Diogo (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 9:58 am

Eu tenho um Nokia N9 e conheço várias pessoas que compraram, virou um aparelho relativamente popular, levando em consideração que praticamente não houve divulgação, já que o CEO da Nokia é completamente contra o Linux.
O N9 é o aparelho mais fantástico que existe, é muito mais rápido que o Windows Phone, muito mais intuitivo que o iphone e mais smart que o Android, tem uma multitarefa de dar inveja e por rodar aplicativos nativamente, não exige muitos recursos.
É a Microsoft tentando matar os concorrentes a todo custo, infelizmente.
Mas por outro lado, a Samsung está levando o projeto pra frente com o nome Tizen.

Laponta delapicula (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 11:57 am

Embora a samsung não tenha um bom histórico com o bada e outras tentativas antigas espero que o tizen siga bem como descendente do MEEGO/MAEMO …

E q o Android persista e continue evoluindo, com desktop mode e ubuntu (ou outros que apareçam) rodando sobre o kernel do Android quem sabe não nos aproxime-mos do Meego.

Porfírio (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 1:16 pm

Estão rolando alguns boatos a respeito de um “plano de contingência” da Nokia caso o Windows Phone dê com os burros na água.

Seria um plano de fato ou só um recadinho para a Microsoft?

Eu cheguei a pensar que esse plano fosse o Meego, mas depois de tanto tempo quase encostado ele pode não estar mais competitivo. Agora com a equipe saindo de lá, tenho certeza de que não é ele. Seria o robozinho verde?

Por mim o presidente da Nokia dava um pé na b* do Elop e mudava logo pro Android antes que seja tarde e a empresa mande mais gente embora.

Se faz pouca diferença pra empresa em si, faz muita para quem trabalhou lá durante anos e agora está na rua por causa do Elop e da MS.

evandrofisico (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 2:15 pm

@Porfírio, o famoso “plano de contingencia” era o meltemi, e toda equipe foi demitida mes passado, um pouco antes dessa demissão da equipe maemo/meego. Infelizmente, é o fim do ultimo linux de stack “normal” móvel, já que o android usa apenas um kernel linux.

E o presidente da nokia é o Elop, quem poderia tomar alguma atitude quanto ao fracasso atual seriam os acionistas, mas nesse momento parece que somente restará a nokia a compra por outras empresas. O mais triste é ver equipes de desenvolvedores com muito conhecimento e experiencia perdendo seus empregos. Em um chute desinformado, suspeito que o INDT aqui no Brasil deve ser o próximo.

Diogo (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 2:40 pm

@evandrofisico
Meltemi era da família MeeGo, seriam duas frentes, MeeGo Harmattan para smarts tops e MeeGo Meltemi para mid end.
Apesar de tudo, o MeeGo Harmattan não está outdated, ainda é, ao lado do Symbian, o SO com mais features do mercado.
Uma coisa eu digo, quando você tem um N9, todo o resto parece muito arcaico e nada intuitivo.

Weber Jr. (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 4:10 pm

Olha o estrago que uma infecção por cavalo de troia pode fazer em uma empresa.

Anderson da Silva (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 6:33 pm

Nokia tá fadada ao precipício…

Marcos (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 10:42 pm

Não se preocupem com os funcionários envolvidos no Meego. Os que forem bons, tá cheio de empresas interessadas neles, como o próprio Google, MS, Apple, etc.

Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 5/07/2012 às 10:50 pm

Infelizmente muito do que eu “previ” em Fevereiro de 2011 está se confirmando… dou mais uns 6-12 meses para completarem o plano de destruição e venda da Nokia…

Spif (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 1:18 am

Hmmm previsões. Big talk de um cara que não consegue manter seu blog no ar na data do post.

Meego, eu arrisco dizer, está na frente do android e iOS em features E estabilidade. Se eles quiserem largar tudo e partir pro Meego, a nova equipe conseguiria fazer sem problema nenhum.

Mas isso é tudo meio furado, pois apesar de ter pouca penetração com o público do Br-Linux, o Windows Phone não tem uma rejeição grande e pode muito bem se impulsionar e começar a tomar espaço de iOS e Android.

Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 1:45 am

O que mais me surpreende não é a falência da Nokia, mas a velocidade com que ela está falindo. Não se trata de uma perda de posição no mercado: ela está indo da liderança à bancarrota em um punhado de meses.

boi em 6/07/2012 às 10:08 am

A Nokia fez a pior escolha possível ao ir de WP. Creio que o melhor teria sido continuar com seus dois sistemas, adotando o Meego nos modelos top e deixando o Symbian para os smartphones mais básicos. Adotar Android, como “todo mundo”, acho que não seria uma boa solução. Mas apostar tudo no WP, um sistema com pouca aceitação, e ainda por cima sem exclusividade, já que o WP já era e continuou sendo fornecido a outros fabricantes (mesmo caso do Android), foi uma decisão completamente estúpida.
Uma coisa que poucos se lembram é que a Microsoft não é novata nos sistemas móveis. Ao contrário, ela está no negócio há muito tempo. Com o Windows Mobile ela chegou a ter uma bela participação no mercado. Mas com a entrada da Apple e depois do Google, ela foi vendo sua fatia ir diminuindo até que ela se tornou praticamente irrelevante. A mudança do nome do sistema, de Windows Mobile para Windows Phone foi uma jogada de marketing para dar a impressão de que ela, a Microsoft, estava entrando agora nesse mercado, começando do zero, seguindo os passos da Apple e do Google. Mas a verdade é que, nesse mercado, a Microsoft é uma empresa tão decadente quanto a Nokia. Com a diferença de que a Microsoft nem chegou a ficar no topo, como a empresa finlandesa.

Porfírio (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 10:10 am

“linux de stack “normal” móvel”, @evandrofisico?

Não existe uma coisa dessas de “stack normal”.

Nós usuários de Linux de Desktop parecemos ter uma tendência a nos acharmos “a última bolacha do pacote” mesmo com nosso 1% de participação no mercado.

Mas a verdade é que já faz tempo que o Linux kernel é o poder por trás de uma infinidade de sistemas embarcados, servidores de alto desempenho (com arquiteturas radicalmente diferentes dos PCs). O mais empedernido usuário do Windows provavelmente usa Linux várias vezes por dia, sem perceber. Nesses mercados o Linux é muito mais forte.

E, se vc acha que o sistema do N9 é 100% do que vc chama de “stack normal” está enganado. Agora, ao se tornar parte do Tizen, isso é menos verdade ainda.

Existem muitas maneiras de adaptar o Linux a dispositivos mobile. Tizen é uma dessas formas, Android outra. Um é mais popular do que o outro, o que não é motivo para exercitarmos essa mania chata de criticar o Linux que está vencendo.

Porfírio (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 10:24 am

“o Windows Phone não tem uma rejeição grande e pode muito bem se impulsionar e começar a tomar espaço de iOS e Android”

@Spif, pelo amor… O fato da Nokia ter acreditado nisso e como resultado perdido mais de 70% de seu capital não é o suficiente não??? Fábricas foram fechadas, gente que era estável a anos na empresa foi colocada no olho da rua e vc ainda tenta passar essa história?

Será que essa é a oração que o Elop canta pra Nokia todos os dias? Quem acredita nela por lá faz isso por livre e espontânea verdade ou está sendo drogado? Se eu trabalhasse lá, eu ia começar a tomar meu café na esquina ao invés de lá dentro, só por precaução…

Qualquer empresa normal começa a pensar em providências antes que as perdas cheguem sequer a 10%. A RIM tem conseguido se manter acima da linha vermelha apenas por causa disso. A letargia da Nokia é “inexplicável” (mas todos nós sabemos o motivo).

“dou mais uns 6-12 meses para completarem o plano de destruição e venda da Nokia”

A menos que apareça um Gandalf pra escorraçar o Elop “Wormtongue” de lá, @Mauricio Piacentini. Mas eu não acredito nisso, infelizmente. Eu dou até o fim do ano e nada mais.

“O que mais me surpreende não é a falência da Nokia, mas a velocidade com que ela está falindo. Não se trata de uma perda de posição no mercado: ela está indo da liderança à bancarrota em um punhado de meses.”

@Exato, Joaquim. Vc também percebeu.

Diogo (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 11:46 am

@Porfírio A questão é que o MeeGo Harmattan hoje é tecnicamente superior ao Andoid, na verdade o Symbian (que não tem o kernel linux) também é.
A falta de aplicativos quando comparado ao Android não deve ser considerado quando estamos comparando apenas os sistemas operacionais.
O MeeGo é mais rápido, mais estável, mais “leve”, com multitarefa de verdade e mais econômico que o Android.

Tenho aqui um device com Android ICS dual core e ele não se compara ao N9.

Mas a Nokia… Bom, Stephen Elop perdeu 500 milhões de dólares em tempo recorde!

Porfírio (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 3:51 pm

@Diogo, discutir e fazer comparações entre o Meego e o Android é o mesmo que fazer essas briguinhas entre Fedora e Ubuntu. Eu não participo desse tipo de coisa, desculpe. Meego é bom, vai ficar melhor com o Tizen, e Android é muito bom também. Sim, Android tem multitarefa de verdade sim, desde o início (o único hoje que não tem essa feature é o iOS).

Se Meego não fosse Linux tb, eu pediria comparativos que não se baseasse apenas no seu feeling ou na sua palavra. Mas estamos falando de dois linux-like aqui. Então por favor sem flames a troco de nada.

O Symbian, melhor do que qualquer SO mobile de sucesso hoje em dia (iOS, Android)? Faça-me o favor. Eu tenho uma tranqueira com essa coisa e afirmo que isso é mentira. Minha opinião tem o mesmo peso que a sua, mas obviamente eu confio mas na minha que na sua.

Eu particularmente acho o N9 bastante primitivo. Mas isso não é culpa dele, o projeto ficou bastante tempo parado enquanto a concorrência se movia. Culpa de quem?

“Stephen Elop perdeu 500 milhões de dólares em tempo recorde”

Pois é: a Nokia entrou com os recursos dela em uma aposta muito arriscada. Se ganhasse a aposta, a MS levaria o prêmio. Como ela perdeu, paga o prejuízo sozinha. Negócio da China!

Ops, na verdade não… A China fatura com o Android.

Marcos (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 3:52 pm

“Windows Phone não tem uma rejeição grande e pode muito bem se impulsionar e começar a tomar espaço de iOS e Android”

Poderia, mas nesses anos que ele existe não conseguiu sair do traço na estatística e segundo o netApplications já está até perdendo market share.

Foi uma aposta arriscada da Nokia e se mostrou furada. Não critico a estratégia deles não, já tinham trabalhado com a MS e a ideia de ‘um terceiro cavalo’ não seria ruim. Meego e Symbian evoluem como carroças, não conseguiram atrair desenvolvedores e a Nokia não tinha dinheiro pra investir pesado em divulgação.

Mas não vejo um rival pro Android surgindo tão cedo.

Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 6/07/2012 às 5:52 pm

@Spif: se você é fã mesmo do Meego, podia respeitar um pouquinho mais a opinião de quem ajudou a desenvolver a plataforma :) Dica: QtGStreamer é library integrante do Meego, e habilita algumas das principais aplicações multimídia da plataforma. E, sim, eu fui um dos líderes do desenvolvimento dessa lib. Você “acha” que Meego está na frente do iOS e Android. Tecnicamente, sim. estava. Mas não existe mais, nem a comunidade, nem o projeto, efetivamente.