Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical atualiza cliente do Ubuntu One para Mac, supera a fase beta

Usuários do Ubuntu que também usem o OS X agora podem usar o Ubuntu One em ambas as plataformas sem recorrer a versões de desenvolvimento: a versão 4.0 do cliente do Ubuntu One foi declarada estável.

Usuários de versões anteriores do Ubuntu One no Mac terão que fazer o download e instalação da nova versão manualmente, e a partir dela podem deixar o próprio software cuidar dos upgrades, se desejarem.

O serviço Ubuntu One também suporta oficialmente o próprio Ubuntu, o Android e o iOS. (via omgubuntu.co.uk – “Official Ubuntu One Mac Client Leaves Beta | OMG! Ubuntu!”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 11:44 am

    O que eu fico mais chateado é que a Canonical tem o trabalho de fazer clientes para

    - Ubuntu linux é claro
    - Windows
    - Mac
    - Android
    - iPhone e iPad

    e NÃO FAZ UMA P*** de um rpm ou, pelo menos, um script instalador ou um binário compilado estaticamente que possa ser instalado em qualquer outra distribuição linux.

    Eu p.ex. uso ubuntu (com KDE para poder suportar) no trabalho mas uso igualmente debian, centos e mageia/mandriva regularmente nas várias máquinas com que lido.

    Além de não falar em nenhum instante que ubuntu é apenas uma distribuição linux, ainda trata as outras distribuições como se não existissem, tipo o que a Globo faz em relação aos concorrentes.

    Junior (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 11:57 am

    @linuxer: isso pq a canonical considera as outras distribuições mais ‘concorrentes’ do que o Windows ou Mac…

    Ela sabe que nunca terá nem 50% da fatia do mercado, mas que pode ter a maioria dos usuários que realmente não gostam de software proprietário…

    lucas (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 12:34 pm

    nao gostei dele, prefiro o dropbox. Uma vez devido a um bug perdi metade de um trabalho.

    Carlos D. (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 1:01 pm

    A Canonical não precisa gerar pacotes/scripts/binários para outras distros. Isso é tarefa dos empacotadores de cada uma delas.

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 1:30 pm

    @Carlos D.

    Ah é ? Então porque ela não manda a Apple, a Microsoft ou a Google se virarem para criar clientes para o ununtu one ?

    O mínimo que ela poderia fazer, como falei, é um .tar.gz ou script de instalação para qualquer distribuição linux, como todo quase mundo que produz programas para linux faz.

    E a Canonical tem que tomar vergonha na cara para parar de esconder a palavra “linux” e tratar o ubuntu linux como se fosse um sistema operacional independente.

    Illidan (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 1:51 pm

    Quem usa isso aí?
    Tem coisa melhor, gratuita, compativel com varias distros e SOs.

    20ºangel (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 1:52 pm

    Linuxer a reposta é simples. Tamanho de mercado. Ok que tar zipado dos arquivos seriam boa, mas deve ter código fonte disponível para povo do linux(porém não tenho certeza).E ela esta certa em focar mercado win e mac, afinal invés ficar em uma guerra civil boba, ela esta partido campanha de conquista e expansão.
    Não que eu concorde com as ações, mas perfeitamente facíl de entender(desde mostre o código).Porém pode relaxar que ubuntuone não vai para frente.Existe outros programas melhores enfim…A canonical esta gastando dinheiro atoa.

    Rogerio (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 1:54 pm

    Software livre velho, vá la e implemente sua necessidade.

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 2:05 pm

    Ah, estou farto do pensamento de grande parte dos usuários de linux mais recentes, que não dão a mínima para qualquer crítica quanto a políticas nefastas contra a concorrência, quanto à liberdade do código e dos direitos dos usuários e tudo mais.

    Espero sinceramente que a Canonical declare em breve que mudou o contrato de adesão e que ela tem direito sobre todos os seus arquivos no Ubuntu One, assim como a Instagram fez recentemente (e que somente os chatos como eu se importaram).

    É a geração “i-bobos”, que idolatra empresas como a Apple e acha tudo o que ela faz legal. São os mesmos que ridicularizam o Stallman e que acham que estão abafando quando conseguem comprar um iPad ou iBook trazido numa viagem de compras a Miami.

    Sim, sou do tempo em que as pessoas gostavam de escovar bits, que gostavam de desafiar o cérebro aprendendo informática, escrevendo código na unha sem IDEs e frameworks imensos e que gostavam de ler livros não técnicos (e de papel).

    Por isso estou desistindo de qualquer tipo de armazenamento de arquivos “na nuvem” e partindo para a minha própria nuvem com o owncloud

    http://owncloud.org/

    menos sujeita a mudanças de tempo e tempestades.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 2:06 pm

    Software livre da década de 90, vá la e implemente sua necessidade ;)

    Willian (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 2:16 pm

    Falou tudo linuxer … Não retiro nenhuma palavra sua …

    Rogerio (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 2:18 pm

    Quem escova bits não reclama, implementa suas próprias soluções.

    20ºangel (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 3:05 pm

    Um lado mais absurdo que outro…De um lado os elitistas que querem todo usuário tenha noção mediana do que esta fazendo (eu ficaria eles tendo noção básica) e de outro não entendendo vantagens do SL.
    Primeiro ponto , o Ubuntu pode servi e ponte entre povão que quer aplicativos e se for caro parte para pirataria com conceitos básicos do linux e sua comunidade.O que ele faz é certo?Não, mas melhor ditadura militar do que o partido Nazi(Apple) ou fascista(Microsoft) no poder. Não é de um dia para outro que povo vai mudar e principalmente tentado humilhar os leigos. Então dos males o Ubuntu é menor. Afinal ela pode ceder mais fácil a pressão.
    Por isso apoio Canonical, afinal ele ataca males maiores e depois poderemos lidar como ela com mais facilidade do que os atuais inimigos.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 3:11 pm

    Falou tudo @Rogerio … Não retiro nenhuma palavra sua …

    ;)

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 4:13 pm

    E para que eu vou perder tempo adaptando o código ou empacotando o cliente para um serviço que nem sequer tem o código aberto no servidor ?

    Disponibilizar um cliente para outras distribuições linux é ainda mais fácil do que fazer clientes para mac, windows ou outros sistemas. Se eles não fazem não é por não saberem fazer ou por não ter tempo. É de propósito mesmo.

    Esse “bug” eles não resolvem há vários anos

    https://bugs.launchpad.net/ubuntuone-client/+bug/1008190

    e já foram feitos vários clientes não oficiais

    http://www.linux-magazine.com/Online/News/Ubuntu-One-Clients-for-KDE-and-Fedora

    http://thomas.apestaart.org/log/?p=1074

    Proprietário por proprietário, sou mais o Google Drive, que também ainda não tem cliente para linux mas já é possível usá-lo com o Insync

    https://www.insynchq.com/

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 4:23 pm

    mimimimi , amigão @LinuxUser você é muito chorão ;)

    pra que fazer pra outras distros , perca de tempo, não faz sentido :P

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 5:20 pm

    @K (ORIGINAL)

    E você é muito troll e defensor cego da Canonical e de tudo que é prática que vai contra a filosofia do software livre.

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 5:22 pm

    @K (ORIGINAL)

    Aliás, esse negócio de usar a expressão “mimimi” diz que você deve ser algum seguidor do troll do Cardoso do site 1/2 bit. Pensa igualzinho ao pessoal de lá.

    Carlos D. (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 5:55 pm

    Apple, Microsoft e Google não fazem distros Linux. Quem distribui seu programa para várias distros só é responsável por isso, seu programa. A Canonical suporta uma distro inteira, e tem que se focar nela.

    É como disse o Rogério. No tempo em que se escovavam bits, um código aberto bastava ao pessoal do software livre. Reclamar que uma empresa responsável por uma distro não faz o trabalho dos empacotadores de outra não parece muito compatível com alguém que supostamente viveu esse tempo.

    Já que criar clientes é fácil, compilar o código de um já existente deve ser mais ainda. Espere que os empacotadores de suas distros o façam.

    rogerio (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 6:49 pm

    E galera não quero criticar ninguém não, mas ja deu, po da impressão que a comunidade precisa de alguém para odiar o tempo todo, é windows, apple, oracle, google e agora a Canonical, ja fomos mais inteligentes e produtivos, liberdade, não gosta da SO, não gosta da filosofia, não usa, alguma atitude da empresa te incomodou, beleza pode expor seu ponto de vista é sempre bom conhecer os prós e os contras, mas todo post do Ubuntu ultimamente vem rechaeado de bombardeios, e quase sempre as mesmas pessoas, alguns posts atraz reclamavam que o ubuntu é todo engessado e não da para fazer nda, coisa que qualquer um que conhece, como vcs conhecem, pode fazer via linha de comando ou mudar o código fonte, ta lá disponivel, até mesmo do Unity, agora reclamam que a empresa não cria uma aplicação especifica ?? Não da para enteder o que queremos…., nao sou fa boy do Ubuntu, mas gosta da distro me atende muito bem há anos, antigamente ficava testando distros, até achar uma que me atendesse, hoje não tenho muito tempo nem necessidade de testar outras distros, mas respeito todas, e quem quer que as use, liberdade para mim é isso.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 8:59 pm

    Amigão @Linuxuser vc parece algum seguidor do chatonildo ;)

    syn (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 9:13 am

    ” pelo menos, um script instalador ou um binário compilado estaticamente que possa ser instalado em qualquer outra distribuição linux.”

    realmente não custa nada.

    Spif (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 4:17 pm

    mimimi Ubuntu é legal, vcs são malvados mimimi anos 90 mimimi o K com a boca nos bagos do mark mimimi

    Tão cansativo discutir Ubuntu no Br-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 4:34 pm

    Falando nele, não é a cara: http://www.quickmeme.com/meme/3q2cw6/

    K (Original) (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 10:54 pm

    @Spif parece que ta nervoso ;)

    K (Original) (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 11:02 pm

    O @Spif amigão acho ficou chateado por causa do mimimi.

    Desculpa se te machuquei por dentro :P

    Não tenho culpa se o Ubuntu é a melhor distro de todos os tempos. Acho que não tem que ficar nervoso por isso :)

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 11:38 pm

    Tá ficando um saco isso. Toda vez que aparece alguma coisa da Canonical, alguém dece a lenha pq não fizeram do jeito dele. Porque não tem rpm, targz ou o sei lá mais o que? Pq dá trabalho, tem que manter e a canonical tem que ajudar a distro dela não dos outros. Quer RPM? Faz um e hospeda em algum lugar mas lembra que vai ter que manter pois se tiver atualizaçao e demorar pra atualizar alguem vai vir encher o saco que quer atualizaçao.
    Falar é fácil né não?

    Marcos (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 12:29 am

    Ué, o Suse distribui versão do Yast pro debian? O Mandriva distribui o mcc pra debian ou Ubuntu?

    Os fontes estão lá e sob a GPL. Vocês não cansam de dizer que se é GPL qualquer um pode mudar e redistribuir? Por que agora quem licencia é que tem de redistribuir e fazer propaganda pra todo mundo inclusive os concorrentes? Mudaram os princípios? Qual a vantagem da GPL então?

    K (Original) (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 9:45 am

    @Marcos e Germemias nem liga porque só tem dois cabeças ocas tap@dos que ficsm reclamando.

    Os trolls @Linuxuser e a nervosinha do @Spif que só ficam reclamando e qualquer assunto fazem comparativos com o Ubuntu pra falar mal.

    Não liga pra esses malas ;)

    Spif (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 2:43 pm

    Isso só mostra como você é um Troll: não disse uma palavra sobre o Ubuntu, nessa noticia.

    Agora é interessante ver esses trolls do Ubuntu, e seria interessante saber se a comunidade muito gente boa da distro apóia esse tipo de comportamento. Seria mais um motivo pra me afastar da distro, que venho usando pelo menos desde a versão 6.

    Mas como eu não sou um troll, posso fazer uns comentários construtivos:

    Tem um cliente alternativo (http://www.maxiberta.com.ar/blog/ubuntuone-packages-fedora) e você sempre pode compilar sem problemas para os *nix-based, segundo a Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Ubuntu_One).

    Claro, o Ubuntu podia liberar pro resto dos usuários de Linux. Pega sempre mal pro Ubuntu e pra Canonical esse tipo de coisa.

    K (Original) (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 2:56 pm

    Tem os trolls a favor do Ubuntu e os Contra que é o seu caso @Spif e o caso do @Linuxuser que só fazem mimimi.. :P

    Mas valeu pela dica amigão. Dessa forma os poucos usuários das outras distros podem usufruir do Ubunto One também ;)

    K (Original) (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 3:07 pm

    Cara eu tive uma idéia, vocês podiam fazer uma dupla. Poderia se chamar assim:

    A Dupla que faz mimimi., ou os irmãos mimimi… ;)

    Spif (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 9:15 pm

    Claro, todos podem usar o Ubuntu One… Ou usar o Dropbox como pessoas normais. ;)

Este post é antigo (2012-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.