Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Código aberto é vital para a inovação, diz CEO da Red Hat

Via computerworld.uol.com.br:

Durante a abertura do Red Hat Summit 2012, que reuniu mais de 3 mil pessoas, o CEO da Red Hat, Jim Whitehurst, começou quase na aurora da história humana, discorrendo sobre a invenção da agricultura como a primeira indústria em um esforço coletivo de seres humanos para extrair valor da terra. 

(…) E agora, 60 anos após o nascimento da Era da Informação, em que o valor foi mais uma vez migrado de ativos industriais para ativos de informação, estamos vendo uma nova forma de componentização tomar posse. “Sessenta anos após a invenção do computador, estamos finalmente chegando às partes de peças padronizadas, a computação em nuvem”, diz ele. “É superimportante para impulsionar a próxima onda da computação.”

Uma das tarefas essenciais que a nuvem faz é implodir os custos de transação, enquanto as barreiras para mover informação digital dos produtores aos consumidores desaparecem. Para algumas empresas, isso é algo ruim: ele aponta para uma imagem de uma loja com um visual desamparado, com prateleiras vazias. Mas enquanto a mudança é dolorosa para alguns, a combinação de componentização, padronização e implosão dos custos de transação é a receita para a inovação, diz ele.

“Estamos vendo isso em TI”, observa. Ele acrescenta que os capitalistas de risco que fundaram empresas de TI muitas vezes falam com ele sobre startups, dizendo: “Esses caras não precisam de mais dinheiro. Eles estão apenas construindo a coisa, colocando-a na Amazon como software e serviço e o custo para entrar no mercado mudou fundamentalmente”.

Mas enquanto o código aberto está aqui e é a escolha padrão para muitos novos projetos, Whitehurst diz que a comunidade deve continuar empurrando as fronteiras do código aberto se quiser que a explosão de inovação continue.

“As decisões que você faz, que todos fazemos, que TI faz em geral sobre os próximos anos, se vamos ter arquiteturas verdadeiramente abertas ou vamos apenas criar a próxima Microsoft é algo que será decidido nos próximos anos”, diz ele. “É uma batalha que vamos ter que continuar a lutar ao longo dos próximos anos.”


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Augustus Justus (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 7:47 pm

    Mais uma propaganda da Red Hat.

    .

    Augustus Justus (usuário não registrado) em 29/06/2012 às 7:48 pm

    Mais uma propaganda da Red Hat.

    Red Hat deveria se preocupar em mostrar cases de sucesso na nuvem ao invés de ficar criticando a Microsoft.

    Quando se gasta tempo criticando o concorrente ao invés de mostrar seus próprios cases, é sinal de que as coisas não vão tão bem quanto aparentam.

    Enquanto isso no mundo real:
    Caixa Migra para Office 365
    Lojas Renner também
    Amazon enfrenta dificuldades técnicas.

    http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Lojas-Renner-substitui-Google-Apps-pelo-Microsoft-Office-365_a48711_z396.aspx

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 11:48 am

    Citar o babão como fonte de notícia, deve ser piada.

    Marcos (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 1:47 pm

    Weber Jr, ataque os argumentos e não o argumentador. Caixa e Renner realmente migraram, independente de quem deu a notícia.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 3:34 pm

    Marcos, aprenda a interpretar texto antes, por favor. Onde ataquei o “argumentador”, aspas, afinal, argumento que é bom..

    “Caixa e Renner realmente migraram, independente de quem deu a notícia.”

    Você talvez tenha se mordido pq por vezes gosta de citar o outro grande site que gosta de malhar linux, SL e concorrentes Apple: aquele dos bits fracionários.

    Levar a sério sites que se dedicam a malhar os outros é palhaçada. Não tem seriedade no que dizem, basta ver como notícias sobre linux só aparecem quando negativas.

    Basta ver que só são citados casos de migração num sentido como comprovação de fracasso de um ou superioridade de outro.

    Sim, é piada de mal gosto ou pura promoção mesmo.

    Marcos (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 5:25 pm

    @Weber Jr., você discordou mas sem querer assinou em baixo dos meus argumentos. hehhehee

    Onde citei o 0,5 bit, por favor? Deve estar me confundindo.

    E você não refutou meu argumento, apenas disse que eu não sei interpretar o texto: Renner e Caixa estão migrando, isso é fato, independente de quem divulgou a notícia gostar ou não de linux. E é isso que gostaria que você argumentasse e não ficar criticando site x ou y por terem o gosto diferente do seu. Argumente os fatos, por favor.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 6:14 pm

    @Weber Jr.

    O que a Red Hat está fazendo não é propaganda negativa?

    Apesar de defensor do SL, não vejo com bons olhos a campanha que a Red Hat tem feito ultimamente.

    Eles não apresentam as qualidades do seu produto nem seus cases, se resumem a criticar o concorrente.

    Isso é atitude de quem não tem nada à mostrar do seu próprio negócio, lamentável.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 6:22 pm

    Já é a segunda ou terceira publicação da Red Hat dizendo que só o SL serve para a nuvem.

    Enquanto isso o código fechado de Redmond apresenta vários cases de sucesso na nuvem.

    Vira o disco Red Hat.

    Vocês estão prestando um desserviço à vocês e a comunidade.

    Para o seu, e nosso bem, fale mais de si mesma e deixe Redmond de lado.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 7:01 pm

    Marcos

    “você discordou mas sem querer assinou em baixo dos meus argumentos. hehhehee”

    Viu, está confuso, não há argumento. “Caixa e Renner” tirarem linux não é argumento é citar um fato, o viés no estilo “ah, logo isso prova que nuvem Red Hat é uma droga” foi você junto com o admirador do babão que deram.

    “Onde citei o 0,5 bit, por favor? Deve estar me confundindo.”

    Não. Nega que tenha dito que concorda com tal site, que eles tem razão com as generalizações chamando usuário linux / SL de fanat.. ??

    Tais absurdos acabam ficando marcados na memória.

    “Renner e Caixa estão migrando, isso é fato”

    Isso, fato, neutro, a interpretação negativa foi do fã MS que você parece ter concordado.

    “independente de quem divulgou a notícia gostar ou não de linux. E é isso que gostaria que você argumentasse e não ficar criticando site x ou y por terem o gosto diferente do seu.”

    Bonito, no geral correto, nesse caso não. Não é site de notícias, com algum comentariozinho, claramente o citado é anti-linux e SL. Nunca viu relatos de gente com comentários apagados quando se favorece linux ?

    Na resposta ao Rodrigo vou complementar…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 7:06 pm

    Rodrigo

    “O que a Red Hat está fazendo não é propaganda negativa?”

    O artigo da Computer World é muito “não notícia”. Ora, o que há de novo na Red Hat, a empresa mais ligada a Software Livre dizer que Código Aberto é vital ?

    Quem espera a RH fazendo elogios a MS ? Por favor.

    KDE rlz (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 8:09 pm

    Eu não posso acreditar que pessoas que se dizem membros da “comunidade” de software livre ficam defendendo a Microsoft e acusando a Red Hat, a empresa que mais contribuiu e contribui para o linux. Não perdôo a Red Hat por não ter mais apostado no linux em desktops no passado mas respeito seus produtos e o seu posicionamento em relação ao software livre.

    Uso com sucesso o KVM no CentOS para virtualização de servidores, que me poupou muito dinheiro em relação a soluções com vmware ou com o hyper-v da Microsoft. Aliás, quem usa servidores windows como host de virtualização deveria ser preso por uso indevido do dinheiro da empresa ou do tesouro público.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/06/2012 às 8:41 pm

    KDE rlz

    ‘Eu não posso acreditar que pessoas que se dizem membros da “comunidade” de software livre ficam defendendo a Microsoft’

    A dica é: Não acredite mesmo. ;)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 10:41 am

    “Aliás, quem usa servidores windows como host de virtualização deveria ser preso por uso indevido do dinheiro da empresa ou do tesouro público.”

    Ui, espero que meu diretor não veja o seu post, se não, pode mandar me prender, já que ele queria usar Windows e escolhi Red Hat pagando bem mais caro que Windows, rs.

    No fim me arrependi, pois o Windows Serves nos proporcionaria muito mais possibilidades e aquilo está com um desempenho incrível. A MS tem evoluído rápido em servidores.

    Mas espera aí… Então quer dizer que a Red Hat pode fechar as portas? Ninguém mais deve pagar para usar um software?
    Pois até o momento não descobri nenhuma forma de usar o Red Hat sem pagar.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 11:06 am

    @Rodrigo, Usa o Red Hat quem quer ou quem precisa do suporte deles. Você pode usar o KVM em outras distribuições, ou usar o Xen. Se você é responsável por TI na empresa e acha que dá conta de dar suporte em outra distribuição, qual o problema de implantar essa distribuição? Veja que o ‘@KDE Rlz’ falou que usa KVM no CentOS, não no Red Hat, então você está tirando o argumento dele de contexto.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 11:21 am

    “No fim me arrependi, pois o Windows Serves nos proporcionaria muito mais possibilidades e aquilo está com um desempenho incrível. A MS tem evoluído rápido em servidores.”

    O mesmo sujeito que disse: “Apesar de defensor do SL”

    No fim tudo se resume a isso, promoção MS.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 12:40 pm

    @Eduardo Martins
    Na verdade não precisamos do suporte da Red Hat, precisamos de aplicações que só funcionam no Red Hat ou Windows.

    Não tenho dúvidas de que é dessa compatibilidade forçada que a Red Hat garante o seu “almoço”.

    Mas não sou contra a cobrança de software.

    Não quero nem imaginar como seria pobre o mundo Linux sem as contribuições do software pago da Red Hat.

    Hoje vivemos uma verdadeira deturpação do conceito de SL.

    Os grandes idealizadores do SL, não defendem software gratuito, defendem o código aberto, que possa ser lido, modificado, copiado e distribuído.

    Óbvio que um software nas condições anteriormente citadas impossibilita a cobrança por licenças, como a Microsoft faz.

    As formas de cobrança para o produto da Red Hat ficam limitadas ao “suposto” suporte, ou um esquema com fabricantes de softwares “compatíveis”. O que não acho errado, mas ela tem de usar dessas artimanhas para sobreviver num mundo onde todo mundo quer software “GRATUITO”, não necessariamente “LIVRE”.

    Infelizmente o prazer de se ler um código e modificá-lo não existe para a “pseudo” comunidade defensora do SL.

    O que todos querem mesmo é não pagar por um software.

    O código é algo para uma minoria muito pequena, mesmo dentro da “pseudo” comunidade.

    Não sou um fanático, e por questões de boa relação entre benefícios de software e redução de pessoal para alcançar preços competitivos no mercado altamente concorrido, usamos o que convém.

    Microsoft se mistura ao Linux o tempo todo na nossa empresa.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 3:16 pm

    @Rodrigo,
    Não existe “aplicação que só funciona no Red Hat”. Até hoje todos os softwares homologados para Red Hat que tive contato funcionavam sem esforço algum no Fedora ou CentOS, e com muito pouco esforço no Debian ou Ubuntu. É claro que não é toda empresa que se sente à vontade de utilizar soluções fora do ambiente homologado pelos terceiros que desenvolveram a solução.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 5:52 pm

    @Eduardo Martins

    Vejo que você não tem nenhuma experiencia com aplicações corporativas.

    Instala ai o ARCserve Backup no CentOS, depois volta aqui pra gente continuar a conversa.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 5:56 pm

    “O que todos querem mesmo é não pagar por um software.”

    Generalização típica, talvez daqueles de julgar os outros como pensa de si próprio.

    “O código é algo para uma minoria muito pequena, mesmo dentro da “pseudo” comunidade.”

    Requentando tópicos batidos botando a pimenta da malícia que convém. Ninguém supõe que todos devem mexer no código, a questão é PODER se desejar/precisar.

    Um dos piores aspectos do soft. proprietário, esses fãs e promotores que não admitem ou até fingem ser pró software livre, tentando dar autoridade para o que dizem.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 6:30 pm

    @Weber Jr.

    O problema é que ninguém bota fé no Debian personalizado pelo “Huguinho” ou “Zézinho”.

    Por isso Microsoft e Red Hat estão faturando no mundo corporativo.

    “Cagada” do “Huguinho” ou “Zézinho”, é cagada de quem os contratou, e nenhum gestor de TI quer essa responsabilidade.

    É muito melhor deixar a “responsa” de garantir a compatibilidade e bom funcionamento para uma empresa renomada no mercado.

    A comunidade é muito amadora, por isso estão perdendo terreno conquistado com muito suor para os dinossauros da TI mundial.

    Notícias da Microsoft, Oracle e outras reconquistando espaço no governo serão comuns daqui em diante.

    O gestor não está nem aí se o código é aberto, ele quer que a coisa funcione, e funcione bem, mesmo que tenha de pagar caro por isso.

    Código aberto é bom para empresas que são do ramo de “tecnologia” que tem equipe, interesse e ganham justamente com o trabalho feito nesses produtos de código aberto.

    Para o resto, a coisa só precisa funcionar bem, com garantias de que “o seu” não está na reta.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 9:55 pm

    “Generalização Ofensiva”, baita link.

    Como aparece disso, outras frequentes são: “Desejo disfarçado de fatos”, “Torcida travestida de previsão analítica”.

    dr storage (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 9:55 pm

    @Rodrigo

    O único comentário que faz sentido nesse tópico.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 9:55 pm

    @Augustus Justus:

    Enquanto isso no mundo real:
    Caixa Migra para Office 365
    Lojas Renner também

    Achei a referência sobre a migração das Lojas Renner (que anteriormente utilizavam o Google Apps), mas não encontrei nada sobre a “migração” da Caixa. Inclusive, aquele edital em que a empresa adquiriu várias licenças da MS não possui nenhuma menção ao Office 365.

    Possui alguma referência, ou posso interpretar isso como mais um FUD no meio dos comentários?

    Marcos (usuário não registrado) em 1/07/2012 às 11:49 pm

    “Caixa e Renner” tirarem linux não é argumento é citar um fato

    Exato, foi o que disseram.

    o viés no estilo “ah, logo isso prova que nuvem Red Hat é uma droga” foi você junto com o admirador do babão que deram.

    Não, não dei esse viés, você que conclui isso, provavelmente devido a algum trauma ou ideologia.

    “Onde citei o 0,5 bit, por favor? Deve estar me confundindo.”
    Não. Nega que tenha dito que concorda com tal site, que eles tem razão com as generalizações chamando usuário linux / SL de fanat.. ??
    Tais absurdos acabam ficando marcados na memória.

    Não respondeu minha pergunta por que? Onde eu disse isso?

    “Renner e Caixa estão migrando, isso é fato”
    Isso, fato, neutro, a interpretação negativa foi do fã MS que você parece ter concordado.

    Repetiu de novo, videm primeira citação.

    Bonito, no geral correto, nesse caso não. Não é site de notícias, com algum comentariozinho, claramente o citado é anti-linux e SL. Nunca viu relatos de gente com comentários apagados quando se favorece linux ?

    Ninguém está citando o site, mas o fato. Isso é que está em discussão.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 2/07/2012 às 1:42 am

    @Rodrigo, Instalo até no PuppyLinux se você quiser ;)

Este post é antigo (2012-06-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.