições? Preferencialmente na versão compatível com RHEL6.3.

    Não sei de alguém que tenha conseguido essa façanha, mas se eu fosse apostar em algo, apostaria em você compilar tudo usando o jhbuild, conforme apontado aqui: http://developer.gnome.org/jhbuild/stable/

    RWagner (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:41 am

    Muito bom Lonely,

    Tomei a iniciativa de colocar essa notícia em Blog.
    …> http://scientificlinuxbr.org/portal.php?sid=07cb936eab3c888f4e8af069672e4f7d

    Valeu!!

    RWagner (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 9:43 am

    Oooopa …desculpe, saiu o link do fórum, agora sim vai o do Blog:

    …> http://rweu.blogspot.com.br/2012/10/esta-no-ar-comunidade-em-portugues-do.html

    Valeu!!

    João Paulo Santos (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 10:26 am

    Muito bom, cara!
    Acompanho seu blog pessoal (todo fedora :P ).
    Uso MUITO o CENTOS e me atrai a idéia.
    Vou instalar no meu servidor em casa e ver no que dá ;).

Este post é antigo (2012-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.