Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical volta atrás no plano de remover o Sun Java das máquinas dos usuários

Em agosto, quando a Oracle cancelou a licença DLJ que permitia que o Sun Java fosse empacotado juntamente com distribuições Linux, até as atualizações de versões previamente distribuídas ficaram comprometidas, e surgiram bugs conhecidos (e corrigidos na versão distribuída pela Oracle) sendo ativamente explorados nos computadores de quem esperava pela atualização que não mais viria nos repositórios das distribuições, o que exigiria medidas potencialmente complicadas.

Em dezembro a Canonical anunciou a sua: substituir o pacote do Sun Java no seu repositório por um software que, quando aceito pelo usuário durante a atualização, removeria o Sun Java de sua máquina – evitando assim a permanência das vulnerabilidades, mas deixando as máquinas dos usuários em uma situação com menos funcionalidade, ao menos até que ele compreendesse o que tinha acontecido e fosse fazer o download do substituto OpenJDK, disponível nos repositórios da distribuição, ou reinstalasse o Sun Java da Oracle a partir de um download no site da sua proprietária.

Mas o feedback que a Canonical recebeu dos usuários foi bem claro: muitos deles compreendem o risco e preferem corrê-lo até a oportunidade que escolherem para substituir a versão. Como resultado, a empresa divulgou que vai se limitar a retirar o pacote do seu repositório, sem providenciar para que ocorra remoção automática nas máquinas dos usuários. (via h-online.com – “Canonical backtracks on deleting Oracle’s Sun Java – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Dalmas (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:29 am

    Um instalador tipo o do flash, que faz o download do pacote, não resolveria?

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:34 am

    @Marcelo Dalmas. Já tem maneiras de gerar pacotes com a última versão. Até já foi divulgado aqui no br-linux: http://br-linux.org/2012/atualizando-o-java-da-oracle-no-debian-e-ubuntu/

    Furanus Alheius (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 1:57 pm

    Mais uma vez a Oracle fazendo caquinha tamanho familia …

    Marcos (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:26 pm

    @Furanus Alheius, a ‘caca’ foi da Canonical, como pode ser constatado analisando os fatos.

Este post é antigo (2012-01-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.